Avid Elixir Cr fuga óleo

mpedroso

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Precisei de encurtar a tubagem dos travões da frente e de trás de uns Avid Elixir CR Carbon. Comprei o kit da Avid de sangramento e toca de cortar e afinar o comprimento dos tubos. Cortei os tubos e introduzi novos miolos de união e adaptadores de compressão:


Tendo ficado assim.

Montei para a manete da frente e para a manete traseira. Acontece que a manete traseira de um dia para o outro fica molhada com óleo de travões onde está assinalado na foto:



Alguém tem alguma ideia de como resolver isto? Alguma dica?

Obrigado!

Abraço,
Marco Pedroso
 

mpedroso

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Raposinha,

Obrigado pela tua resposta! Mas já fiz o que disseste e continua a perder o tal 'fiozinho'...

Poderia ser erro meu de cravar os bicones, mas já fiz isto em mais que um travão... Não tenho mesmo mais nenhuma idkeia do que possa ser ou de como resolver
 

mpedroso

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Raposinha, basicamente:

Primeiro passo o 'vedante' (olive) para o tubo, de seguida seguro o tubo e martelo a cabeça do bicone (nem muito meigo, nem muito bruto de modo a não estragar a cabeça) até que este esteja em perfeito contacto com o tubo a toda a volta, depois é puxar o vedante que fica justo e é o próprio aperto que crava tudo.

Basicamente sigo o manual da Avid step-by-step...
 
Boas, verifica se a distancia do bicone á ponta do tubo não é muito curta, penso que deverá ser de +- 5 mm,

Cumprimentos
Nuno Cavalheiro
 

Raposinha

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Raposinha, basicamente:

Primeiro passo o 'vedante' (olive) para o tubo, de seguida seguro o tubo e martelo a cabeça do bicone (nem muito meigo, nem muito bruto de modo a não estragar a cabeça) até que este esteja em perfeito contacto com o tubo a toda a volta, depois é puxar o vedante que fica justo e é o próprio aperto que crava tudo.

Basicamente sigo o manual da Avid step-by-step...

Ok, estás a fazer tudo como mandam as regras.

Será algum detrito ou risco na sede onde encosta a olive?

Sempre que cravas o tubo usas uma porca nova?
 

mpedroso

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Ora bem...

Hoje fui dar uma volta (15km's) para meter o sistema à carga...Fiz uma descida de mão no travão para ver se aquecia e se acusava algum ar mas nada... É uma perda misteriosa...

@ ncavalheiro: Quanto ao afastamento está a respeitar o indicado no manual da Avid

@coke: é directo, ou seja, tubo com o bicone e com o 'vedante' e a porca que comprime e teoricamente faz com que o 'vedante' se esmague e vede.

@raposinha: Lembrei-me disso mesmo mas não vi qualquer risco... A tal porca (a peça a escuro por cima da seta na foto e que aperta o bicone) é a mesma de origem

O que acho estranho é se está a sair liquido não deveria entrar algum ar depois de colocado o sistema à carga? :confused:

Obrigado a todos pelas vossas respostas!
 
Olá,

E que força de aperto lhe deste?
Se apertaste à mão não é suficiente, tens de usar a chave própria que vem no tal kit de sangramento junto com uma chave dinamómetro e apertar isso a 80 Libras.

Ou isso (o mais certo) ou o corte que fizeste não está 100% direito... tem de ser mesmo perfeito, tipo corte a laser!

Espero ter ajudado,

VT
 

mpedroso

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Rock Shox Portugal,

Tentando responder às questões levantadas:

Dei-lhe 8N.m (o manual recomenda 7.8Nm ou seja 70in-lb) de aperto, sempre de chave dinamométrica na mão para evitar ou partir parafusos ou nem sequer os apertar. Assim vou-lhe dar mais 1Nm para que seja equivalente às tais 80libras.

Quanto ao corte, vê-se mal mas:


Foi feito com uma 'tesoura' com uma lâmina extremamente afiada utilizada para fazer cortes em tubagens PEX (ou PEAD não tenho a certeza)

Hoje vou deixar durante a noite a manete puxada, por forma a meter à carga a ver se a pressão de óleo faz com que saia mais óleo ou se ajuda a acamar...

Obrigado pelas opiniões!

Abraço,
Marco
 

mpedroso

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Olá!

O problema conforme apareceu... desapareceu... Já fiz cerca de 200km's e ainda não apareceu ar dentro do sistema... Penso que o uso fez com que tudo o resto tivesse acamado e ficou a vedar... A ver vamos...

Olha a bela da tesoura:

;)
 

JMCM

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Olá!

Eu vou ter que encurtar os meus cabos e esta dica da tesoura do PEX é 5 estrelas! Espero ter mais sorte!

Já agora quanto custou essa tesoura?

Obrigado!
 

mpedroso

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Oi!

Sei que há umas tesouras destas baratas, agora aquela que usei estava nas ferramentas do meu pai e quando a vi pedi-lha emprestada. O bom da tesoura, para além do corte limpo, é ter área para que o tubo assente e fique mesmo perpendicular à lâmina.

Quanto aos travões, passado este tempo todo e fazendo o teste do 'cavalinho' continuam sem ar... Devia ser algum óleo que ficou por fora e depois foi saindo com o tempo.

Abraço ;)
 
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