Bicicleta "Morre" na Autoestrada

serrabaixo

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Pois é pessoal, titulo estranho mas a bichinha ficou desfeita
No domingo de madrugada um dos elementos dos serrabaixo quando ia a caminho de Santiago do Cacem, antes de entrar na Vasco da Gama reparou numa viatura parada na berm com os 4 piscas ligados e quando olhou em frente nen teve tempo de se desviar, passou por cima de uma bicicleta que se tinha soltado do outro carro, resultado bicicleta desfeita frente do carra desfeita e possivelmente uns milhares de € perdidos.
Contei toda esta lengalenga para alertar o pessoal que tranporta as bykes em cima do carro que alem de perder a amiga dos passeios, ainda tem os prejuizos que podem causar a terceiros.
Boas pedaladas. :roll:
 

TheTraveler

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Por isso é que convém gastar mais um pouco num suporte em condições. Quem têm suportes baratos devia pelo menos comprar umas fitas melhorzinhas para prender as rodas.
 

nunobike

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boas
ja quando transporto a minha burra tenho sempre o cuidado de verificar tudo duas ou tres vezes nao va o diabo tar á espreita!!

mas claro k um bom suporte é sempre bom o meu é da thule aquele mais barato :?
 

jppina

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Atenção que isto poderá nada ter a ver com bons ou maus suportes!

Há +/- 5 anos, fiz uma viagem de quase 400km entre Santo André e a Covilhã, transportando a minha bike num suporte da Thule, o 510.
A viagem decorreu sem problema até à Covilhã. Aí, para evitar o trânsito, fiz um caminho alternativo. Era já noite, chovia, passei por cima duma passadeira sobre-elevada (tipo lomba do tamanho da passadeira) que aquando da minha última passagem pelo local não existia a cerca de 50km/h.
Com o impacto e o "salto" a bike saiu do suporte e foi parar junto ao passeio. Por que é que isso aconteceu? simplesmente porque me esqueci de apertar as rodas!! Após quase 400km sem problemas e com as rodas desapertadas, um passadeira deitou-me a bike abaixo. Não houve estragos de monta mas a partir daí nunca mais me esqueci de apertar as rodas.
O suporte era bom, mas de nada serve se não cumprimos com as instruções...


JP
 

A.Judas

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Pois é!!!!!!

A malta tem a mania de facilitar, e depois, dá nisto!

Até me arrepio com aquilo que vejo por aí, suportes manhosos alguns de marca mas da gama baixa, e depois o que é mais grave; está tudo montado, mas nunca mais se verificam os apertos, se há desníveis, frente-trazeira etc. etc.
Eu montei as barras e respectivo suporte "Mont Blanc - Barracuda" num Megane-comercial, passado um ano vi um pequeno desalinhamento, e para espanto meu, os parafusos do lado direito das barras tinham desapertado, se não prestasse atenção a estas pequenas coisas, mais tarde ou mais cedo a minha também era capaz de voar.
E eu sou dos que não passa dos 100 quando a burra vai no tejadilho.

Tenham cuidado, verifiquem com frequência se está tudo bem apertado.

Um abraço
 

nunobike

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Sempre que saio com a bicla em cima verifico as porcas que seguram o suporte ao tejadilho ja tive a pensar em meter porcas de ferro tipo uma porca e contra porca para nao desapertar
 

jppina

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jmenau said:
IMPORTANTE : O que segura mesmo a bicicleta ao suporte são as fitas nas rodas!

Nem mais. Basta ler o que escrevi acima para perceber isso!

Pessoalmente não concordo com o artigo que escreveste e está no site do BTTmania... É verdade que há menos resistência ao vento se a bike estiver virada com a roda traseira para a frente (ou seja montando o suporte em sentido inverso) e que o vento vai pressionar o quadro contra a garra do suporte, mas o que acontece numa travagem de emergência a fundo? Precisamente o contrário, a travagem vai fazer com que a bike saia com enorme facilidade da garra... e penso que a desaceleração neste caso terá uma força muitíssimo superior que ao circular por exemplo a 120k/h. (isto não se aplica ao novo Thule)
Os próprios fabricantes não o recommendam e se fosse mais seguro de certeza que seriam os primeiros a dizer para montar os suportes ao contrário.
Sei que há muita gente a fazer o que dizes, eu pessoalmente nunca o faria!

JP
 

manicospic

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Atenção pessoal, eu tenho um dos tais "suportes baratos" e nunca por isso a bike me saltou do carro abaixo, basta cumprir uma regra muito simples, respeitar a velocidade indicada pelo fabricante do suporte, que é o que faço.
 

marioconde

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Fico horrorizado!

Então os senhores que fabricam os suportes são todos completamente imbecis?

Jorge, desculpa dizer-t assim mas, aquilo que escreves no site da CP Retorta é uma aberração.

As bicicletas devem ficar pressionadas pelo arrasto aerodinamico contra o suporte, nunca o contrário que é o que se verifica quando viramos os suportes ao contrário, ou seja sempre se leu e lerá nos manuais de instruções dos suportes de bicicletas que elas devem ir com a roda dianteira para a frente, a questão da roda abanar mais neste sentido é pura ilusão, o efeito aerodinamico e a velocidade elevada são os factores de risco no transporte de bicicletas, portanto a imagem que temos da Bike em cima do carro a baixa velocidade é apenas ilusória.

Não vale a pena tentar ser diferente apenas porque a nossa experiencia singular tem corrido bem, quem fabrica os suportes tem, para alem de toda a equipa de desenvolvimento a pensar um produto, a experiencia de todos os seus clientes que reclamam os produtos com defeito mas tambem os mal utilizados, por isso eu quando usava suportes exteriores para as bikes seguia escrupulosamente as instruções do fabricante e recomendo que todos façam igual.
 
Z

zeluz

Guest
Esse assunto (bike virada para a frente ou para trás) foi discutido na Velocipedi@ à algum tempo, julgo que por alturas do passeio V@ no Entroncamento onde quando regressávamos (eu e o Jorge Cláudio) a bike dele se soltou na CREL ficando semi-desfeita depois de um carro ter lhe ter passado por cima.
Este assunto virou discussão e eu contactei a Thule (Suécia) no sentido de saber qual qual a forma ou sentido que eles aconselhavam a transportar a bike. A resposta foi que era indiferente... :?
Ora, de facto, acho que aplicando as leis da fisica não é de todo indiferente. Até talvez seja num túnel de vento mas em condições normais de condução e circulação não é.
Se a Thule, a maior empresa do ramo, dá esta atenção e importância ao assunto como serão os outros fabricantes... :(
 

jmenau

Member
Como adepto do RFM (Read the F***ing Manual), aconselho a quem se interesse por suportes de tejadilho que leia o seguinte com atenção:


-No caso do "Best seller" Thule 525 está claramente escrito no seu manual o seguinte:

Em inglês: -"... the front of the carrier can face forward or rearward on the car.";
em françês-: "... peut être installé dans le même sens que la voiture ou sens devant derriére."

Traduzindo para portugês: A frente do suporte pode ser montado no mesmo sentido da viatura ou a sua frente para a traseira da mesma.

Vide :arrow: http://www.thuleracks.com/thule/instructions/501_5118,525.pdf

:arrow: http://pg.photos.yahoo.com/ph/fotosdomenau/detail?.dir=897f&.dnm=f48fre2.jpg&.src=ph
:arrow: http://pg.photos.yahoo.com/ph/fotosdomenau/detail?.dir=897f&.dnm=678cre2.jpg&.src=ph


Quanto à desaceleração em caso de travagem brusca, toda a gente está de acordo com o facto de que as fitas para as rodas é que agarram a bicicleta ao suporte, e assim a nossa lindinha não fugirá para lado algum.

Algumas conclusões:
-Os senhores suecos não primam pela imbecilidade.
-Plasticamente um viatura com a bicla "ao contrário" não é uma aberração de um gajo diferente.
-Fiquem descansados pois não há motivos para horrores.


Todos os manuais Thule:
:arrow: http://www.thuleracks.com/thule/instructions.asp

Não passem é dos 120...! :wink:
 

P.M.

Member
Conclusão:
É indiferente, pq o que segura a bicla ao suporte são as fitas (ou braçadeiras) de aperto. O braço está lá mais para a equilibrar e impedir deslocamentos laterais...

Pedro
 
Z

zeluz

Guest
Até pode ser verdade, mas as forças exercidas nas fitas é substancialmente diferente quer se coloque a bicla virada para trás ou para a frente. Talvez haja por aqui um inginheiro que nos possa elucidar com uma explicação mais técnica.
E a resistência das fitas após vários meses expostas ao sol e às intempéries também potenciam o risco de acidente.
Além de que as estradas portuguesas também são "diferentes" das suecas... :wink: e as próprias suecas... :roll:
 

Navid Imani

New Member
Concordo que o mais importante é nunca esquecer de prender
as fitas as rodas !!

Quanto ao sentido em que se coloca o suporte (virado para
a frente ou para trás), não há duvida que há suportes claramente
desenhados para ter um desempenho superior viradas
para a frente (caso nitido do Montblanc Barracuda em que o pneu
fica mesmo encaixado a frente e a força exercida pelo vento
pressiona a roda ainda mais contra o encaixe).

Abraços e não esqueçam as fitaaaaasss ! :)
Navid "Fura-KungFu"
 

jmenau

Member
Thule SuperG 807

"Exclusivamente feito nos USA, e onde neste momento há muitos poucos (por causa do preço que custa ao público em geral). Mas que vale bem pelo luxo que o mesmo tem e a verdadeira postura que deixa a um carro. Está fabuloso, em breve irão ver. "

in: :arrow: http://www.marcofidalgo.com/



Premium bike carrier for even the heaviest of downhill and freeride bikes.

Thule Super G is designed to carry even the heaviest of bikes, but functions just as well for normal cruisers or mountain bikes.
By gripping the front wheel instead of the fork or frame, it works regardless of frame geometry, suspension or brake type.
The sculpted wheel tray and front support arm facilitate loading by keeping the bike in place.

Product features Zero frame contact
Uses front wheel mounting to keep the bike in a secure grip and spare the bike frame. The sculpted wheel tray and front support arm work together and also help keep the bike in position during loading

Foldable for easy storage
The front support arms can be folded backwards for convenient storage.

Integrated cable lock
Maximum security provided by integrated cable lock, that stores conveniently in the wheel tray while not in use.

Lockable to the load carrier
Thule Super G is also lockable to the load carrier and fi ts both square and aero bars.

:arrow: http://www.thule.com/frames.asp?id=1884
(Façam "search" por 807.)
 
Z

zeluz

Guest
E digam-me uma coisa: Qual o efeito deste suporte nos cubos e suspensão transportando uma bike? (especialmente uma pesada que é o alvo deste suporte...)

Assim à primeira vista não é suporte que me seduza a por lá a minha bike... :? além de que o preço tb não me seduz mesmo nada... :twisted:

PS: tenho 1 Thule no carro ok?... :wink:
 
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