BTT para emagrecer

Zimi

New Member
Boas, não sei se aqui pelo forum existe alguem capaz de criar um treino que envolvesse BTT e alguma corrida com o fim de emagrecer e mesmo ganhar alguma resistência. Tenho 18 anos meço 1.74 e estou com um peso de 84kg. Estou um pouco gordo mas tambem tenho alguma massa muscular o que aumenta o peso. Pratico natação, já pratiquei com mais intensidade quando ia a provas, mas deixei de ir entao desleixei me um pouco. Entao decidi vir aqui pedir uma ajudinha para ver o que posso fazer e que sugestões me poderiam dar. :)

Obrigado ;)
 

Pedro_Carvalho

New Member
Boa questão, eu tenho o mesmo "problema".. Tenho 1,70 e peso 75kg o que está bem acima do que pretendo (65kg). Também gostaria de saber se de alguma forma, além do obvio cuidado alimentar existe algum treino especifico para perda de peso.
 

DMFT

New Member
Sim, existe treino especifico =)

Este treino passa por treinos moderados, ou seja com pouca intensidade. Falando em ppm (frequência cardíaca) treinar entre os 60% e 70% da nossa pulsação máxima, mas certamente que mais gente virá aqui deixar um comentário mais completo e alguns planos básicos.

Mas não se esqueçam de uma alimentação moderada e completa, e que o importante é divertirem-se a fazer desporto. Que quanto mais gosto tivermos pela modalidade, mais praticamos e acabam por ganhar um boa condição física e respectiva perca de peso.

Boas pedaladas
 
Eu faço 2x 10kms de corrida por semana e uma volta de bike ao fim de semana na volta dos 40/50kms e sinceramente ainda não perdi peso porque ainda me abriu mais o apetite mas acho que perdi alguma gordura e ganhei alguma massa muscular nas pernas, noto a nivel de calças que me ficaram mais largas nas ancas portanto algo encolheu.
Mas o melhor treino é começar por uma boa alimentação equilibrada. Quando não somos favorecidos geneticamente não há treino que resista se a boca não resistir à tentação.
Eu tenho 1.75m e peso 75kg o meu objectivo é chegar aos 70 pelo menos mas ando a comer que nem um animal tenho mantido lol.
 

TerrorTechWar

New Member
Tal como foi dito, exercício entre 60 a 70% da fcm (frequência cardíaca máxima), durante pelo menos 45min.

A fcm pode ser calculada pela seguinte fórmula: fcm=220-idade

Espero ter ajudado!
 

Zimi

New Member
Obrigado pelas respostas, sem duvida que a alimentação é muito importante e talvez seja esse mesmo o meu problema. Mas penso que basta curtar nos fritos e nos refrigerantes, porque de resto a minha alimentação é bem saudavel.

Vou esperar por mais comentários com um treino mais especifico, mas muito obrigado pelas respostas dadas ;)
 

jassSM

New Member
Olá!!!

Apesar de ter sido nadador durante cerca de 18 anos (participei em diversas competições nacionais e internacionais, com muitas dezenas de títulos regionais e algumas medalhas em nacionais), com a ida para a faculdade fui-me descuidando e, infelizmente, deixei-me chegar aos 112kgs (o meu peso de treino era 74/76 kgs). Apesar destes 112 kgs, sempre consegui ter uma vida activa (quer no trabalho quer no desporto), tendo participado no Campeonato da Europa de Masters de Natação (16º na prova de Aguas Abertas) e no Circuito Nacional de Águas Abertas (3º - Master A). Para além disso participava em passeios de BTT.
Este ano, por volta do dia 25 de Janeiro decidi que não podia continuar com aquele peso, até porque os miudos com que trabalho já gozavam com a minha barriga! Passei a andar de bicicleta em maior quantidade (subi para os 70 kms por treino, 2 a 3 vezes por semana). Depois aumentei a intensidade... E agora larguei completamente o carro e vou de bicicleta para o trabalho (12 kms x 2/4 viagens diárias, dependendo dos dias).
As subidas que antigamente desmontava, são todas feitas a puxar!!! E já espero pelos colegas de treino lá em cima!
Neste momento peso 95 kgs, cerca de 3 meses depois (muito BTT, alteração dos hábitos alimentares e sem recurso a suplementos ou outros produtos de emagrecimento), e conto baixar ainda mais!

JJ
 
Houve uns tempos de escola que eu andava muito sedentário só comia porcarias e cheguei aos 85kgs depois cortei nas batatas fritas principalmente e na coca cola, comecei a correr meia hora 3x por semana e a beber 1.5L de chá verde por dia. Em pouco tempo cheguei aos 75kgs(talvez uns 4 meses) no verão desleixei-me um pouco mas como vou muito à praia e jogo muito voley e nado bastante mesmo assim perdi mais 2kgs até setembro. Desde aí sem me preocupar tenho me mantido nos 75kgs.
 

CarlosCorreia

New Member
Comecei a fazer BTT em Abril de 2010, nessa altura tinha 79Kg de peso para 1,63. Durante +/- 6 meses só andava ao Domingo, fui a uma ou duas meias maratonas e levei uns grandes empenos. No final de 2010 comecei a fazer BTT às 3ª e 5ª complementando a volta de Domingo. Em Janeiro 2011 pesava 78kg e comecei treinar mais a sério, em Março de 2011 comprei uma bike de estrada e comecei a andar à 2ª, 4ª, 6ª e ao Domingo fazia BTT. Nunca segui um plano de treino, andava por andar, passo a expressão, cortei nos fritos, guisados e outras coisas que fazem mal, bebia 1,5l de água por dia em Junho 2011 pesava 65kg e tinha um andamento muito maior. A partir de Junho 2011 comecei a fazer uma dieta mais rica em Hidratos de Carbono mais orientada para a competição, passei do habitual lugar 150º em Maio / Junho para o 50º em Setembro / Outubro.
A alimentação é essencial quer para emagrecer, para manter ou conseguir uma melhor forma. Tens que conhecer como funciona o teu organismo e ajustar a tua alimentação e o teu treino para o fim que pretendes.
 

VitorBIKE

New Member
Boas pessoal...
Eu ah 4 anos fiz uma loucura certa na minha vida. Com 16 anos achei-me gordote, só comia docitos e fazia refeições algo calóricas. Com 16 anos pesava 68kg com 164cm. Comecei uma dieta sem ajuda de ninguém... Apenas de uma Berg, um saco de boxe e um par de pesos. A minha deita era feita através da redução para metade da comida que comia nas refeições maiores, os doces ficavam no bar da escola e um belo chá antes de me deitar. Então foi assim que perdi uns bons 11kg. Fazia desporto de manhã e ao final do dia durante uns belos 3 meses (Julho a Setembro), com a sorte de estar em férias :) . No final desse ano os meus pais acharam que podia estar doente por ter perdido tanto peso em tão pouco tempo e com refeições em pequenas quantidades, marcaram uma consulta para saber o meu estado de saúde. A conclusão que tiveram dos vários exames que tinha feito, e relatório medico deram conta que estava um adolescente óptimo de saúde e que a dieta que tinha feito era uma dieta bastante saudável através de exercícios e de uma alimentação saudável. De momento tenho 56.6kg e 173cm.
Neste momento estou na lista do pessoal viciado em desporto (btt e ciclismo) :)

Boas pedaladas.
 

SamuelR

New Member
Boas Zimi, se queres emagrecer, e ao contrário do que li aqui, tens que fazer treinos mais intensos. Para perder peso, há vários factores, e o mais importante, sem dúvida, é a alimentação. Tenta conciliar uma dieta rica em hidratos de carbono complexos (aqueles que não vêm do açúcar) e proteína, com exercício: a tua ingestão calórica deve sempre ser inferior ao dispêndio energético! Se queres intercalar a corrida com a BTT, eu sugiro treinos no mínimo 3 vezes por semana, em que no primeiro dia fazes o treino mais intenso, recorrendo a métodos de treino anaeróbio, no segundo, podes usar corrida normal, a uma intensidade de talvez 70% da tua FCmáx (se dizes que praticas actividade física). o terceiro pode ser então a BTT. Se estiveres em baixo, faz um percurso regular, sem grande exigência física. Mas se te sentires bem, procura fazer um percurso com mais subidas, partes técnicas e afins, para desafiares não só o teu corpo, como também a tua própria técnica e destreza.

Há também a questão dos suplementos associados à actividade física, mas essa é uma questão demasiado sensível para falar nestes termos.

Espero ter ajudado,
Cumprimentos, e votos de bom exercício! :)
 
Top