BTT "Vale da Serra d'Aire" - Torres Novas - 02 Junho 2013

fffaria

Member
Aqui fica o rescaldo deste passeio

Começo então por dizer que infelizmente não pude ficar para o almoço como ja tinha dito no tópico da promoção, por isso só posso falar daquilo que participei.

Aviso desde já que vou ser muito minucioso, não quero ser duro e não me levem a mal, isto porque acho que é um passeio que merece ser dos melhores da zona quiçá do país, porque tem condições para isso. :cheers:

* Começado pelo parque automovel, não tem muito espaço é certo, é um problema que não cabe a voces, mas podiam por exemplo indicar alternativas.

* Secretariado, não tive grande problema, ate porque como não participou muita gente (infelizmente) a coisa correu sem problemas e super atenciosos, mas fica um reparo, como tivemos como brinde uma t-shirt poderiam colocar só no final, ou seja, perguntavam o tamanho e metiam no saco, isto secalhar com mais uma pessoa a fazer isso, para ser mais rapido.

* O Controlo Zero e Partida, poderiam colocar a partida cá mais em baixo no largo para ser mais facil as pessoas passarem no controlo zero, como devem ter reparado algumas pessoas furavam quem ja estava para partir para chegar ao controlo 0. Quanto ao inicio da partida nunca é demais estar uma pessoa a frente para o fazer, não vá alguem tar distraido e não ouvir a partida.

* Percurso e Marcações, como esperava era um percurso um pouco durinho, mas anda por ai alem, afinal só apanhamos 2 subidas de dificuldade maior, a do Almonda e depois a que vai do Pedrogão para o Arrife, depois da separação, nada que não se faça, a escolha dos trilhos foi impecavel, afinal as fotos enganam parece que tiraram a pedra mas ainda la tá, voltaram às origens, com o Trilho da Vacaria com nome certo, de salientar o fantastico e espetacular Trilho do Calado, ja fazia falta um trilho do genero (técnico), os trilhos novos tambem muito bons, mas o primeiro apenas peca por ser um pouco lento, mas não deixa de ser engraçado. Quanto às marcações, bem marcado, mas é certo que podia tar melhor, mas tambem quando se vai a um passeio com grandes marcações as pessoas exigem mais, mas foi como disse na separação, as placas com as setas estavam muito altas, e algumas talvez muito distantes, é certo tambem que a falta de civismo de algumas pessoas tambem é culpa disso, falamos do roubo das fitas, alguns sitios as fitas estavam para la de uma curva, o que deixava as pessoas a nora, um exemplo foi a parte final. Quanto as setas no chão, secalhar o cal ainda é boa hipotese, apesar de não ter tido duvidas (tambem estava a seguir por GPS, mas existe sempre alterações de ultima hora, e foi o que se passou, falando nisso reparei que o percurso em GPS não deve ter sido seguido numa bicicleta ou a pé, parecia desenhado pelo mapa, adiante...), fica a dica para a próxima, enviar uma equipa a fazer o percurso logo pela manha e colocar mais umas fitas. E já me esquecia, acho que ficava bom colocar um dos trilhos de grande renome nos 2 percursos, por exemplo o Trilho da Caruma ficava bem tambem para os 30.

* Reforço e Posto de Águas, muito bem posicionados, e com bom "material" disponivel

* Lavagem de Bikes,não vi, mas tambem não sabia que havia ou não procurei

* Equipa, uma grande equipa, mostram-se com um núcleo forte e sei que para o ano será ainda melhor, muito simpaticos e bem colocados nos cruzamentos, tambem não fazia mal tar mais um aqui ou ali.

* Brindes, muito bom ver que neste pequeno passeio tem muitos brindes, podem ser "papeis" mas pelo menos não vai o saco a abanar.

Fica portanto aqui o meu rescaldo, volto a salientar que isto serve apenas para ajudar para à proxima, adorei estar neste passeio, consegui o pódio mas não estava aqui por isso, até porque sei aquilo que a nossa serra tem e pedalar nestes trilhos é um prazer, e quando são novos mais ainda, espero assim para o ano estar de volta e tambem mostrar aqui a minha disponibilidade caso seja preciso alguma coisa

Quero tambem pedir a quem andou com duvidas ou que esteja reticente, que para o ano venham, é um passeio que com certeza não se vão arrepender, não esquecer que afinal é pedalar no PNSAC, e passar no melhor trilho da região, o Vale Garcia

Até a próxima pessoal ;)
 

fffaria

Member
já não dá para editar, mas esqueci-me de referir uma situação, algumas fitas acho que ficavam melhor presas só em cima, isto porque algumas ficavam escondidas nos arbustos e caso tivesse presas só em cima esvoaçavam e viam-se melhor
 

Mr911

New Member
Parabéns à organização pelo excelente Raid que nos proporcionaram. O percurso tinha zonas espetaculares, como o Vale Garcia e a Sauna do Javali com alguns drops mesmo a pedir para "voar". Estava tudo muito bom. Muitos parabéns mais uma vez!
 

edumad

Member
Isto vai ser longo, se quiser salte logo para a análise do evento

A minha experiência.

Eu disse que o ciclista e a bike estavam ok e que a suspensão tava com problemas. Afinal saiu ao contrário.
O calor deu cabo de corpo e junto com a transmissão a dar problemas deu cabo da cabeça.

Os primeiros trilhos singletrack foram um desafio. Muita pedra a exigir bons reflexos e precisão no guiador para enfiar a roda entre duas pedras. Com as curvas apertadas aliadas a tudo isto, para mim foi surpreendentemente difícil esta parte. Mas bem giro também.
A seguir veio o trilho do Calado. Bem porreiro, divertido e menos exigente (para mim) do que os singletrack.
Com a corrente a saltar nos dentes ou a sair do prato, já estava a ficar farto.
Sigo até ao reforço onde me animei com o reforço e a simpatia dos voluntários.

A corrente saltou 6 ou 7 vezes e com a perspetiva de do calor que continuaria, ponderei ir pelos 30km. A teimosia e vontade de puxar por mim próprio lá me levou para os 50km.

A subida para a serra foi um buraco negro que sugou as minhas energias, nem as barrinhas funcionaram como de costume. Tive de parar várias vezes, mas lá fui subindo.
Queria subir a serra e fazer a grande descida pelo Vale Garcia... Cuidado com o que se pede.

Vale Garcia... que brutalidade. Muito exigente, muito engraçado de rolar entre os arbustos e árvores, mas extremamente técnico e duro de piso.
A perspetiva, que me animava, de rolar pelo trilho desvaneceu. Fiz quase metade a andar, depois de dois malhos menos graves.
Trilho do Javali, grande pedaço de trilho, mais rolante, a pedir uns saltos que não arrisquei. Bem divertido.

A chegar ao reforço rolo bem, com piso fácil e animado pela adrenalina da descida.
A metros do reforço lá me sai a corrente mais uma vez e quando montou pneu vazio. O meu primeiro furo desde que voltei a pegar na bike!
Até tirei foto :p. Não sei se foi o piso duro ou os novos pneus Geax Akka (na sua segunda saída).
Depois vem a subida para a pedreira e esvaziam-se as minhas forças de novo. Uma pausa para beber e comer uma barrita, junto com a companhia da bike vassoura, ajudam a seguir o resto do percurso.

Na descida a seguir da pedreira, rolei mais do que em Vale Garcia. Mas as mãos a sofrer e os travões a pedir descanso ainda me levam a sair da bike.

Sigo lento até à meta onde chego feliz por não ter desistido ou ter ido pelos 30km. E feliz também por, arriscando um pouco, ter estendido a capacidade daquilo que consigo fazer no trilho.


Análise do evento.

Trilho duro, durinho. Mas eu também não estou habituado a este piso. Vale Garcia não sei que BTT é, mas é difícil e exige mais técnica do que a que eu tenho :p
O trilho era variado e a paisagem bonita.

Perdi-me duas vezes e vi mais pessoal perdido. Acho que tanto as fotos como as placas não contrastavam suficientemente com o fundo. Quando uma pessoa via a rolar depressa ou vai atento ao piso, as marcações tem se ser super óbvias. Talvez outras cores ou placas maiores.

Não tive problemas nenhuns na área de partida, mas também vi quem tivesse furado pelo pelotão alinhado à partida, para ir ao controlo zero. Não percebi foi se isto seria má organizado.

Vi bastantes voluntários a orientar o pessoal e a tirar fotos também. Positivo!

Podia haver mais pontos de água. Um junto ao marco geodésico talvez. Tive que gerir um bocado de água quente. A culpa aqui também é minha pois perco muita água. Eu levei 2L na mochila mais um bidon de 0.75L, devia ter abastecido a bolsa no reforço.

Na chegada, tinha comida ainda a ser servida. Soube-me muito bem apesar de me ter custado a comer, se calhar desidratei muito.
Não reparei se havia chuveiros ou lavagens de bike, mas como ia seguir de bike até Casais Robustos, não me preocupei com isso.

Agradeço a todos os voluntários, sempre simpáticos e ao vassoura, não fiquei com o seu nome. Foi bom rolar com alguém. O colega contou-me que tinham tirado e desviado fitas. Algumas pessoas... sinceramente.
Parabéns à organização e obrigado pelo trabalho.

Recomendo o Raid, mas atenção que tem de se preparar tecnicamente e gerir a hidratação.

PS: Cuidado com as carraças. Eu fui bastante coberto a pensar nas quedas, arbusto e sol. Um amigo meu que teve a tirar algumas fotos junto à estrada, apanhou uma a trepar-lhe pela perna.
 

edumad

Member
Esqueci-me de dizer: encontrei um encaixe de plataforma para pedais SPD. Depois do reforço a subir para a pedreira. Se alguém deu falta que me contacte.

Esqueci-me de deixar com a organização...
 

fffaria

Member
Ficam aqui mais umas ideias para a proxima edição, colocar tambem prémios, ou ofertas para os 3 primeiros do passeio (afinal ainda são 30 kilometros), é assim tambem um icentivo para quem quiser vir, e tambem para as senhoras, para virem tambem conhecer a nossa serra ;)

Outra dica tambem é os postos de controlo, em vez de fazerem por papel piquem os dorsais, e coloquem em mais pontos, por exemplo neste percurso depois de subir no Almonda poderia-se fazer alguns atalhos, lol

Já agora se me permitem, e visto ja estar publicado no vosso FB

Fotos (não é todos os passeios que tem fotos disponiveis rapidamente)

https://plus.google.com/u/0/photos/105927785776856062913/albums/5885022627909937633
https://plus.google.com/u/0/photos/105927785776856062913/albums/5885002852099985089

Já agora tambem vão disponibilizar os tempos?
 

Nozes

Active Member
Boas,

Obrigado à malta do Vale da Serra por mais uma tareia de pedra :)

Já o ano passado o vosso passeio tinha sido dos melhores percursos do ano para mim,e este ano voltou a não desiludir. Basta ter o Vale Garcia para eu ficar contente,eheh :)

Vamos aqui por partes tentar salientar o que esteve bem e o que pode ser melhorado,pois uma organização entusiasta e interessada em melhorar merece que nós enquanto participantes ajudemos com as nossas opiniões.

Local/Estacionamentos/Secretariado:

Não tive problemas em encontrar o local nem em estacionar.Se fossemos mais pessoas,seria bom ter alguém a indicar aquele parque do lado de trás,que pelos vistos não foi necessário. O secretariado foi rápido e simpático,é sempre a melhor maneira de começar o dia com boa disposição.

Percurso/Marcações/Abastecimentos:

A partida com o jipe podia ser mais lenta para irmos em ritmo descontraído até ao percurso,mas tudo bem. Os primeiros trilhos eram engraçados,mas na minha opinião já que tiveram trabalho a abri-los podiam te-los feito mais fluidos,do género do trilho do Calado (foi para mim o mais engraçado). Não é preciso muito,é só abrir mais certas curvas em gancho que prendem muito o andamento,neste terreno se formos muito lentos batemos nas pedras todas :) .
De resto,acho que 40/45km no vosso terreno são suficientes para uma prova exigente mas ao mesmo tempo acessível à maioria. O trilho da Caruma,embora eu não tenha tido dificuldades de maior em fazê-lo,é capaz de ser puxado demais para um evento destes,mas se a maioria gostou...até fico contente em ver que o pessoal gosta de dureza,como eu! :D
As marcações...podem e devem ser melhoradas. Se puderem optar pela cal ou pó de pedra para marcar pelo menos os cruzamentos,é uma grande ajuda,e evita alguns enganos como os de ontem,eu pessoalmente enganei-me 3 vezes,uma delas fiz quase 1km a mais. As fitas amarelas e pretas também exigiam imensa atenção,não foi fácil encontrá-las em certos sítios.
Abastecimentos,muito bom,com a excepção da falha que foi não haver água no alto da serra (obrigado a quem me forneceu da sua própria garrafa),imagino que muita gente tenha chegado lá quase a seco. De resto,destaque para a simpatia das senhoras,e a bebida isotónica que me fez muito bem.

Banhos/Almoço/Entrega de prémios

Mais uma vez não pude ficar para o resto da festa,pois tive de ir trabalhar. Obrigado por terem enviado o meu prémio pelo colega Paulo Santos.


Resumindo,até para o ano! Esperemos que da próxima não hajam tantos eventos "concorrentes" na região,pois sem dúvida merecem ter muitos mais participantes,e há imensa gente que precisa de descobrir os vossos espectaculares trilhos e perceber que o btt a sério não é nos estradões onde andam ;)

Abraço

Luis Nogueira
 

paulo calado

New Member
olá,
vou dizer pouco porque o Nozes disse quase tudo o que eu queria dizer, especialmente sobre as marcações, a água no marco geodésico e a menor afluência de betetistas (o trabalho efectuado naqueles trilhos merece que muita gente disfrute deles). aliás, estivemos os dois logo na partida a falar na distância ideal... ainda nem eu sabia do que estava para vir.
gostei muito do trilho da caruma, mas confesso que quando lá cheguei já não estava nas melhores condições para o fazer. mas a coisa fez-se e foi bom.
apanhei (apanhámos, eu e os restantes riders on the storm) um valente empenho, por várias razões... calor, desidratação, quedas, furos... mas se o trilho virasse à esquerda no final da caruma, até ao trilho da chegada, teria sido perfeito. assim alguns dos nossos ficaram algo traumatizados (tinham-se inscrito para os 30. até me senti mal de os ter convencido a ir aos 50 quando me vi a empurrar a bike naquela rampa que, acho, ninguém subiu montado).
gostei das fotos.

abraço
 

tgpereira

New Member
Boas,

Não fui a este, porque é mesmo em cima do nosso pequeno evento e o tempo não dá para tudo, mas acompanhei sempre de perto a promoção do evento e já imaginava que iria ser uma manhã com belos trilhos, sem ter em conta o Vale Garcia que esse também o considero o melhor aqui da zona. Apoio a 100% o que foi dito em cima relativamente aos trilhos técnicos e parabéns pelos trilhos que abriram.

É pelo novos trilhos, que venho aqui escrever sem sequer ter participado, já tenho o track e gostava de fazer o percurso lá para o meio de Junho, assim pergunto se existe alguma zona em que não seja permitido circular, algum caminho particular que apenas tenha sido dada autorização para o vosso evento.

Obrigado e mais uma vez parabéns,
 

carlosguerreiro

New Member
Aqui vai o meu rescaldo deste GRANDE evento. Foi a prova mais dura de BTT em que participei até hoje, acabei por desistir aos 40 kms (também por ter estado com febre nos dias anteriores), mas também a que mais gostei apesar de não ter terminado. Os trilhos são espectaculares, muito técnicos como gosto, no entanto o acumulado da prova devia ter sido menor (na minha opinião, que não sou amante de subidas :)). Prova com muito pouco alcatrão, aspecto muito positivo.
As sinalizações estavam boas, mas penso que podem melhorar com pó de giz (é dificil de alguem retirar no dia anterior, o que deve ter acontecido com a fita), enganei-me uma vez.

Gostei do promenor das placas feitas em madeira com o nome dos trilhos, era bom ficarem por lá, para quando for andar para aqueles lados dar com os trilhos. Será possível?

Toda a organização do Vale da Serra está de parabéns e vou voltar para o ano para me "vingar" da minha desistência.
 

Jorge Gomes

New Member
Foi um percurso extremamente duro... mas é assim que o BTT deve ser!
Alguns trilhos simplesmente fenomenais, do melhor que fiz até hoje (Calado, Vale Garcia, Javali, Caruma), e o resto do percurso foi quase sempre em trilhos onde a pedra abundava com fartura. Muito pouco estradão, o que é realmente muito bom! :cool:

Mas a nivel de organização acho que têm que falharam algumas coisas.
- O mais grave é que faltou pontos de água, e quando cheguei ao marco geodésico também já não tinham lá água. Ainda por cima com o calor que fez... deviam ter tido mais atenção nisto.
- As marcações estavam fraquitas, o que fez com que muita gente se perdesse.
- Alguns pontos do traçado do percurso podiam ser melhorados. Aquela autêntica parede de pedra já no fim, a seguir ao trilho da Caruma, era escusada.

Almoço muito bom e as pessoas da organização eram extremamente simpáticas e acolhedoras!
 

Jon Lord

New Member
Boas

Há algum tempo que não faço um rescaldo duma prova até porque quase é tudo dito, desta vez mesmo não tendo acabado (coisa rara) um rasgo lateral no pneu, só me permitiu fazer 28 Km por sinal antes da 1ª grande subida do dia, venho aqui subscrever o que a maioria já disse e acrescentar que este raid merecia no mínimo 200 participantes, espero que na próxima oportunidade quem gosta verdadeiramente de BTT têm que estar presente nesta prova totalmente realizada no PNSAC, com singles tracks sinuosos e descidas desafiantes, nem vou mencionar as subidas porque isso é só para quem as fez com o calor que se fazia sentir, uma coisa garanto, não foi nas descidas que descansaram, pois o nível técnico das mesmas não o permitiam, organização esforçada em proporcionar uma bela manhã a todos os participantes, em parte conseguida e que terminou com um excelente almoço onde estiveram presentes além dos participantes e staff outros populares que quiseram participar. Uma boa manhã de BTT.
 

ven7ura

New Member
Grande evento, para quem não pode ir, recomendo dar umas voltas pelos trilhos, simplesmente deslumbrantes! A grande ideia de após uma subida se 'descansar' um pouco nas descidas fica totalmente esquecida por estes lados!!

Boa organização (mereciam no mín 150-200 pess); marcações podem e devem ser melhoradas para o próximo evento (reduziriam de certeza o nr de enganos e km's fora de rota =P ); bom almoço, e acima de tudo um muito bom ambiente, onde todos parecemos um grande grupo de amigos a curtir as bikes =)

Pena pouca malta com máquinas fotográficas, porque de certeza todos os participantes adorariam ter várias fotos a curtir serra abaixo!!!

Para o ano há mais! abraço
 

kaska

New Member
ora que posso eu dizer que não tenha sido dito?

concordo plenamente com as palavras do NOZES, do PAULO CALADO e do JORGE GOMES que me acompanhou o passeio todo

foi a minha primeira vez no vosso passeio, adoro o PNSAC e os seus trilhos e adoro aquela pedra toda :D
e apesar de muito duro para mim, pois não estava nas melhores condições físicas, este foi (mais um) dos melhores passeios deste ano

o empenho e a simpatia, de toda a organização, desde as meninas do abastecimento, ao senhor que também me deu água que era para ele (no início da subida para o vale garcia),
passando pelo pessoal do almoço, com serviço à mesa???? já se vê pouco disto meus amigos...

isto para mim, fez-me lembrar um ASSOCIAÇÃO CULTURAL, RECREATIVA, DESPORTIVA, ETC ETC... À MODA ANTIGA... muitos parabéns!

têm realmente alguns pontos a melhorar... com este calor e na nossa serra, tem que haver sempre muita água :)
depois da pista de motocross de alqueidão existia uma subida em estradão muito longa, devia ter água no final
antes de subirmos para o marco geodésico, devia ter água
no marco geodésico, devia ter água
antes de descer o trilho da caruma, devia ter água

as tabletas com os nomes dos trilhos, feitas em MADEIRA, muito boa ideia e engraçadas
as marcações têm que melhorar muito, tanto no chão como nas fitas que se viam muito mal

Apesar de terem ganho mais um ADEPTO do vosso passeio, a minha pior crítica vai para a falta de ARROZ DOCE ao almoço, isso é inadmissível pessoal :fpalm:

:D :D :D :D
 

Nozes

Active Member
Ó kaska,a organização vai providenciar para o ano que vem um auto-tanque dos bombeiros para te acompanhar durante o percurso! :lol:
 
Boas...Tal como eu espera vou um dia de BTT puro e duro como eu gosto e com muita pedra, pedra e mais pedra...acho que ainda me dóiem os pulsos ahah...Depois devido ao demasiado calor ( e aos meus 130 km no dia antes) tornou-se extremamente duro mesmo..No geral gostei bastante, tal como partilhei com alguns membros da organização..Dou bastante valor a esta "malta da terra" que gosta sempre de receber bem e faz tudo para que os participantes se sintam satisfeitos ;)..E pena que tenham tido pouca afluência de bttistas pois em termos de passeio, marcar para 10 ou para 500 é igual..mas da próxima correrá melhor certamente ;)
Achei algumas marcações pouco visíveis, principalmente nalgumas viragens, será um ponto a melhorar ;)..O pó de pedra é muito bom para "completar" as marcações.
O almoço também estava muito bom..
No geral gostei bastante e será certamente um evento a repetir, nem que fosse pela hostilidade da organização ;)
Obrigado e até à próxima..;)

Toca a pedalar ;)
 
Top