Avaria Travão XT - Traseiro (embôlo não recolhe!!!)

camacala

New Member
Olá a todos,

Tenho um problema no travão hidrálico XT traseiro da minha bike...gostava de pedir aos mais entendidos nestas coisas de mecãnica que me possam elucidar a resolver o problema, como assíduo do Forúm e tendo já aprendido muitas coisas que desconhecia chegou o momento de recorrer aos " professores " :D

Então é o seguinte ( abaixo deixo algumas fotos para mais fácil compreensão...)

Após a montagem do travão em finais de Agosto comecei a notar que um dos embôlos tinha dificuldade a recolher à posição inicial após a travagem...consequentemente o disco de travão começou a roçar cada vez mais na pastilha, originando uma prisão na roda.

Este travão foi adquirido num site de vendas online (Fizzbikes), antes de reclamar gostava de saber e perguntar aqui aos mais entendidos se este problema é de fácil resolução ou se me aconselham a reclamar e exigir uma bomba de travão nova.

Obrigado a todos e desculpem o testamento :lol:


Agora as FOTOS

Pic_11254_13.jpg


http://[[url]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11254_14.jpg[/url]
/img]

[img]http://www.megagaleria.com/pictures/Pic_11254_15.jpg

Pic_11254_16.jpg


Cumprimentos

Carlos Lameira
 
Boas
Vou tentar ajudar-te da melhor maneira
1º Tiras as pastilhas para poderes ficar com os embolos a vista
depois, com a bike na vertical, desapertas o parafuso da manete e voltas
a apertar de modo que o deposito do oleo fique mesmo na horizontal.
2º Agora pôes um pano a volta da manete para não sujares nada de oleo
e desapertas os 2 parafusos pequenos da tampa do reservatorio do oleo,
de seguida tiras a tampa e a borracha que esta por baixo da tampa de maneira a
ficares com o oleo dentro do deposito a vista.
3º Com uma chave de fendas media a fazer de alavanca, tenta agora empurrar o embolo
para o sitio dele (ele agora ja deve ir ao sitio).
4º Volta a montar a tampa do deposito, coloca as pastilhas no sitio e... ja esta!

vou tentar por aqui fotos ou um esquema para exemplificar melhor
espero ter ajudado
Cumps
 
Boas
Não tenho fotos mas ve la este folheto retirado do site da shimano
que pode ajudar a esclarecer alguma coisa.
Le a parte que diz manutenção, como trocar as pastilhas
 

andrextr

Active Member
Isso já me aconteceu à dias, e ao tentar inventar, fiz m****.

Mas agora já sei como é, tiras o disco, e pastilhas, e metes um pouco de WD-40 em spray na parte lateral do embolo (que entra dentro da pinça). Empurras o embulo com uma chave de fendas, e despois travas um pouco para os embolos avançarem para o meio de modo a permitir meter mais WD40...e vais repetindo esta operação, até os embolos estarem lubrificados de igual modo. Eu fiz isso e notei que o tacto do travão ficou mais suave, e não prendia tanto. Ficou como novo!

(MAS ATENÇÃO!!! Isto é muito importante!! Não apertes as manetes mais que uma vez sem o disco montado, senão os embolos avançam muito para a frente e saiem fora da pinça e podem cair!! e depois entra ar no sistema e tens que sangrar os discos e é muito chato!! (foi o que me aconteceu)... Aperta so a manete para os embolos avançarem um pouco de modo a lubrificares a lateral do embolo...nao deixes eles avançarem muito senão tchau!!)

Não precisas de abrir o deposito do oleo na manete. É mesmo só meter WD40, empurrar os embulos com a chave de fendas, apertar uma vez o travao, meter WD40, empurrar os embulos, e vais repetindo 3 ou 4 vezes, até estarem lubrificados :wink:
 

leobxb

New Member
andrextr said:
(MAS ATENÇÃO!!! Isto é muito importante!! Não apertes as manetes mais que uma vez sem o disco montado, senão os embolos avançam muito para a frente e caíem!! e depois entra ar no sistema e tens que sangrar os discos e é muito chato!! (foi o que me aconteceu)... Aperta so a manete para os embolos avançarem um pouco de modo a lubrificares a lateral do embolo...nao deixes eles avançarem muito senão tchau!!)


o que acontece a muita gente... a mim entrou ar sem os embolos terem caido
 

andrextr

Active Member
leobxb said:
o que acontece a muita gente... a mim entrou ar sem os embolos terem caido

Pois!...Isso é muito chato..

Carlos (camacala), estás a ver o embulo mais saído que tens na foto? Então não deixes os embolos avançarem mais do que essa distancia que não tens problema... Metes WD40 no embolo que está saido, e depois empurras o gajo para dentro e apertas a manete para o outro embolo preso sair, e lubrificas o gajo também... Fica como novo, 5 estrelas!

Depois empurras ambos os embolos para trás, limpas a area, montas as pastilhas e metes a roda. Evita contaminar discos/pastilhas com WD40... Força e não deixes cair os pistons :mrgreen: :wink:

PS: eu tambem tive esse problema, os meus sao os hidraulicos LX.
 

camacala

New Member
Boas novamente,

Companheiros, li tudo atentamente...vamos ver como me vou sair.

Depois coloco o resultado, ok?

Obrigado pelas dicas

Um Abraço

Carlos Lameira
 

leobxb

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para não cairem os embolos pode-se fazer uma coisa simples:
encaixar algo lá no meio entre os dois embolos que seja mais fino que o próprio disco, para que haja uma folga para manusear
 

Bravellir

New Member
leobxb said:
para não cairem os embolos pode-se fazer uma coisa simples:
encaixar algo lá no meio entre os dois embolos que seja mais fino que o próprio disco, para que haja uma folga para manusear

NÃO. Não te esqueças que se está a trabalhar sem calços de travões. Se o que meteres no meio dos êmbolos for mais fino que o disco, quase de certeza que os êmbolos vão saltar fora.
 

mindo

New Member
Boas, peço desculpa por reactivar este tópico que já é do ano passado, mas também me aconteceu o mesmo

Um dos embolos não avança e quando avança não recolhe do meu XT, queria perguntar se o WD40 não é prejudicial para os retentores/borrachas que circundam o embolo ??

Tenho receio de usar, apesar de o usar já em muito sítio...
 

mindo

New Member
Pois, se calhar é mais seguro fazer assim, nas embalagens deste tipo de óleos não aparece contra-indicações (querem é vender).

Tive a ler o folheto de instalação de travões da shimano e recomendam:

Ajustes para quando os pistões não estão funcionando corretamente
O mecanismo do estribo inclui dois pistões. Se estes pistões não estiverem funcionando adequadamente, ou se estiverem saídos desigualmente, ou se as almofadas do freio ficarem em contato com o rotor, ajuste os pistões da seguinte maneira.
1. Remova a roda e as almofadas do freio. Limpe os pistões e a área circundante, ajuste a alavanca do freio de modo a que esta fique paralela ao solo e retire a tampa do tanque reservatório.
2. Empurre os pistões para os seus lugares reto, sem os dobrar. Note que ao fazer isto algum óleo poderá transbordar do tanque reservatório.
3. Instale as almofadas do freio e os espaçadores das almofadas F(vermelho).
4. Empurre a alavanca de frenagem até onde esta puder ir e em seguida acione-a várias vezes mais, de maneira a que os dois pistões se desloquem para as suas posições iniciais.
5. Remova os espaçadores de almofada, instale a roda e verifique se não há nenhuma interferência entre o rotor e o compasso. Se eles estiverem encostando-se, ajuste-os consultando a "Instalação do compasso".
6. Depois de verificar o nível de óleo, volte a colocar a tampa do tanque reservatório.
7. Volte a ajustar a alavanca do freio para a sua posição original.
 

mindo

New Member
Bem, fiz como diziam no forum e pareceu-me a forma mais prática e rápida, retirei a roda e as pastilhas, com cuidado fui presionando a manete até colocar os embolos quase de fora, limpei-os com o desengurdurante shimano (na embalagem diz que não danifica borrachas e retentores), voltei a colocar as pastilhas, e o mesmo problema.
Um dos embolos não recolhe e o outro não avança, então passei às instruções do manual, conforme está em baixo, e não é que ficou impecável.
Os homens tem razão quando escrevem estas coisas, nós é que queremos sempre inventar :mrgreen:

O problema residia nos embolos que não tinham o óleo bem distribuido ou com algumas bolhas de ar.

Quem tiver problemas deste género, já sabe, ler os guias de manutenção da marca, lá está tudo.

Fiquem bem.
 

L.Ramos

Super Moderador
:twisted:

Quando sinto que os embolos não estão a funcionar a 100%... retiro as pastilha e coloco um pouco de óleo c/ teflon em spray, limpo e fica tudo impecável.

Enquanto coloco o spray vou travando e com uma chave de fendas grande faço pressão nos embolos (se abrirem de mais por e simplesmente caiem... deixando verte o óleo todo :mrgreen:) para que entrem e saiam do corpo da pinça do travão. Depois afasto os embolos ao máximo, limpo, coloco as pastilhas, as rodas e no final é que dou umas "bombadas" com a manete para ficar com a pressão no máximo e com as pastilhas alinhadas com o disco!

Esta é a minha forma...
 
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