BTT de 22Jul a 28Jul no Gerês

Abrantes

Member
Boas,

De 22 a 28 deste mês passarei uns dias em Campo do Gerês (Cerdeira).
Ja carreguei o gps com os tracks da Geira Romana, Rota das Sombras e mais alguns tão bons como estes. Vou andar sozinho e ainda não sei que percursos vou fazer nem em que dias irei pedalar mas se alguém quiser acompanhar-me será bem vindo, é só combinar aqui a data, hora e ponto de encontro.
Cumprimentos,
Ricardo A.
 

Abrantes

Member
Oi Carlos,
Dia 26 de manhã um amigo meu ficou de me confirmar se vai até lá ao Campo do Gerês para fazermos um btt (entre 30 a 45km). No caso de combinarmos um passeio nesta manhã achas que consegues estar em Campo de Gerês (Parque de Campismo da Cerdeira) para partirmos por volta das 8h? Tenho intenções de acabar o btt por volta das 12, 13h o mais tardar pois tenho família à espera...
 

Carlosparentee

New Member
ola, no dia 26 vai ser complicado estar la demanha, visto que saio de Lisboa demanha nesse mesmo dia, sou de viana mas trabalho em lisboa, o melhor seria para dia 27 ou 28 ai sim estou la as horas que for preciso, estou a espera de receber os track do Xures/geres se quiseres podemos fazer

P.s tens a tua caixa de correio cheia, nao te consigo mandasr msgs
 

Abrantes

Member
Boas,

Fiz á 2 dias acompanhado pelo CarlosParente o famoso percurso da Rota das Sombras Gerês/Xures.
Como já fiz mais percursos pelo Gerês fiquei bastante desiludido por esta tão famosa Rota. Tivemos uma grande e longa subida até ao inicio do single das minas por um estradão largo e sem grande interesse, aqui valeu apenas a paisagem que realmente é linda. Depois de entrarmos no primeiro single que faz parte da rota das minas o terreno tem muita pedra solta e para quem levou bikes de XC teve de montar e desmontar várias vezes. Depois de entrarmos noutro estilo de singles (aqueles aos ziguezagues) foi bem mais interessante pois são muito divertidos. Até aqui tudo bem. O que realmente me desagradou BASTANTE foi quando depois da grande e excelentes descidas nos singles entramos na Geira romana (na parte espanhola). Aqui o terreno está completamente inacessivel nem para bike nem para andar a pé. O percurso está cheio de mato, cheio de silvas e é impossivel faze-lo em cima da bike. Fomos nesta parte sempre com a bike ás costas e já depois de mais de meia hora com a bike na mão tivemos de recuar e meter à estrada. Entretanto como perdemos muito tempo e queriamos chegar a horas decentes para almoçar não passamos na geira da parte portuguesa (voltamos na estrada que passa paralelamente ao lado) por isso não sei como está a geira romana na parte portuguesa, a avaliar pelo ano passado estava excelente.

Para acabar...
Conheço muita gente que vai ao Gêres apenas para fazer o percurso da Rota das Sombras e vai com a mesma ideia que eu ia, que é um percurso mítico e o melhor, desenganen-se! eu já fiz muitos percursos no Gerês de bike e este para mim foi dos piores. A descida nos singles das minas é realmente excelente mas é muito curta comparado com o resto que temos de andar. Todo o percurso é muito descampado o que em dias de calor torna-se muito difícil. Fizemos o percurso debaixo de 39.5 graus na hora mais quente (o que marcou no carro à chegada).

Para mim um dos melhores percursos no Gerês é este:
http://www.gpsies.com/map.do?fileId=djbdcpugaqerfmyd
Fiz esse no ano passado, tem muita sombra e riachos para abastecer água, montes de singles. Atenção que tinha zonas já com algum mato a começar a "comer" os trilhos, espero que tenham sido limpas entretanto.

Cumprimentos,
Ricardo A.
 

Lure33

New Member
Boas, caro amigo Abrantes pois a´cerca de semana e meia fiz a Ruta das Sombras com mais quatro "soldados" e ninguem se queixou. De facto a ascençao as Sombras e´por um longo estradao muito soft (sem grandes declives), o que e´optimo, a paisagem e´magnifica. E´claro que um gajo fica desanimado devido a´isençao de sombra, ja´que o nome indica o contrario, mas de manha cedo faz-se bem. Vais-me desculpar mas estou em total desacordo quando dizes "sem grande interesse", compreendo prefeitamente com 39,5º nao e´pera doce. Relativamente aos singles no desfiladeiro, demoramos praticamente o mesmo comparativamente a´subida as Sombras, a nao ser que tenham feito a ascençao por Lobios, pois nos fizemo-la pela Portela do Homem (lado espanhol). Chegados ao desfiladeiro o single vai dar a Vila Mea´. Tudo isto para qué, so´para te dizer que foi um grande dia de BTT (64kms, 2200mts acu^) e repara a temperatura nao andou muito longe da vossa, foram paisagens de encher o olho e muita adrenalina. Estou a pensar voltar a fazer este percurso em breve. Abraço amigo e grandes pedaladas.:yeah:
 
Last edited:

Abrantes

Member
Oi Lure33,

Só hoje tive tempo de vir cá responder...
Não me entendas mal, eu quando disse que fiquei desiludido com a rota das sombras não quis dizer que o percurso é mau ou não vale a pena, a questão é que eu (pessoalmente) já tinha andado várias vezes no gerês e tinha uma expectativa muito alta em relação a esse trajecto da "rota das sombras" e na realidade não correspondeu ao que eu esperava, pensei que era o melhor percurso do gerês e na minha opinião na realidade não é, recomendo o btt da Geira Romana, o link do gpstrack está mais acima.

Deixando a minha expectativa ao lado, eu recomendo a qualquer betetista vir ao Gerês e fazer esta rota, é um btt excelente sem duvida, a parte inicial é uma subida num estradão largo, não tem nada técnico, sobe gradualmente pouco (ainda bem!) mas tem uma paisagem do melhor, pode-se subir devagar e apreciar com calma a paisagem. Quando se entra no singletrack realmente é fantástico e longo..., começa num estilo de trialeira com muita pedra solta mas depois começa a ficar mais rolante.
Quanto à parte de retomar a Portugal (depois da grande descida dos singles) o gpstrack marca o percurso pela geira romana mas isso sim desiludiu-me pois na parte espanhola está totalmente intransitável, quer a pé e muito menos de bike, é só mato, muitas silvas, fiquei com as pernas todas arranhadas!. Acabamos por andar cerca de 1km na geira e tivemos de meter à estrada para voltar.
A Geira romana no território português não sei como está pois já era tarde e fiz estrada para chegar mais cedo ao parque de campismo da Cerdeira mas no ano passado estava muito bom limpa e preservada.

Deves ter feito parte do percurso desta rota diferente do meu pois a geira romana em território espanhol está quase impossível de se atravessar. Se calhar voltaste por estrada como eu acabei por ter que fazer. envia-me o gpstrack que fizeste para eu ver, pode ser que seja diferente do meu mas a geira só há uma!, eu tive como partida e chegada o parque de campismo da Cerdeira.

Dias 20, 21 e 22 deste mês ainda não tenho a certeza para onde vou mas sou capaz de passar no Gerês (parque de campismo da cerdeira ou no da Vila do Gerês), Se for até lá aviso aqui neste tópico e se quiseres ir até lá podemos dar uma pedalada.

CarlosParente, prenuncia-te aqui sff e diz lá o que achas-te do btt da Rota das Sombras, o que achas daquela parte quando entramos na geira romana ainda em Espanha e já em direcção a Portugal?.

Um Abraço Lure!
 

Carlosparentee

New Member
Ora entao vou deixar a minha opiniao, realmente a parte inicial so mesmo pela paisagem, a nivel de singlestrack nem um, a descida em pedra mutio fice, sempre a passar por riachos..mas um pouco desconfortável para quem tem HT ainda se tem de desmontar algumas vezes, sou sincero a parte k mais gostei foi de um trilho pedestre que começou numa capela na serra que tinha umas casinhas com santos pelo caminho foi sempre a descer em single..a parte da geira em solo espanhol k fizemos esta mesmo mau, muito mato fechado, por isso Lu33 nao deves ter passado no mesmo sitio k nos e achas te k estava bom.. mas mesmo assim gostei bastante da volta, recomendo na mesma mas sem a parte da geira espanhola, pelo menos enquanto nao limparem, grande abraço
 
Top