Bicicleta como único meio de transporte - Conselhos precisam-se!

Pedrosa

New Member
Até mais ver não me posso deslocar para o trabalho de mota :evil:, e como o carro não é alternativa, optei por fazer da bicicleta o meu principal meio de transporte.

Eu já ia com alguma ferquência para o trabalho de bicicleta, mas andar quase exclusivamente de bicicleta implica uma séria de novas situações.
por ex:

- Transporte de bagagem (não é muita, uma muda de roupa e uma pequena pasta A4, mais ferramentas, bomba, c. de ar). Aqui ainda tem outro agravo - normalmente levo o meu filho à escola à pedura na cadeirinha, o que me impossiblita de usar aqueles apoios para carga que se agarram ao tubo de selim.

- Proteger a bicicleta contra roubos. Gostava de continuar a poder ir comprar o pão, fruta, passar pelo club de video, etc. Ir e voltar com a bicicleta completa.

- Tudo o que eu tiver de acrescentar ou alterar à bicicleta não deve impossibilita-la de a levar para o mato ao fim de semana. Não me apetecer ir para o Monsanto com apoios à frente para alforges. :roll:

Conselhos e dicas são bem vindos. :wink:

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

ICH

New Member
Porque é que não compras uma bicicleta baratuxa?
O medo dos roubos quase que desaparece, não limitas as capacidades off-road da tua máquina e com pouco dinheiro fazes a festa. Na loja de bicicletas que costumo ir ele tem daqueles quadros marca branca que com uma montagem simples vende por cerca de €150 e ele não deve ter o exclusivo destes quadros.

Pões um suporte atrás e podes levar alforges para levares o que necessitas.

Eu uso o modelo Cambridge da Vaude desde Setembro de 2005 e até agora estou razoavelmente satisfeito. Os fechos não estão em grande estado mas estou à espera das férias para mandar para a garantia.

Estes suportes também se põem e retiram com relativa facilidade pelo que caso não queiras comprar uma bicicleta nova podes colocá-lo na tua montada habitual e retirar ao fim de semana. O suporte é compatível com o uso de cadeirinhas, pelo menos o meu tem sido.
 

Miguel Cardoso

New Member
Podes utilizar uma mochila de tamanho médio para o transporte do material (roupa, pasta, pão etc), na mesma mochila podes também levar o kit para as avarias (bomba de ar, camaras) o filhote vai na cadeira (atenção à cadeira que vais adquirir, informa-te bem das normas de seurança etc.).

Miguel
 

snowbike

New Member
Boas,

utilizo a minha BH Coronas diáriamente para me deslocar para o trabalho. As únicas "alterações" que tive de lhe fazer, foi montar os suportes para as luzes no inverno, porque de resto está sempre pronta para ir para o mato.

Em termos de mudas de roupa, trouxe uma mala de viagem cheia de roupa para o escritório, pelo que não necessito de me preocupar com esse facto.

De resto em termos de ferramentas, etc..., é o mesmo que levo para o mato, ou seja, anda tudo dentro da mochila.

Em termos de pneus, optei por manter os pneus com tacos, e não os especificos de cidade, principalmente devido ao preço destes últimos. Deste modo tenho igualmente a bike sempre pronta para o BTT :)

Como tenho local para guardar a bike, não preciso de me preocupar com a segurança dela, mas para isso penso que basta um bom cadeado e retirares o selim/espigão, caso seja de aperto rápido.

Se fores da área de Lisboa, talvez a gente se encontre nessas voltinhas na cidade :wink:
 

Pedrosa

New Member
Olá

Obrigado pelas prontas respostas.

Eu não queria arranjar outra bicicleta. Já mal tenho espaço para esta quanto mais arranjar outra e também porque na minha deslocação para o trabalho uma parte do percurso é pelo Monsanto. Hoje já por lá passei.

Uma das soluções que eu estava a pensar era trocar os apertos rápidos (rodas e espigão).

Vou investigar a questão dos alforges para trás. Actualmente uso uma mochila, mas quando fica mais pesada as costas ressentem-se.

ICH - podes dizer quanto é que te custou esses alforges da Vaude?
Os alforges tiram-se e põem-se atravez de algum sistema de encaixe rápido?

Cumprimentos
Pedro Pedrosa
 

ICH

New Member
Aquilo não é bem um alforge, é uma pasta que tem uns ganchos na parte de trás que se prendem no suporte. Realço que estes ganchos têm uma cobertura com fecho que os esconde quando não estão em uso, esta pasta inclui ainda uma protecção de chuva. É bastante espaçosa, sou professor e por vezes tenho de levar algumas dezenas de testes para casa, mais a papelada habitual e sem problemas, no Inverno além das papeladas ainda trazia um pullover e uma camisa e cabia tudo.

Custou-me €75. Mas há uma oferta muito variada http://www.wiggle.co.uk/

Eu faço o trajecto com a roupa de trabalho e com as calças por dentro das meias :oops:. Como o trajecto é bastante rolante e normalmente não forço o andamento quase que nem suo.
 

100do

New Member
Eu também ando a pensar deslocar-me na bicicleta para o trabalho.
Para isso dei um jeito a uma bicicleta velha (com o quadro em ferro).
Não preciso transportar quase nada e tenho onde a deixar (menos 2 problemas). O problema surge é com a roupa. Apesar de ser uma distância de cerca de 2 km, indo almoçar a casa faz 7 ou 8km.
Não sei como é que vou resolver mas o cheiro a cavalo não me agrada.
Pedrosa, em relação à tua situação eu comprava uma baratuxa, nem que tivesse que ficar na rua.
Eu por exemplo, se chegar a optar por isto vou deixa-la no passeio presa com um cadeado, pelo menos durante o almoço.
 
Top