Bike / Provas Enduro

LUIS PAULO

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Gostava de saber qual a opinião sobre a realização de provas de Enduro com Bicicleta.
Para mim que já partecipei em provas de enduro mas de mota, e agora que ando de bicicleta, fiquei com a ideia de que, esta modalidade tem mais a haver com as Bicicletas, isto porque, hoje em dia só há provas que avaliam os atletas que sabem "subir" e os que sabem "descer". No Bikenduro avaliam-se as duas vertentes pois existem especiais de cross county e de down hill (eureka). Mais, as bicicletas de hoje em dia são feitas a pensar nesta vertente.
Exprime a tua opinião e obrigado.
 

Remi

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Bike Enduro

Eu que sou fâ tanto de subir como de descer fiquei obviamente logo interessado neste post hehe .. mas pelo que estive a ver nas fotos há uma componente muito forte de obstáculos, ie um cross muito mais agressivo que o costume, o que me faz levar a crer que esta modalidade é definida por uma dureza extrema nos percurso.

Nas fotos não vi a componente subidas ou descidas. Se têm conhecimento de mais material desta modalidade espalhado por aí na net postem os links .. quero saber mais.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
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Bike Enduro

Hum... sinceramente, não me suscitou nenhum interesse.

2 secções, uma de ?, e outra de DownHill, desfazadas, o nº de km's não sei, não consegui ver, mas a julgar pela planificação dos horários não são muitos.

Nas fotos só vi pessoal a pé em secções de passagens perigosas. Qual é o objectivo, ver quem anda melhor e mais rapidamente a pé com a bicla às costas ?

Não me parece que seja um tipo interessante.

LUIS PAULO said:
hoje em dia só há provas que avaliam os atletas que sabem "subir" e os que sabem "descer".

Não posso discordar mais disto, basta dares uma olhadela na prova de OX da taça do mundo em Fort William (podes ver no www.cycling.tv ) para veres que alí é preciso perninhas e mãozinhas, há que saber subir bem, e também descer muito bem, têm lá umas secções técnicas bem puxadas.

Até o próprio DH não é só montar na bicla e descer por alí abaixo, é preciso a técnica, as balls, e também pedalar muito e nas alturas certas.


Quanto a mim ( e desconhecendo o enduro nas motas ) a minha definição para enduro é uma maratona. Adversidade em nº de km's, em desnível acumulado, em tecnicismo de certas secções do terreno, que avaliação mais global das capacidades de qualuer atleta existe melhor que esta?

Maratonas e travessias, quanto a mim são os melhores métodos de avaliação global de um atleta, e já agora, podem incluir também as provas de resistencia, que afinal de contas são uma espécie de maratonas mas em circuito.

Cumprimentos
 
Bike Enduro

Bem eu nunca fui a nenhum passeio organizado, por isso não vou dizer o que é melhor ou pior, mas vou dar o meu palpite uma vez que discordei da última parte do ludos.

Não acho que as maratonas ou as travessias sejam o melhor método de avaliação, nem que provas da taça do mundo sejam exemplo para outra coisa que não seja competição, ou seja para a maioria dos ciclistas de lazer ( o global ) nem sequer avaliam nada.

Eu passo a explicar com exemplos do atletismo : o que avalia melhor um atleta, será a maratona, a meia-maratona, os 10 km, os 3 km, os 800 metros, os 400 m, os 200 m, os 100 ou serão as corridas de obstáculos, etc.…

Eu por exemplo se me inscrevesse num passeio nunca ia para os 100 Km, e muito menos me inscrevia para uma prova de descida pura. Ir para um passeio e estar 6 horas em cima da bicicleta para mim deixava de ser passeio, no entanto se fossem 2 horas puxadas acho que já não me importava de ir, apesar de se verem nessas fotografias muita gente a pé o que não é bom.

Para mim que ando de bicicleta apenas pelo gosto de andar, não vou ás provas para ganhar a bicicleta, acho que provas de enduro até seriam desejáveis desde que enquadradas com o nível dos ciclistas que lá vão, é que me parece que muita da gente dos passeios não vai lá para ir lutar pelos tempos dos artistas da frente, vão mais pelo passeio mesmo.

Eu acho que seria boa ideia nos passeios normais ( as maratonas ), e visto que têm sempre mais do que uma distância, colocarem uma distância menor com a tal componente de enduro, por exemplo um percurso de 20 ou 30 km ( que se fosse menos se calhar muita gente não ia ) com a tal componente de enduro, que me parece que seja um tipo de percurso com subidas e descidas mais difíceis, mas não demasiado longas, em que a malta pode descansar um pouco nos pontos intermédios e mesmo assim chegar ao fim antes de anoitecer.

Resumindo acho que não têm muito a ver com as maratonas mas que se bem implantado é capaz de ter adeptos.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Bike Enduro

António13_PT realmente despertaste-me para um pequeno grande pormenor que falhou na minha opinião.

Na ultima parte do meu post considerei à partida como base um bom nível e já alguma capacidade, mas claro está que as melhores provas de avaliação para os atletas têm de estar proporcionais às capacidades dos mesmos.

Tu por exemplo não te mandas para os 100km de uma maratona, eu não me mando para uma Supertravessia ou Travessia das Montanhas (exemplifico com estes dois eventos pois creio que são das mais duras provas que por cá se faz).

Entrando um bocadito off-topic, mas respondendo à tua questão, basta analisares as classificações de várias maratonas para chegares à conclusão que o nº de participantes do percurso maior é consideravelmente superior ao nº de participantes do percurso inferior, não creio portanto que uma mini-maratona de 30km fosse viável.
Não vivemos num país de cavalões (acho eu), e se tu fores ver, se andares todos os f-d-s, e aumentares a dificuldade gradualmente, é preparação mais que suficiente para fazeres qualquer mini-maratona de 50km ou até mesmo 100km. Eu basicamente só ando ao f-d-s, e não faço nenhum tipo de treino durante a semana, aguento os 100km das maratonas, ainda que com prestações um tanto-quanto ranhosas, mas eu também não treino nem quero ser nenhum campeão, eu vou lá pelo desafio, pelos trilhos, pela paisagem, para curtir, são desafios proporcionais às minhas capacidades.

Nos "casa" dos 30, 40, 50km, existem os passeios, organizados por clubes recreativos, e associações, que até priveligiam mais o convivio, e acabam sempre numas patuscadas valentes :mrgreen:

Como em tudo na vida, existem "produtos" com "clientes-alvo". :wink:
 
Bike Enduro

Sim eu sei isso da distância, e até o mencionei, pois eu calculo que para a maior destes clientes tipo, quanto maior melhor, senão de que valia terem gasto uma fortuna na bicicleta se depois se ficassem por distâncias menores… e ainda tinham de gramar com os amigos…

Mas no meu caso também não é uma questão de falta de forma, eu apesar de não ser um atleta de elite, como sempre fiz desporto, ainda hoje faço corrida, musculação, futebol de salão, bicicleta, etc, não é o problema de não aguentar.

O que me torna diferente da maior parte dessa malta e se calhar não existirem muitos clientes para esse tipo de provas, é o facto de eu no dia a seguir ás ditas provas não querer estar dorido, no dia a seguir se em apetecer ir correr 30 min para mexer os músculos eu estar apto a ir.
Eu já não faço competição, e neste momento faço desporto pelo gosto, não vou lá para andar a penar nos últimos km, mas isso sou eu. E não acredito que toda essa gente possa dizer o mesmo no dia a seguir…

Para mim se calhar era bom provas com mais dureza e menos distâncias, mas se calhar isso não tem muitos clientes.

E fora de tópico :
Isso de ires à travessia não custa tanto como isso, se aguentares os 2 primeiros dias com calma, depois vais até ao fim… o corpo humano é bem mais resistente do que parece.
Ao terceiro dia entras no ritmo ( têm é que ser o teu e não seres herói ) e descobres que tens mais resistência do que pensavas…
Por acaso é um passeio que gostava muito de ir… e não vou pois só demasiados dias e ficava sem dias de férias para tirar no natal e feriados… senão estava lá.
 
Z

zeluz

Guest
Bike Enduro

Discordo do Luis Paulo. O Cross Country ou as Maratonas são as modalidade mais completas de BTT porque podem incluir todos os tipos de terrenos onde é possível "CICLAR".
O Enduro é mais uma modalidade extrema onde numa kilometragem reduzida (até 30/40km) se tenta passar por zonas e obstáculos quase impossíveis (ou impossíveis mesmo).
É quase como comparar o ciclismo de estrada com o ciclo-closs... neste anda-se quase tanto a pé como a pedalar...
Ou seja, que correr mais é que faz a diferença...

Quanto às maratonas é como diz o Ludos, há eventos para todos os gostos (felizmente), há maratonas, mini-maratonas, passeios, etc. Não vale a pena fazer um evento com diversos sub-tipos incluidos, tipo: Maratona Xpto com 100km com uma Mini de 50, uma Micro de 25, um UH de 10 e um DH de 5... :?
 

Honda

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Bike Enduro

Há "provas" nomeadamente Portalegre, 24h Proença-a-Nova, Mafra que tiveram de tudo, grandes subidas, grandes descidas, zonas muito tecnicas, escadas, singles, estradões e tudo se fazia em cima da bike, era preciso era haver perninhas e mãozinhas.

Para mim é este o espirito do XC, pois tudo se fazia de HT e com curso de suspensão de 80mm, o importante era a preparação fisica e mental da maquina em cima da maquina.

Agora andar a correr com a bike-á-mão ou ás-costas não obrigadinho!
Essa fotos parecem de um prova de Triatlo, mas com a particularidade de andares sempre com uma BTT agarrada :lol: :lol:
 

LUIS PAULO

New Member
Esclarecimento

Parece que não perceberam bem o que é um Enduro de Bicicleta.
Mas eu passo a explicar, porque me parece que só viram as fotos e pronto, á boa maneira Portuguesa vamos lá criticar.

1º- Eu sou um atleta federado, este ano fiz metade do campeonato regional do minho e duas maratonas, tive que desistir a meio da epoca, porque a minha vida proficinal não me dava tempo para treinar. Porque sei muito bem o custa para se conseguir atingir niveis de bom andamento a "subir" e olhem que a minha pior classificação foi 9º e a melhor foi 5º em veteranos A. Sabem com que bicicleta corri; com uma Santa Cruz Heckler!!! 12,5kg e com 130 mm de curso e digo-te, a descer em que na maioria dos circuitos representa + ou - 20%, era onde eu passava pelos senhores que andavam nos primeiros, como por exemplo o atleta António Silva campeão nacional de cross já nem sei a conta , que está a correr em veteranos B, partia atrás de mim e quando me apanhava, nas subidas ia embora, mas quando aparecia a descida tecnica lá passava por ele. O homen tinha que pedalar muito para se ir embora por se não nas descidas ele já sabia. Mas pronto, estou eu a contar este episodio mas houve mais.

2º Voltando ao Enduro, depois de eu ter esta experiência verifiquei que o que importa neste momento para se ter sucesso no cross é treinar, treinar, treinar, ter uma bicicleta a pesar 10 a 11 kg com forquetas de 80 a 100 e siga. Nas descidas é para contar as pedras porque se não cais ou furas ou empenas uma roda,espetaculo meus senhore nicles, é a minha opinião. No enduro já não precisas de treinar muito pois as especiais cronometradas tem 2 a 4 km e os troços de ligação tem um tempo que namaioria das vezes dá para ir num ritmo médio.

3º Enduro não é obstáculos intranspuniveis, mas sim por á prova os atletas e as Bicicletas. Te garanto que se fores correr com uma Bicicleta de cross cais muitas vezes pelo menos nas descidas. Não olhem muito para as fotos , esquecam. Alias, que fique bem claro, que não fui eu que organizei essa prova nem tão pouco nela partecipei, apenas e só, achei a ideia muito interessante e penso em por em prática aqui em Esposende.

4º As regras; como já disse, no ponto anterior, o Enduro contem provas especias de 2 a 4 km de cross e dh cronometrados, que estão espalhados pelo circuito que terá á volta de de 20 km x 2(voltas). Para se chegar as cronometradas existem os troços de ligação com um tempo máximo para comprir, se esse tempo não for comprido o atleta sofre uma penalização em tempo que lhe será acrescentado ao seu tempo final
Na partida partem 2 ou 3 atletas ao mesmo tempo, quando chegam á especial partem um de cada vez com intervalos de 20seg, para caso de serem 3 e chegarem todos ao mesmo tempo ao control, pervalecendo a ordem de partida dada pelo número do dorssal. Estas são as regras básicas do Enduro.

5º Estava-me a esquecer de falar das especiais de DH. Não tive oportunidade de participar em nenhuma prova de DH, mas já fui ver algumas. Se acham que as descidas de Cross e as descidas que existem nas maratonas se equiparam as de uma maratona ok passa á frente, mas uma coiza vos garanto, no percursso que eu estou a penasr fazer, se alguer se lembrar de trazer uma bicicleta de cross, como eu já disse na minha opinião ou cai ou perde algum tempo porque teve de fazer a descida a pé e pronto está tudo dito.

Para acabar, espero que me tenha feito entender e não interpetem mal, não quis me gabar ao dizer que sou federado mas sim dar a conhecer a minha experiência no mundo apaixonante das BICICLETAS que no fundo é razão, que nos leva a estar aqui a trocar opiniões.

Um bem hája e até sempre.
 
Bike Enduro

Até sempre ???
Ao segundo comentário já te estás a despedir ?

Bebe mais um copo, que existirem opiniões diferentes é bom.
É como diz o outro : posso não concordar com o que dizes mas defendo o direito a dize-lo.

Eu comentei porque achei o comentário do Ludos próprio de alguém que gosta de provas longas, e achar que não se pode daí tirar elações para todos os tipos de ciclismo de montanha.

Eu por exemplo gosto de BTT agressivo, com descanso pelo meio se necessitar. Por isso considerar provas de 100 Km como BTT mais ou menos completo, acho que não está correcto.

Mas de qualquer maneira acho que deves continuar a divulgar a prova de enduro.
 

jppina

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Bike Enduro

Parece-me que essa ideia de troços cronometrados e de ligação poderá agradar a muitos, mas não nos moldes que estás a descrever!!
Então pelo que percebi, para se fazer o bike enduro seriam preciso duas bicicletas (dizes que quem fizer com uma de cross vai cair muitas vezes...).
Ou então seria obrigatório ter um FS de curso generoso, e se é verdade que há cada vez mais também é verdade que ainda são uma muito grande minoria!

Eu já pensei em organizar um "rally de BTT". Isso sim penso que poderia agradar a muita gente pois seria um misto de passeio e competição.
A ideia seria ter um percurso com +/- 40/50 km em que haveria os tais troços cronometrados (que tanto poderiam ser a subir ou a descer - ou ambos) e os troços de ligação, em que haveria um tempo limite para percorrer a distância num ritmo descontraído. Apenas não sei qual a percentagem aproximada de troços cronometrados que seria o ideal.
Infelizmente sozinho não consigo pôr isto de pé! Já me esquecia, teria de ser com track de GPS para não haver marcações no terreno...

JP
 

Honda

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Bike Enduro

Luis Paulo,

Não leves a mal o meu comentario!
Se para participar der mais jeito uma bike de curso generoso é na boa... tenho aqui em casa ums Banshee :lol: :lol:

O que eu quero é pedalar!
Quando houver uma prova dessa cá pelos lados de Lisboa avisa que se puder apareço por lá para ver como é!

O Nome que se dá á prova é apenas uma designação, o importante é pedalar 8)

1abraço
Nelson
 

MiguelAngelo

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Bike Enduro

O figurino agrada-me MUITO.

Apesar de não ser gajo pa ter pretensões a ganhar nada, se chegar ao fim fico mesmo muito contente... a ideia do enduro agrada-me bastante.

Põe lá isso de pé mas vê-lá se não te esticas muito nas subidas... e as descidas tb não precisam de ser drops de 5kms se é que me faço entender.

É que na minha opinião para testar homens e máquinas a coisa tem de ser equlibrada.
 

LUIS PAULO

New Member
resposta ao JPPINA

Meu caro, peço desculpa se não me fiz entender, mais uma vez. As 2 bicicletas a que te referes resumen-se a uma, parece magia mas não é, pelo contrário é bem real, por exemplo; BICICLETAS do tipo, quadro com suspenção traseira de curso entre os 120 e os 160 com amortecedor antibombeio, a pesar no máximo 14.5 kg com um angulo de direcção á volta dos 69º, nunca menos de 70, ou então Bicicletas "rigidas com forquetas com cursos á volta dos 125 a 160 e com á mesma medida de angulo que referi. Só há um tipo de bicicletas que eu não aconselho para a prática do Bikenduro, as radicais.
Percebeu agora?

A tua ideia do rally nos modos que referes também é interessante, mas se calhar não tão exigente no tipo de bicileta mas ok.

António 13 pt cá estou outra vez e é com muito prazer que o vejo a responder as minhas questões, o até sempre simplesmente foi um modo de escrita, não é para levar á letra!!! Obrigado pelo incentivo.

Myster HONDA se a tua Banshee der para pedalar com força é uma boa escolha para partecipar numa prova de Enduro, não te esqueças que não só descer também se sobe.

Fatjonh e Miguel Angelo será que podiamos trocar umas ideias?. Eu sou de Esposende (cidade do Minho) e talvez podimos "curtir" uns percurssos por aqui, este covite também se alarga a quem quiser. Estou livre aos sábados á tarde
 

ricardo_pavia

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Re: resposta ao JPPINA

LUIS PAULO said:
Meu caro, peço desculpa se não me fiz entender, mais uma vez. As 2 bicicletas a que te referes resumen-se a uma, parece magia mas não é, pelo contrário é bem real, por exemplo; BICICLETAS do tipo, quadro com suspensão traseira de curso entre os 120 e os 160 com amortecedor antibombeio, a pesar no máximo 14.5 kg com um angulo de direcção á volta dos 69º, nunca menos de 70, ou então Bicicletas "rigidas com forquetas com cursos á volta dos 125 a 160 e com á mesma medida de angulo que referi. Só há um tipo de bicicletas que eu não aconselho para a prática do Bikenduro, as radicais.
Percebeu agora?

A tua ideia do rally nos modos que referes também é interessante, mas se calhar não tão exigente no tipo de bicileta mas ok.

António 13 pt cá estou outra vez e é com muito prazer que o vejo a responder as minhas questões, o até sempre simplesmente foi um modo de escrita, não é para levar á letra!!! Obrigado pelo incentivo.

Myster HONDA se a tua Banshee der para pedalar com força é uma boa escolha para partecipar numa prova de Enduro, não te esqueças que não só descer também se sobe.

Fatjonh e Miguel Angelo será que podiamos trocar umas ideias?. Eu sou de Esposende (cidade do Minho) e talvez podimos "curtir" uns percurssos por aqui, este covite também se alarga a quem quiser. Estou livre aos sábados á tarde

O myster Honda sobe mais depressa de banshee com pneus 2.5 do que a maior parte dos licras!lol

A ideia parece me interessante, mas parece me que o que isso acaba por ser é um passeio com descida e subida, mas cronometrado. Porque normalmente um passeio entre amigos tem sempre descidas radicais e subidas ingremes. Nao concordo que as maratonas sejam completas ao nivel de tecnica no btt, ja que acabam por ser provas de XC mas bem maiores, onde a capacidade fisica impera, logo nunca se poderá considerar uma modalidade completa dentro do BTT, tal como praticamente nenhuma é. (pelo menos em portugal, porque para ganhar as provas do mundial de XC é preciso descer a abrir tb) O que acontece na maior parte das provas de XC e maratonas é subirem que nem uns animais e depois a descer têm medo. Mas isto nao me parece ser suficiente para mais uma modalidade, que acaba por ser uma mistura de tudo um pouco, como ja disse o que temos num passeio entre amigos, logo fazer disso uma modalidade nao me parece muito boa ideia e nem vejo nessa modalidade qualquer interesse. Mas pronto é a minha opiniao.
 

fatjonh

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Bike Enduro

Boas

Fatjonh e Miguel Angelo será que podiamos trocar umas ideias?. Eu sou de Esposende (cidade do Minho) e talvez podimos "curtir" uns percurssos por aqui, este covite também se alarga a quem quiser. Estou livre aos sábados á tarde

Epá do Entroncamento a Esposente é um esticão mas eu entretanho-me por perto de casa e alias tenho o PNSAC perto de casa (apesar de agora esta um bocado baldas) sempre dá para entreter um pouco.~
Mas obrigado pelo convite.
 

MiguelAngelo

New Member
Bike Enduro

fatjonh said:
Boas

Fatjonh e Miguel Angelo será que podiamos trocar umas ideias?. Eu sou de Esposende (cidade do Minho) e talvez podimos "curtir" uns percurssos por aqui, este covite também se alarga a quem quiser. Estou livre aos sábados á tarde

Epá do Entroncamento a Esposente é um esticão mas eu entretanho-me por perto de casa e alias tenho o PNSAC perto de casa (apesar de agora esta um bocado baldas) sempre dá para entreter um pouco.~
Mas obrigado pelo convite.

Se do entroncamento já é um esticão, olha que de lisboa é estcão e meio.
De qq forma podemos sempre ir trocando ideias e qd surgir uma oportunidade pq não pedalar ai ou aqui ou mesmo a meio caminho :D :D

Já agora qual é a tua ideia em termos das provas para o enduro?
As ligações são pacificas de perceber.
Para as provas é que parece-me que deviam ter componentes diferentes.
Tipo uma de prova de descida, outra de subida e pq não uma de obstáculos do tipo free ride com shores e afins.
No fundo isto acaba por tornar a prova completa em termos de vertentes e permite que se escolha a bicicleta a usar em função das áreas onde estejamos menos à vontade.
Eu explico a minha ideia:
Por exemplo um excelente trapador pode escolher uma bicileta com mais curso de suspensao e melhor a descer para o ajudar nas áreas onde possa ser menos bom.
Um atleta de DH se levar uma bike mais ao jeito de XC ganha ao melhorar as suas prestações nas subidas.

Posso estar a dizer uma grande asneira mas para mim isto faz sentido.
 

LUIS PAULO

New Member
Bike Enduro

Caro Miguel tenho pena mas ao preço a que andam as bicicletas ter uma FR ou uma DH e ainda uma Cross, fica um bocado caro. Por isso acho que uso de bicicletas tipo Santa Cruz Nomad, Specialezed Enduro, Scott Ransom, Trek Remady e Liquid, Mondraker Foxy, Orbea Ralon, Giant Vt e agora a Reign, GT ID 5, Lapierre X-Control, Connondale Prophet, Kona Dawg, Començal Meta 5, BH Hunter, K2 Lhitium, KTM V-Mas, Orange Five, Santa Cruz Blur Lt e Santa Cruz Heckler, esta ultima é a minha, queres mais exemplos? São estas as Bikes que correspondem ao conceito do Enduro, agora podes dizer que me esqueci das rigidas mas por exemplo, GT Avalanche ou Ruckus, Santa Cruz Camaleon e todos os outros modelos com o mesmo espirito, desde que tenham forquetas de curso superior a 120, estarão aptas para partecipar. Quanto as caracteristicas do percursso da prova, isso depende muita das zonas que se escolher para o desenrrolar da mesma. Por isso poderão existir provas com descidas mais radicais que outras.ou percurssos mais duros que outros. Este é tambem o espirito. Depois até se diz " a prova de Esposente tem lá uma especial de cross espetacular" , " em lisboa há uma especial de DH espetacular mas muito técnica".

Muito obrigado por teres mandado essa tua ideia. Se calhar quando a crise passar, podemos ter mais que uma Bike para partecipar nestas provas, mas realmente com a oferta que existe hoje em dia, mais vale ter uma Bike com equipamento muito bom do que duas assim assim.

Já agora gostava de saber qual é a tua Bike.

Um grande abraço.
 

Ludos

Benevolent dictator for life
Staff member
Bike Enduro

Desculpem lá qualquer coisinha... mas contínuo a discordar.
Essa ilusão de que o pessoal do cross só tem de ter pujança para pedalar e trepar tudo e mais alguma coisa acho que não passa disso mesmo.

O bom atleta de XC deve subir bem mas também deve ter técnica, e aí é que se vê quem domina a cena, além de trepar que nem "uma bestinha", desce consideravelmente bem com o curso reduzido de uma bicla de XC.

Luís Paulo, esse exemplo pessoal que deste trata-se de uma questão de handicaps, o António Silva poderá ter a desvantagem de uma bicla de XC ou mesmo de técnica, e a descer "leva p'assar" de ti, mas depois a subir és tu que tens a desvantagem nas pernas...

Mais uma vez volto a referenciar os videos da Taça do Mundo 2005 de XC em Fort William diposniveis no cycling.tv que evidenciam aquilo que eu digo.

A minha opinião também é suspeita uma vez que não sou gajo dado a competições, e por isso considero que uma maratona é mais desafiante do que um evento desse tipo Bike Enduro, fazer 4km a sprintar, e depois 4km a descer na esgalha não me suscita mesmo nenhuma curiosidade.

Já a ligação suscitou-me bastante curiosidade, porque se fazes a prova de cross numa altitude mais baixa que a prova de DH que vais fazer, vais ter de trepar até lá acima e com um tempo limite.

Não me venham dizer que é à típico Português, que vejo as fotos e venho mandar abaixo porque eu gosto da modalidade e acho que tudo o que se possa fazer é benéfico quer encaixe no meu gosto pessoal ou não.

ricardo_pavia said:
Nao concordo que as maratonas sejam completas ao nivel de tecnica no btt, ja que acabam por ser provas de XC mas bem maiores, onde a capacidade fisica impera, logo nunca se poderá considerar uma modalidade completa dentro do BTT, tal como praticamente nenhuma é. (pelo menos em portugal, porque para ganhar as provas do mundial de XC é preciso descer a abrir tb)

Justamente Ricardo, vais de encontro ao que eu disse, no entanto tenho de discordar quando dizes que as maratonas não são completas.

No ano passado em Grândola encontrei um Sr. (estradista por sinal) que tinha andado na picardia la na frente, e a subir dava-lhe bem, no entanto sempre que aparecia uma descida os outros passavam-no, aborreceu-se e deixou-se ficar para trás à espera de um amigo (só mesmo por isso é que eu o poderia alcançar).

Apesar de nunca ter acompanhado uma prova com os atletas dos 1ºs lugares, creio que se o nível de endurance física for semelhante, temos uma prova bastante renhida que será decidida pela capacidade técnica, claro que isto depende dos troços das maratonas, se for super-rolante um individuo com pouca técnica mas com muita endurance papa aquilo sem espinhas, mas vão lá fazer S. Brás Extreme ou G100, analisem o percurso e depois digam-me se não existem secções em que a técnica pode ser decisiva...

bem, já chega de testamento.

As opiniões são como... cada um tem a sua...

Um abraço
 
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