BTT vs Estrada

Brunildo21

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Não pode ter a ver também com a profissionalização da ciclismo estrada??Maior investimento de empresas, grandes patrocinadores, o ciclismo move muito mais que o BTT(infelizmente)... :s 

só vi agora que o axe_GT explicou isso que eu tb pensei, e muito bem estou completamente de acordo..
 

Dézinho

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Boas,

Curto muito o btt mas não desgosto do ciclismo, as vezes vou a passeios de cicloturismo e levo a minha montanheira para dar mais preparo, mas isso é fugir a regra, tem que ser cada macaco no seu galho.
De resto já foi tudo dito e bem, pelo axe_GT :bompost:
 

axe_GT

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Ola outra vez!

Posso ainda acrescentar o meu testemunho relativo ao Btt/Ciclismo.

De tantas "secas" apanhar, a minha "maria", que la se resolveu a manifestar o interese em querer participar nas provas de BTT (na altura as maiores secas eram no PTG e afins). Claro que passado pouco tempo fiz questão de providenciar uma montada digna, mas com um tamanho mais ajustado. Foi na altura uma Orbea Team 2002 (cujo nome lhe fazia lembrar uma marca de bolachas), com tudo o que lhe pertencia. É claro que de inicio, não tinha ritmo para andar ao meu nivel, principalmente nas descidas, onde tinha alguma dificuldade (medo/falta de tecnica), mais tarde, e com remorços de ter comprado uma Fullsusp para mim, não demorou muito a mandar vir um quadro XS, e montar eu proprio uma FS mara a minha cara metade, que ja me acompanhava, com esforço é certo, nos passeios e até nas provas mais classicas do BTT como é o caso das maratonas de 100km, acompanhava-me pelo menos na viagem de carro, pq depois ela fazia a meia, mas sempre a melhorar os tempos. Certa altura, transformei a Orbea em bike hibrida para ela dar umas voltas comigo na estrada, tipo ir almoçar à Malveira ou a Alcochete, era coisa para 100km, o que em estrada não é nada do outro mundo. Um dia resolvo ir eu trabalhar até Lisboa sem fazer poluição, mas desta vez com a tal Orbea, é claro que a meio do caminho, eu que fazia muitas vezes o trajecto com uma de estrada em medias superiores a 30km/h senti-me algo frustrado por passar as mudanças todas e não encontrava o prato de 53 dentes, pois so tinha 44 no maior.... fiquei ademirado como é que ela tinha andado tantos km atras de mim com aquela bike. Claro que achei que era um bom investimento adquirir mais uma de estrada para a minha companheira/esposa, e foi o melhor que fiz... na estrada o desiquilibrio fisico não se nota tanto, quando vamos so os dois treinar, ela fica sempre ou quase sempre na roda, e eu posso afirmar, que não vou a puxar tudo o que tenho, mas vou a 85%, não andaria muito mais se fosse só, e ela consegue acompanhar-me, claro que nas descida se se distrai e perde a roda, com os 52kg dela ja vai ser dificil apanhar-me... e por isso voltei à estrada mais regularmente.
Eu acho que é isso mesmo, uma questão de companhia, pois diga-se a verdade, sozinho, tanto de btt como de estrada não da muito gozo. E, é até perigoso, se no Btt pode acontecer, um malho e a gente fica lá durante 3 ou 4 dias até nos encontrarem, já na estrada não tem graça nenhuma andar sozinho, é muito mais divertido andar em grupos.


Como disse, não renego que vim da estrada, e sempre que tenho oportunidade, la convenço a malta do btt a vir pedalar. Muitos já se renderam aos momentos unicos de convivio em cima da bicicleta. Aqueles que nunca montaram uma "bike" de estrada e deram um passeio a serio, integrados num grupo nunca saberão o que é o espirito do ciclismo de estrada... Claro que actualmente existem mais clubes/grupos e eventos de btt, e claro que é ai que tb eu vou estar para conviver e pedalar, acrescentando mais uma vantagem no btt, podemos levar, quase sem receio, as crianças, coisa que na estrada é muito perigoso.

Não querendo alargar-me mais... o importante é pedalar... nem que seja numa estatica. EHEHEHE!!!! :lol:
 

KoTaM

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....Já quase tudo foi dito sobre este assunto , no meu caso adoro as duas modalidades e procuro fazer + BTT na Primavera e no Verão para fugir ao Fumo dos carros e com os trilhos secos há + segurança no pedalar e não há tantos riscos em andar sózinho por exº ; no Outono/ Inverno priveligio + a estrada para melhorar a cadência e já agora não ter de estar a lavar a bike a toda a hora até porque no meu caso basta só trocar as rodas a bike é a mesma , hehe
Em resumo o que interessa mesmo é fazer Kms neste belo Portugal na estrada ou no campo e de preferência fazer belos foto/video reports dos passeios como faz o amigo Dezinho por exºr.
1 Abraço do BHKOTA
 

Override

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que grande luta entre os bttistas e os ciclistas de estrada :mrgreen:... mas não se enervem!
Tal como disseram são duas modalidades diferentes, mas que se complementam. Embora a estrada tenha menos pessoal esta-se agora a ver um crescimento nestes ultimos dois anos. O ciclismo tem um maior impacte devido à maior proximidade com a população, profissionalismo e investimento publicitario. Para ja o btt ainda é um desporto de lazer e muito amador...a ver se as coisas mudam, mas não pelo caminho que tomou o ciclismo de estrada em que a pressão leva a faltas de respeito a nivel competitivo, vulgo dopping e outras cenas.
Estas duas modalidades complementam-se do seguinte modo, a estrada da imensa resistencia enquanto que o btt da uma maior potencia. Se são bttistas e querem uma maior resistencia entao treinem 60% em estrada. Se são ciclistas de estrada e querem uma maior potencia explosiva entao treinem ai uma a duas vezes por semana em btt e participem ai numas maratonas. Vão ver que evoluem muito mais rapidamente.
Eu ja fiz btt de competiçao à uns 6 anos e agora faço competiçao em estrada e não tem nada a ver, a estrada é muito mais desgastante. Dou um exemplo, numa descida em btt geralmente é deixar a gravidade funcionar... e os amortecedores e suspensao, enquanto que na estrada por vezes ate a descer se anda no limite cardio. Gosto mais da estrada porque me da imenso prazer o sofrimento que se tem que se suportar :lol: mas tambem gosto do btt por causa das paisagens e de andar a xafurdar na lama :mrgreen:
 

axe_GT

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Bem eu até já me ia deitar, mas essa preferencia é curiosa, lá isto há gostos para tudo, e é assim mesmo, o pessoal tem é de dar opinioes, fundamentadas claro está!

Já no meu caso, é exactamente ao contrario, durante o inverno é mais mato, e no verão é mais estrada... a preferencia da estrada no verão deve-se ao facto de como esta muito calor, a estrada é mais fresca... isto é, as velocidades mais altas arrefecem mais nas estrada, no Btt com velocidades mais baixas fica dificil, a não ser que a gente se levante as 7 da manha para andar, uma coisa que no veraõ gosto no BTT é os nocturnos...

No inverno é mais BTT, para dar algum lucro as lojas de bikes, farto-me de gastar dinheiro... é correntes, pratos, carretos, pneus, suspensão, amortecedor, discos, pastilhas.... acho que gasto mais por ano em manutenção das BTTs que com os dois carros ca de casa. E, isto tudo, faz-me lembrar, como é bom gostar de estrada... acho que a ultima vez que coloquei oleo na corrente foi no mes passado, foi isso mesmo e já la vão algumas centenas de quilometros...

Isto há gosto para todo...
 

nelsonasp

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Saudações

Isso de ser amigo da carteira... ... ... :s

Como já disse antes tenho duas meninas, uma de btt e outra de estarda... a de estrada foi mais cara mas de facto já gastei mais dinheiro na de btt...

O Ciclismo é um desporto caro, sempre que queremos fazer um melhoramento na bicicleta lá temos que largar nota... que a bicicleta de estrada tem uma manutenção mais simples e barata, isso é verdade, agora a nível de material é tudo muito caro...

Abraço
 

rjcm78

New Member
Algumas coisas que se disseram aqui são de pessoas que nunca andaram numa bicicleta de estrada ou que começaram a andar de bicicleta de BTT há pouco tempo com um cariz totalmente de lazer. E não há mal nenhum nisso. Até é de louvar porque estão a combater o sedentarismo...

Não há mal nenhum em colocar questões pertinentes...Agora afirmar asneiras com conficção parecendo que têm conhecimento de causa...meus amigos

Um Grande abraço
 

eaoitava

Utilizador Banido
Ó nosso amigo Rafael Monteiro, até concordo contigo :mrgreen: mas já agora porque não elucidas aqui o pessoal, que pouco percebe destas coisas (eu incluído).
Penso que todos ficávamos muito agradecido :wink:

Um grande abraço

ASilva
 

rjcm78

New Member
Amigo eaoitava:

Você é daqueles com quem eu concordo nas suas afirmações e apesar de dizer que percebe pouco destas coisas, acho que tem conhecimento de causa e sabe muita coisa...e muito importante escreve com sentido demonstrando claramente que sabe o que está a escrever...

E esta tudo dito nos posts anteriores
 

eaoitava

Utilizador Banido
Boas Rafael Monteiro, agradeço o elogio, tento escrever com sentido e do que sei, mas por vezes também mando os meus bitaites do que sei menos e completamente errado :mrgreen: todos erramos.
Uma das coisas que a vida tem de bom é que estamos sempre a aprender. :wink:

Só coloquei o post a pedir a tua opinião porque pensei que fosse diferente.

Abraço

ASilva
 

RoKKy

New Member
E pq quem faz BTT o sabe, é mto mais complicado pedalar em BTT, do que andar em estrada, com pneus slick, em que o atrito é minimo... e o esforço minimo é.

A maior bacorada que já "ouvi" até hoje neste fórum!
 

RoKKy

New Member
JAlex said:
Se calhar podemos fazer uma analogia um bocadinho cretina... a produção de carros de fórmula 1 é marginal em todo o mercado automóvel, e o numero de "praticantes" então nem se fala, no entanto os media dão uma cobertura enorme aos eventos de fórmula 1.
Eu creio que a questão do BTT vs. Estrada tem a ver com os factores apontados atrás e também com o facto de o ciclismo de estrada ser o "top gun" do ciclismo: a velocidade, o facto de ter que ser praticado em equipa, o nível de preparação que os atletas têm que ter forçosamente e a proximidade do público - que gera a identificação - são os ingredientes básicos de uma receita de sucesso. O BTT é uma modalidade mais recente, menos "estruturada", com provas menos "chamativas" (a grande maioria delas fora dos centros urbanos)...
Creio que apenas há que dar tempo ao tempo. Afinal o NASCAR também era marginal nos EUA há uns anos atrás- se comparado com a Fórmula 1, e no entanto a realidade hoje é bem diferente.

Ora aqui está uma excelente perpectiva. Muitos parabéns!
 

pratoni

Active Member
Offspring said:
E pq quem faz BTT o sabe, é mto mais complicado pedalar em BTT, do que andar em estrada, com pneus slick, em que o atrito é minimo... e o esforço minimo é.

A maior bacorada que já "ouvi" até hoje neste fórum!

Ya, se a diferença entre uma bike de estrada e de btt fosse apenas a largura dos pneus e formato do guiador, talvez esta frase fizesse algum sentido, mas só quem não sabe como é a transmissão de uma bike de estrada é que poderia dizer isto... :wink:

Uma vez numa subida fui passado por um gajo numa bike de estrada e o gajo: "Bora lá, força..." eu virei "ah nessa aí é mais fácil!" e o gajo com cara de :shock: "Mais fácil?!? Nesta tem que se pedalar na mesma..."

Só mais tarde é que percebi o que ele queria dizer, ao perceber as relações de transmissão de uma bike de estrada... :oops: :mrgreen: :oops: :mrgreen:
 

sport 7.3

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Boa noite. Em questão ás relações: a primeira vez que subi a Arrábida foi de estrada 52-42 28-12 passados 2 1/2mêses de a comprar...... sacrificio tal que nunca mais me esqueci desse dia. Óbvio que foi em "primeira" e sempre de pé a deitar os bofes pêla boca. Agora raciocinem comigo; 42 dentes tem a talêga do BTT , a cassete na altura tinha 28 dentes por que já vinha assim (que sorte :mrgreen:). Passado este tempo todo já subo "quase" sempre sentado (que alivio) e tirei o carreto 28 e meti mais um entremédio. Agora tenho 24-12. Quem só tiver Btt ponha pneus slick e suba na talêga!! A diferença do tamanho da roda é de apenas 6cm e estão proibidos de meter carreto 30 ou 32. Abraços, a subida é aquela que começa na porta da Secil e acaba onde o pessoal se atira de Asa-Delta e Parapente :pesquisa:
 

pratoni

Active Member
sport 7.3 said:
Boa noite. Em questão ás relações: a primeira vez que subi a Arrábida foi de estrada 52-42 28-12 passados 2 1/2mêses de a comprar...... sacrificio tal que nunca mais me esqueci desse dia. Óbvio que foi em "primeira" e sempre de pé a deitar os bofes pêla boca. Agora raciocinem comigo; 42 dentes tem a talêga do BTT , a cassete na altura tinha 28 dentes por que já vinha assim (que sorte :mrgreen:). Passado este tempo todo já subo "quase" sempre sentado (que alivio) e tirei o carreto 28 e meti mais um entremédio. Agora tenho 24-12. Quem só tiver Btt ponha pneus slick e suba na talêga!! A diferença do tamanho da roda é de apenas 6cm e estão proibidos de meter carreto 30 ou 32. Abraços, a subida é aquela que começa na porta da Secil e acaba onde o pessoal se atira de Asa-Delta e Parapente :pesquisa:

nesta subida e com pneus fininhos já cheguei é a fazer parte com a avózinha(22 ou 24 dentes)... :oops: :oops: :oops: :oops: :oops: :mrgreen:
 

eaoitava

Utilizador Banido
He he Patroni a avozinha tem 22 dentes :mrgreen: eu em estrada uso 54/42 frente 11/21 atrás, mas com a BTT uso a avozinha também e muitas vezes e não fico :oops: , a estrada e o BTT tem muitas parecenças, mas a única coisa mesmo igual é que é um desporto feito numa bicicleta :mrgreen:


Abraços

e seja em BTT ou estrada pedalem :D
 
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