Aos donos de bikes e smarts

ZeTT

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R.S. said:
Tenho um problema um pouco parecido mas talvez ainda mais complicado...

Levar a bicicleta no meu querido smart Roadster cope!

Até à data, a única hipotese é desmontar as rodas e a suspensão.
Não existe nada mais prático?

:ideia: Retirar o banco do pendura :shock:
 

Silvas

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Ó R.S., se queres arranjar algo mais prático, acho que vais mesmo ter de arranjar um meio de transporte diferente para a bike :roll:
 

Bytes

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Silvas said:
Ó R.S., se queres arranjar algo mais prático, acho que vais mesmo ter de arranjar um meio de transporte diferente para a bike :roll:

Pois, se calhar terá mesmo que ser um reboque...
 

OBiklas

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Bytes said:
Silvas said:
Ó R.S., se queres arranjar algo mais prático, acho que vais mesmo ter de arranjar um meio de transporte diferente para a bike :roll:

Pois, se calhar terá mesmo que ser um reboque...

Um reboque num Smart Roadster coupé?? :choneh: doh :wtf: :eish:

Penso eu que quando compram um carro desses que se devem lembrar das limitações do mesmo!!!
 

Bravellir

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Já viu algures fotografias de uns cavalheiros que soldaram um cubo velho no para choques de um 2CV e depois tiravam a roda da frente e prendiam a suspensão no cubo. A bike ia a rolar atrás do carro :mrgreen: Tanto alcatrão deve é gastar o pneu de trás num instante LOL
 

quickfreddie

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Fábio A. said:
Boas!

Eu tenho uma Autocaravana, e tenho que transportar as bicicletas na parte de trás... :

autocaravanahx7.jpg

( Desculpem a qualidade da foto.. ( É tirada de lado!.. ) )

Se existem esse tipo de suportes para carros "normais", não sei... :nsei:

Cumprimentos :wink:

As Autocaravanas já são homologadas com os suportes no sítio. Logo, neste caso são legais. A solução mais prática, a meu ver, será um apoio semelhante ao original da Smart mas instalado ou adaptado de forma a que possas desmontar a roda da frente. Assim, a bike não excede a largura do carro e depois só tens que te preocupar com as luzes e a matricula...

É possível transportar uma bike dentro de um ForTwo... encolhes o banco do passageiro e retiras as duas rodas. Pratico não é... mas é possivel.

Arranjar uma solução 'off the shelf' e legal... sinceramente não estou a ver. Tenho uma carrinha VW e ando há meses com o dilema dos apoios de reboque. Tenho resolvido transportando a bike dentro da carrinha.
 
Não é só com os Smart que existe o problema do transporte das bikes na traseira. Pensando na questão dos consumos muito mais elevados, (cerca de 35% a mais feitas as contas no meu caso), construi um suporte muito básico, mas simples e robusto para levar a "cabra", retirando-lhe a roda da frente. A questão das luzes não se põe e da matricula seria contornada com a sua recolocação no dito suporte. Não optei por comprar um porque a bike taparia as luzes da "lata". Com este foi feito à medida. A questão que me leva a nem sequer o usar prende-se com a confusão que reina acerca desta questão! Uns dizem que se pode
http://www.acp.pt/index.php?template_id=5958&MIT=1
e noutros contradiz essa afirmação
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Novo_Codigo_Estrada_2005.pdf dizendo que a carga não pode exceder os planos nos limites do veiculo. Se não pode exceder os limites como é que pode ter mais 40cm para trás? Sinceramente se alguém tiver melhor esclarecido acerca desta questão, por favor esclareça o pessoal, porque eu estou confuso :|
 

Myrage

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ktm said:
Não é só com os Smart que existe o problema do transporte das bikes na traseira. Pensando na questão dos consumos muito mais elevados, (cerca de 35% a mais feitas as contas no meu caso), construi um suporte muito básico, mas simples e robusto para levar a "cabra", retirando-lhe a roda da frente. A questão das luzes não se põe e da matricula seria contornada com a sua recolocação no dito suporte. Não optei por comprar um porque a bike taparia as luzes da "lata". Com este foi feito à medida. A questão que me leva a nem sequer o usar prende-se com a confusão que reina acerca desta questão! Uns dizem que se pode
http://www.acp.pt/index.php?template_id=5958&MIT=1
e noutros contradiz essa afirmação
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Novo_Codigo_Estrada_2005.pdf dizendo que a carga não pode exceder os planos nos limites do veiculo. Se não pode exceder os limites como é que pode ter mais 40cm para trás? Sinceramente se alguém tiver melhor esclarecido acerca desta questão, por favor esclareça o pessoal, porque eu estou confuso :|


Os limites laterais, e 40cm para trás.

Eu entendo desta maneira, é possivel transportar com os seguintes cuidados a ter:
Não ultrapassar os limites laterais (não sei se inclui os espelhos laterais!!) não ultrapassar os 40cm no comprimento, e não tapar a matricula e iluminação da rectaguarda (piscas, luz travagem etc...)
quem tiver um veiculo que permita transportar a bike, e que respeite estas exigencias. Então pode circular a vontade.

MY
 

bbaixo

Member
Stargazer said:
... (Gandra PRD - embora a escolha seja bastante e já tenha visto que há companhia).
...

Off-topic...

Aqui na zona (Gandra) e pelo que me tenho vinda aperceber, o que naõ falta são trilhos... alguns bastante interessantes... :wink:
 

edias

New Member
Myrage said:
ktm said:
Não é só com os Smart que existe o problema do transporte das bikes na traseira. Pensando na questão dos consumos muito mais elevados, (cerca de 35% a mais feitas as contas no meu caso), construi um suporte muito básico, mas simples e robusto para levar a "cabra", retirando-lhe a roda da frente. A questão das luzes não se põe e da matricula seria contornada com a sua recolocação no dito suporte. Não optei por comprar um porque a bike taparia as luzes da "lata". Com este foi feito à medida. A questão que me leva a nem sequer o usar prende-se com a confusão que reina acerca desta questão! Uns dizem que se pode
http://www.acp.pt/index.php?template_id=5958&MIT=1
e noutros contradiz essa afirmação
http://www.dgv.pt/UpLoadedFiles/Novo_Codigo_Estrada_2005.pdf dizendo que a carga não pode exceder os planos nos limites do veiculo. Se não pode exceder os limites como é que pode ter mais 40cm para trás? Sinceramente se alguém tiver melhor esclarecido acerca desta questão, por favor esclareça o pessoal, porque eu estou confuso :|


Os limites laterais, e 40cm para trás.

Eu entendo desta maneira, é possivel transportar com os seguintes cuidados a ter:
Não ultrapassar os limites laterais (não sei se inclui os espelhos laterais!!) não ultrapassar os 40cm no comprimento, e não tapar a matricula e iluminação da rectaguarda (piscas, luz travagem etc...)
quem tiver um veiculo que permita transportar a bike, e que respeite estas exigencias. Então pode circular a vontade.

MY

Os limites laterais incluem os espelhos e isto pode fazer toda a diferença entre estar ou não legar.
 

Stargazer

Member
bbaixo said:
Off-topic...

Aqui na zona (Gandra) e pelo que me tenho vinda aperceber, o que naõ falta são trilhos... alguns bastante interessantes... :wink:

Sim, é verdade. Não falta monte lá na zona (moro mesmo em frente á Galp) em redor. Mas eu também vou de ferias e era giro levar a bike atrás. lol

On-topic, a legislação é um bocado ambigua...E isso é um problema, mas no meu caso, nem é tanto por aí. Já vi que tenho de pensar noutras soluções. Alguma maneira hei-de aranjar. ;)
 

kamuf

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e alguem que foi autuado por trazer bikes na traseira trazendo a matricula e luzes bem visiveis???
 

Chaves

New Member
Boas

Se meterem um suporte traseiro, MAS equipado com todas as luzes stop, pisca, presença etc e matricula deixa de ser ilegal, e podem usar sem qualquer problema.


Tive um colega que teve um Smart mas não lhe metia um cadeado e a noite roubaram-no :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:, aquilo é mesmo levezinho, e confortavel....


Xau
 
myrage said:
Os limites laterais, e 40cm para trás.

Eu entendo desta maneira, é possivel transportar com os seguintes cuidados a ter:
Não ultrapassar os limites laterais (não sei se inclui os espelhos laterais!!) não ultrapassar os 40cm no comprimento, e não tapar a matricula e iluminação da rectaguarda (piscas, luz travagem etc...)
quem tiver um veiculo que permita transportar a bike, e que respeite estas exigencias. Então pode circular a vontade.

MY

Pois, também é o que achava e que já tinha ouvido dizer, tanto que construí o dito suporte. O problema é que me disseram que isso teria sido :grrr: NOVAMENTE :grrr: alterado e que agora já não se podia. Para além disso no dito artigo do decreto de lei não é lá muito claro...Não menciona nenhuma excepção! :roll: Isto é mesmo o país dos complicados e do diz que se disse... :(
 

kamuf

New Member
os espelhos nao contam e acho que ainda é valido enquanto houver canoas pranchas de wind surf :oops: :mrgreen:
 

quickfreddie

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(ligeiramente off-topic...)

é irritante estarmos para aqui a ter esta discussão quando a maior parte dos suportes que se vendem no nosso país são homologados em França, na Alemanha (TUV) e Inglaterra (BSI). Portanto eu duvido que eles constituam um risco para quem circula na via publica... :evil:

É só mesmo uma questão legal que se encontra completamente deslocada da realidade de mercado.

Quanto às medidas que não se podem exceder (espelhos ou sem espelhos), guiem-se pelo que diz no livrete/DUA porque na hora de ter que defender uma eventual multa em tribunal é isso que conta!

Cumps
 

R.S.

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primeiro comprei o carro e só depois a bike.

Acho que vou mesmo ter que voltar à ideia de comprar um segundo tecto, para o reforçar e montar directamente um suporte.

O problema do carro é simples, onde não é fibra é "plástico"! LOL
 

Silvas

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Isso não é má ideia e tinhas outra vantagem, era bastante mais fácil montar e desmontar a bike do suporte pois não precisas de te esticar muito para colocar a bike no tejadilho do carro :lol:

Por outro lado eu não me sentiria bem a fazer isso :s. Não estou a ver um smart Roadster com uma bike em cima dele, simplesmente porque não combina :s
 
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