Benfica Ciclável - FPCUB

PedroPadinha

New Member
"Benfica Ciclável" - Iniciativa da FPCUB

A Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores de Bicicleta assinou um protocolo com a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) para a implementação de um projecto denominado "Benfica Ciclável". O projecto pretende criar em Benfica um sistema de "bicicletas partilhadas" que sirva toda a população estudantil do bairro (mais de vinte mil pessoas).

O "benfica Ciclável" foi um dos 15 projectos vencedores, de entre 110, que concorreram ao Projecto Global do Fundo ONG - Componente Ambiental, lançado pela "eea-grants - Mecanismo Financeiro Norueguês", financiado pela Noruega, assim como pela Islândia e Liechtenstein, e do qual Portugal é beneficiário. O programa, que tem a APA como entidade intermediária e responsável pela distribuição dos fundos, disponibiliza cerca de 30 milhões de euros para apoiar projectos no âmbito da promoção do desenvolvimento sustentável através do uso e gestão eficientes dos recursos e da protecção do ambiente, incluindo o ambiente humano, através, entre outros, da redução da poluição e da promoção das energias renováveis. O projecto, que conta com o apoio de entiadades como a Refer, Metropolitano de Lisboa, Escola Superior de Comunicação Social, entre outros, prevê 12,5 quilómetros de trajectos cicláveis com pontos de tomada/largada/estacionamento de bicicletas.

in transportes em revista


A Câmara de Municipal de Lisboa assumiu, através do vereador José Sá Fernandes, em reuniao com a FPCUB no dia 6 de Fevereiro de 2009, apoiar em géneros, nomeadamente sinalização e marcação no pavimento, nos trajectos necessárias para a concretização do projecto.


b.150.150.16777215.0.stories.benfica_ciclavel.gif
 

viskonde

New Member
alguem tem mais informacoes sobre este projecto?

gostava de saber o que realmente vao fazer..
traçados das ciclovias/faixas, sitios onde vao colocar os parques de estacionamento e as bicicletas publicas, etc..
nao encontro informação de nada..

se isto foi a um concurso e ficou nos 15 melhores, nao devia haver um projecto em concreto?

ou ainda so ha "ideias" de ciclovias e bicicletas publicas, mas sem projecto concreto?
 

Diogo Santos

New Member
Eu cá também não sei nada. A única coisa que sei sobre Benfica, neste momento, é que a Estrada de Benfica e a avenida Gomes Pereira e a avenida do Colégio Militar já estão lisinhas, antes era buraco de 15 em 15 cm.
 

Miguel Serra

New Member
Boas a todos,

Trabalho em Benfica e já se vê alguns esboços de ciclovia,embora ainda falte acabar, mas já se pode ver ligações como a de monssanto até depois do Colombo, os homens têm andado a trabalhar no assunto, faltando o asfaltamento ainda nalguns sitios.
A parte disso, tenho a dizer que não irá resolver grande coisa pois torna-se mais facil a meu ver desviar-me dos carros na estrada do que do peões que preferem circular nas ciclovias, em vez de andarem nas calçadas á portuguesa que prendem os saltos das senhoras!!! Ainda vamos ser obrigados a por uma buzina de aperto á antiga... :p
 

NCcgm

New Member
Quanto mais as usarmos mais os peões percebem para que servem.

Eu ainda não digo nada, mas não me privo de passar rápido e rasante, e acreditem que ficam a pensar em quem está bem e quem está mal.
Ao contrário, quando ando por passeios - só o faço nos suficientemente largos - sou extremamente cauteloso e lento, nunca transmitindo insegurança ao peão.
 

anabananasplit

New Member
NCcgm said:
Quanto mais as usarmos mais os peões percebem para que servem.

Sem dúvida.

Eu ainda não digo nada, mas não me privo de passar rápido e rasante, e acreditem que ficam a pensar em quem está bem e quem está mal.

Esse comportamento (comum) é absolutamente imbecil. Lá porque outra pessoa comete um erro, neste caso, usa um espaço destinado a outras pessoas, quer dizer que tens o direito de a pôr em risco só porque podes?!

Ao contrário, quando ando por passeios - só o faço nos suficientemente largos - sou extremamente cauteloso e lento, nunca transmitindo insegurança ao peão.

Pela tua lógica esses peões deveriam poder pôr-te em risco a ti porque estás a usar os espaço deles em vez de usares o teu. Muito forte para brincar com a vida dos outros, mas demasiado fraco para andar na estrada...

Suponho que também aches bem que um automobilista te faça razias a alta velocidade num troço de estrada com uma ciclovia paralela ou que te abalroe num cruzamento não sinalizado se não parares para ele passar primeiro...

Enfim...
 

NCcgm

New Member
Ok, "Rápido e rasante" foi uma expressão exagerada. Não o faço de forma imbecil. Faço-o, mas de forma super segura, para mim e para o peão.
Acho que as ciclovias no meio de passeios, por vezes passeios não muito largos, não são uma boa solução.

Acredita que o meu comportamento não compromete os ciclistas urbanos, antes pelo contrário.

Pelo que vi em Benfica, há troços em que os passeios ficaram completamente estragados, pois deixaram meio-metro de calçada de um lado e um metro do outro. Mais valia encostar a parte da ciclovia ao limite do passeio e ter mais espaço útil para as pessoas.

Nos passeios, só ando nos largos, quando estritamente necessário (sentido contrários, estradas com trânsito muito rápido, etc) e sempre com distância e lentidão suficiente para NUNCA fazer com que o peão sinta insegurança. Paro sempre que necessário.
 

viskonde

New Member
cho que as ciclovias no meio de passeios, por vezes passeios não muito largos, não são uma boa solução.
eu detesto andar em ciclovias no meio dos passeios.
para ja somos obrigados a ir devagar por causa das pessoas, e pior que isso sempre que ha uma estrada transversal temos de a passar como se fossemos peoes em vez de como sendo veículos, o que é muito mais chato.

so os senhores que as mandam fazer é que nao percebem isso.. e pior ainda é quando a ciclovia acaba no meio do passeio e somos obrigados a entrar na estrada em passeios nao rebaixados e tal, que é sempre mais chato
no minimo deviam comecar e acabar sempre na estrada, e nunca a meio de um passeio (como em Entrecampos por exemplo)

e pior que isso sao as voltinhas que as vezes fazem nas ciclovias :twisted: ha uma no estadio do sporting que sobe para cima do metro, depois volta para tras, quando se formos por estrada fazemos metade do caminho e com menos subidas :roll:




OnTopic:
no proximo fim de semana vai haver nova "reuniao" sobre este projecto para mostrar o que estão a fazer e tal... como passo em benfica quase todos os disa devo ir ver.
 
Top