Avanço não segura a direção, erro na montagem?

Boas

Tenho uma berg com caixa de direção Neco Semi-Integrada 1'-1/8' e volante oversize e comprei este avanço:
305_ansrv1_wht_0.jpg


Acontece que ao apertar o avanço e de apertar a tampa da caixa de direção a roda continua solta por mais que aperte nos 2 parafusos traseiros do avanço.

O meu esquema de montagem foi:
1 - Desmontar avanço antigo
2 - Apertar avanço ao volante (4 parafusos)
3 - Acertar e apertar os 2 parafusos traseiros ao tubo da suspenção
4 - Apertar a tampa da caixa

Tive a verificar as medidas e supostamente tinha que dar certinho, o que pode estar aqui a acontecer?

Obrigado
 

Jepas

Super Moderador
3 - Acertar e apertar os 2 parafusos traseiros ao tubo da suspenção
4 - Apertar a tampa da caixa

ERRADO!

Primeiro aperta-se o parafuso da tampa (para eliminar a folga)
Só depois é que se fixa o avanço com os 2 parafusos traseiros.

De certeza que o avanço novo não é mais baixo do que o anterior e isso impede a correcta pré-carga dos rolamentos da caixa? Os "2" parafusos que ficam atrás da coluna impedem que o avanço deslize sobre a coluna, mas é o parafuso do topo o único responsável pelo ajuste da folga da caixa.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro jOrGe.mRNh

Até posso estar a fazer mal, mas, desde sempre que coloco massa consistente tanto no avanço/tubo da suspensão como no avanço/guiador e no espigão/quadro.

Nunca senti que o espigão cedesse nem o avanço.

Um abraço

ny12xx
 

Joseelias

Well-Known Member
Companheiro jOrGe.mRNh

Até posso estar a fazer mal, mas, desde sempre que coloco massa consistente tanto no avanço/tubo da suspensão como no avanço/guiador e no espigão/quadro.

Nunca senti que o espigão cedesse nem o avanço.

Um abraço

ny12xx

Não vejo necessidade de colocar massa neste componentes (e também entre o guiador e o avanço, e os extensores e o guiador) pelo simples facto que sendo por norma de alumínio não há o risco de oxidarem e de as peças se colarem. Dado que são peças fixas e que não necessitam de movimento, aliás muito pelo contrário, não me parece aconselhável colocar lá massa.

Isto é acho, que não ganhas nada com isso a não ser gastar massa, sujares-te quando lhes mexes e ser um local onde se colam sujidades se a massa começar a verter um pouco.
 

FMCurto

Active Member
Tb sou dos que coloca, pelo menos por baixo do avanço e na tampa, mais para tentar restringir a entrada de agua para os rolamentos da caixa de direção.
 
É um sitio onde não queres movimento, a não ser que tenham uma coluna de aço já a oxidar (como já tive) não estou a ver razão alguma para colocar massa lubrificante. Aliás, até há quem chegue pasta de fricção que é o oposto basicamente.
Quanto ao problema de entrar água, a maioria das caixas tem um o-ring na parte de cima por isso acho que o problema não está aí, até porque a parte de baixo costuma sempre ser a massacrada pois essa sim leva com água por baixo e terras. Se forem umas boas caixas, a parte de cima nem sequer se precisam de chatear.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros Joseelias e jOrGe.mRNh

Vocês esquecem-se que existem gajos que não têm bikes todas xpto.

A minha bike tem a coluna de direcção em aço (aquele levíssimo material resistente à corrosão.

A massa no espigão vai evitar que entre água pelo seat tube.

A massa no avanço/guiador é para completar o ramalhete.

Agora a sério; nunca senti o espigão a descair; o avanço a descentrar-se ou o guiador a escorregar.

Cada maluco; sua panca...

Um abraço

ny12xx
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Ao ver a embalagem do Liquid torque lembrei-me de outra coisa:

lQN06od.jpg


A primeira vez que coloquei massa no espigão foi porque estava com um "ruído" enquanto pedalava.

Disseram-me que a origem poderia ser o espigão, e que, a colocação de massa poderia resolver o assunto. Resolveu.

Um abraço

ny12xx
 

Joseelias

Well-Known Member
Companheiros Joseelias e jOrGe.mRNh

Vocês esquecem-se que existem gajos que não têm bikes todas xpto.

ny12xx

Epá este comentário fez-me rir. Obrigado pelo elogio mas não acho que a minha bike sejam tão xpto assim. Uma bike de aço dos anos 90 que nem aceita travões de disco não é exactamente o sonho da maior parte da malta... :D

Mas entendo o que queres dizer. No meu caso a coluna da suspensão é de facto de alumínio, o que junto com o avanço de alumínio dispensa a massa. Mas quando usava forquetas de Cromoly (ainda de rosca) é verdade que besuntava um pouco toda a coluna por fora para evitar a oxidação devido à humidade. Mas não punha por dentro porque aqueles avanços que se fixavam por cunha interior eram um susto quando comparados com o sistema a-head actual. Sem pôr nada já se corria a risco de a roda torcer, quanto mais se se pusesse na zona da cunha.


A massa no espigão vai evitar que entre água pelo seat tube.

(...)

A primeira vez que coloquei massa no espigão foi porque estava com um "ruído" enquanto pedalava.

Disseram-me que a origem poderia ser o espigão, e que, a colocação de massa poderia resolver o assunto. Resolveu.

ny12xx

Ora aqui está uma coisa que tenho que fazer pois o ponto fraco dos quadros de aço é a zona interior do tubo do selim junto à caixa do eixo pedaleiro. Se a água entrar pelo tubo do espigão acumula-se lá em baixo e vai dando cabo do material.

Há algum tempo para cá que tenho realmente um ruído irritante quando ando. Tem-me parecido que é a sola do sapato direito a roçar no metal do pedal de encaixe por algum ligeiro desacerto na montagem. Mas talvez seja daqui... Vou juntar o útil ao agradável e colocar massa na zona do espigão para proteger o quadro e ver ao mesmo tempo se o ruído passa. Espero é que o espigão no comece a descer. Obrigado pela ideia.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiro

Pela minha experiência, muitos dos ruídos que pensamos serem provenientes do BB/pedaleiro/pratos/pedais, têm origem no espigão.

Posso também dizer-te que utilizo massa também na cabeça do espigão:

BEAILaE.jpg


Já vi que não posso competir contigo a nível de "antiguidade" de material, mas, também sou um jurássico dos v-brakes...

Um abraço

ny12xx
 

Joseelias

Well-Known Member
@ ny12xx

Pá, já me estás a dar muito trabalho! :D

Também me lembrei de ver nessa zona até porque o espigão não está a segurar o selim como deve de ser e este desliza para trás para lá das marcas de segurança e assim verificava isso. Se há coisa que me tira do sério são os pequenos ruídos na bicicleta.

Quanto à antiguidade já colecciono dois slogans: "Steel is Real" e "26 is not Dead"

Se souberes de algum sobre os V-Brakes avisa. Um dia ainda os tatuo no peito! Ou não... :D
 
ny12xx, referi isso das colunas de aço no comentário anterior, não sei se reparaste.

Por tu não teres problemas não significa que outros não terão. Numa industria tão vasta como esta e com gamas de precisões, acabamentos, até mesmo controlos de qualidade diferentes, podes não ter problemas como também podes ter ali uma folga maior do que o normal e teres que compensar com pasta anti-fricção. Já tive várias bicicletas e nunca tive problemas do género e mal comprei a minha última bike, foi o primeiro problema que tive, tudo com peças stock, e mesmo com pasta motorex não resolveu.

Quando metem massa nesses sítios, aumentam drasticamente a força de aperto necessário para as peças ficarem no sitio, o que na maioria das vezes em vez de resultar em colunas com uma ligeira oxidação, resulta em próteses dentárias ou pior (em casos extremos obviamente). Para não falar que muitas vezes esses deslizamentos provocam danos estéticos e muitas vezes em materiais mais sensíveis (fibra de carbono), danos estruturais.

Joseelias, quanto a esse problema, resolves bem, tenta reparar se faz o barulho quando estás de pé a pedalar em força ou se só faz sentado. Se não fizer de pé, o espigão (tal como o ny12xx referiu) e o selim (entre os carris e a estrutura, podes chegar um bocadinho de óleo em spray, é normal em alguns selins ou com o desgaste). Se só fizer o barulho de pé, pode ser dos pedais ou do movimento pedaleiro, isto se não tiveres full suspension, pois ai também poderiam ser dos pivots de rotação do quadro. Pedes uns pedais emprestados para testar e logo vês, se o barulho saiu, é dos pedais, senão é do eixo. De qualquer das formas aproveitar e fazes manutenção aos dois, limpar e lubrificar muitas vezes resolve.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ jOrGe.mRNh

Já coloquei massa na parte de baixo do espigão para, mais que não seja, criar uma barreira e proteger o quadro da água. E também na pinça semi-circular que aperta o selim na zona em que contacta em baixo com o espigão. A ver se resolve. Talvez vá adnar hoje e logo se vê.

Para falar verdade não me recordo se pedalando em pé se ouve o ruído... Mas como tenho andado muito raramente em pé porque tenho que tentar manter as pulsações o mais baixo possíveis acabo por não me levantar já há algum tempo.
 

Jocas22

Active Member
eu ponho massa consistente na caixa de direcção, não é um quilo, mas ponho. Ponho em todo o lado em que estão rolamentos.

Ponho massa de carbono no espigão (tanto dentro do tubo como na ligação aos carris) e na ligação guiador/avanço. Basta uma pequeníssima porção. Ponho agora que é carbono como punha antes que era aluminio. Evita ruidos e ter de dar apertos em excesso.
 

ny12xx

Super Moderador
Companheiros

A minha bike não é "sensível" a excesso de apertos.

É toda à base de alumínio e aço. Em bikes mais light, obviamente que os cuidados nos apertos têm de ser outros.

Um abraço

ny12xx
 
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