Berg Torah 4.5 "La Cabrita"...

#Kamikaze

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Ora muito boas a todos...

Tenho a rara e "exclusiva" Berg Torah 4.5 HD com 3 anos em cima e com muitos mas muitos quilómetros em cima e com alguns upgrades.
Só falta trocar a suspensão, os travões e o quadro....:lol!:

Na altura da compra estava indeciso entre a GT Avalanche, Scott Chenoa e a Berg Torah 4.5 todas a rondar preços entre os 700€ mas acabei escolhendo a BERG porque estava melhor equipada e não ligo muito pra marca.

Ao longo dos anos fui fazendo alguns upgrades conforme os gastos e muitas vezes porque queria uma peça ou até mesmo performance.


CARACTERÍSTICAS

Quadro e Suspensão:
- Quadro: Berg Torah 4.5 HD, Aluminiun 6061 Hidroforme 17’’
- Suspensão: Suntour XCR Magnesium 100mm c/bloq.guiad "TANQUE DE GUERRA", essa será o meu próximo upgrade.

Travões:
- Travões: Tektro Auriga Comp, Hidraulicos 2 Pistons
- Discos: Ashima AiRotor 180/160mm Gold (6f)


Rodas e pneus:
- Rodas: TAURUS T-2000 Parede dupla
- Pneus BTT frente: Specialized The Captain 26 x 2.00"
- Pneus BTT traseiro: Specialized Fast Control 26 x 2.00"
- Pneus BTT traseiro: Specialized Ground Control 26 x 1.90"
- Pneus Estrada: Ritchey Pneu Tom Slick Comp 26x1.0"
- Camaras de ar: Specialized
- Cubos: Formula


Transmissão:
- Manípulos Mudanças/Shifters: Shimano Deore
- Desviador da Frente: Shimano SLX
- Desviador Traseiro: Shimano SLX
- Roldanas: KCNC Gold
- Pedaleira: Truvativ Firex 3.3 GXP
- Cassete: Sram X9
- Corrente: Shimano XT
- Eixo de Pedaleiro: Truvativ GXP
- Pedais: Shimano SPD M540


Componentes:
- Selim: Selle Italia
- Espigão Selim: Ritchey Comp
- Aperto de Espigão: BBB 31.8
- Bar-Ends: BBB Lightstraight BBE-17 branco
- Guiador: Ritchey WCS , Elevado, 25.4
- Avanço: FSA OS-150 LX 1"1/8
- Caixa de Direcção: Ritchey
- Punhos: ESI Grips Race Red
- Grade bidon: Blackburn


Tamanho: 17"
Peso: +/-13 Kg
Utilização: XC muito hardcore especialmente nas descidas...

Estrada:

Não encontrei nenhuma foto com pneus de BTT mas é quase a mesma coisa...
 

Joao J

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"lindinha" como sempre.. mas a minha fsx é a melhor! eheheheh

tens de trocar agora é de suspa e ai o titulo do mais rápido ja nao te tiram..
 

#Kamikaze

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Daqui a pouco vou fazer um aos travões e a suspensão.
Quanto ao "título" do mais rápido é o que dizem, não sei de nada, só aprendi a andar agora... Ehehehe
 

commendatore

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Não são maus. E estão a preços porreiros. QUeres gastar até quanto?
Considera os Shimano Deore M596. ficam-te a menos de 100 euros. E travões para mim é Shimano. É montar e esquecer. Não há cá folgas nas manetes nem kits de vedantes e trinta por uma linha. Para além de que é óleo Mineral.
POr menos de 100 euros arranjas novos em loja nacional. Mais que testados e comprovados.
 

commendatore

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Sim os M615 já permitem levar as pastilhas Ice-tech. Mas é como te disse. Os M596 já são travões excelentes. Então considerando a concorrência para os mesmos valores... não tem sequer rival. A bike Radar tem uma review interessante onde mostram os testes a muitos travões no mercado... e estes estão no top 5 onde figuram travões que custam 3 vezes mais mas que não têm 3x mais o desempenho
 

#Kamikaze

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Commendatore quero gastar no máximo 150€.
Ah pois é, havia me esquecido dos travões Shimano, falaste muita bem deles naquela volta.
Agora a dúvida maior é entre o Deore e o SLX.
 
Como é que é grande #Kamikaze@Alan. Pah realmente essa suspensão já viu melhores dias e não consigo perceber como isso ainda não avariou com o tratamento que vi a dares-lhe. lol

Já sabes, quando a Epicon estiver a revisão feita, combinamos para te entregar e experimentares!!!! E que quando experimentares uma suspensão a trabalhar como deve ser não vais querer outra coisa....ahahah

Um grande abraço e as rápidas melhoras!;)
 

#Kamikaze

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Boas ][nCoGn1t0, pois é essa suspensão tem me surpreendido e muito, 3 anos de uso intenso.
Estou com algum receio de mudar para uma suspensão a ar.

A pouco mais de 3 meses experimentei uma REBA e não em sentir muito a vontade, acho que faltava um pouco de pressão porque ela não me dava um feedback preciso do grip dos pneus, era difícil andar no limite mas ao mesmo tempo fiquei apaixonado com o conforto e suavidade...
 

#Kamikaze

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A pouco mais de 3 meses troquei toda a transmissão da minha montada então aqui está uma pequena review :

Depois de muitas aventuras, muitas subidas e descidas e quilómetros pedalados a minha transmissão resolveu "dá o berro" no último passeio do grupo, a corrente não encaixava nos dentes da pedaleira e da cassete, não havia mais nada a fazer, teria mesmo de trocar todos os componentes com mais ou menos 9000km de muitas histórias e de lubrificação negligenciada por um dono inconsequente...


Tive de procurar muito até encontrar exactamente o que queria.
Shifters e desviadores: Optei por manter os de origem (Deore e SLX) e só tenho dizer maravilhas, raramente se desafinam, nem mesmo com as pancadas que leva, os shifters são bastante suaves e precisos com os desviadores SLX, não há nada de mau apontar...

Depois de muita pesquisa a escolha da pedaleira caiu sobre uma Truvativ Firex 3.3 (SRAM) com o movimento GXP, é relativamente leve somente 890gr tem um pedalar muito suave, robusta e a passagem das mudanças são precisas sem falar que tem um visual apelativo e até agora estou bastante satisfeito com ela.

A corrente optei por uma Shimano XT, super suave, leve e silenciosa mesmo com algumas passagens em esforço, considero a ausência de um elo rápido de origem na corrente Shimano um ponto negativo nas mesmas.

Cassete sram X9 (11-32).

As roldanas metálicas em cerâmica fazem um pouco de ruído mas nada demais e acabam dando um outro visual a montada.
Os pedais são os Shimano M540, só há uma coisa a apontar, são uns autênticos tanques de guerra, aguentam tudo e mais um pouco!


Futuramente pretendo trocar os shifters para SLX/XT desviador traseiro XT e a corrente provavelmente será uma KMC Gold.


Pedaleiro Truvativ Firex 3.3 e movimento central Truvativ GXP.


Transmissão:
- Manípulos Mudanças/Shifters: Shimano Deore
- Desviador da Frente: Shimano SLX
- Desviador Traseiro: Shimano SLX
- Roldanas: BBB » Cerâmica Gold
- Pedaleira: Sr Suntour XCR 22-32-44 » Truvativ Firex 3.3 GXP 22-32-44
- Cassete: Shimano SLX » Sram X9
- Corrente: Shimano SLX » Shimano XT
- Eixo de Pedaleiro: Shimano SLX 68/73mm » Truvativ GXP
 

commendatore

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´Muito bom Alan. Eu na minha antiga Berg, também andei a namorar esta pedaleira. Era esta ou a Deore. Esta é mais bonita e menos vista.
Fizeste bem. Eu também quero uma KMC 9V SL. Mas ainda são carotas face a uma 971 ou 991 SRAM.
Quanto à pedaleira.. acho que vou para uma DEORE das novas. Estão muito bonitas, Mas andam nos 990gr... as SRAM são mais leves. Abraço
 

#Kamikaze

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Também tive o mesmo problema, andei algum tempo indeciso. Quanto a corrente KMC 9V SL, ela é muito bonita mas tenho um amigo que me disse que ela é mais abrasiva e desgasta o prato e a cassete com mais facilidade. Vou buscar outra corrente XT.

Novidades... Busquei os travões Shimano Deore BR-M615 Ice-Tech 2014. Estava em dúvida entre o Deore e o SLX, como não me decidia fui até a Movefree, o mecânico me disse que única diferença entre eles é o peso e o preço por isso valia mais a pena buscar os novos Deore.
Já fiz umas voltas por Sintra e fiquei surpreso pelo seu poder de travagem. Fiquei tão satisfeito que vou manter os discos Ashima AiRotor.

O único "problema" é o tamanho do cabo travão que está muito grande.

 
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