29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Annunaki

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Tchiiiiiii!!!!! Onde isto chegou!!
É preciso não esquecer que nem sempre as ciências são exactas!! Tudo depende do Rider, é pessoal. Existe factores que de facto se tem que ter em conta, como a altura do selim.O resto é muito relativo! E como insistente que sou, volto a por um video, que penso que toda a gente já viu, mas que demonstra que até com um guiador de estrada se fazem grandes coisas!!!
[video=youtube;HhabgvIIXik]http://www.youtube.com/watch?v=HhabgvIIXik[/video]
 

Reanimate

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Eu acho que estamos todos de acordo no que toca ao efeito de aumentar ou diminuir o tamanho do guiador. O problema está no porquê. Ir para o "mato" é de facto o melhor para perceber aquilo que mais gostamos ou que mais se adapta a nós, mas nada nos diz sobre os fenómenos que explicam as diferenças.

Eu vou tentar expor a situação de outro ponto de vista para ver se entendes Hugo.

Então dizes tu que amplitude de movimento nada tem a ver com forças e momentos, etc, correcto?? Mas com o aumento do guiador as bicicletas ficam mais estáveis e manobráveis, certo? Então explica-me lá como é que esse fenómeno físico a que chamas amplitude de movimentos se demonstra a nível físico. Como é que os Engenheiros chegaram a conclusão que era necessário aumentar o guiador nas 29er e em que se basearam para fundamentar a resposta.

Dou uma dica, não é magia e as definições de momento e/momento angular podem ajudar. É que o ponto onde falas de amplitude só não é um momento porque o momento é a resultante disso... lol É física, vai ao google e confirma.
 

Reanimate

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E um PS:

Eu não discuto opiniões. Eu não digo que um guiador mais pequeno é melhor que um maior ou vice-versa. O que eu falo é como dizer que um prato com mais dentes nos dá mais velocidade. Ponto. Isto é igual para todos os ciclistas independentemente de gostarem mais ou se sentirem mais confortáveis a pedalar em cadencia ou em força.
 

Jocas22

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Annunaki esse video ajuda pouco, porque são muito poucas as rodas, travões (estes pelo menos) que aguentavam essa pancada em estrada, já para não falar em riders com a destreza dele. E um guiador de estrada tem muito que se lhe diga, se reparares em muitos truques (senão quase todos) ele tem as mãos em locais que se btt não conseguiria fazer pois o guiador de btt não tem a curva, e se as pôs ali certamente é porque ajudam.
 

Medroso#78

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Amigos meus, disse atrás e vou repetir. A minha 26, comprada em inicio de 2007, veio de origem com guiador de 680mm (está assim até aos dias de hoje), a 29er com um ano, veio e continua com um guiador de 700mm (mais 2 cm).......... As 26 certamente até vinham "todas" com guiadores +/- nestas medidas, "nós" inteligentes que somos, é que os serrávamos.... e para quê?!?! Para baixar uns gramazécas à bike!!!! ;)

...por isso, a questão dos guiadores mais largos já existe à muito (estudado pelos entendidos da matéria), nós é que adoramos inventar... para melhor?!?!?! Nem sempre.
 

Jocas22

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Medroso olha que não era só para perder gramas, basta pesquisares e encontras por aqui discussões sobre os beneficios e desvantagens de guiadores mais ou menos largos
 

Medroso#78

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Amigo meu, acredito que não falte por aí discussão sobre a medida ideal para um guiador mas..... uma coisa é o que se discute, é sempre relativo.. outra questão é na pratica... lembro-me como que se fosse hoje, no dia que saí para pedalar na bike nova (26), não faltaram "inteligentes" a mandar a boca: "ui, vais andar com esse guiador.... um dia destes ficas preso no mato e malhas"... certo é que ficou com a medida original até aos dias de hoje, e graças ao todo poderoso, nunca caí por ter o guiador "demasiado" largo.... sempre passei bem em todos os trilhos por onde andei.. :)
 

commendatore

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Em miudo serrava-os porque precisava que se ajustassem à minha posição dita confortável.
Hoje em dia tenho um mais largo porque a bicicleta que tenho assim o exige. É uma FS e dá jeito para manobrar e estabilizar em situação de saltos. O peso que se tira é uma consequência, não uma razão para o fazer.

Se montasse um guiador de 720 ( alguns já vêm com 780) estaria claramente desconfortável pois sempre que apanhava um troço mais recto ( por exemplo entre trilhos ) ou tinha de fazer alguns kms em asfalto de seguida dava por mim a procurar colocar as mãos mais ao centro ( não é à toa que as de ciclismo de estrada os têm mais curtos e com outra geometria). Não é só por uma questão aerodinâmica. Se fossem como os das BTT passados 50kms estavam sem ombros.

Optei por um mais curto que o original (uso) 640 e dá perfeitamente para o que preciso e deixei de ter qualquer problema nesse aspecto. Por isso, o tamanho certo influencia e de que maneira o conforto em cima da bicicleta.
Por vezes basta um avanço 10mm mais curto ou mais comprido para fazer milagres quanto mais a largura do guiador.
 

mlouro

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Hugo, tens razão, a diferença acaba por ser 2,5cm entre eixos e não os mesmos 4cm das escoras no caso da Giant, ainda assim é uma diferença que pode fazer a diferença. Já nas Scott Scale 27,5 vs 29, as 29 até acabam por ter distância entre eixos ligeiramente menor (e curiosamente têm o mesmo guiador de 700mm). Se a geometria é praticamente a mesma, para que serve a 27,5" se a 29" se comporta de forma igual, mas tem a roda melhor?
 

Annunaki

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Annunaki esse video ajuda pouco, porque são muito poucas as rodas, travões (estes pelo menos) que aguentavam essa pancada em estrada, já para não falar em riders com a destreza dele. E um guiador de estrada tem muito que se lhe diga, se reparares em muitos truques (senão quase todos) ele tem as mãos em locais que se btt não conseguiria fazer pois o guiador de btt não tem a curva, e se as pôs ali certamente é porque ajudam.

Jocas22, ainda bem que se foca neste assunto porque acho que tem a ver com o que nós gostamos de fazer! Andar de bike, diversão, porque pessoalmente o assunto dos guiadores é insustentável. Mas de qualquer maneira gostava de o contradizer, pois acho que estas bikes podem não aguentar muita pancada, mas, a forma como eles amortecem as manobras permitem alguma durabilidade. Quanto ao guiador de estrada!!! Tenho no passado alguns anos de BMX e TRIAL e acho que nunca conseguia fazer grande coisa com um guiador de estrada!!!! O video não deixa de ser fantástico!! Abç
 

Jocas22

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queixaste dos guiadores e começas outro assunto "insustentável". Bikes de estrada e "amortecem" não combina, aquilo em full carbon do bom, sente-se tudo e mais alguma coisa em alcatrão liso se já tiver gasto quanto mais aos saltos. Conheço quem mandou rodas que custam perto de 1000€ pro galheiro só a andar em alcatrão. Está ali muita destreza para não deixar a bike levar com o maior dos impactos e depois aquilo são rodas com muito que se lhe diga. Quanto ao guiador é como te digo vê onde ele coloca as mãos.
 

mlouro

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mlouro: Para vender :wink:

commentadore, lol.. é claro, mas o que é que um vendedor vai dizer a um cliente quando este perguntar as diferenças entre a 27,5 e a 29? Estou a imaginar, "são iguais, mas a 29 rola melhor e passa melhor por cima dos obstáculos, logo é mais confortável também".. não tou a ver como vão vender muitas 27,5" assim, mas gostava de saber qual é o "sales pitch" da coisa :p
 

commendatore

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Verdade Miguel. Esta a recuperar lentamente. Creio que já foi à 6 meses. Numa das manobras caiu mal e partiu a coluna.

mlouro. Pois... é complicado. Acho que o mote é e é aqui que devemos ou devíamos estar todos de acordo: o vendedor devia dizer: TESTE, Experimente. Só assim pode ver. Mas tal não é possível pois nem todas as lojas permitem experimentar nem têm na zona uma "pista" ou trilho de teste.
 

Annunaki

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Parece que o Hermida se anda a preparar para usar s novas 29er´s da Mérida para 2014!
Hermida is using these weeks away from competition to work on important details that once in racing season are complicated to handle: the interaction between rider and bicycle. Last Wednesday he travelled from Puigcerdà to Barcelona to work on his position on the bike. "It is a couple of years I did not check that issue and, even if you do not feel it, you may be acquiring some bad habits on the b...ike. It is important to get check-ups regularly", said the man from Puigcerdà .

Moreover, the Multivan-Merida rider has been adapting to the 29” bike, which is "very comfortable. It did not take me long to have good feelings on this new model, but that does not mean that the body doesn’t feel a few small changes due to new angles, weight distribution... I am aware that this will be my weapon in many races and training sessions, so I wanted to adjust our connection to the fullest”.
 

SPinto

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Boas pessoal,

em relação ao futuro temos de esperar o que nos reserva... de momento foi grande o lucro para as marcas de bicicletas, pois hoje há por aí muito pessoal (longe de mim condena-los) com roda 26 na garagem e também 29... se eu tivesse uns €€€ também teria uma 29 ao lado da 26, pois acho que é uma bike diferente.

Mas de repente e para quem diz não haver desvantagens para as 29 eu enumero as seguintes quando comparando modelos iguais como óbvio:

-Mais pesadas... e logo nas rodas que "era" o mais importante.
-Menor rigidez devido ao maior diâmetro.
-Consequente conjunto mais pesado e menos rígido.

Boas pedaladas pessoal;)
 

Mr.sa

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a menor rigidez dos quadros é a meu ver "treta". Tudo depende da marca que compras, eu por exemplo uso uma scott e nota-se que eles reforçaram o quadro nos sítios com mais probabilidade de partir.

O maior peso ou menor, bem, 100-200g não mata e já vi por aí rodas 29" com altas pesos, basta uma pesquisa pelos fóruns.
 

Polegar

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-Mais pesadas... e logo nas rodas que "era" o mais importante.
-Menor rigidez devido ao maior diâmetro.
-Consequente conjunto mais pesado e menos rígido.
rodas mais pesadas, não concordo e até te posso dar uma sugestão na mesma marca em que a roda 26 pesa o mesmo da roda 29. Menor rigidez nos quadros também mais provado. Basta ver que tecnologias avançaram e dão mais rigized onde é necessário e retiram o peso onde não é tão relevante.
Falando por mim a ultima 26 que tive FS equipada com xx era mais pesada que a mesma que tenho em 29 na mesma marca

A única desvantagem que vejo nas 29 e mesmo os cotovelos em prova, com muito para e arranca. De resto não estou a ver onde perde. Isso de subir é melhor na 26 na minha opinião é uma treta. A subir tem mais tracção, e se for uma subida continua andando numa cadencia certa até é mais rápida.
 

TLouro

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Polegar, com a mesma tecnologia, uma roda de 29" será sempre mais pesada e menos rígida. É uma evidência física. Claro que com o progresso, uma roda 29" pode ser tão leve e rígida quanto uma 26" menos avançada.
 
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