Berg X-Pro 7/9

Anatatto

New Member
Olá a todos,

Após quase 6 anos e 6000 km’s de muita alegria e diversão com a minha fiél companheira, achei que ela merecia um espaçinho aqui no forum :D
Foi me oferecia pelo meu avô nos meus anos, em Julho de 2008 e, infelizmente, um cancro o levou cedo demais. Como devem calcular, esta bicicleta tem portanto muito valor sentimental para mim.
Falando agora da minha menina, era uma Berg X-Pro 7 (Branca) inicialmente, mas após o quadro ter rachado ao fim de quase 1 ano de uso, foi trocado por um X-Pro 9 (Preto) ao abrigo da garantia.
Posso dizer que tirando meia dúzia de furos que tive ao longo destes 6 anos, NUNCA, mas mesmo NUNCA me deixou a pé, tanto nos passeios de fim-de-semana como em provas, mesmo com muita chuva e lama.
As revisões e troca de peças foram sempre feitas por mim em casa, e muito poucas foram as vezes em que tive de recorrer a uma loja especializada aqui da zona (falta de ferramenta especifica em casa).
Mais material virá para ela, com t€mpo é claro! eheheh

Spec’s:

Quadro: Berg X-Pro 9
Suspensão: Sr Suntour xcr 120mm
Cx.Direção: CHs
Avanço: Hi TeMP42 Bridge-Al
Guiador: PZ Racing A1XB
Pedaleira: Shimano M552
Pedais: Truvativ Hussefelt
Espigão: KCNC Ti Pro Lite 8000
Selim: Specialized Phenon Comp 143mm
Desviador Fr: Sram X7
Desviador Tr: Sram X0 9v Red - Medium Cage
Manípulos: Sram X7
Travões: Tektro Auriga
Discos : A2Z Teppan Yaki SP2 160mm
Rodas: Weinmann DM30
Pneus: Schwalbe Rocket Ron 2.1 / Smart Sam 2.1
Grade : BBB

Bem, após isto, aqui vão umas fotos, espero que gostem… Pois eu adoro-a :D

Primeiro dia:



Quase 6 Anos depois...









Comentários, opiniões e criticas são sempre bem vindos..
Cumprimentos a todos!
 

Anatatto

New Member
Os pedais de encaixe estão em estudo.. ate agora nunca me convenceram muito.. suspensão ja viu dias melhores é verdade hehehehe vai ser uma das proximas aquisições :))
 

Tiagobart

Member
Está aí uma bike bem bacana :) Só mudava para pedais de encaixe, uma suspa a ar e ficava no ponto...
Boas pedaladas
 

xmeiro

Member
Boas.

A bicicleta tem evoluido banstante e presumo que o motor tambem.

Os pedais se te sentes bem com plataforma não mudes. Eu uso encaixe e não quero outra coisa, mas não há nada que retire mais o prazer a andar de bicicleta que ter receio de não conseguir soltar os pés e o aumento de rendimento não é tão extraordinário quanto muita gente diz. O que digo acerca dos pedais é só que se mudares para encaixe faz alguma estrada até te habituares ao encaixar e desencaixar - uns 100 kms ou umas voltas em cidade a ter de parar muitas vezes devem chegar. Se o fizeres quando fôres para o mato já não vais ter qualquer problema - é automático.

A suspensão é que digo para trocares depressa. No meu caso tinha uma xcm e quando troquei nem queria acreditar na diferença que faz. Qualquer uma que tenha regulação de rebound vai trazer um maior conforto e maior facilidade de rolamento, mesmo que seja algo barato e do mesmo peso da xcr que tens.
 

Anatatto

New Member
hehehehe obrigado a todos pelos comentários, os pedais de encaixe nunca me convençeram.. até acredito que possam ter inumeras vantagens mas já tive uma situação numa falésia (estupidez minha) que se tivesse pedais de encaixe naquele dia hoje já cá não estava... Que suspensão a ar recomendam? Estive a ver uma que me interessou, Manitou R7, o que acham?
Cumprimentos
 

xmeiro

Member
Boas.

No que toca a suspensões no meu caso acabei de mudar de uma SR Suntour XCM (abaixo da tua) para uma Rockshox Recon ainda a mola helicoidal de aço e a diferença é da noite para o dia. Nas bicicletas de colegas já experimentei suspensões a ar da mesma gama e a mim parece-me a mesma coisa. A grande diferença parece-me vir da menor fricção da suspensão e da presença de um amortecedor com controlo da recuperação. Na minha suspensão noto muita diferença no conforto e no controlo entre mais e menos velocidade de recuperação - até agora prefiro a suspensão mais lenta a recuperar.
Penso que a grande vantagem das suspensões a ar acaba por ser a melhor possibilidade de afinação do sag, mas eu pessoalmente não tenho problemas com isso e prefiro a simplicidade do sistema de molas. Também comprei usado e nos usados para um mesmo orçamento disponivel apanhas suspensões melhores de mola de aço do que de mola a ar.
 

Miguel79

New Member
A suspensão vai depender do orçamento que queiras gastar,nos usados apanhas bons negócios e se quiseres nova já apanhas aí algumas lojas online a fazerem boas campanhas!!
 

Anatatto

New Member
Obrigado pela explicação! A suspensão posso considerar uma superior em segunda mao.. em bom estado.. 200-300 euros, o que recomendam de marcas e modelos?
 

Miguel79

New Member
Por esse preço encontras já a Rockshox Reba nova em algumas lojas online,dá uma vista de olhos que encontras negócios bem interessantes!! ;)
 

Miguel79

New Member
Nova é capaz de ser,algumas SID também rondam esse preço,pelo menos já vi algumas,nos usados já és capaz de arranjar mais variedade.
 

ignite

Member
viva,

Eu tenho uma manitou skareb spv e ainda digo maravilhas da mesma, mesmo com o verganço das pernas de 28.6mm com o travão de disco.
Só te digo para escolher RShox por um motivo: São mais comuns e penso que a manitou ainda não tem assistência em portugal.

Penso q ficas já muito bem servido com a Reba, já q encontras fácilmente abaixo dos 300€.
A diferença peso+conforto para a SID não me parece q seja assim tão significativa face à diferença de preço.
 

Anatatto

New Member
Essa SID está mesmo a bom preço.. mas se não conseguir nenhuma promoção boa secalhar vou ter mesmo de me virar para as REBA... vi umas +-280€.. Dentro das REBA's, existem algumas versões "melhores que outras"?
Uma curiosidade é que vou meter 4 amortecedores K*** Sport novos no meu carro e custam pouco mais que uma REBA para a bicicleta :confused:
 

ignite

Member
Amortecedores de carro vendem-se muitas vezes mais que suspensões rockshox, consegues diluir muito mais os custos de produção e desenvolvimento de novos produtos.
É ingrata a sensação eheheh
 
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