[Análise] Suspensão Magura Thor 140

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Após alguns anos a rolar com uma Manitou Minute de 2005 achei que estava na altura de fazer um upgrade à suspensão e depois de alguma pesquisa optei por uma Magura Thor.
Antes de iniciar a análise devo dizer que me enquadro no estilo "All Mountain" dando tanta importância às subidas como às descidas, tendo também algumas preocupações com o peso mas nada demasiadamente obsessivo.


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Magura Thor 140
Curso: 140mm (reduzido a 100mm com o flight control)
Peso: 1762g com aranha e tubo inteiro, sem eixo e flight control
Eixo: Maxle 360 (150g)
Ajustes: Pré-carga, recuperação, plataforma (Albert Select Plus), Flight Control (curso)


A suspensão Magura destina-se a um segmento de mercado em expansão e actualmente dominado pela RS Pike mas que para 2009 terá na Revelation (maxle lite) e na Talas 32 (qr15) duas grandes concorrentes, destacando-se de ambas à partida por ser a mais leve. Pessoalmente decidi apostar no eixo de 20mm porque não compreendo a mania de certas marcas terem standards próprios (leia-se Shimano e agora também Fox). Outra vantagem inerente ao eixo de 20 é a maior distância entre falanges do cubo, dado que o eixo tem mais 10mm de comprimento. Isto traduz-se numa roda da frente com maior resistência à torção. A nível de rigidez não posso comentar mas os testes que existem na net são bastante explícitos, já na questão do peso a Fox ganha na questão do eixo mas apenas se compararmos com o Maxle 360, já que o Maxle lite tem um peso anunciado de 87g (ainda não o tenho para poder confirmar).

Numa primeira análise nota-se um grande trabalho de engenharia por toda a suspensão com alguns detalhes bem pensados, nomeadamente os apoios no fundo das pernas. Outra coisa que se nota logo é a camada de óleo que cobre as pernas; ao contrário do que alguns pensam e dizem os selos não têm qualquer defeito, diz no manual que é um sistema de lubrificação interna (ler ajuda...). A única preocupação que isto acarreta é ter que levar a suspensão ao mecânico dentro dos prazos estipulados para garantir que não fica a trabalhar em seco.


As Afinações

Os ajustes são bastante simples bastando ler o manual que tem todos os passos detalhados e por ordem. A recuperação ajusta-se no fundo da perna direita, a pressão de ar no topo da perna esquerda, bem como o flight control. No topo da perna direita temos o botão do Albert Select (azul on/off) e a afinação da plataforma (dourado). Os botões todos têm clicks para facilitar a contagem de voltas. Finalmente só acho que a tabela de origem deixa a suspensão com demasiado sag mas deixo ao critério de cada um.


O Desempenho

Depois de devidamente afinada e de já ter rolado algum tempo para "quebrar" nota-se que se trata de uma unidade bastante rígida tanto lateralmente como longitudinalmente, mesmo sob travagem forte. Para poderem ter um termo de comparação, considero-a uma das suspensões mais suaves com que já andei, ficando facilmente ao lado da 888 com uma pressão inicial de 60 psi (peso completo do piloto 77kg). A sensibilidade aos buracos mais pequenos ou mesmo às passadeiras é fenomenal. É claro que estava preocupado se não se revelaria demasiadamente branda esgotando o curso facilmente mas após alguns drops pequenos, cerca de 1,20m, notei que tem alguma progressividade no fim do curso evitando o bottom-out. O curso utilizado confere com o anunciado, registado pelo o-ring (tanto a manitou como a fox arredondam para cima em cerca de 5mm).

A utilização do flight control é muito simples e intuitivo e para os mais preocupados com as quedas, o comando pode ser substituido pelos da Rock Shox (Push-Loc). A redução do curso em 40mm não altera as afinações prévias.

Agora é hora de ligar o AS+. Para isto basta rodar o botão azul 90º (facil, mesmo de luvas) e já está. Eu uso dois clicks a partir do mínimo, sendo que no máximo parece ficar quase em lockout. Obviamente perde alguma sensibilidade inicial (as passadeiras já se sentem) mas os buracos pequenos ainda não "aparecem". O curso útil mantém-se em 140mm mas este apenas foi atingido em drops (novamente de cerca de 120 cm). A grande surpresa foi suportar muito bem os sprints mais forte sem o bob que aparecia na manitou (SPV evolve). Neste caso nota-se um barulho estranho muito semelhante ao roçar dos discos nas pastilhas mas que provém da válvula de inércia a fazer o seu trabalho.


Conclusão

Se o que procuram é uma suspensão muito suave e moderadamente leve com sistema de plataforma e que permite uma verdadeira utilização AM, desde subidas demoníacas a descidas vertiginosas e bastante irregulares então têm o vosso par! Além disso utiliza sistemas já implantados como sejam o post mount 7" (montagem directa de uma bomba de travão de 7" ou 180mm) e o eixo de 20mm, neste caso na forma de um Maxle 360. O grande senão da suspensão são os 860€ que custa (preço de tabela). Se de facto não precisam do AS+ ou não têm tanto euro para gastar então não olhava duas vezes e apostava na Revelation, ficando a Fox como última opção (naõ considerando outras opções mais exóticas e dispendiosas).
O único upgrade que considero ser útil é a montagem de um Maxle lite (87g em vez de 150) para os weight-weenies, considerando o comando remoto do AS+ perfeitamente dispensável.
Entretanto há notícias que o 60 less, o eixo da magura que permite poupar 60 gramas não vai ser continuado dado o lançamento do Maxle Lite que passará a equipar as Thor de origem (ou pelo menos nos EUA é assim)



Espero que esta análise vos seja útil.

Boas festas a todos!
 

jol8485

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Bela análise :venia:

Só um pequeno reparo, não é "O recurso" mas sim A recuperação :wink: EDIT: (Aliás, como tens nos ajustes.)
 

Alf

Active Member
Muito boa análise :)

Acho essa suspensão muito bonita, e considero-a uma opção muito válida no campo dos 140mm, e com um bom peso, para eixo de 20mm.
 
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