29er Bicicletas com roda 29 vantagens / desvantagens

Boas,

caríssima camarada zdjota, para que saiba, o autor do referido texto acima, atualmente, também ele pedala numa 29er. ;)

Relativamente à questão das 29er usadas, é como outro mercado qualquer! A malta não para de evoluir.
 
Boas,

caríssima camarada zdjota, para que saiba, o autor do referido texto acima, atualmente, também ele pedala numa 29er. :wink:

Relativamente à questão das 29er usadas, é como outro mercado qualquer! A malta não para de evoluir.
@Medroso

certamente o rapaz decidiu seguir o seu próprio conselho :mrgreen::mrgreen::mrgreen:

"experimente e chegue a conclusões, não se guie pelas dos outros e tire as suas isento de pressões de moda, sinta-se bem com o que pedala e pedale com o que
se sente bem. Boas pedaladas."


 
What?????
Uma roda com um diâmetro maior(29) é menos confortável que uma roda de diâmetro inferior(26)?
Essa é uma nova descoberta. Só falta dizer que também tem menos tracção.

la esta, nem todos sao grandes como tu, as 29 so vieram pra colmatar a falha no mercado da "inexistencia" de bicicletas pra pessoas grandes

mete um miudo a empurrar uma 29...
 
Eu tou a falar de 29s HT... Há uns tempos quando as 29 começaram a ganhar mercado, é verdade que eram os recém donos destas bikes que vinham para os fóruns a "melgar" os outros a gabar as vantagens.. chateava... Mas agora só vejo o contrário , gente a escrever teses e afins sobre a teoria da conspiração e do marketing que enterrou ou quer enterrar os outros tamanhos de rodas...
Se alguém prefere ou dá-se melhor com 24, 26 ou 27,5 , ótimo , não tem mal nenhum nisso , agora já cansa a conversa que é tudo igual e que as 29 só apareceram por marketing e para se vender bikes...
As bikes 29 que vês nos usados, é simples.O povo sempre trocou as bikes, a grande maioria troca por uma 29 melhor e não para voltar para 26.Em alguns casos preferem uma 27,5,mas como disse quase sempre é para comprar uma bike melhor , aliás isso acontecia quando só havia 26....
nas 26 pra se melhorar a bike fazia-se upgrades, na se trocava uma bike inteira, nas 29, parece que pra fazer um upgrade tem de se trocar a bike inteira? mas tem algum sentido? fazer tudo de inicio novamente quando ja se tem aquele quadro ideal e so entao fazer upgrades de tudo o resto?

no tempo das 26 em que eram caras ninguem se dava ao luxo de fazer tamanha parvoice, dai haver poucas naquela epoca, assim como o que andava muito eram rodas 20 e 24 que havia aos pontapes....

mas em compensacao havia material ate se perder o horizonte, a fartura era tanta, tanta, mas tanta, que era possivel ter a bike perfeita porque a variedade era imensa e acessivel...

nos tempos de hoje em que uma 29 nao e assim tao barata,(2000 euros e MUITO DINHEIRO, por exemplo) fazer o upgrade, pelo que dizes trocando a bike como dizes sao outros 2000 euros pra sarjeta? entao tas a dizer que so quem e rico e que troca de bike pra mudar de ares, nem e pela sua vertente funcional...
e depois espetam-nas nos usados porque e divertido...

minha nossa que sociedade xD
 

klaser

Well-Known Member
Não se trocava o quê ? No tempo das 26 fazia-se o mesmo que agora, upgrades e também troca de bikes inteiras, aos pontapés... Metia-se dinheiro à sarjeta na mesma, o que havia era uma retoma melhor..
Não sei aonde quer chegar com esta conversa , ninguém é obrigado a nada , nem a entrar no que considera "moda" , o que vejo aqui é ir buscar textos e conceitos ultrapassados para justificar o que tem, por insegurança ou sei lá, se estás bem com o teu aro 24 não precisas vir para o fórum angariar apoios para te sentires melhor...
 

fabio viana

Well-Known Member
nas 26 pra se melhorar a bike fazia-se upgrades, na se trocava uma bike inteira, nas 29, parece que pra fazer um upgrade tem de se trocar a bike inteira? mas tem algum sentido? fazer tudo de inicio novamente quando ja se tem aquele quadro ideal e so entao fazer upgrades de tudo o resto?
Já na altura das 26 se via pessoal a trocar de bicicleta quando queria evoluir para algo melhor e mais leve.. isso não é algo de agora.

nos tempos de hoje em que uma 29 nao e assim tao barata,(2000 euros e MUITO DINHEIRO, por exemplo) fazer o upgrade, pelo que dizes trocando a bike como dizes sao outros 2000 euros pra sarjeta? entao tas a dizer que so quem e rico e que troca de bike pra mudar de ares, nem e pela sua vertente funcional...
e depois espetam-nas nos usados porque e divertido...


E mais ter uma 29 boa é tão caro como ter uma 26.. basta ir a alguma loja comprar uma suspensão de topo(nova) e vamos ver que ela tem o mesmo preço tanto para 29 como para 26..

Eu se quisesse montar uma 29 bastava comprar um quadro por 80€, umas rodas de 150€ e uma suspensão por volta dos 140€.. mas claro que não ia ter o mesmo peso que tenho agora na minha 26.. contudo são opções, por exemplo eu compro uma bicicleta peça por peça procurando bons negócios nos usados e nas promoções das lojas, mas existe quem basicamente aproveite para comprar uma maquina de topo todos os anos, usando a bicicleta que tinha como retoma..

mas em compensacao havia material ate se perder o horizonte, a fartura era tanta, tanta, mas tanta, que era possivel ter a bike perfeita porque a variedade era imensa e acessivel...


Mas agora eu vejo praticamente o mesmo... basta ir ao site da probike e consegue-se encontrar suspensões de 2017 como por exemplo a Fox 32 Float Factory FIT 4(1045€).. e mesmo rodas como as Mavic Crossmax SL PRO(693€) ou as Fulcrum Red Carbon XRP(1919€).. ah e os preços também são bem altos como eram antes..

Basicamente como eu disse antes e como os outros user's disseram as rodas "grandes" são apenas mais uma opção.. que por sinal é muito "adorada" pela maioria dos praticantes..

PS: Em relação as pessoas pequenas em bicicletas "grandes"..
Emily Batty (161cm)
 
Tive algumas dificuldades em perceber as ideias de base que apresentaste, zdjota. Acima de tudo parece-me que não tens qualquer conhecimento de causa ou experiência em roda 29, daí considerar que algumas conclusões que, para quem já pedalou em 26 e agora pedala em 29 (ou seja, a grande maioria dos que já andam nisto do btt há alguns anos e começou com 26), me pareçam descabidas... Acredita, nem todos somos todos de modas nem temos o gosto de andar sempre a assaltar as nossas carteiras! :)

Repara:
- Os upgrades que é possível fazer a uma bicicleta de roda 29 são precisamente os mesmo que é possível fazer a uma roda 26 sem trocar de quadro.
- O facto de haver gente a rodar com quadros desadequados à sua estatura não se deve ao facto de existirem rodas 29, uma vez que existem várias geometrias dentro dos vários tamanhos de roda (tens o exemplo da estrada, em que só há praticamente um tipo de roda, e numa volta vês muita gente mal montada na sua bicicleta).
- Arranjam-se boas bicicletas de roda 29 por menos de 2000€.
- Atualmente o que não falta é material para melhorar bicicletas, independentemente do tipo de roda.
- Uma 29 ht é mais confortável, estável e previsível que uma 26 ht em 99% das situações.

De resto as vantagens e desvantagens da roda 29 face aos restantes tamanhos estão amplamente debatidos e conhecidos pela maioria do pessoal, pelo que tenho dificuldade em perceber a refutação das vantagens da roda 29 com exemplos que se podem alargar aos vários tamanhos de roda.

Cada um de nós toma as suas opções, tu tens as tuas, por determinados motivos, que te interessam a ti, tal como quem opta por 29 tem os seus motivos que respondem às suas necessidades concretas. Nem sempre se acerta. Mas com experiência começamos a acertar mais vezes do que aquelas que atiramos ao lado. ;)
 
BLÁ...BLÁ...BLÁ...conversa da treta....
cara amiga regra nº1 no mundo das bikes
N+1
eu lá vou cumprindo a minha parte, pequenas ou grandes cada um sabe de si e nas bikes como na vida não há verdades absolutas, e a quinta já vem a caminho
 
Não se trocava o quê ? No tempo das 26 fazia-se o mesmo que agora, upgrades e também troca de bikes inteiras, aos pontapés... Metia-se dinheiro à sarjeta na mesma, o que havia era uma retoma melhor..
Não sei aonde quer chegar com esta conversa , ninguém é obrigado a nada , nem a entrar no que considera "moda" , o que vejo aqui é ir buscar textos e conceitos ultrapassados para justificar o que tem, por insegurança ou sei lá, se estás bem com o teu aro 24 não precisas vir para o fórum angariar apoios para te sentires melhor...
entao concordas comigo e tas a dar razao ao autor do texto, mesmo sem quereres, e as marcas estao a mudar o paradigma, logo o mercado vai forcosamente mudar, e logo quando quiseres evoluir teras de fazer upgrade com o que tens pois pode nao haver opcao de bike inteira pro teu perfil

agora so o tempo te dira

:)
 
nas 26 pra se melhorar a bike fazia-se upgrades, na se trocava uma bike inteira, nas 29, parece que pra fazer um upgrade tem de se trocar a bike inteira? mas tem algum sentido? fazer tudo de inicio novamente quando ja se tem aquele quadro ideal e so entao fazer upgrades de tudo o resto?
Já na altura das 26 se via pessoal a trocar de bicicleta quando queria evoluir para algo melhor e mais leve.. isso não é algo de agora.



E mais ter uma 29 boa é tão caro como ter uma 26.. basta ir a alguma loja comprar uma suspensão de topo(nova) e vamos ver que ela tem o mesmo preço tanto para 29 como para 26..

Eu se quisesse montar uma 29 bastava comprar um quadro por 80€, umas rodas de 150€ e uma suspensão por volta dos 140€.. mas claro que não ia ter o mesmo peso que tenho agora na minha 26.. contudo são opções, por exemplo eu compro uma bicicleta peça por peça procurando bons negócios nos usados e nas promoções das lojas, mas existe quem basicamente aproveite para comprar uma maquina de topo todos os anos, usando a bicicleta que tinha como retoma..



Mas agora eu vejo praticamente o mesmo... basta ir ao site da probike e consegue-se encontrar suspensões de 2017 como por exemplo a Fox 32 Float Factory FIT 4(1045€).. e mesmo rodas como as Mavic Crossmax SL PRO(693€) ou as Fulcrum Red Carbon XRP(1919€).. ah e os preços também são bem altos como eram antes..

Basicamente como eu disse antes e como os outros user's disseram as rodas "grandes" são apenas mais uma opção.. que por sinal é muito "adorada" pela maioria dos praticantes..

PS: Em relação as pessoas pequenas em bicicletas "grandes"..
Emily Batty (161cm)

nao e adorada pela maioria, e esse o ponto que quero chegar, a maioria ta-se a desfazer delas, logo o tal nicho de mercado continuara satisfeito


a emily ja tem um conhecido historial de lesoes, vamos a ver daqui a uns anos...aposto contigo que vai usar uma 27,5 no maximo no futuro, ja que a inercia da roda maior nao lhe deu a conquistar a medalha de sonho
 
Tive algumas dificuldades em perceber as ideias de base que apresentaste, zdjota. Acima de tudo parece-me que não tens qualquer conhecimento de causa ou experiência em roda 29, daí considerar que algumas conclusões que, para quem já pedalou em 26 e agora pedala em 29 (ou seja, a grande maioria dos que já andam nisto do btt há alguns anos e começou com 26), me pareçam descabidas... Acredita, nem todos somos todos de modas nem temos o gosto de andar sempre a assaltar as nossas carteiras! :)

Repara:
- Os upgrades que é possível fazer a uma bicicleta de roda 29 são precisamente os mesmo que é possível fazer a uma roda 26 sem trocar de quadro.
- O facto de haver gente a rodar com quadros desadequados à sua estatura não se deve ao facto de existirem rodas 29, uma vez que existem várias geometrias dentro dos vários tamanhos de roda (tens o exemplo da estrada, em que só há praticamente um tipo de roda, e numa volta vês muita gente mal montada na sua bicicleta).
- Arranjam-se boas bicicletas de roda 29 por menos de 2000€.
- Atualmente o que não falta é material para melhorar bicicletas, independentemente do tipo de roda.
- Uma 29 ht é mais confortável, estável e previsível que uma 26 ht em 99% das situações.

De resto as vantagens e desvantagens da roda 29 face aos restantes tamanhos estão amplamente debatidos e conhecidos pela maioria do pessoal, pelo que tenho dificuldade em perceber a refutação das vantagens da roda 29 com exemplos que se podem alargar aos vários tamanhos de roda.

Cada um de nós toma as suas opções, tu tens as tuas, por determinados motivos, que te interessam a ti, tal como quem opta por 29 tem os seus motivos que respondem às suas necessidades concretas. Nem sempre se acerta. Mas com experiência começamos a acertar mais vezes do que aquelas que atiramos ao lado. ;)
tens a certeza? as vezes dou uma voltinha pequena numa focus...ja que arrastar aquilo requer bastante forca explosiva xD

as de estrada tens varios tamanhos de roda na mesma... as que correspondem as 24, 26, 28 e 29
 

klaser

Well-Known Member
Não tou a dar razão nenhuma, aliás o que escreves não tem pés nem cabeças... Vários users aqui já explicaram de maneira correta os pontos de vista e continuas a distorcer tudo. A maioria está a se desfazer das 29 ? Mas que disparate , nem vale a pena mais falar aqui...
 
Não tou a dar razão nenhuma, aliás o que escreves não tem pés nem cabeças... Vários users aqui já explicaram de maneira correta os pontos de vista e continuas a distorcer tudo. A maioria está a se desfazer das 29 ? Mas que disparate , nem vale a pena mais falar aqui...
o comum portugues tem que estatura? pois... e logo a maioria de mercado...(e e valido pra roupa, calcado..bicicletas...ve la...)
 
la esta, nem todos sao grandes como tu, as 29 so vieram pra colmatar a falha no mercado da "inexistencia" de bicicletas pra pessoas grandes

mete um miudo a empurrar uma 29...
Mas o facto de a roda 29 ser mais confortável, não tem nada a haver com a altura, pura e simplesmente é um facto.
Vamos ter algum bom senso, ninguém está a dizer para por miúdos a andar com roda 29 isso é absurdo.
Quanto à história da inércia se a bicicleta 29 for mais leve que a 26 a inercia já não se nota.