29er BMC Teamelite Te02 SLX 2014 - Diário de Bordo;

Pedrorof

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Boas a todos,

Contas feitas e negociadas conseguirei esta burra nova por um valor que considero porreiro e atencioso por parte da loja.
Primeiras alterações ainda antes de sair da loja serão os manípulos para XT, travões para Slx que vão migrar da atual montada (uma BH Liberty Seguros sem nada de muito extraordinário), e esta confirmado agora mesmo as rodas ZTR Crest.

O preço sobe, mas julgo que ficarei com um conjunto mais harmonioso sem comprometer a fiabilidade, e começo assim, a contar os dias até aos primeiros dias de Abril para lhe meter as unhas... ou os pés... ou o Nalguedo!!! :D






Os componentes de série são os seguintes:

BMC Teamelite Te02 Slx;
Selle Royal Seta;
Espigão selim, avanço e guiador da própria BMC;
Travões Shimano Deore 180/160mm - Alterado para os SLX de 2013;
Manípulos Shimano Deore I-Spec - Alterado para os XT de 2014;
Desviador frontal Shimano SLX;
Desviador traseiro Shimano SLX Shadow;
Cassete Shimano Deore 11-36;
Pedaleiro Shimano SLX 38-24 FC-M675,
Rodas Mavic Crossone 29 com Pneus Onza Canis ERA TL 2.25 - Rodas alteradas para as ZTR Crest;
Suspensão virá com a Fox 32 Float CTD Remote E-S 100mm;

É um pouco básica a nível de componentes, mas a ideia será no futuro fazer alguns upgrades consoante algum desgaste dos materiais (Desviadores, Cassete e Corrente) e consoante bons negócios a nível de selim, espigão, avanço e guiador.

O peso da burra conforme virá de origem será de 12.260 Gr sem pedais e desconheço o peso com estas alterações, penso no entanto, que deverei conseguir retirar a partida meio Kilo com a escolha destas rodas... é que as CrossOne pesam 2.200 KG (Não era difícil) :D !!!

A bicicleta será para algumas tiradas longas em passeio, algumas maratonas em que não olharei para o aspeto "muito" competitivo da coisa, e para os habituais passeios de Fim de Semana e de final de dia...

Não existe no Fórum grande feedback sobre esta marca e esta Bike em particular fica no entanto aqui o meu diário de bordo e para qualquer coisa apitem!

Como tudo se possuirem algum feedback sobre a referida deixem por aqui. :eek:

Só umas perguntas rápidas, valerá a pena mudar a cassete para SLX ou XT?
E da suspensão, alguém me dá algum feedback e me explica o que quer dizer o "Remote E-S"?

Um Abraço e boas pedaladas, :eek:

P:S Feedback de pesos etc... só mais para o final da próxima semana.
 

Pedrorof

Member
André, acima dos 2K com aquelas alterações... o PVP da Burra é de 2.310,00 €.

Então e nhenhuma alminha caridosa me explica o que quer dizer o "Remote E-S? :D
 

Pedrorof

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Obrigado msaraiva também julgo que sim... :D
Falta agora o aspeto prático da coisa.

Amigos, porque surgiu algum interesse informo que os travões Deore que vão sair desta montada vão ser instalados na minha Bike anterior, ou seja, não estou vendedor dos referidos... ;)
 

Pedrorof

Member
Aqui vão as primeiras fotos da Bici... Já na loja a aguardar as montagens das rodas, travões e mais uns pormenores. :eek:















P.S. Amigos da Moderação se assim entenderem e se não se importarem agradeço que passem este tópico para o das "Análises de 29ers".
 
Boas
Tenho que te dar os parabens pela bicicleta, tive oportunidade de ver essa maquina hoje ao vivo e esse quadro e qualquer coisa de lindo.
Parabens pela bicicleta e venha de la mais fotos.
Abracos e boas pedaladas
 

Pedrorof

Member
Primeira análise

Amigos,

Finalmente levantei a montada para os próximos tempos.
Foi algo que me consumiu muito tempo de análise, de prospeção de componentes, e finalmente quando vi a forma da coisa decidi avançar, julgo que a nível de preço, quadro, conforto, componentes não estarei mal servido para um bom par de anos… pelo menos assim o espero.


Conforme já o disse alterei apenas alguns componentes mais a meu gosto e afim de aligeirar um pouco mais o ramalhete, nomeadamente as Rodas Mavic Crossone (2.200 Kg´s) para ZTR + Cubos New Race (1.600 Kg´s) e os manípulos de Deore para XT… Pensei também nos travões para SLX, mas por enquanto ficam estes Deore que verdade seja dita não comprometem em nada a travagem da viatura.

Ora, quando a fui levantar e acabar a montagem verificamos que estava com o maravilhoso peso sem pedais de 11.490 Kg´s o que acrescido aos 370 Gr´s dos pedais M520 da Shimano viria a mesma totalmente completa com o maravilhoso peso de 11.860 Kg´s conforme podem ver na foto baixo… Que avantajada do caraças pá!!!




Feitas as alterações (desprezando os manípulos que são migalhas) o peso baixou essencialmente devido às Rodas 890 Gr´s e entrou oficialmente na casa dos 10 Quilos (10.970 Kg´s). J



Não é que pessoalmente seja nenhum Weight Weenie prefiro antes a durabilidade das coisas ao peso do conjunto, mas na verdade, um bocadinho melhor não faria mal nenhum… mas essas são conversas para o futuro, sendo que agradeço a vossa ajuda de onde a melhoravam a nível de periféricos para baixar o peso para perto dos 10.000 Kg´s.

Quanto às sensações de pilotagem, vamos por partes.

Venho de uma 26 Alumínio, uma BH Liberty Seguros de 2007 com rodas do Aço e Suspensão SR Suntour com um peso um pouco acima dos 13.500 Kg´s… daí o meu fascínio por gordas!!! :D
Mal seria se não notasse eu algumas diferenças daquelas… Mas na verdade a BH nunca me deixou mal, fez Rotas Vicentinas, foi à Finisterra, Maratonas, Pedra, tudo sem se queixar, já eu não poderia dizer o mesmo, assim aburguesei-me e deu-me nisto:



Vamos a uma pequena análise, dado que, com o tempo irei colocando o feedback dos caminhos e percalços da máquina.

- Em primeiro lugar quanto à suspensão Fox e relativamente ao CTD… por agora a funcionar perfeitamente e com ótima leitura de terreno, nada a apontar;
- Em segundo lugar quanto às relações da transmissão ( 38-24 no pedaleiro e 11-36 na cassete) haja pernas, que embora até ande regularmente aquilo fica um bocado esquisito nas subidas, ou seja, não esgoto a cassete e vejo que na maioria das inclinações não o preciso de fazer… mas as pernas aquecem que é uma coisa parva, pode ser problema de motor, mas com o uso irá ao sítio;
- Em terceiro lugar o Selim, ainda não me adaptei ao dito, não sei se será uma questão de hábito ou se o terei de trocar, veremos como corre nas próximas voltas se bem que me parece que me fica um pouco largo na traseira e não assento bem os ossos da bacia;
- Em quarto lugar e quanto às rodas ZTR + New Race, o cantar dos cubos é altamente e o baixo peso do conjunto faz-me relembrar como é que se saca uns cavalinhos, na minha 26 era para esquecer;
- Em quinto lugar e quanto aos manípulos XT, ainda bem que os mudei, de facto quando andei em testes fiquei com a sensação que a mecânica da coisa depende muito mais dos manípulos do que dos desviadores e verdade seja dita, gosto muito do toque dos XT que com uma dedada sobe logo três relações;

Assim, com duas voltinhas dadas noto que a minha média nas voltas subiu ainda consideravelmente, noto que o quadro é confortável e ainda terá margem para o ser mais ( alteração do espigão do selim e guiador) e depois tem aquela vantagem das 29ers de passar por cima de tudo, ou seja, os obstáculos que antes me levavam a ter algum receio neste momento passo-os sem me aperceber do que dantes tinha receio… mas disso já o sabia

Pelo preço, pelos componentes, pelas rodas… estou muito contente com a escolha, agora é papar Quilómetros.


Só mais uma foto da primeira Limpeza também em conjunto com outra 29er da família:



Antes que me esqueça comprei também as Mavic Chasm (que incrementou ainda mais o conforto a pedalar)… e como podem efetivamente comprovar não há só botas da Mavic em Amarelo... (pvt joke).

Um abraço e disponham à vontade,
 
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