Avid Elixir CR Carbon

Pelo que percebi retira-se aquele espigãozinho e vira-se ao contrário certo? Isto dará para fazer com o travão montado? Ou seja sem ter que se retirar o cabo e sangrar?
 

tinric

Super Moderador
Sim, exacto! Não é preciso sangrar.

Com o travão montado, desapertando os parafusos pela ordem mostrada não se passa nada.

Facilita claro, desmontar a manete do guiador para mais facilmente aceder ao parafuso de dentro e para montar e desmontar as peças.

Depois, ao montar... a mola é que às vezes dá um bocadinho mais trabalho, mas enfiando uma parte do parafuso interior, e meter a mola para que não salte, é coisa para se fazer em 2 ou 3 minutos.

No outro dia substitui umas originais de aluminio por umas de carbono e aproveitei para retirar a folga (mas a outra do trancar a manete para a frente) e foi semelhante, mas apertando um pouco o "tubo" exterior a este que mostra no video de montar ao contrario ao que está.

Ou seja, nestes travões (e todos ou quase todos os avid) quando empurramos a manete para a frente, sente-se um "click" leve e ela fica "presa" para não travarmos acidentalmente sem roda ou assim...

Nuns travões que tenho não fazia esse click ou atrito e ao largar a manete por vezes ia para essa posição "sozinha" afastando muito do punho..

Ficou resolvido e perfeito com o processo mostrado, juntamente com um pequeno aperto de alicate nesse tubinho onde trabalha este veio com as duas bolas.
 
Last edited:
Um "Kit" "pushrods" desses custa quase 20€ (cada!!!). Um valor estupidamente alto para a peça que é, que há-de ter um custo de fabrico de 5centimos!
 
Pois é, é um preço alto para o que é.. Por isso é que nunca mudei apesar de até precisar. No entanto se esta técnica der, sempre aguenta mais um tempinho.
É que a minha manete de trás tem uma folgazorra! Não é que prejudique muito a travar mas não tem a mesma precisão de travagem do que quando está sem folga significativa.
 
Tenho uns Elixir 5, uns CR e uns R... os 5 são os unicos que não tem este problema.
Os R com a troca e um jeito na manete ficaram quase impec.
 

tul

New Member
Tenho uns Elixir 5, uns CR e uns R... os 5 são os unicos que não tem este problema.
Os R com a troca e um jeito na manete ficaram quase impec.

por acaso ao ver este video, pensei nos travões da bike da mulher que tens os elixir 5, e até pensei que eles sofressem dessa maleita, mas estão impecaveis, mesmo com os anos que já têm.
 
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