Antigos Avid Juicy 5. Novos Avid Elixir 5?

kuto

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Tenho duas bicicletas, uma Trek Remedy 9 equipada com Juicy Carbon e outra Cannondale Rush, equipada com Juicy 5.

dpGyw.jpg


Já ouvi e li muitas teorias sobre os Avid Juicy, mas só recentemente pude fazer um teste sério.

Verifico que na mesma descida, à mesma velocidade, os Juicy 5 perdem poder de travagem, deixando-me mesmo em situações de aflição... É obvio que o que faço com uma, não devo/posso fazer com a outra.

A questão é: por já ter ficado mal com os juicy 5, em descidas longas e por mais que apertava a manete, ele não travar, deva substituir por quais? Algum truque de afinação?

Os Avid Elixir 5, não me deixarão ficar mal?!

elixir5.jpg
 
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André Ferreira

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Nestes travões não há muito por onde afinar.. tens a aproximação da manete aos dedos, e no caso dos carbon, o pad contact que ajusta a proximidade das pastilhas ao disco.. A solução para os Juicy 5, caso os sintas esponjosos, pode passar por sangrar a linha para retirar algum ar que possa ter entrado.. para a falta de poder de travagem, não há muito a fazer.. talvez essas pastilhas estejam vidradas, não sei.. Se for isso, experimenta retirá-las e passar um pouco com uma lixa para retirar o vidrado..

Em relação aos Elixir 5, já são travões de outra gama.. mais poder de travagem, mais progressivos e creio que não te deixarão em nenhuma situação de aflição como referes já te ter acontecido com os juicy 5..

Espero ter ajudado! ;)

Boas pedaladas! ;)
 
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Nimrod

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Boas os elixir 5 novos já são outra coisa, de certeza k não ficas mal servido. Mas só uma coisa, kual é o diametro dos discos? É se tiveres uns 160mm na juicy 5 e dps na carbon tiveres uns de 180mm já se sabe k a potência é outra...
 
Tenho uns Elixir 5 totalmente de origem (rotor e pastilhas), nunca senti falta de travagem. Ao contrario dos antigo Hayes HFX9 e até mesmo com os Magura Marta.
 

ctrindad

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Boas

Eu tenho uns Elixir 5 e até agora não me deixaram a tremer... bom poder de travagem e bom controlo em terrenos mais complicados(gravilha etc). No alcatrão é só pensar onde quero que a bike pare e ela para mesmo... Já quanto a barulhos de travagem, pouco ou nada!!!

Quando os montei na bike, e para testar, a baixa velocidade travava com o da frente e comigo sentado no selim(85 Kg) levantava a roda de trás...

Com isto só posso dizer que estou satisfeito

Boas pedaladas
 

sabino

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Boas,

antes de comprares outros, sangra os juicy com oleo dot 5.1 em vez do dot 4 de origem. Não perdes nada em experimentar, ficas com uns travoes novos. Eu tenho os juicy 3 assim e vão dando pro gasto, já de origem deixam a desejar.
 

André Ferreira

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Nenhum dos dois tipos de óleo são compressíveis, portanto,o facto de simplesmente trocar um pelo outro não se vai repercutir em mais performance na travagem.. a vantagem que o 5.1 apresenta em relação ao 4, é ter um ponto de ebulição mais elevado, prevenindo-se mais um pouco o problema de ficar sem travões em descidas longas.. Na minha opinião não é relevante usar o 5.1 nas bikes pois é muito improvável atingir o ponto de ebulição do Dot 4, quanto mais do 5.1..Já em veículos motorizados, faz sentido.. Mas defendo que uma sangradela aos travões não perdias nada.. ;) Just my 2 cents..

Boas pedaladas! ;)
 

sabino

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O rapaz acabou de dizer que por mais que apertasse a manete nas descidas ficava sem travões.....não sei o que concluis disto. Para mim é aquecimento excessivo. Alem disso essa não é a unica diferença entre os DOT. O 5.1 é mais fino e a manete fica com um tacto mais duro e menos esponjoso.
 

André Ferreira

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Mais duro e menos esponjoso apenas tem a haver com o ter retirado o ar ao circuito por completo.. não creio que seja pelo facto do DOT 5.1 ser mais fino. Não estou a dizer que o 5.1 não seja melhor que o 4. Pelo contrario. Agora o ficar sem travões em descidas longas não tem só a haver com o tipo de óleo.. aí entra a eficácia dos próprios travões, tipo de pastilhas, etc..
 
Sabino,
Se ele aperta e fica sem travagem, não é problema de aquecimento do oleo... mas sim do rotor/pastilhas.

Sangrar os travões e umas pastilhas mais resistentes ao calor (semi-ceramicas) e deve resolver os problemas.
 

João Jardim

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Boas

Tenho estes travões e realmente tenho algumas criticas mas nunca aconteceu ficar sem travar.
A falta de progressividade é uma realidade pois é um travão que com o uso vai perdendo a potência, noto isso em relação a quando eram novos.
Já parti o embolo dos manipulos mais que 1 vez que para mim não abona Mt a favor dos travões apesar de continuar a usar e sinceramente apesar de saber que não são a mesma coisa que antes confio neles. ( Têm 2 anos)

Se já tens os travões à Mt tempo acredito que poderá ser um destes pontos em que notas que não é a mesma coisa, mas acho que o facto de não travar mesmo é outro problema de fundo que não consigo ajudar. Talvez levar a uma loja pois poderá ter a ver com lubrificação ou sangrar ou ver as pastilhas.

Brevemente vou mudar porque já experimentei outros modelos que sinceramente dão-me mais segurança que estes.
 
Boa tarde, eu tenho uns Juice seven, e claro que ha 6 anos eram dos melhores, agora infelizmente, estao ultrapassados.
No que toca a poder de travagem, logico que travoes recentes teem outro desempenho, mas os meus continuam a dar uma boa resposta.
Claro, que gostaria de trocar, porque experimentei ha bem pouco tempo uns Magura, e... nao tem nada a ver.
Mas, para o tempo que teem, o que ja passaram...grandes juice seven.
 

JoãoLopes

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Digo o mesmo dos meus juicy 5, com 4 anos tão muito bons.. Tenho um bocado de folga na manete esquerda mas foi de uma queda, de resto.. Impecaveis!
 

kuto

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Com os juicy 7 continuo a ter problemas de vez enquando. Após abusar deles, ficam moles. Já me disseram para os sangrar novamente com dot 5.1, mas para o disco de 180mm. Mas penso que é isso que tem.

Os juicy 5, já tem uns anos. Recentemente troquei de pastilhas.
Já me disseram que pode ser o encaixe dos calços. Fiquei a pensar se há razão para estarem estragados. Amanhã dou noticias.
Obrigado
PS: mas os discos estão com uma cor preta.. Depois coloco foto.
 

Jcca1973

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Boa tarde
Comprei recentemente uns elixir 5 2012 e desde o inicio que acho que a manete se aprosima muito do guiador para travar, já os sangrei duas vezes mas ficam na mesma

Ou seja a minha esta em slightly stiff e gostava de a ter em stiff
 
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Podes tentar contornar isso... retira a roda e trava 1x até ao final e coloca a roda.
Assim vais aproximar um pco mais as pastilhas, pode ser que consigas contornar o problema.

Os meus Elixir 5 são "stiff" sem duvida, tem um curso mesmo pekeno, "just the way I like!" :)
 

tinric

Super Moderador
Aproveitando aqui o tópico, venho colocar uma dúvida com que me deparei.

Os elixir R têm afinação para afastar ou aproximar a manete do guiador. E para aproximar ou afastar as pastilhas dos discos? Como se pode afinar para aproximar ou afastar as pastilhas dos discos?

Por exemplo os Juicy7 entre outros têm uma rodinha vermelha junto à manete para rodar pad in/out para aproximar ou afastar
Os elixir X0 têm essa afinação numa roda parecida com a dos Elixir R (mas para ajuste das pastilhas e não das manetes)

Alguém sabe se os Elixir R também têm essa afinação das pastilhas ao disco?
 
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