BeOne Hornet

Re: Be One Hornet

Ola,

Dizes q os travoes travam pouco mas eu tenho uma opiniao diferente deles na rigida. É certo que sao menos 2 kg mas eu tb sou mais pesado (80 kg). Sangraste os travoes quando cortaste os tubos? Podem precisar de ser sangrados...Fica a dica. Entretanto ainda estou à espera do meu amortecedor...

Joao

scarzpt said:
Bête des Vosges said:
Boas,

Também comprei uma hornet mas ainda não andei nela... :cry: O amortecedor é antigo (2004 penso eu) é um QRL e veio a babar óleo junto ao manipulo do lockout e do rebound. Cada vez que tocava nesses manipulos, começava logo a babar.
Enviei um mail à assistência e disseram-me que conheciam o caso e estavam dispostos a trocar gratuitamente o amortecedor. Fica aqui o aviso para se manterem atentos ao comportamento do vosso. Nao posso dizer-te que pressao usar porque fiquei com receio de rebentar com algum vedante e por isso não o afinei.

Em relação ao peso: muito vem das rodas e dos pneus. Tenta usar umas rodas mais leves e com menos atrito para veres a diferença. Eu encomendei umas sun ringle com aros DS1 XC que sao um espectaculo, quase sem atrito. Os pneus parecem de jipe, com tacos que ate metem medo. Se te poes a rolar em asfalto pensas que vem um UMM atras de ti :lol:
Os travoes deore tambem sao de gama baixa e por isso mais pesados mas nao estou a pensar em troca-los porque ja uso na rigida e funcionam impecavelmente.
O espigao do selim também é pesado e dificil de ajustar. Tenho um on off na rigida com dois parafusos e muito mais leve do que este Ritchey.

O meu maior problema é a suapensão da frente. Tenho uma reba na rigida que queria transferir para esta mas tem o tubo demasiado curto... :shock: a opção e manter a manitou black (inferior porque ate nem tem blqueio) ou gastar um balurdio na alteração feita no importador da rock shox...Sugestões?

Boas pedaladas,

Boas, o meu amortecedor também é um QRL e tambem trazia algum óleo junto á regulação do rebound :s, limpei e até agora ainda não apareceu mais, mas vou manter-me atento só no caso de... O espigão é algo pesado :|...devo corta-lo (excedente) ou então substituir por um mais leve(o banco apesar de pesado é confortável e não o penso trocar), quanto as rodas tens toda a razão, são muito pesadas e os pneus não me convencem muito :evil:, para além que nas pequenas voltas que já dei os aros parecem ceder um pouco nas curvas mais apertadas dando a sensação de roda larga. Quanto aos travões travam +/- mas ainda deixam muito a desejar e provocam muito ruido quando aperto mais com eles (pastilhas??), vou esperar mais uns quilometros para ver(talvez uns novos para o natal :hehe:). A suspensão aproveitei a Marzocchi que já me acompanhava da rigida onde já tinha deixado o tubo mais alto para o caso de um dia trocar de quadro, estou muito satisfeito com a suspensão e se trocar é so por outra Marzo :mrgreen: No meu caso noto também que os pedais (shimano SPD520) são algo pesados e que posso poupar ali uma gramas se os trocar.

Abraço
 

BigFoot

New Member
Re: Be One Hornet

Pedaleiro, rodas, selim, espigao de selim e pedais.. emagreces logo muito a bike! no entanto podias ter escolhido outra suspensao incialmente com up great e teria ainda ficado mais leve.

A bike é muito mais bonita nas fotos reais, do que na inicial de fabrica.. quando olhei nao achei muito atractiva, mas nas fotos reais nao sei se e dos up greats que dao outro aspecto mas parece muito mais bonita! Parabens pela compra! com um bocadinho de sorte tens ai uma menina exclusiva e isso tambem e fixe! :mrgreen:

Vai dando noticias da saude e up greats dela!


Cumps.

Bruno Atalaia
 
Re: Be One Hornet

A.Judas said:
Também tenho uma Be One, embora haja muita semelhança (nas fotos) o modelo da minha é o Hornet Plus.
O amortecedor traseiro, no meu caso, é o Manitou-Swing SVP, não deu até agora qualquer problema, e já vai fazer 3 anos.
A única coisa que tive que substituir foram os casquilhos do amortecedor, por isso nota 5 para este quadro.
Um abraço
A.Judas

Boas,

A Chainreaction enviou-me um amortecedor igual ao seu (swinger spv) e precisava de um conselho para o afinar...Sei que as pressões dependem do sag e do meu peso. Ora eu peso 80kgs mas não faço a minima ideia de como afinar o sag. Pode dar-me uma ajudinha?
 
Re: Be One Hornet - mais uma

Boas,

Finalmente acabou a saga do amortecedor e já posso gozar a bike! Deixo aqui as primeiras impressões. Comprei-a na Chain Reaction online mas o amortecedor de origem veinha a babar. Foi trocado por um Swinger e...que diferença. A articulação do braço oscilante impede o bombeio no prato pequeno e intermedio. No grande bombeia um pouco mas nao ha milagres.
A combinação Swinger/Reba funciona na perfeição. Nunca pensei sentir este conforto nos trilhos, tanto em subidas como em descidas. Claro que é mais pesada que a rigida mas como e mais confortavel, da para rolar mais tempo com menos cansaço.
Fica aqui a lista do equipamento de serie e do tunning :lol:

Frame: 6061Suspension Double Butted 2 Stage Linkage
Rear Shock: Manitou QRL Lockout 100mm Trocado na garantia por um Swinger 3 way (Sem custos!)
Fork: Manitou Black Super 100mm Reba SL
Headset: Cane Creek Aheadset
Stem: Ritchey 110mm
Handlebar: Ritchey Riser
Grips: Tioga
Front Brakes: V-Brake Shimano Shimano Deore BR - M525 Hidraulic Disc
Rear Brakes: V-Brake Shimano Shimano Deore BR - M525 Hidraulic Disc
Seatpost: Ritchey
Saddle: Selle Royal B1 Specialized BG Sport
Front Derailleur: Shimano LX
Rear Derailleur: Shimano XT
Bottom Bracket: Race Face SRX ISIS
Chainset: Race Face Ride XC 22-32-44
Chain: Shimano HG53 Shimano HG93
Cassette: SRAM PG970 11-32 9sp Shimano XT 11-34
Hubs: Xero Feral Disc Sun Ringle Disk Jockey
Rims: Xero Cyprus XCD-3 Sun Ringle XC-1
Spokes: Stainless PG Black DT Swiss
Tyres: Tioga Factory XC 1.95 Hutchinson Python 2.0
Pedals: Shimano SPD M515 Crank Brothers Candy SL
Colour: Red Black
 
Re: Be One Hornet

scarzpt said:
Bem deves de estar com uma grande bike :shock: :mrgreen: o meu Manitou também baba um pouco :( como fizeste para trocar o teu?

A maior parte do material aproveitei-o da rigida. Era quase novo...
Escrevi para a assistencia e prontificaram-se a troca-lo de imediato. parece que nao e o primeiro que faz isso e têm registo de defeitos de fabrico no amortecedor.
A unica questao com o swinger e que tem de ser montado ao contrario caso contrario nao consegues chegar aos pipos do ar :roll: mas pode funcionar (e funciona :lol:) na perfeiçao montado ao contrario.
Agora tenho e de voltar aos treinos que isto de ser pai leva ao ócio :|

Se quiseres envio-te o registo dos mails que enviei onde eles referem o defeito de fabrico
 

cmma

New Member
Re: Be One Hornet

Boa tarde,

É só para te lembrar que a bike também serve para fazer Kilómetros e não só para expôr no fórum.

E o Alentejano sou eu...

Abraço
 
Boas,

Tenho estado a adiar a análise à bike por falta de kms mas agora ao fim de cerca de 1000 posso avançar uma opinião.

O quadro parece-me muito resistente e inspira grande confiança a descer. Como troquei o amortecedor de origem por um swinger 3way ao abrigo da garantia, não posso comentar àcerca das capacidades do amortecedor de origem. Posso dizer-vos que com este swinger as capacidades do anti-bombeio do quadro ficam reforçadas por ter plataforma e isso nota-se bastante. A subir não bombeia nada na avozinha nem na do meio e o bombeio na talega é muito ligeiro, não chega para estragar o rendimento.
Troquei recentemente o selim por um sdg com carris em titanio mas não me habituei a ele e voltei ao Specialized BG2 sport.
A suspensão (reba sl) acompanha bem o amortecedor e trabalham bem em conjunto, lendo bem o terreno e de vez enquando la engole uma raiz ou uma pedra sem protestar.
Onde noto que a bike pode evoluir é ao nivel do peso e do pedaleiro. O race face ride nao tem rolamentos externos e o eixo começou a fazer barulho como se estivesse a gripar. Vou ver se o troco por um xt. Ao ivel do peso, o que contribui bastante para os 13,5 da bike é o cubo de tras + de 400 grs, o pedaleiro, travões deore hid., avanço e guiador.
É a primeira bike de suspensão total que tenho e estou muito satisfeito com ela. Pensei que poderia vir a perder rendimento nas subidas mas o sistema de suspensão monopivot com articulação e o amortecedor swinger contrariam esse efeito e o quilo extra dilui-se no conforto acrescido em raids e maratonas.
A transmissão funciona bem (Lx e Xt), sem nada a apontar excepto a dificuldade na regulação do desviador da frente por estar escondido por trás do braço oscilante.
A foto do quadro partido deixou-me um bocado apreensivo pois pensava que este era um daqueles quadros indestrutiveis dados os reforços no tubo de direcção e a peça maquinada e oca do pedaleiro. Gostava de conhecer a história daquele quadro.
 

cfmarques

New Member
eh! pá! quadro partido??
qto à minha "abelha" ja vai com cerca de 1400 km e continua inpec...
tive que lhe mudar agora o eixo pedaleiro pois o de origem gripou completamente, alias dois dias depois da maratona do vale do vouga ja não rodava sequer... uma vez que lhe tinha q mexer aproveitei para fazer uma revisão geral, de ponta a ponta, e prepara-la para o inverno.
depois de a desmontar toda.... inclusivamente a escora traseira, verifiquei que a lama mete-se em cada sitio....
um conselho a todos os que têm uma BeOne, convém desmontar a escora traseira pelo menos uma vez por ano e limpar e lubrificar todos aqueles rolamentos, pois os meus estavam completamente colados e muito perto de griparem....
para a próxima revisão fica prometida a substituição dos rolamentos.
Qto ao resto, é sempre a rolar.....

cumps
 

Gavião

New Member
Oi scarzpt, bela bike essa BeOne 8), se trocares os travões é na mesma para discos hidraulicos, não é? Reparei que trocaste logo a Manitou Black, não merece a tua confiança? Uma suspensão de 120/130 nessa bike ficava a matar. :lol:
Quero comprar um quadro de suspensão total :p e vi também no chainreaction um BeOne Nirvana que gostei 8), mas será que alguém sabe qual é o curso da suspensão traseira. É que não aparece nas características nem no site da marca, pelo menos não consegui ver :cry:.
 

Gavião

New Member
Perguntei se mantinhas os travões de discos hidraulicos porque há quem defenda que os V-Brakes são melhores (não me incluo nesse grupo), mas XT ou XTR, não deve haver melhor!
Obrigado pela dica do curso da Nirvana, estava com esperança que fosse um pouco mais (120mm). Tenho de ponderar melhor, até porque o CRC está com promoção de 56% do quadro (cerca de 450€) com oferta dos portes.
 
Top