Bichos Do Mato - Vialonga

Fura-Bastos

New Member
Aguentar temperaturas entre os -150º C e os -170º C (ou até um pouco mais) durante dois ou três minutos faz parte da rotina diária de alguns ciclistas durante a Volta à França.

Todas as manhãs e todas as noites, antes e depois das etapas, os atletas das equipas francesas FDJ e AG2R-La Mondiale - pelo menos estes - passam pela cabina que os expõe a temperaturas negativas extremas, uma prática que tem como objectivo ajudar e acelerar a recuperação do esforço.

Massagens, banhos turcos, alongamentos ou natação são algumas técnicas que os desportistas utilizam para ultrapassar mais rapidamente os esforços extremos. Assim como os banhos de gelo (numa banheira ou num tanque com água e muito gelo), de uso muito disseminado, que são ultrapassados em eficácia por esta versão mais moderna de crioterapia.

Este método, que começa a ser usado em vários desportos pelos atletas ou clubes que têm dinheiro para investir neste equipamento caro, consiste em colocar os atletas num cubículo, aberto em cima, que proporciona um "banho" de frio seco produzido por azoto líquido. As temperaturas negativas associadas a este processo são muito superiores em relação às conseguidas com um banho de gelo e por causa disso têm uma eficácia maior.

"O choque térmico profundo ajuda a reduzir as dores musculares, a miopatia do exercício físico", explicou ao PÚBLICO José Soares, professor catedrático de Fisiologia da Faculdade de Desporto da Universidade do Porto. "Esses quartos hipotérmicos funcionam como analgésicos e anti-inflamatórios. Quando se faz exercício muito exaustivo, como um jogo de futebol ou uma etapa de ciclismo, desencadeia-se uma inflamação generalizada no corpo. Ela ajuda o músculo a tornar-se mais resistente, mas só é benigna até determinado ponto. Tem que ser diminuída, sob pena de dificultar a recuperação. Com a crioterapia, os tecidos inflamados regeneram-se mais rapidamente", acrescentou este especialista que já trabalhou nas selecções nacionais de futebol e andebol e na equipa sénior de futebol do Boavista.

Este frio seco, que na sociedade geral é empregado no tratamento da dor crónica, é visto com bons olhos pelos ciclistas. "Não é agradável ir para o frio, mas quando se dorme com as pernas menos doridas e se está menos cansado no dia seguinte percebe-se que vale a pena", referiu Rémi Pauriol, da FDJ, à rádio francesa RMC.



900 euros por dia

A sua equipa usou pela primeira vez esta crioterapia durante o Critérium Dauphiné, no início de Junho. "É melhor do que um banho de gelo, porque é frio seco", afirmou Arnold Jeannesson, também da FDJ, citado pela Reuters. "Ajuda a recuperar e a lutar contra a dor depois do esforço. Mas também pode trazer benefícios a longo prazo, pois o frio pode melhorar o sistema imunitário", disse Eric Bouvat, médico da AG2R-La Mondiale.

Segundo os responsáveis da equipa patrocinada pela Française des Jeux, a empresa pública francesa de jogos de lotaria, a FDJ irá receber cerca de 600 litros de azoto líquido por dia durante o Tour. Cada sessão custa 50 euros, o que se traduz num total de 900 euros por dia enquanto todos os nove ciclistas, que fazem duas sessões diárias, estiverem em prova. Num cenário hipotético em que todos os atletas chegariam a Paris, a equipa gastaria 20.700 euros durante os 23 dias de competição.

Dinheiro bem empregue, acreditam. "O método foi criado nos países de Leste há cerca de 30 anos. É usado em reumatologia e traumatologia. Entretanto, percebeu-se que ajudava os atletas a recuperar de grandes esforços", explicou o médico da FDJ, Gerard Guillaume. Os dias de pôr as pernas ao alto estão muito distantes.

abraço,
Fura-Bastos
 

Gun_Hugo_Dale

New Member
ricbarata

Até 6a já te confirmo, pois se não arranjar companhia para fazer estrada (ciclismo) damos um giro com as BTT, pode ser ??

Bastos,

Para o ano queres fazer uma etapa da Volta á França ??
 

papalama

New Member
olha olha o homem ke dizia...que o pessoal so escrevia testamentos.....:) xiça vai lá vai....

quanto a fátima....em principio alinho....venha esse planeamento...estadias, comes e bebes e afins....

abraços
 

vmiguel

New Member
Parece que terei novamente os fins de semana livres... pode ser que me junte aos Excelentíssimos Bichos proximamente. Há planos para este fds?
 

ricbarata

New Member
Gun_Hugo_Dale :

Claro que sim ,um gajo quer é pedalar !!!!


vmiguel :

parece que sim ,começou com esrada mas parece que vai para BTT ...

eu no meu caso só tenho feito estrada ,pois tenho andado sozinho ,mas uma ou outra serve ....

Quem quiser aparecer no sabado ou Domingo que confirme aqui ....

Abraços
Ricardo
 

papalama

New Member
boas companheiros do pedal,

mais um para IDANHA -A -NOVA dorsal numero 687

só me resta agora arranjar a boleia :)

saudações ciclisticas
 

ricbarata

New Member
Boas

ricbarata, sendo assim, damos uma voltinha em estrada, Sábado, 08H no Pingo Doce é uma boa hora ??


Sim ,pode ser ,encontramo-nos ás 8:00 .....
 

Luismmarques

New Member
esta msg sera um pouco off-topic...alguem consegue contactar o emperphis via tlm ou algo do genero e confirmar se por acaso n tera ido de ferias e ter esquecido uma roda de uma bicicleta?? Sou vizinho e está uma roda esquecida no predio...lol...se sim digam-me algo com urgencia antes que a mesma desapareça...obrigado...mandem msg privada
 

rr8.2

New Member
Boas ta visto que o pessoal ao domingo vai tudo para a praia porque aparecer no ping doce nem velos hehe .JVMH a que horas tas a pensar ir e vais fazer estrada ou mato ?

Cumprimentos André Ferreira
 

ricbarata

New Member
Amanhã se fôr de manhã vou fazer estrada ,mas terei que começar pelas 7:00 e regressaar pelas 9:00 (+\- 50 km´s) ,pois vou fazer uma pequena viagem até ao centro ....
 

jvmh

New Member
Tb tenho rodas pra fazer estrada, mas nao tenho roda fina(28 ). O meu gps tb nao é grande coisa. Uma hora que ninguem desconfia, tipo 8/9 horas.
 
Last edited:

rr8.2

New Member
Entao e que tal as 8:30?? ,Barata as 7 isso é muita cedo pelo menos para mim,Sitio no pingo doce ,E depois que tal ir ate lisboa?? nao sei so uma sugestao .
 
Last edited:
Recomeçar

Olá boa gente;)
Sábado às 8:00 estou lá para o passeio, recomeçar nas pedaladas mas com muita calma, a pensar no empeno de doh:tungas::aiui: Agosto , aqui o bicho quer é mato e bem fechado, quem tiver paciência em acompanhar o fraquinho está à vontade.

6 AGOSTO + empeno à bicho ,
Km +80 e -120:nsei::assobio:
Acumulado Max 3000m:shock::ko:
Dificuldade: é subjectivo, por mim é empeno.
Passeio em total autonomia, com saída do pingo doce às 7:00, o melhor da coisa é que desta vez vai ser à descoberta:hmmm::desconfiado::zezus:, quem alinha?

Bons empenos
 

jvmh

New Member
RR8.2
8h30 no pingo doce de vialonga. Por mim ta bom.
Vamos de pneu de estrada ou btt ?
Fica aqui o meu numero de telem 919002404
 
Top