BERG vs SCOTT qual a melhor

vafr.silva

New Member
Boas,

Eu tinha uma RR 5.2 e digo que para a vender foi um castigo. Não porque era uma RR 5.2 mas sim por ser uma RR. Em certas lojas não a queriam como retoma porque são dificieis de ser vendidas. Eu na altura pensei que fosse só por questões de nome.

Entretanto numa loja consegui a RR como retoma e comprei a scott aspect 30. A minha razão desta troca era principalmente na questão dos travões de disco hidráulicos que de facto nota-se a diferença para os v-brake. Mas a maior diferença que eu notei foi mesmo no quadro que sendo o mesmo alumínio há diferenças na condução.

A conclusão que cheguei é que de facto não é só a marca que se paga. Antes pensava que se estava a pagar mesmo só a marca, mas estava errado.

Cumprimentos
 

Mach3

New Member
Boas,


Peço desculpa pelo off topic, mas reduzir um quadro de carbono apenas ao seu peso é muito redutor, eu prefiro um quadro em carbono mais pesado face a um em aluminio mais leve.


Cumps,

Mach3
 

keskiea

New Member
Boas,


Peço desculpa pelo off topic, mas reduzir um quadro de carbono apenas ao seu peso é muito redutor, eu prefiro um quadro em carbono mais pesado face a um em aluminio mais leve.


Cumps,

Mach3

Exacto.. um quadro que seja de aluminio ao peso de um de carbono mesmo que seja um de caborno pesado, só significa que a espessura do aluminio é muito pouca na maior parte do quadro... enquanto que o de caborno provavelmente é muito mais resistente... e sem falar na questão de absorção de impactos que é uma das razões do caborno ser melhor..

vafr.silva relativamente a troca de quadro isso é muito relativo, pois provavelmente esta relacionado com a geometria, podias ter dado o da scott como retoma e ter comprado outra marca "inferior" e sentir essas diferenças... Apenas compraste uma bike com uma geometria que se adapta melhor a ti e a tua condução... Por isso é que existem bikes para todo o gosto e feitio... Não nego que normalmente as marcas "grandss" têm melhores geometrias, já que gastam fortunas em investigação, mas lá está depende de cada um...
 
Last edited:
enquanto que o de caborno provavelmente é muito mais resistente

Será que carbono mais pesado significa obrigatoriamente carbono mais resistente. Provavelmente é uma forma demasiado simplista de analisar a resistência dos materiais.

Será que construir um quadro em carbono, numa peça só, sem junções, sem uniões e sem carbono a mais onde não é necessário, faz com o quadro fique mais fraco?

Será que construir quadros da forma mais barata, a partir de vários vários tubos previamente trabalhados, usando junções "enormes" para os unir faz com que o quadro fique mais resistente?
 

keskiea

New Member
Tens razão.. sem termos os dados todos não se pode afirmar nada a 100%... pois existem diversos tipos de aluminio, tal como o caborno que têm variados entrelaçados.. etc etc...
 

P7

New Member
peguem num quadro BERG VERTEX e num SCOTT SCALL (que são feitos na mesma fabrica em TAIWAN) em aluminio e mandem-os pintar de maneira igual mas sem logotipos das marcas e depois tentes entregá-los como retomas e então veem se há diferenças de valores e se afinal os NOMES se pagam ou não
 
que são feitos na mesma fabrica em TAIWAN

A mesma fabrica que faz um Clio faz um Laguna e os carros não passam a ser iguais por causa disso

Podem se ambos muito bem construídos, mas ambos têm as suas especificações.

No caso dos modelos em causa existem nítidas diferenças, principalmente no tubo superior. A geometria até parece igual, mas só medido os tubos e os ângulos é que podemos saber
 

Danii95

New Member
Boas.
Amigo, levaria a minha decisão para a Scott, podes fazer-lhe imensos upgrades, enquanto que a berg será sempre limitada áquilo, independentemente do material que tiver aplicado. Conseguirás com a Scott elevar a um nivel bastante maior que podes na berg.

Cumps,
Danii95.
 

VERTEX_LTD

New Member
Boa noite,

Uma vez mais não concordo com o Danii95. mas isto é só a minha opinião. os quadros da BERG (de gama média / média-alta) têm a mesma possibilidade de upgrade como outro qualquer.
Agora, o problema que mais se discute aqui é o valor que dão ao quadro. quando se compra uma bicicleta já estão a pensar logo em vendê-la. Se tiver um nome sonante e de marca conhecida internacionalmente é mais fácil que uma marca de "hipermercado". Ninguém vai querer ficar com um quadro que diga BERG ou RR porque para as revenderem é mais complicado e é considerado "má imagem" para quem o retomou.

é apenas a minha opinião.

ABC
 

Mach 4

New Member
Só assim é que se justifica que um quadro de carbono da BERG pese tanto como um
Scale de alumínio.

Então digo-te já que é por essa mania do exagero do "emagrecimento" das bikes, para tentar cativar e angariar mais clientes, que depois se constatam episódios caricatos com as ditas marcas de "elite".
É só pesquisares neste fórum ou pela net fora que de certeza que vais encontrar mais situações de quadros e escoras partidas de bikes do levezissimo carbono do que de quadros mais pesadotes de aluminio. E o pior é que da maior parte das vezes essas grandes marcas argumentam que a culpa foi dos utilizadores (donos) que deram mal utilização á bike...
Ao menos se partires um da Berg/Decathlon quase de certeza que a marca te vai arranjar outro, agora com a Scott ou Canondale não sei se terás essa mesma sorte. Ficas mesmo só com o AZAR.
E atenção que estou a falar de quadros no valor de 2.000,00eur...
 
Last edited:
o menos se partires um da Berg/Decathlon quase de certeza que a marca te vai arranjar outro, agora com a Scott ou Canondale não sei se terás essa mesma sorte.

As garantias da Scott e Canondale funcionam relativamente bem e salvo algumas excepções em que os motivos das quebras não são aceites são fornecidos quadros novos.
 

eaoitava

Utilizador Banido
Boas pessoal, sem querer entrar em muitas polémicas :D

Os quadros da Scott são na sua maioria fabricados na Ásia, provavelmente na mesma empresa que fabricou o Berg e com material semelhante, o autocolante "Scott" é a maior diferença ;)

Além de que 95% da produção mundial dos quadros de carbono são fabricados na China.

Só não vê quem não quer, que digam que não querem um quadro marca de Hipermercado é uma coisa, dizer que o quadro marca XPTO de gama baixa é melhor que o Berg ou RR é pura fantasia.

A Giant (Asiática) é a principal fornecedora de quadros a nível mundial para as outras grandes marcas.

Mas como tento não ser hipócrita, também eu preferia ter uma bicicleta com quadro Scott que uma com quadro Berg, mesmo que o quadro fosse igual.
É uma questão de gosto e €.

Abraço
ASilva

Edit: quase esquecia de responder ao tópico, eu neste caso e como a diferença no material é muita, além de serem duas bicicletas de gama baixa, comprava a Berg, nenhum desses quadros merece que se gaste fortunas em material XPTO.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
As garantias da Scott e Canondale funcionam relativamente bem e salvo algumas excepções em que os motivos das quebras não são aceites são fornecidos quadros novos.

c_s_amaral,

Em parte tens razão no que dizes, no entanto pelo que eu tenho visto/lido estas famosas marcas vão de encontro ao interessante ditado - "Ganha fama...deita-te na cama".

Tenta imaginar que tu estás inserido neste grupo das "excepções"...
Não deve ser nada agradavél receberes um não da marca pois não? - principalmente se achares que não tiveste culpa do incindente com o quadro. E como dizia o saudoso Vasco santana - "Chapéus há muitos..."

Quanto ao autor do tópico - se estiver já a pensar em vender mais tarde a bike para comprar outra, sem dúvida que poderá vender mais depressa a Scott, mas se optar por ficar com a Berg pode também não a querer vender e retirar dela alguns componentes para outra nova.
O quadro da Berg pode sempre utilizá-lo como uma bike secundária.
Isto foi o que eu fiz, e não estou nada arrependido de ter ficado na mesma com a minha "primogénita". Nunca se fica descalço nas longas esperas da oficina.
Neste momento tenho a minha Mondraker numa revisão e logo vou pedalar com a Berg.
Mas esta é só a minha opinião.
 
Last edited:

Mach 4

New Member
Claro Luis, só quem não sabe ou não percebe nada de matemática, e/ou de bikes, é que "mete logo o pé na argola".
E porquê? - porque tudo se resume aos novatos que só conhecem ou ouviram falar no nome Scott, Specialized e poucas mais.
É assim que em parte estas marcas mais antigas conseguem "agarrar" um grande nicho de mercado - o dos iniciados no btt.

Quem já conhece bem este mundo sabe sempre fazer melhores opções relativamente a preços vs qualidade entre muitas outras marcas menos badaladas.
Esta é que é a realidade.
 

leptis

New Member
Bikes a muitas e cada uma com a sua marca, uma bike pode não ter muita fama mas ate ser boa, a minha não é de uma marca conhecida e para mim ta 5 estrelas ja passei por muito com ela e não me arrependop do dinheiro que gastei.
Deve-se olhar as capacidades do material e não a marca dele
 

Padrinho

New Member
Qualquer uma delas podes equipar até ao limite. A questão aqui prende-se com o autocolante do quadro, as casas da especialidade geralmente representam marcas gpto e defendem sempre essas e não querem retomas das outras.

Qualquer uma delas tem os seus pontos fortes e os seus pontos fracos, escolhe a que te sentires melhor e equipa a tua maneira.
 
T

The_Command

Guest
Boas...

Pessoal devo dizer que optei pela Berg e até agora estou bastante satisfeito. Mas espero não me ter arrependido de comprar o quadro com esta cor (Branco), pois com o passar do tempo poderá ficar feio com arranhões de etc...
Mas de resto estou bastante satisfeito, o único problema foi a suspensão vir estragada, não trancava mas já fui a loja e não puseram quaisquer problemas, ficou lá para resolverem o problema.
 
Top