AtenÇÃo ao material contrafeito!

Baba

Member
Desculpem lá qualquer coisinha, mas isto assim dito até parece que o material de marca não se estraga, não se parte.... quantos casos é que se conhecem de marcas conceituadas que quando o material falhou fugiram com o rabo à seringa e não assumiram a garantia?
Pessoalmente não uso material contrafeito, mas uso material de marcas mais baratas, tipo rcz, uno, hylix, etc. E sei que estão tão sujeitas a partir quanto as marcas de topo. Ou devem pensar que o material de marca não é feito nos mesmos sitios que o material contrafeito. (ok, vamos assumir que os controles de qualidade podem ser diferentes).
Acho que não vale a pena ser tão extremista e dizer que vai partir só porque é uma contrafação, senão os mtzoom, mkfc, tune, etc nunca partiam, e o que por aí não falta são exemplos de material deste que também cedeu.

Abraços
 

Joseelias

Well-Known Member
Baba,

É claro que os equipamentos de marca também se partem, e que essas marcas também fogem por vezes com o rabo à seringa.

Mas as probabilidades de isso acontecer são muitíssimo menores, porque:

1º - Têm departamentos de investigação e desenvolvimento onde projectam e testam os designs e os materiais usados

2º - Mesmo que a produção seja encomendada externamente, esta tem que cumprir os controlos de qualidade exigidos pela marca, e se houver falhas inaceitáveis a marca pode processar quem está a produzir os bens

3º - E têm uma imagem de marca a proteger, não se podendo dar ao luxo de ter grandes falhanços ou ou mau apoio ao cliente pois a concorrência é vasta e feroz.

Mesmo as marcas baratas que dizes usar, que eu também usei e com as quais fiz mais do que muita gente com bikes de milhares de euros aqui, cumprem estes requisitos.

E se não têm capacidade para investigar e desenvolver materiais de carbono (por exemplo) por elas próprias, ao comercializar produtos feitos por outras empresas de certeza que têm o cuidado de verificar se cumprem determinados padrões de qualidade. É que é muito fácil verificar onde essas empresas baratas se localizam e avançar com um processo e até usar as redes sociais para destruir a sua imagem... E por serem baratas não deixam de ser identificáveis e o sustento do dono e dos trabalhadores.

Também por alguma razão os materiais dessas marcas são mais pesados. Muitas vezes não é pelo material que é igual ao das marcas de topo, mas porque não fazem tantos estudos a ver onde o material parte se for reduzido à espessura de uma folha de papel, evitam essas espessuras e vão pelo seguro deixando mais material.

Falas igualmente que os produtos contrafeitos são feitos nas mesma fábricas que fazem os de marca. E como sabes tu isso? Por acaso sabes que fábrica produz os guiadores de topo da Ritchey? De certeza que 99.99% das pessoas aqui desconhecem-no. Há pouco tempo até li que é a Kalloy, a da marca UNO, que os faz,pelo menos os de alumínio, mas não tenho provas nenhumas.

Mas isso não significa absolutamente nada. Tu próprio já falas na questão do controlo de qualidade. Se a Ritchey exige à fábrica que produz os guiadores de carbono, vamos imaginar, que teste um a cada 500 o que te garante que na contrafacção/réplica/falsificação essa mesma fábrica não vai só verificar um em cada 2000 se o fizer de todo? Ao fim ao cabo eles não têm imagem para proteger! O nome do vendedor até pode ser uma pessoa ou um loja que desaparece num piscar de olhos! E quero-te ver a tentar processar alguém na China... Distantes, corruptos e nacionalistas como são achas que um Tuga tem alguma hipótese?

Mais:

- Sabes lá se para lá da manta de carbono exterior, a interior não é de qualidade inferior ao da marca de renome para quem eles produzem?
- Se a resina usada não está diluída ou em menor quantidade porque teriam que abrir outro bidon para aquele lote e não estão para isso?
- Se o original for produzido no vácuo e a falsificação só usar esse mecanismo rapidamente para evitar bolhas na superficie do carbono para parecer bem e poupar electricidade, mas no interior tiver essas bolhas e o carbono não entranhou a resina entre as fibras?

Eu continuo a dizer que este material é de evitar. Vi um quadro de carbono igualzinho ao de uma marca relativamente conhecida, mas sem marcas e pintura à venda. Nesse caso, dada a especificidade da peça posso acreditar que seja o mesmo fabricante e que a marca apenas encomenda lotes daquele quadro com as cores e decalques da marca. Até posso acreditar que pode não haver diferença tirando a pintura e a marca. Mas quem me garante isso? E que responsabilizo por perder 500usd e uma estadia no hospital?

Mais uma vez, tudo isto pode acontecer com marcas de renome, mas continuo a achar que as possibilidades são muitíssimo menores e as possibilidades de seres recompensado/estares protegido são infinitamente maiores.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Dou um exemplo bastante relevante do que tenho escrito:

Ainda ontem li neste forum um representante da Rock Shox a puxar pelos "galões" como ele disse, para "forçar" um colega nosso a mandar umas fotos de uns riscos que lhe surgiram nas pernas da suspensão, pois isso pode ser sinal de uma potencial falha grave no funcionamento da suspensão e que até pode perder a garantia por isso.


Acham que um desses vendedores chineses (ou de outro país) faz esse aviso a quem lhes comprou esse material? Acham que fazem uma recolha e substituição a nível mundial de produtos que saíram com defeito e apenas detectado posteriormente substituindo-o ou reparando-o gratuitamente?

Sei que a Rock Shox fê-lo no inicio dos anos 2000 por causa de um problema com uns lotes de Jetts, e que mesmo o ano passado, quase 10 depois, a Sram ainda continuava a aceitar o retorno de suspensões desses lotes que eram substituídas por suspensões modernas equivalentes à mesma gama (não me lembro quais) pois já não faziam a reparação necessária nesse modelo.

É por isso que muitos produtos de marca são mais caros. E quando falamos de guiadores e avanços não há duvidas quanto arriscar ou não. É não! Escrevi para não haver dúvidas... :)

Mesmo marcas como a Uno, Decathlon ou Berg não duvido que iriam fazer a recolha e substituição desses materiais.

Por fim, não consigo imaginar cada vez que pegasse na bicicleta ficar com dúvidas sobre o material que lá tinha... Só o stress... Afinal fazemos isto para nos divertirmos e descontrair! Não?!
 

Baba

Member
Joseelias

Concordo com praticamente tudo o que indicas, e infelizmente não tenho conhecimentos sobre tipos de carbono nem formas de construção do mesmo.
Tenho que acreditar que o material de marca terá de ser superior em algum aspeto.
Agora, fazendo uma comparação com os materiais brancos do mercado alimentar, por exemplo.
A maior parte de nós utiliza produtos das marcas próprias das grandes superficies. E creio que é do conhecimento geral que quem as produz são os mesmos que produzem os bens de marca. É obvio que as grande superficies não têm um investimento em R&D, mas quando compram os bens esses custos por parte das marcas são-lhes incutidos no preço do próprio bem, aquilo que não lhes é incutido é o valor da marca e todos os investimentos em publicidade, promoção, branding, etc. Basicamente pagam o custo de produção e mais algumas envolventes. E é maioritariamente por isto que conseguem os valores mais reduzidos mesmo mantendo margens mais altas que nos produtos de marca que também comercializam.
Isto traduzido para bicicletas, significa que ao comprarem os guiadores, espigões, avanços, etc aos sitios onde os produzem para as grandes marcas estás a comprar o produto com um minimo de garantia de know-how, mesmo considerando que o controle de qualidade não é tão apertado, mas muito mais barato porque não existe a marca, ou por outras palavras, compram ao mesmo preço que as marcas, mas depois não têm as despesas astronómicas que estas têm e consequentemente conseguem vender mais barato.
Não quero com isto dizer que o material sem marca é tão bom como o de marca, mas acredito que pelo menos parte do material será construido pelo mesmo processo que os de marca.
Tenho também que dizer que a contrafação em si não me diz nada, se queres andar com um fsa, compra um fsa e paga o que ele custa. Nesse aspecto axo que a contrafação só serve para alimentar egos.
Abraços
 

Joseelias

Well-Known Member
Baba,

Os meus poucos conhecimentos sobre o carbono advêm de ter sido atleta de competição e treinador de canoagem onde usei embarcações e pagaias de carbono, e até materiais superiores ao carbono como o Honeycomb (Ninho de Abelha), de ter tido muito contacto e conversado com fabricantes de equipamento de competição, bem como ter feito reparações no nosso equipamento de competição. Mas isso deu-me uma noção básica sobre esse material. Não sou no entanto um perito, nem de perto.

Penso que a comparação que fazes entre os produtos de Marca Branca e estes produtos de carbono vindos da China não é a mais acertada por uma simples razão. Os produtos de Marca Branca têm de facto uma marca!

Isto é, ao comprares leite do Continente, Jumbo, Pingo Doce, etc., estás a adquirir um produto da marca do supermercado, o qual se encarrega de garantir a qualidade daquilo que põe à venda junto do fabricante original. Se houver um problema tu sabes exactamente a quem deves de pedir responsabilidade, e depois sem dúvida que o supermercado vai pedir contas ao fabricante original pelo problema.

No caso do BTT se quiseres falar em marcas brancas o mais próximo que tens é a Decathlon, Berg e algumas marcas online que neste momento não conheço ainda bem pois estou a regressar de uma paragem longa na modalidade. Por exemplo, na Decathlon têm suspensões da própria marca à venda, com cores e logotipos próprios, mas que na coroa tem um pequeno símbolo da Suntour.

Mas neste caso dos guiadores e outros componentes de carbono tu não estás a comprar uma Marca Branca, estás a comprar ao suposto fabricante. Isto só por si não tem problemas nenhuns se tu conheceres o fabricante.

Tenho familiares que trabalham em confecções onde se produz roupa para a Levis, Zara, Mango e muitas outras. Na loja da fábrica têm muitas vezes roupas de restos de colecção ou com defeitos mínimos e invisíveis de 1 a 5€ e que na loja te pedem 50 ou 100€ se for preciso. Como posso adquirir uma máquina fotográfica de topo (muuuuitos milhares de €) por um preço muitíssimo mais baixo apenas porque tenho um familiar que trabalha na fábrica e a máquina vem sem o logótipo.

Mas nestes casos tu conheces a fábrica e o produto que lá está. Ora, no caso da China tu até podes estar a comprar algo de qualidade equivalente. O problema é que não tens forma de o confirmar de forma alguma. Tanto pode ser a mesma fábrica, com os mesmos materiais e processos de construção, menos os autocolantes. Ser a mesma fábrica mas cortar nos processo de fabrico e controlo de qualidade. Ou pode ser um vigarista qualquer que diz ser a empresa que produz para marcas conceituadas e ser mentira.

Se nenhum de nós mandava vir leite de um site online que não sabíamos quem eram nem onde ficavam, e em que as embalagens não traziam nada escrito ou diziam "Mimosa" mas que nós sabiamos que não era dessa marca, apesar de podermos ter "só" uma dor de barriga ou uma intoxicação alimentar, então porque há quem esteja disposto a comprar um guiador que não lhes dá garantias nenhumas e que pode fazer com que fique com os miolos espalhado pela mata?!
 

silva_str

New Member
Joseelias, eu só estou a dar a minha opinião enquanto utilizador desse tipo de material e como disse até agora não tenho queixas do material, também não vou devolver uma coisa que até à data não me causou qualquer transtorno. o vendedor até pode ter dito isso só mesmo para garantir a venda (mas com tanto feedback positivo e de vários pessoas pelo mundo fora...), mas como se costuma dizer " quem não arrisca, não petisca...", se eu não ficasse satisfeito é certo que não voltaria a comprar. Quanto à qualidade, até à data de hoje, felizmente não me aconteceu nada e já mandei umas valentes quedas e não foi por causa do material em questão, o mesmo também não sofreu nada. Não deves de afirma que o material deles não tem qualidade, a não ser que já tenhas tido alguma má experiência? Se são fabricados nas mesmas fábricas que os dessas marcas conceituadas, à fortes indícios disso acontecer, bastas pesquisares o historial dessas marcas e verás onde eles tem as fábricas que produzem esses produtos, não sei porque é que as pessoas continuam a duvidar da qualidade desses produtos e agora falo no geral, hoje em dia e praticamente em qualquer artigo que exista à venda no mercado seja de que marca for, uma coisa é certa o origem do fabricante é sempre a mesma china, Tailândia, Bangladesh, Paquistão... Toda gente sabe que é por causa da mão-de-obra mais barata, agora não me parece que eles sejam assim tão burros ao ponto de apenas "copiarem" o aspecto exterior do artigo. Não comprei o artigo por ser da marca x, y ou z, apenas porque ficava com bom aspecto e eu gosto!
 

Baba

Member
Há um ponto onde o Joseelias está a assentar tudo o que está a dizer que será o da garantia/responsabilização por defeito/falha, e nesse aspeto infelizmente não há como não lhe dar razão. Se falhar não há muito onde ir reclamar. Mas isso por si só não significa que o material não tenha qualidade, são situações distintas, no entanto nesse ponto tem toda a razão.
Mas há um contraponto, as garantias têm tantas alineas que muito dificilmente, se o fabricante assim o desejar, se consegue ativar a garantia.
Dou por exemplo o meu caso, em que tenho algum material que não é indicado para o meu peso, se falhar sei que não tenho onde me agarrar, foi de alguma forma um risco que optei por tomar, assim como que acredito que ao mandar vir material da terra do sol nascente as pessoas levem esse risco em consideração.
Abraços
 

Joseelias

Well-Known Member
silva_str

Dada a natureza das peças que compraste, em particular o guiador e o avanço, acho que a maior das precauções é recomendada. Digo-te mesmo, preferia dar 50€ por um guiador de alumínio da Berg ou da Decathlon que o mesmo valor por um de carbono sabe-se lá vindo de onde. De facto, por esse valor podes comprar um bom guiador de marcas conceituadas que pesam apenas mais umas gramas que o de carbono.

Dizes que esse material é feito nas mesmas fábricas das marcas conceituadas. Importas-te de dizer onde compraste esse material? Qual a fábrica? E onde podemos ver informação que essa fábrica produz peças para marcas conceituadas e quais? Ou dizes isso como se costuma dizer de forma genérica para os produtos de marca branca sem que ninguém consiga de facto dizer de que fábrica se fala, afinal?

Aliás, tu próprio dizes que há "indicios", pelo que nem sequer sabes. Apenas escolheste acreditar que é isso que acontece com o material que compraste.

Quando mencionas que até à data não te causou transtorno, falas como se tivesses comprado umas calças e o fecho nunca encravou, e não de peças da mais altíssima importância para a tua segurança e até vida. E como disse, se tiveres o azar de vires a ter transtorno vai ser muito provavelmente por uma falha catastrófica porque o carbono não dobra, mas parte de imediato. Esse é sem dúvida um "transtorno" (palavra muito suave para o que estamos a tratar) que eu não queria ter e muito menos recomendar a outros. Confesso-te que não entendo.

Digo-te desde já que não tenho problemas alguns pelo facto de o material se feito na Ásia, na Europa ou em África. Para mim isso não implica qualidade ou falta dela e tenho perfeita consciência de onde os produtos vêm.

A minha questão põe-se simplesmente com as garantias que esses produtos te dão. Aparentemente nem sabes em que fábrica são feitos. Não fazes a mínima ideia sobre a qualidade do material, a qualidade da sua produção nem que controlos de qualidade são feitos.

Ouve, se na própria China houve fábricas a produzir leite para bebé contaminado para venda interna da qual resultou a morte de uma série de crianças e a doença para milhares, ao ponto de na semana passada uma frota da marinha de guerra Chinesa ancorada em Lisboa ter esgotado o leite para bebé numa boa parte da capital porque não confiam no produto nacional, diz-me que garantias tens que quem fabrica esses materiais que compraste não é também um intrujão? Que sabe que nada lhes vai acontecer porque pessoas como tu não têm capacidade de mover qualquer tipo de acção contra eles excepto queixar-se no Facebook? A única coisa que têm que fazer é mudar o nome de user no ebay se isso tomar proporções maiores e é negócio como habitualmente. Achas que eles não são tão burros ao ponto de copiarem apenas a imagem exterior? E se estiveres a falar de burlões, achas que se preocupam com isso? Afinal tu nem sabes quem fabrica isso!

No caso de uma marca, também podes ter falhas mas tens alguma garantia que o material deles foi estudado, testado e controlado em qualidade de forma apertada durante o processo de fabrico.

Entendes o que te estou a dizer?

Também dizes "quem não arrisca, não petisca", mais uma vez como se as peças referidas não fossem algo da máxima importância para a tua segurança. E pestiscas o quê para falar verdade? Por acaso fazes competição e a poupança de umas gramas vai-te fazer ganhar tempo em relação aos teus adversários directos? Essa vantagem vai-te trazer patrocínios? Permitir-te tornar profissional? Aí até podia mais ou menos entender pois passei por algo parecido enquanto atleta e treinador apesar nunca ter arriscado na minha segurança e dos meus atletas. E como atleta saberia que irias substituir o material de forma regular. Por isso menos mal.

Mas se és apenas um amante do BTT como eu o que petiscas? A poupança de umas ridículas gramas? A gala perante os teus amigos porque tens material de carbono? A estética? E tudo à custa da tua segurança? Se achas que vale a pena... Pois para mim o "petisco" do BTT é divertir-me com os meus amigos, e praticar desporto em segurança e que me permita melhorar a saúde.

Tudo o resto não passam de acessórios para atingir esse objectivo.

Espero que não tenhas problemas com esse material, mas eu não me sentia seguro.
 
Last edited:

Joseelias

Well-Known Member
Baba,

Dou-te toda a razão na questão de as marcas poderem escapar se quiserem nas questões da garantia. Também já passei por coisas semelhantes no caso de um telemóvel em que a assistência técnica me destruiu (literalmente) o telemóvel que tinha lá levado porque se desligava sozinho, e depois disseram que eu tinha aberto o TM e que tinha andado por lá a inventar... Coisa totalmente falsa. Nunca mais comprei telemóveis dessa marca e hoje em dia essa conceituada marca está em apuros extremos. Porque será?... Tinha tantos clientes que um descontente era apenas um, e é o que hoje vemos.

Na verdade o meu ponto principal é que não se sabe nada sobre a qualidade do material, em particular num ponto que tinhas já falado que é o controlo de qualidade, e a recolha do material caso se viesse a verificar uma falha num lote. Neste tipo de material nem sequer avisos haverá quanto mais recolha e substituição por novo. Não tenho dúvidas disso!

Como se pode ler na resposta do silva_str nem sequer sabem se de facto essas fábricas são as que produzem materiais para as tais marcas conceituadas. Na verdade, quem compra esse material NÃO SABE NADA! Acreditam apenas naquilo querem acreditar porque lhes convém.

Eu não digo que esses produtos não sejam iguais aos das marcas. Mas sejamos honestos, alguém aqui tem alguma prova disso?

Desafio a alguém me dizer o nome de uma fábrica chinesa que é mencionada no site da Ritchey, FSA, Trek ou outra como sendo o local de fabrico dos seus produtos de carbono, e que esteja a vender material no ebay.

Ou a prova da qualidade o material e de que até produzem para as marcas é: até hoje ainda tenho os dentes todos... amanhã não sei...
 

Jocas22

Active Member
conheço varios companheiros com material desse contrafeito que andam á kms sem problemas. E tambem conheço quem ficou com rachadelas, pintura estalada, quadro partido, de marcas conceituadas e sem que tenham feito loucuras com as bikes que o justifiquem.

não têm garantia mas tambem custam 1/3 ou menos. Podem sempre testar a resistência. E depois se falamos de carbono, mesmo os de marca devem ser substituidos em 2/3 anos de acordo com o que as marcas referem

boas compras
 

abelha2

Active Member
Baba como já disse noutro topico semelhante a este, eu acho que o problema não é ser de uma marca mais conceituada ou menos, mas sim ter uma marca que seja minimamente conhecida.

Ou seja os produtos dos supermecados por exemplo, têm uma marca que tu sabes qual é (seja pingo doce, compal etc) tu sabes duas coisas sobre eles. Senão gostares consegues "fugir" deles pois sabes quais são, e acima de tudo, cumprem a legislação portuguesa\europeia.

Se comprares um guiador de uma marca menos conceituada, mas que eja uma marca oficial, tu sabes se aquilo vale alguma coisa e senão valer podes reclamar, fugir dele numa proxima compra etc.

Imagina que tens um acidente grave por um guiador partido. Se conheceres a marca ainda os podes processar, caso se prove que foi uma defeito de projecto ou de construção (e nao foi por exemplo excesso de aperto). Se for do ebay ou outra coisa qualquer.....

O que me faz ainda mais concordar com o Joseelias é que geralmente essas trocas não é por nao ter dinheiro para comprarum guiador bom (mesmo que pesado) mas apenas para ter uma bike uns gramas mais leve que os outros...

Durante muitos anos andei com um capacete que custou tanto como a bike +/-....Segurança em primeiro lugar, o resto depois vesse.
 

abelha2

Active Member
Aliás, acho que mais vale pouparem num quadro contrafeito, e comprarem o resto de uma marca conceituada....Um quadro da forma que costuma partir, não nos deixa logo no hospital...Já um guiador
 

Joseelias

Well-Known Member
Resposta de Dave Law, Responsável de Design da Ritchey, sobre uma discussão no MTBR relacionado com a venda de guiadores de carbono Ritchey no eBay:

"At Ritchey, we would prefer you buy genuine Ritchey products from an authorized dealer, of course. BUT we would rather you buy a competitor’s product rather than counterfeit Ritchey goods of questionable origin found on Ebay or elsewhere.

We (as well as other manufacturers) have tested counterfeit handlebars and have found them to not pass our internal tests. Handlebar failures can cause a particularly unpleasant crash. We would urge our fellow riders to not take chances in this area…purchase a quality CE tested and approved handlebar from a manufacturer you trust."

http://forums.mtbr.com/ritchey-design/ebay-ritchey-wcs-carbon-handlebars-authentic-497737-4.html

Para quem não sabe inglês refiro que o Dave Law diz que na Ritchey preferem que se compre material original da concorrência que estas falsificações. Que estas falsificações do eBay já foram testas por eles e por outros fabricantes na mesma situação e que não passam nos testes de qualidade estabelecidos pelas marcas. Para além disso alerta para os graves perigos da falha deste componente e pede que não se arrisque nesta área.

Também Richard Deliziosi do departamento de vendas da Ritchey confirmou que o guiador que tinha sido comprado por um BTTista e que lhe enviou fotos do que recebeu do eBay era uma falsificação:

"Dear Fernando,
We are sorry to tell you that you have bought a fake Ritchey bar.
It is easy for us to detect this because there is no sanding in the center area of the bar.

It would be good for Ritchey to know the ebay seller that is selling this bar, so we could try to stop him.

Thanks for your report."

Pode ler-se no mesmo tópico.

*************************************

Para quem diz que há muito feedback positivo nestes sites, também li em várias discussões sobre este assunto que a maior parte desse feedback é feito no momento da compra pelo entusiasmo da "boa" compra, ou na recepção do mesmo. Muitíssimo poucas criticas são feitas após usarem intensivamente o material e comprovarem a sua qualidade. Já para não falar nas falsas boas criticas...

Mais, quase ninguém possui um original para poder comparar se o que recebeu é ou não uma falsificação, e muito menos conhecimentos ou capacidade para o testar, mas quando isso acontece descobre-se a verdade sobre a qualidade desse tipo de material:


ritcheywcscarbonbarfake.jpg
[/URL] Uploaded with ImageShack.us[/IMG]
 

Lipe

New Member
à pala disto é que gastei uma boa quantia no meu Guiador Raceface Carbono na chain reaction.

Gosto imenso de ver peças em carbono na Bike e nem o faço devido ao peso... é um gosto caro, mas já que gosto, ao menos quero algo com segurança.

Por acaso o meu pai encomendou-me um espigão carbono FSA ao mesmo vendedor do Token carbono dele... Dizia no anuncio do ebay que é genuíno... espero que sim.
 

Joseelias

Well-Known Member
Mais um exemplo do resultado do material falsificado... Desta feita um quadro da Specialized.



Uploaded with ImageShack.us

Link da noticia:
http://www.bikeradar.com/news/article/fake-bike-kit-costing-industry-millions-a-year-37212/

Um excerto:
"
He said Specialized had put the fake frames through its quality control protocols and they failed the fatigue and impact tests. In a couple of cases the aluminium head tube cups had debonded from the frame, which could have led to catastrophic steering failure while riding.


“It’s a matter of time before someone gets killed on one of these things,” he said. “You could count on the fingers of one hand the failures we had on carbon Tarmacs and recalled 12,000 bikes and gave people huge credits. The counterfeiters have no allegiance beyond getting past the sale moment, and that’s where it stops.”"
 
Last edited:

armandolas

New Member
Boas
Li o topico com atenção mas destaco um ponto fulcral:
"purchase a quality CE tested and approved handlebar from a manufacturer you trust."

CE tested..esta sigla nao existe por acaso e ja salvou muitas vidas em diversas areas ao longo dos anos.
Existe muita coisa made in china, CE tested, por isso aqui o prob nao é a China(pais com industria zilioes de vezes mais evoluida que a nossa por ex.)
O prob aqui é usar algo que nao foi testado perante os padroes de segurança.E segurança podo custar-nos a vida, mesmo sabendo que com produtos testados , acidentes tb podem acontecer.

Deixo também aqui uma nota em relação ao "pseudo-mito" de tudo ser feito na mesma fabrica e ter a mesma qualidade:
-1º Lá por ser made in India , nao implica que India tenha apenas uma fabrica , e se tiver 2 fabricas apenas, que as mesmas disponham dos mesmos meios e tecnologia.
-2º Supondo que o produto seja feito na mesma fábrica, nao tem que necessariamente ser produzido da mesma maneira nem com os mesmos materiais, mesmo usando o mesmo molde.

Cumprimentos
 

Sergio10

New Member
Cuidado com os CE!

Existe o CE de conformidade de europeia e o CE de chinese export:



E perguntam como é possível ser permitido circularem produtos com os símbolo CE falsificado?!

Fácil, já tentaram fazer isso mas o governo chinês ameaçou correr com as fabricas europeias de lá para fora... dizem...
 

Sergio10

New Member
Outra curiosidade:

Já vi um guiador à venda numa loja física que era falsificado, e eu sei disto pelo preço tentador a que ele estava, pelo peso dele e porque por acaso tenho um igual e igualmente falsificado... uma cópia de um Bontrager XXX 115gr
 
Top