Berg Trailrock LTD 2013 - Relatos de bordo

Aos 39 anos voltei a comprar uma bicicleta após a minha adolescência.

Comprei uma Berg Trailrock LTD com o intituito de fazer percursos de estrada e trails ligeiros de modo a recuperar alguma forma fisíca.

Aqui ficam algumas fotos da "bicla"...









Com o tempo e com o recuperar do ritmo para enverdar por outras aventuras, poderei ponderar alguns upgrades, sendo que a primeira escolha talvez passe por uma melhor suspensão.

Pelo que tenho lido as Suntour são competentes mas básicas, sendo que talvez a ROCKSHOX REBA RL 100mm seja a qual venha a escolher.

Mas até lá , a XCM vai ter aguentar.
 
Eu tenho uma xcm e se a tiveres sempre limpa e revisionada funciona bem, se fosse minha a bicicleta fazia um upgrade na transmissão, um desviador traseiro mais forte por exemplo um slx, deore shadow..... e uma pedaleira para tirar peso, uma com hollowtech. Se fizeres isso já vais sentir uma grande diferença na pedalada e no peso.


Cumps
 

STIG_73

New Member
Para tirar peso é suspensão e rodas, de resto é andar até partir.

Considera a aquisição de uns pedais de encaixe.
 

NC0sta

Member
Bom dia,
muitas vezes as grandes marcas não são tudo. Estou farto de ver pessoal com Specialized's e Cannondale's... e por aí fora, mas andam em alcatrão para nao as estragar. Eu proprio tenho duas Rockrider: uma 8.1 de 2008 e uma 9.9 em carbono de 2012.
No mês passado fui fazer o caminho francês de santiago, partindo de frança com a minha 8.1 e só tive de lhe trocar as pastilhas dos travões. Ela ainda tem quase tudo de origem, menos os travões, guiador e cassete. Fez 950kms até finisterra com alforges.
Sendo assim companheiro, os tempos de agora não estão para grandes despesas. Vai dando umas voltas na tua maquina e vai fazendo upgrades conforme justifique. Faz bem a saude e a carteira.
Boas pedaladas, um abraço.
 

dahon

Member
Boas.
Eu também tenho uma berg o modelo é 4.3hd e também vinha com uma XCM, ao inicio dizia que tinha que durar pelo menos um ano. Pois bem passado meio ano tive de a trocar, para quem gosta de descer é uma suspensão que limita muito, principalmente em descidas com muita pedra. Várias vezes tive que parar a meio das descidas pois já não sentia os dedos da mão tais eram as dores. Depois de comprar a Reba a mudança foi da noite para o dia, tanto em termos de peso pois a Reba pesa menos 700g que a XCM e nota-se bem uma redução de 700g no peso da bicicleta e claro a capacidade de absorção das irregularidades é incomparavelmente superior.

Por isso na minha opinião se o "bichinho do btt" pegar o primeiro upgrade a fazer é a suspensão, é onde se tira o maior peso e onde se ganha maior conforto.

Cumps.
 

STIG_73

New Member
Na pedaleira a numeração corresponde ao numero de dentes de cada prato no sentido de fora para dentro, sendo que quanto mais dentes tiver mais pesada se torna a pedalada.
Na K7 é precisamente o inverso, ou seja quanto menos dentes tiver mais pesada será a pedalada.

Espero ter respondido à tua duvida...
 

fabio viana

Well-Known Member
Boas, os numeros na pedaleira e cassete referem se ao numero de dentes, ou seja, na cassete uma 11-34, e mais leve do que uma 11-32, devido a ter o 1ºcarreto com mais dentes.
na pedaleira acontece o mesmo.
 

STIG_73

New Member
Sim, uma k7 11-34 torna-se mais mais leve do que uma 11-32 na pedalada no carreto maior, na pedaleira acontece o inverso em relação ao nº de dentes de cada prato.
 
Aqui ficam umas fotos por Lisboa durante esta semana.




20130707_095549-1-1.jpg



 

Miguel79

New Member
O belo Terreiro do Paço! :p
Está bem porreirinha a tua Berg,só lhe faltam aí os pedais de encaixe!!! ;)
Abraço e boas pedaladas!!!
 
Nos ultimos dias foi vítima de 2 furos, dai pensar em adoptar pneus tubeless.

Contudo como pouco ou nada percebo sobre o assunto gostaria de vos perguntar o que necessito para levar a cabo tal transformação?

Terei que trocar de rodas ? Que pneus aconselham ? Etc...
 

MGanhao

New Member
Boas companheiro,

Primeiro de tudo vai ter de arranjar um kit tubeless, por exemplo o da Joe's No Flats e tens que meter uns pneus no mínimo em kevlar ou então podes meter mesmo de tubeless, eu tenho de kevlar e gosto bastante, são mais baratos e mais leves :)

Podes por uns Schwalbe Racing Ralph atrás e um Schwalbe Rocket Ron na frente ;)
 

Jorge Gomes

New Member
Ou então vai a sportzone e compra duas câmaras de ar com liquido por 5€ :D
Fica mais pesado, mas é muito simples e barato de fazer, e resolve-te o problema dos furos.
 

Joseelias

Well-Known Member
Para resolveres os problemas dos furos tens várias opções bastante mais baratas antes do tubeless.

Como já foi referido podes comprar liquido anti furos da Slime que colocas dentro das câmaras de ar e que custa cerca de 15€ a garrafa. Ou compras câmaras de ar da própria Slime já com o liquido câmaras de ar por pouco mais.

Usei durante muito tempo esta solução e resulta muito bem. Ao fim de uns dois anos podes é ter que trocar de novo as câmaras de ar e liquido pois vai secando.

Tens a opção de comprar umas fitas anti-furo que colocas entre a câmara de ar e o pneu por 15€ o par. Também usei esta solução após o Slime e resulta também bem. Tem a desvantagem de ser chato de colocar e ficar com a certeza que ficou no sitio certo mas em principio durarão para quase sempre.

Outra opção é comprares uns pneus de gama alta com uma alta densidade de fios que impedem que os picos os consigam atravessar na grande totalidade dos casos. Também usei esta opção e nunca tive furos mas cada pneu custou à 13 anos 50€...

Antes de ter usado estas opções tinha vários furos por semana. Depois disso acho que nunca mais tive furos excepto quando o Slime secou e deixou de funcionar.

Todas estas opções saem mais baratas que o tubeless parece-me. Excepto talvez os pneus de alta gama.
 

goatrider

New Member
um kit joe's no flats para 2 rodas custa 32eur numa loja. trás fita isolativa, 2 bálbulas com fita e pipo fino, frasco de liquido para 2 rodas. é fássil de uzar e hoje qualque um tem pneumaticos tuléce. parece-me um bom investimento.
 

Joseelias

Well-Known Member
A opção do kit tubeless implica que os pneus estejam preparados para ser tubless. Isto é, para além do kit pode ter-se que comprar pneus mesmo que não específicos para tubeless, pelo menos compativeis.
 
Hoje fiz um percurso de 40 kms praticamente plano com o intuito de pura velocidade e ganho de resistência.


Não é que a porcaria do espigão e do selim ao fim de alguns kms a pedalar com intensidade vai descendo, impedindo-me de manter a postura ideal sobre a bicicleta já que me impede de ter a perna completamente esticada enquanto pedado.


Como posso remediar tal? :(
 

piranha

Member
Olha que a perna não deve ficar completamente esticada por norma
Arranja uma abraçadeira sem ser de aperto rápido, é mais leve e aperta bem melhor
 
Top