Avaria esticador traseiro

korreya

New Member
Boas a todos...trago há já algum tempo um problema no meu desviador traseiro que não há meios de o conseguir resolver,já não é o de origem,tem cerca de 1 ano e é um SLX.
O problema é o seguinte...só acontece quando ponho a avózinha para uma subida agreste e exerço um pouco de força na pedalada...a ponta do desviador é puxada para a frente e trava-me o movimento obrigando-me a apear!...não percebo como é puxado para a frente até porque a corrente faz o movimento contrário.
Já tentei de tudo,já desmontei e limpei muito bem...não resolveu...já substituí as roldanas...não resolveu...já experimentei várias posições de tensão no parafuso para esse efeito...não resolveu...e já não sei o que fazer mais...é super chato pois tenho que pôr no prato do meio e na maior atrás o que não me permite descansar nas subidas de maior inclinação.
Na última volta que dei um camarada disse que podia ser a corrente...será?
Já aconteceu isto com alguém?O desviador tem 1 ano mas só ando aos fins de semana e quando posso...não me parece que seja desgaste.
Se alguém me poder ajudar desde já fico agradecido.
 

commendatore

New Member
Uma hipótese muito remota... mas já viste se tens algum dente da pedaleira partido e preso no interior de algum elo da corrente?
Ainda anteontem vi uma corrente assim ao fazer uma montagem de um quadro para outro da bicicleta de um amigo.

Outra menos remota... não será a mola do desviador?
 

korreya

New Member
Obrigado Commendatore pela ajuda,amanhã já verifico a corrente e pedaleira,quanto á mola não sei...vou comparar a força da mola com o do meu cunhado,já que a dele é igual á minha e também já substituiu o esticador por um igual ao meu.Não queria estar a comprar outro esticador,não sei o tempo de vida deste tipo de material...mas acho 1 ano pouco tempo para quem só anda ao fds.Obrigado mais uma vez.
 

commendatore

New Member
Sim, realmente um ano é mesmo muito pouco... o meu desviador tem 7 anos... provavelmente só 1 de uso realmente intensivo, mas é um Sram.

Há aqui muita malta com esse modelo que tens. Espera por amanhã que a esta hora esta malta saudável do pedal já dorme ;)
 

zykon

Super Moderador
Não será a corrente que se "embrulha" no prato pedaleiro?

Pesquisa aqui no forum por chainsuck. é desgaste nos pratos da pedaleira.
E toma atenção, que se for isto, começa a estragar o quadro na zona onde a corrente bate.
 
korreya pela descrição do problema, tens de ver se a avozinha na base dos dentes, não tem umas pequenas cavidades que provocam a prisão e consecutivamente o chainsuck referido pelo zykon, se se verificar o descrito por mim, tens duas maneiras para solucionar o problema a primeira é trocar a avozinha, a outra será retirá-la e limpar qualquer resido de lubrificante, e em seguida com uma lima, desgastar os dentes de forma a disfarçar a tal cavidade, para que a corrente desencaixe de uma forma mais livre. Com o inverno a corrente agarra algumas impurezas que ajudam a que tudo isto aconteça, de forma mais recorrente.
 

korreya

New Member
Desde já muito obrigado a todos pelos vossos conselhos...hontem após tirar a roda traseira dei conta que a K7 tinha uma grande folga,abanava mesmo...como não tenho ferramentas nem sei mexer :eek:...levei a roda onde comprei a bike...á 1 ano tive que mudar o cubo porque o cepo foi á vida e não havia cepos para substituição para as rodas com que a specialized equipava as bicicletas...depois de desmontar disseram-me que o casquilho do cubo já era...entretanto hoje passei ao fim do dia e já tinha o casquilho novo...no entanto aconselharam-me a substituir a K7 e a corrente...não sei precisar mas a k7 e a corrente não têm assim tanto tempo...já que também tinha mudado as 2 coisas...vou deixar a mesma K7 e corrente (esta já tem algum desgaste mas não é nada de mais)...e no próximo f.d.s. vou ver como se comporta.
De resto está td +/- :D o dropout está direito e a bicha é de origem e faz boa curva,a corrente não tem elos presos,o prato pequeno realmente é que apresenta um bom desgaste mas tem os dentes todos e vou seguir o conselho do camarada Perdigueiro e tentar dar um jeito naquilo...eu até mudava o prato mas não sei se valerá a pena fazê-lo já,se tiver que mudar a K7 e corrente nessa altura mudo também o prato pequeno,o prato do meio já é outro.
O tamanho da corrente penso que está bem...a última vez que a troquei medi pela antiga e logo de seguida tive que trocar a K7...por isso o conjunto é relativamente recente...a ver vamos...sábado tenho 90kms no NGPS na Lousã mas antes quero ver se vou fazer um test drive...depois vos digo se o problema se mantém...obrigado a todos.
 

korreya

New Member
Commendatore...fui ver os rescaldos das minhas voltas,sei que troquei corrente e K7 depois da maratona de Tábua,por isso pelas contas de lá para cá fiz sensivelmente 1300 kms.
Qual a kilometragem aconselhada para trocar K7 e corrente?
 

korreya

New Member
Boas pessoal,para todos os que me responderam,só queria dizer que fiquei com o problema resolvido...fiz este fds pouco mais de 70 kms (com uso e abuso da avózinha :D) sem nunca acontecer nada.
Foi boa opção não ter trocado já a K7 e o prato pequeno.
Obrigado a todos
 
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