Bike nova nas minhas maos, Para onde olhar antes da compra!

MiKaZ

New Member
Boa tarde,

Apos algumas/muitas perguntas feito aqui pelo fórum eis que apresento mais uma...

Nos carros (assunto que percebo mais) antes de comprar um carro usado convém dar uma olhadela a certos aspetos, sobretudo carros que apresentem km suspeitos (martelanço).

Aqui nas bikes tenho receio do mesmo, não dos km em excesso mas sim do estado delas, pois lavadas e com umas retoques parecem novas...

Para onde devo olhar/ter atenção antes de comprar? Procuro saber zonas onde se possa notar desgaste, onde o quadro costumam rachar, localização das folgas mais comuns etc... Alguém me pode ajudar de modo a não comprar gato por lebre?

Cumprimentos a todos.
 

Reanimate

New Member
Isso tudo depende do valor da bicicleta e se tens ou não um projecto para ela. Por exemplo: Se procurares uma bicicleta de BTT de gama mais baixa mas que por exemplo já seja um quadro em carbono eu no teu caso teria cuidado essencialmente com a suspensão e com o quadro. Só! E tentaria pagar essencialmente essas duas "peças" sendo tudo o resto acessório.

Depois transmissão, desviadores caso sejam já bons. Se for cassete SLX e corrente, pedaleira deore, etc, eu diria que isso não será o ponto critico ate porque sendo material de desgaste mais sedo ou mais tarde acabaras por trocar e se a bicicleta for usada o mais certo é já terem algumas centenas de kms. (O melhor é mesmo trocar logo que com 30€ trocas cassete e corrente).

No caso de ser uma bicicleta mais "justa" ao orçamento o melhor é mesmo ver tudo, quadro, suspa, transmissão e rodas. Não só o desgaste visível mas também ter atenção aos rolamentos.

Não sei se ajudou.
 

MiKaZ

New Member
Obrigado pela respota.
Ando pendido para uma Orbea, cube GTC ou merida, ambas semi regidas em carbono do ano 2010/2011 com suspa REBA ou SID. e material XT/sram x9 isto na casa dos ~1100€.

COmo posso ver se o quadro está bom ou não? É que de aspecto estão todos bons...
Na suspa, já me disseram que pelas bainhas dava para ter noção do seu estado atravas dos desgaste da cor, existe mais alguma maneira?

Em termos de rolamentos, como posso saber se estão com desgaste? e se for de esferas?

Nos componentes onde posso notar folgas?

Abraço
 

Alberto Castro

New Member
Ora viva, podes pedir facturas da bike e material e sabes logo o tempo de uso. No quadro podes procurar pequenas fissuras, tipo verniz a descascar. Procura junto do aperto do espigão, nas escoras e na testa. Nada como dar uma volta com ela, uns pequenos saltinhos e uma subida com 20% em 1:1 e sabes logo o que não está muito bem.cump
 

MiKaZ

New Member
Obrigado pela ajuda Alberto, irei fazer isso.

Neste momento, dado já o elevado tempos de pesquisa tenho 2 bikes em vista, alguém me quiser ajudar posso enviar fotos por PM.

Tenho uma merida flx 800
e uma Cube GTC pro.

Ambra de 2011 com equipamento REBA e SRAM X9 ou XT/DEORE. Ambas são bonitas e aparetam estar bem estimadas. o peso ronda os 9.8kg.

O que acham?

Abraço
 
Top Bottom