Boas, pois os MCFK o torque de aperto deles é sem duvida enorme comparado com outros, mas a nivel de pressão ou força exercida entre o tubo do avanço e braçadeira dos mesmos é que me preocupa, tenho que ver se vejo uns na mão para decidir sobre eles, de resto vou ver se envio daqui a uns tempos os Soul Kozak lá para o Mariuz e ele que os meta no... lixo e venham outros.
Ainda está em estudo Phlhas, mas gostei de ver estas rodas que estavam á venda e daí a minha ideia em fazer algo parecido
Mas se quizerem opinar estão á vontade
Acerca dos tubulares para BTT na minha opinião.
O pneu tubular é um pneu que basicamente parece-se como um tubo em toda a sua forma redonda quando cheio e daí o seu nome, acerca das diferenças vou tentar dizer algumas assim de cabeça ou sem pesquisa e que me lembre de momento, por isso se quizerem acrescentar ou corrigir estejam á vontade que agradeço.
Preço:É um grande mal, mal do preço dos pneus, mal do preço das rodas que existem que eram maioritariamente em carbono o que aumentava o preço do conjunto.
Neste momento já há Aros mais baratos, uns mais leves tipo FRM que andam nas 300 e poucas gramas e outros mais resistentes se assim se pode chamar tais como os DMC mas muito mais pesados.
Acerca do preço dos pneus Tubulares são desde os €90 cada até €160(que foi o mais caro que vi que foi o Racing Ralph Tubular)
Peso:
Bem, a nivel deste factor acho que é como tudo, há que arriscar mais ou menos em certos modelos e marcas para assim se conseguir mais ou menos peso versus fiablidade/tracção/aderência mas mesmo assim penso que ter um azar como furar depende 80% do factor da sorte e não peso, mas não fugindo muito do assunto acerca do peso andam nos 430gr bem como nos 580gr mais ou menos.
Tracção/aderência
No caso dos tubulares a tracção/aderência é uma das vantagens que mais se nota quando se roda com eles na primeira vez devido um pouco á menor pressão exigida ou utilizada e da maneira como se comportam em comparação aos pneus normais.
A nivel de tracção como a pressão é menor há maior area de contacto no solo e a nivel de aderência devido á maneira também como rodam ou se movem o contacto é também maior.
Aqui fica uma foto para se entender melhor:
Rolagem
Também uso em estrada e é como que uma coisa que se sente e não é facil explicar, mesmo com estas duas diferentes experiencias continua a ser dificil dar uma logica realista da diferença, mas é como que há maior liberdade a rolar, liberdade de atrito e de rotação, não é tão evidente como a tracção e aderência mas sente-se como eu disse.
Conforto:
Isto penso que é um outro factor que se nota bem devido novamente ao uso da baixa pressão, esta baixa pressão que refiro e no meu caso é menor em cerca de 10Psi que num pneu convertido.
Marcas:
Há varias mas o mercado de oferta não é assim tão grande e mesmo caros não se conseguem arranjar assim sem mais nem menos, os que mais se encontram facilmente são os Dugast e os Tufo.
Reparações:
Bem, este é um factor que ainda não tenho muita experiencia nem em estrada nem em BTT.
Em BTT tenho lá um cortado por um vidro e pelo que já vi o proprio pneu é todo vulcanizado o que não sei como fazer. Se fosse cozido como alguns outros de estrada já seria mais facil a sua reparação mas este a ver se contacto a Tufo a ver o que eles me dizem senão o prejuizo não será pouco
Prevenção:
Usei o liquido da própria Tufo, o Stan temporariamente e agora uso o Caffe Latex do Effecto Mariposa que como já disse anteriormente penso que será o mais preventivo a nivel de preservação do pneu, isto porque há como que uma Micro camera de latex no interior dos pneus e certos liquidos anti furo contêm amoniaco e por isso pode danificar a longo prazo essa camera o que quer dizer pneu para o lixo.
Outra coisa que neste pneus também é sensivel é a sua armazenagem ao fim de usados em que o pneu pode colar interiormente e rasgar a quando do seu enchimento.
Não me lembro assim de mais nada de momento mas são algumas opiniões e conhecimentos que tenho acerca deles.
É uma opcção quer pode não ser para todos mas no meu caso e opinião é uma vantagem o seu uso até ao momento e por isso irei manter o tubular, quando tiver mais experiência e em relação por exemplo á sua despesa excessiva ou não versus fiablidade/utilização/durablidade aí já terei que talvez corrigir algo ao que disse agora.