As barras de transporte, serão moda ?!

silvioferraz

New Member
Eu tambem coloquei as barras hà mais de um ano, e nunca as retirei. Concordo que, andar sempre a pôr e tirar, danifica os apoios do carro. Uso-as em média uma vez por semana. Quanto ao consumo,noto um pequeno aumento em auto-estrada, mas nada de especial.

Bons passeios
 

pepebapty

New Member
Eu tenho sempre as barras montadas pois andar sempre a tirar e a por, além da trabalheira, causa folgas e os suportes perdem eficiência. Já as montei há 7 ou meses e nunca tirei. Tem um inconveniente pois passei eu a lavar o carro manualmente :cry: pois as máquinas das estações de serviço dão cabo das barras! Agora as barras já têm muito Km com a bina em cima! Eu até as acho horriveis e faz-me gastar mais combustivel :oops:. Para mim não é moda é um mal necessário!

Boas pedaladas
 

Sergio B.

New Member
castroma said:
Acho um pouco descabido fazer distinção a determinado tipo de pessoas com determinado tipo de viaturas por usarem as barras "topos de gama" nas carrinhas "topos de gama" isto porque nem sempre andamos com as bikes em cima da carrinha ou carro, e lá por ver-mos muitas assim não quer dizer que as pessoas não andem de bicicleta.
Tal como as outras pessoas que não tem carros e barras "topo de gama" tb não andam sempre bom a bike la pendurada....

Eu não estou a fazer distinção nenhuma. Se releres o meu anterior post explicitamente diz que são pessoas que eu conheço e que usam "as barras "topos de gama" nas carrinhas "topos de gama"".

Não quero, nem quis, de forma nenhuma generalizar mas apenas apresentar casos concretos de individuos que efectivamente usam as barras em cima da carrinha (e não carro) porque acham que dá um certo estilo.

As barras nestes casos, segundo a minha análise, são mais uma forma de estes individuos potenciarem perante os outros um determinado nivel de vida atingido, um determinado status, que se reflete no carro, nos desportos que praticam, nas viagens que fazem, nas roupas que vestem etc,etc.

Infelizmente, e que queiramos quer não, BTT não é um desporto barato. Existem bicicletas baratas, mas quantos de nós dispenderam menos de 1000 euros em material - bicicleta; barras; capacete; luvas; meias; sapatos; jerseys; calções; ferramentas; peças extras; camelback; velocimetros - preciso continuar?

Infelizmente é assim, desporto é cada vez mais uma actividade para apenas pessoas com maior capacidade financeira.
 

castroma

New Member
Boas!

Pondo a coisa nesses termos concordo contigo, hoje em dia é mais importante o que se parece do que o que se faz....

Dã-se mais importância a coisas superficiais e não ao prazer do desporto em si (felizmente não é toda a gente que o faz).

Âs vezes ainda me dá saudades de algumas coisas antigamente em que bastava o essencial para poder passar umas boas horas ao pedal sem preocupações http://castroma.fotopic.net/c370880.html

Cumps
Castroma
 

silvioferraz

New Member
cesarazul said:
Pode até existir pessoas que tem barras e não têm bike.....

Mas há muito que quero comprar umas, mas €€€ não é muito, e prefiro investir directamente na bike ou em equipamento, mas realmente se metê-se não as andava sempre a tirar, já ando farto de sempre que quero sair pra lonje ter de tirar as 2 rodas a bicla, que para alem do mais vai muendo o quadro e a suspensão...

Alguem me sabe dizer em quanto fica +/- uma barras (incluindo tudo, as barras mesmo e os suportes) Seat Ibiza Stylance, alguem sabe ou tem em 2ª mão pa vender, preveligio umas boas e rubostas barras tipo Tule...

Abraço
Eu possuo um seat cordoba de 1997 e as minhas barras (thule), ficaram por 125 euro.
quanto ao suporte da bike, comprei dos mais baratos...23 euro cada (são 2 burras).


Boas pedaladas
 

Sergio B.

New Member
castroma said:
hoje em dia é mais importante o que se parece do que o que se faz....
Dã-se mais importância a coisas superficiais e não ao prazer do desporto em si (felizmente não é toda a gente que o faz).

É exactamente o que eu acho. No meu caso, quando comprei uma bicicleta gastei nela cerca de 600 euros (já é dinheiro!) mas, muito felizmente, poderia facilmente ter gasto o dobro ou o triplo. Mas não se justificava, nem se justifica, pela utilização que lhe dou: voltas ao fds BTT no pinhal (amador e pouco radical) e de semana voltas em alcatrão e estradões de terra batida.

Agora os alguns comentários que eu já ouvi de algumas ovelhas ranhosas do nosso desporto, ditos entre dentes e em voz baixa para os amigos, relativamente a praticamentes se calhar muito mais convictos, mas menos afortunados, do género: "Olha, olha a bike daquele Manel, não se parece com nada! Nem sei como é que ele consegue sair á rua com aquilo!!"

Fosgasse, desculpem lá mas isto faz-me sempre parar na 1ª moita para mandar um gregório, pq dá-me mesmo vómitos!! :s

Ps: desculpem lá este off-tópic.
 
As barras realmente dão um ar cool às viaturas. Estou a pensar comprar umas não só porque preciso delas para as férias mas tambem para dar um ar cool à minha banheira (Opel Vectra). Ainda não comprei porque gastei o guito na nova bicula.
Já agora podem dizer-me se essas cenas levam 3 biculas de uma virada sem perder nenhuma daqui até ao mediterrâneo.
Bem mas a malta aqui do meu clube usa um meio mais eficaz para as deslocações longas que é a Ford Transit ou equivalente, porque leva a malta toda e as biculas, para alem disso tem a vantagem de só um de nós (o condutor) ficar de castigo e não poder meter umas cargas etilicas no regresso a casa.
Boas pedaladas.
Jose Luis
 
P

piquet

Guest
Quando comprei as minhas fui à rover pediram-me 200 a€rios e disseram que na concorrência não havia, como sou teimoso fui a outro lado e encontrei umas parecidas no carrefour por 50 a€rios, não eram tão bonitas, mas como não era para andar na moda,mas sim por necessidade, lá comprei as ditas cujas, deram tanto trabalho a colocar que nunca mais as tirei, pode ser um pouco preguiça, mas depois o espaço em casa não é tanto como isso, se algum vizinho me emprestar a garagem ou arrecadação que o diga e depois como eu sou um bocado despistado dão grande jeito nos grandes parques de estacionamento, excepto á dois anos no festival bike em santarem, que quando cheguei ao parque havia lá centenas na moda e andei cerca de meia hora à procura do dito.

Moda pode ser para alguns, outros é por necessidade, preguiça ou seja lá o que for, cada burro com sua mania.

por vezes chego ao carro olho para elas e penso, "Esta M.... nem fica nada bem aqui em cima, porque é que C..... não as tiras?", mas elas lá continuam.
Boas pedaladas

e :ideia:

agora até podem dar jeito para por a mais bela bandeira do mundo, a nossa :mrgreen:

VIVA PORTUGAL
 

silvioferraz

New Member
José Luis Vidais said:
As barras realmente dão um ar cool às viaturas. Estou a pensar comprar umas não só porque preciso delas para as férias mas tambem para dar um ar cool à minha banheira (Opel Vectra). Ainda não comprei porque gastei o guito na nova bicula.
Já agora podem dizer-me se essas cenas levam 3 biculas de uma virada sem perder nenhuma daqui até ao mediterrâneo.
Bem mas a malta aqui do meu clube usa um meio mais eficaz para as deslocações longas que é a Ford Transit ou equivalente, porque leva a malta toda e as biculas, para alem disso tem a vantagem de só um de nós (o condutor) ficar de castigo e não poder meter umas cargas etilicas no regresso a casa.
Boas pedaladas.
Jose Luis

As minhas barras já fizeram Norte a Sul do país, sem perder nenhuma.
 

Pax

New Member
silvioferraz said:
José Luis Vidais said:
As barras realmente dão um ar cool às viaturas. Estou a pensar comprar umas não só porque preciso delas para as férias mas tambem para dar um ar cool à minha banheira (Opel Vectra). Ainda não comprei porque gastei o guito na nova bicula.
Já agora podem dizer-me se essas cenas levam 3 biculas de uma virada sem perder nenhuma daqui até ao mediterrâneo.
Bem mas a malta aqui do meu clube usa um meio mais eficaz para as deslocações longas que é a Ford Transit ou equivalente, porque leva a malta toda e as biculas, para alem disso tem a vantagem de só um de nós (o condutor) ficar de castigo e não poder meter umas cargas etilicas no regresso a casa.
Boas pedaladas.
Jose Luis

As minhas barras já fizeram Norte a Sul do país, sem perder nenhuma.


As minhas também já correram o pais de ponta a ponta mas foi com 2 bikes (mas de DH!!!), em que uma pesa 20 quilinhos e a outra só 22 kg!
Por via das duvidas adiciono-lhes umas cintas extra para fazer a viagem descansado! :D
Mas até hoje nunca perdi nenhuma pelo caminho...

Cumps
Pax_Eco
 

Best

Member
Pax_Eco said:
As minhas também já correram o pais de ponta a ponta mas foi com 2 bikes (mas de DH!!!), em que uma pesa 20 quilinhos e a outra só 22 kg!
Por via das duvidas adiciono-lhes umas cintas extra para fazer a viagem descansado! :D
Mas até hoje nunca perdi nenhuma pelo caminho...

Faz agora uns 15 anos, levava eu duas pranchas de surf nas barras de transporte... quando ao embrenhar-me num caminho que me levaria à "Onda Perfeita", um ramo mais baixo arrancou-me as pranchas e as barras do tejadilho... :evil: :mrgreen: :mrgreen:
Resultado: uma das pranchas danificou-se, as barras ficaram ligeiramente empenadas e o friso onde as barras se fixavam também!!!

Cuidado por isso com as árvores...

Abraço
 

HR

New Member
Boas malta,

vou apenas fazer umas quantas observações/comentários:

- Moda: quanto às barras serem moda às vezes parece que sim... mas espero que não (se bem que conheço uma pessoa com um Nissan Terrano com 3 suportes e 0 biclas - justificação: já comprou o jipe assim e acha que dá um ar mais radical...).

- Consumos: com bicicletas (2) viagem Paços de Ferreira - Sagres a uma média de 160 Km/h :roll: 12,5 Lts/100Km, mesma viagem 3 meses depois com as mesmas pessoas e peso semelhante mas com as biclas no interior (demontadas e bem arrumadas) 7.5Lts/100Km com uma média (Km/h) talvez superior... :shock:
NOTA: Verificado no computador de bordo.

- Tempo de colocar/retirar: Com o conjunto dos 2 suportes e as barras transversais onde estes apertam, coloco-os sozinho na carrinha em +- 15min. e tiro-os sozinho em 5min. Facilita o facto de o conjunto ficar todo sólido numa estrutura só, em formato "quadrado".

- Perder Biclas: nunca aconteceu perde-las mas que já recuaram já, +- 30cm os suportes nas calhas da carrinha, não chegou para o susto...
Motivo: Excesso de Velocidade e Velocidade Excessiva...


Resumindo: sempre que possível levo as bikes no interior e deixo as barras na garagem quando tal não é possivel ando mais devagar... :ideia:

Boas pedaladas.
 

pratoni

Active Member
HR said:
Boas malta,

vou apenas fazer umas quantas observações/comentários:

- Consumos: com bicicletas (2) viagem Paços de Ferreira - Sagres a uma média de 160 Km/h :roll: 12,5 Lts/100Km, mesma viagem 3 meses depois com as mesmas pessoas e peso semelhante mas com as biclas no interior (demontadas e bem arrumadas) 7.5Lts/100Km com uma média (Km/h) talvez superior... :shock:

:shock: :shock: :shock: :shock:

os melhores fabricantes recomendam como velocidade máxima com as bikes lá em cima 120 km/h!!!

HR said:
- Perder Biclas: nunca aconteceu perde-las mas que já recuaram já, +- 30cm os suportes nas calhas da carrinha, não chegou para o susto...
Motivo: Excesso de Velocidade e Velocidade Excessiva...

Pudera!! muita sorte tiveste em que elas não caíssem e se partissem todas ou, pior, partissem o carro de alguém que viesse atrás podendo até provocar algum acidente... :evil: :evil: :evil:
 
Boas ppl.
Já tenho as minhas barras de tejadilho montadas e já as utilizei mesmo sem ir de férias.
É que deu-me a maluqueira de ir para a praia de bicla no passado Domingo e depois já não tive coragem para fazer a viagem de regresso no final do dia, até porque demorava +- 2:30 h., para fazer os 65 Km que separam a praia da minha casa.
Se não tivesse comprado as barras, lá tinha que desmontar a bicla peça por peça para a trazer no carro.
Só que quase tenho um desgosto, por pouco não entrei na minha garagem com a bicicleta no tejadilho e arranjava ali uma carga de trabalhos, esfolar o carro era o menor dos problemas, o pior seria ficar sem a bike.
Saude
Jose Luis
 

nfh

Member
Para prevenir isso eu colo uma ventosa no retrovisor do carro, com um cordel atado, de modo a lembrar-me de que tenho a bicicleta no tejadilho sempre que olho para o retrovisor :).
 

Bytes

Member
nfh said:
Para prevenir isso eu colo uma ventosa no retrovisor do carro, com um cordel atado, de modo a lembrar-me de que tenho a bicicleta no tejadilho sempre que olho para o retrovisor :).

Eu fiz uma triangulo com uma faixa vermelha, como um sinal de transito, com uma bike, que está sempre no tablier quando ela está lá em cima. :D :D :D
 

meiabola

Member
Boas,

HR said:
- Consumos: com bicicletas (2) viagem Paços de Ferreira - Sagres a uma média de 160 Km/h :roll: 12,5 Lts/100Km, mesma viagem 3 meses depois com as mesmas pessoas e peso semelhante mas com as biclas no interior (demontadas e bem arrumadas) 7.5Lts/100Km com uma média (Km/h) talvez superior... :shock:
NOTA: Verificado no computador de bordo.

Não querendo paternizar ninguém, HR isto é falta de consciência. Para fazeres média de 160 tiveste que rodar em alguns locais perto dos 200 km/h não ? Com 2 Bikes em cima ? :nana: :nana: Depois "ah e tal aconteceu"....

Só mais um conselho, não te fies nesse computador de bordo que ele anda a enganar-te....Levanta o pézinho.

Abraço.
 
Top