Análise RockMachine Torrent

i_mendes

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Boas pessoal,

vou tentar analisar aqui o comportamento desta RockMachine Torrent de 2006:

rock_maio.jpg


Os componentes:

- Quadro RockMachine Torrent Alpine Custom 7005 TB Superlight
- Caixa de direcção Ritchey semi-integrada
- Suspensão Fox F100 RLC 2007
- Avanço FSA 31,8
- Guiador Truvativ 31,8 elevado
- Espigão Thomson Elite 25,1 410mm
- Selim SMP TRK Men
- Rodas Mavic Crossride
- Corrente Shimano LX
- Cassete Shimano LX
- Pedaleira Shimano Deore
- Desviador dianteiro Shimano LX
- Desviador traseiro Shimano XT
- Manípulos mudanças Shimano XT
- Travões Avid Juicy 3
- Discos Avid 160mm
- Pneu dianteiro Schwalbe Nobby Nuc 2.25
- Pneu Traseiro Specialized Fast Trak 2.00
- Punhos espuma comprados na Decathlon

É relativo estar a dizer que se está a analisar uma bike específica, até porque a mesma pode estar com componentes diferentes. Está-se sim a analisar um conjunto de componentes, até porque esta, de origem, é só mesmo o quadro.

Já ando com ela desde Setembro de 2007, e nunca me deixou ficar mal.

Comecei por ter como suspensão uma Suntour, comprada na Decathlon. Fazia o seu trabalho, mas deixava muito a desejar em termos de sensibilidade e estabilidade na frente da bike.

Mudei depois para uma Marzocchi Mx Pro Lo 100mm, mas fiquei um pouco desapontado, pois era bastante dura. A princípio nem lhe colocava ar nenhum, era só a mola, e mesmo assim dura que nem cornos.

Assim que surgiu uma oportunidade, troquei-a logo por uma Fox F100 RLC de 2007. Agora sim. Frente estável, segurança nas descidas mais acidentadas, sensibilidade ao mais pequeno ressalto. Muito bom mesmo.

A transmissão Shimano LX/XT é mais que suficiente. É raro desafinar, já nem me lembro da última vez que o fiz. Passagens suaves, sem qualquer dificuldades, pelos menos no meu caso. Embora, exista aquele 'ponto morto', antes de meter mesmo a mudança, mas é uma coisa rápida. Aqui está a diferença para o SRAM. A corrente nunca me saiu, nunca se partiu (por enquanto).
A pedaleira Deore não é pesada, aliás pesa tanto como uma XT, e é octalink. Nunca tive qualquer problema com ela, mas como um gajo gosta de se mimar, e como até é mais bonita, já tenho uma XT 2008 para montar.

Tinha um espigão Ritchey, mas este começou a fazer barulhos por todo o lado. Era naquela junção do alumínio preto e da parte prateada no topo, onde se encaixa o selim. Com o tempo isso ganha folgas, e não há nada a fazer. Por isso mudei para um espigão 'inteiriço', ou seja, não há junção de peças. É um todo, só tem, como é óbvio, a peça à parte para apertar o selim. É um Thomson Elite.

O selim SMP TRK é muito confortável e adaptado a nós, evitando os tais problemas na próstata, mas estéticamente fica muito mal na bike. Talvez o troque por outro 'mais bonito'. :)

Quanto aos travões, comecei por ter uns Hayes Sole. Como se costuma dizer por aqui, 'não travavam, iam travando'. Agora a sério, para quem não gosta de travagens muito bruscas, não são uns maus travões. Travam quanto baste, e têm uma coisa boa: afinação nas pinças. Com isto evita-se o roçar nos discos. São é muito pesados.
Mudei para uns Avid Juicy 3, e são uma decepção. Não porque não travem. Quanto a isso até travam demais. São muito brutos. Tive que me habituar, pois só com um dedo era o suficiente para saltar por cima da burra. Aquilo quando trava, trava mesmo. Até mete medo. O problema destes travões é a afinação. Não têm afinação nas pinças, e por isso, o roçar nos discos é constante. Os bombitos ficam demasiado perto dos discos. No da frente então é demais. Ainda cheguei a trocar o da frente, que era a versão de 2007, para a versão de 2008, mas o problema manteve-se. Podem até ficar afinados, mas depois quando começamos a andar, acabou. Desisto, e já encomendei uns Shimano XT.

As rodas Mavic são as tais com uma relação preço/qualidade boa, e até hoje ainda não enpenaram, e nem deram chatices. Não são as mais leves, mas também não são das mais pesadas.

Os pneus. Comecei por ter dois Larsen TT, mas depressa cheguei à conclusão, que para a frente não dá. Quando se passa em estradas com gravilha, etc, é só ver pedrinhas a areias a voar por tudo o que é sítio, a baterem no quadro, etc. Lama então, fica agarrada e já não sai. Mudei então para uns Nobby Nic à frente e um Specialized Fast Trak atrás. Tenho tracção atrás e segurança na frente. É uma boa combinação.
Não posso dizer nada em relação ao desempenho à chuva, pois não gosto de andar à chuva.Andei umas vezes e era só escorregadelas. Não tenho horta nas costas. Temos de andar com cuidado redobrado, etc., e isso não é para mim. Gosto de andar à vontade sem me preocupar muito com o andamento. Lama também não. Andar por aí todo enlameado até às orelhas, sinceramente não sei qual é o gozo, e olhem que já experimentei. Depois, como não tenho garagem, tenho de guardar a bike em casa e não posso cagar o prédio deste o R/c até ao 3º andar, para além da própria casa, claro. Mas isto é a minha opinião muito pessoal.

Ainda nunca tive um furo com estes pneus, aliás nunca furei desde que tenho a bike. São pneus de câmara de ar.

O quadro é de 19". Meço 1,82m e tenho as pernas compridas, pelo que me sinto bem neste quadro. Já experimentei um 17,5", e é pequeno. Se calhar um 18" ou um 18,5" também não devia ficar mau.

Comecei por ter um guiador recto, mas sentia algumas dores nas costas, pois ia demasiado dobrado, e como não faço competição, não fazia sentido. Logo, mudei para um Truvativ elevado, e dei-me bem. É de 31,8. Gosto mais. A frente da bike, vista do nosso ângulo, não fica tão 'magricelas', para além de que parece que tenho mais controlo sobre ela.

O quadro é um puro XC. As escoras são grossas, não 'dobram', e a traseira é bastante estável, e não é 'saltitante', como já experimentei noutras bikes.

Haa, já me esquecia.... os pedais. São de plataforma. São uns Rockrider com aqueles parafusos para o pé não deslizar. Mas são um pouco grandes e pesados, para além de que, cada vez que roço lá com as pernas, fica lá meio kilo de carne agarrado. Vou tentar comprar uns mais pequenos. Nunca experimentei uns de encaixe, mas tenho a sensação de que passava mais tempo no chão do que montado na bike. A ver vamos...

E pronto, é assim. Os próximos upgrades serão a pedaleira, cassete e corrente XT.
 

i_mendes

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Bem, como disse, já montei uns travões XT na burra. Depois coloco fotos.

Tenho também uma pedaleira XT, mas falta-me uma ferramenta para montá-la.

O material foi comprado em 2ª mão, mas com muito pouco uso, pelo que parece que está novo. Tive sorte.

Voltarei com mais novidades.
 

alxm

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Muito bem...grande evolução! Como já tive oportunidade de te dizer noutro tópico tens mesmo é que colocar uns pedais de encaixe (CB de preferência) porque esses estão a destoar muiiiiito. Aliás deve ser das poucas bicicletas (ou única?) com uma Fox 100 rl e pedais de plataforma....Há, é verdade, o «gonzo» tb está aí a mais...:wink:
 

Hetfield

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O upgrade dos travões e pedaleira foi uma boa opção. Falta mesmo uns pedais de encaixe para tirares todo o rendimento que a bike te pode proporcionar. O resto está impecável.

Quanto aos pedais, isso das quedas não é bem assim, tens é que ter calma até te habituares, a partir daí o encaixe/desencaixe é intuitivo.

Ah... E já agora também não gosto do "Gonzo"


alxm said:
Há, é verdade, o «gonzo» tb está aí a mais...:wink:


:mrgreen: E eu a pensar que era o único que tinha notado essa semelhança. :lol: Realmente faz lembrar essa famosa personagem dos Marretas.
 

i_mendes

New Member
Bom, conforme tinha dito, aqui vão as fotos dos novos upgrades:

Travões XT:

travoes_xt.jpg


travoes_xt_2.jpg


E a pedaleira XT:

xt.jpg


Quanto é que ganhei em peso com a pedaleira? Pouco...

peso_deore.jpg


Como o pano pesava 40g, a pedaleira pesa então 982g

A XT:

peso_xt.jpg


Pesou 865g. Ganhei 117g. Para muitos é quase 1 tonelada, mas pronto... sempre é alguma coisa.

Devo acrescentar que todo este material é em 2ª mão. Aliás, nesta bike as únicas coisas que comprei novas foram os manípulos XT, o desviador traseiro, a cassete, corrente, o guiador, os punhos, o selim e suporte do bidon. Tenho feito bons negócios e o material vem sempre em excelente estado. Muito dele foi comprado aqui a membros do fórum.

Já encomendei uma cassete e uma corrente XT. Próximo upgrade? Talvez o selim. O que me aconselham?

Quanto aos pedais de encaixe, logo se vê. Não é a minha prioridade. Não faço competição nem maratonas. Faço BTT porque gosto, e aproveito e mantenho a forma. Dou uns passeios, em alcatrão, uns trilhos. Ando quase todos os dias. Sinto-me bem em cima da bina, e isso é o mais importante. Talvez um dia... o contra mesmo é o peso. Os dois pedais pesam mais de meio kilo. É isto que me faz pensar duas vezes.

Vou experimentar a pedaleira e os travões. Depois digo qualquer cosia.
 

i_mendes

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Bom, então aqui estão mais umas fotos da RockMachine, agora já com a pedaleira XT e os travões XT:

rock1.jpg


rock2.jpg


rock3.jpg


rock4.jpg


Quanto aos travões XT, estou bastante satisfeito. Posso dosear a travagem a meu gosto e deixou de haver o roçar das pastilhas nos discos.

A pedaleira XT, parecendo que não nota-se alguma diferença no pedalar. Mais leve, não sei explicar bem, mas senti a passagem da Deore para a XT, embora a diferença de peso seja de apenas 120g.

Quando mudar a cassete para uma XT e a corrente para uma XT, de certeza que irei notar ainda mais leveza e precisão.

Depois digo qualquer coisa quando mudar esse material. Vamos com calma...
 

o5car

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i_mendes said:
A pedaleira XT, parecendo que não nota-se alguma diferença no pedalar. Mais leve, não sei explicar bem, mas senti a passagem da Deore para a XT, embora a diferença de peso seja de apenas 120g.

Quando mudar a cassete para uma XT e a corrente para uma XT, de certeza que irei notar ainda mais leveza e precisão.

Depois digo qualquer coisa quando mudar esse material. Vamos com calma...

O q eu notei, é q a força exercida na pedaleira parece ser mais eficaz e "rigida", o q tem a ver com a distancia dos rolamentos, o contrário com o sistema octalink em q existe uma certa "distancia" entre o pedaleiro e os rolamentos... não sei se me consegui explicar!... :oops:

Qdo tiveres todo o sistema XT, vais notar tb, muito mais suavidade e exactidão do entrar das mudanças, penso q a corrente tenha muito a ver.
 

i_mendes

New Member
Bem, lá troquei a cassete LX por uma XT, assim como a corrente, que agora também é uma XT. Em resumo, toda a transmissão é XT excepto o desviador da frente que é LX.

É notória a diferença no pedalar a ao meter as mudanças, mais rápidas a meter e mais precisas.

Pensei é que a diferença de peso entre as cassetes fosse maior. Não chega a 100g, mas pronto, com a pedaleira, corrente, etc, devo ter tirado quase 250g à bike. Não é mau. Agora ainda posso tirar quase 300g se comprar uns pedais Shimano SPD-M540. A ver vamos.

De momento a bike está 'do best'. Mesmo assim acho que vou trocar os pneus. De momento tenho um Nobby Nic 2.25 à frente e um Specialized Fast Trak 2.0 atrás. O Nobby Nic é muito grossalhão, e para tempo seco, acho que não compensa. Vou meter uns Maxxis Larsen TT 2.0, tanto à frente como atrás. Tenho ainda a hipótese de colocar um Racing Ralph 2.25 atrás. Tenho de ir ver qual o melhor conjunto para o verão. O que se pretende é tracção atrás e controlo na frente.

Ha.... e ainda falta um selim. Mais leve e 'mais bonito'.
 

pc10

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Se queres um selim confortável e bem bonito aconselho-te este:

bbbanatomicdesignmr1.jpg
BBB Anatomic Design

À primeira vista parece uma tábua mas é bastante confortável. É bastante bonito e o preço até é muito em conta (cerca de 40€). Eu tenho um preto e podes ver aqui como ficou na minha máquina

cimg3712mv0.jpg


Confortável, bonito e discreto... :D

Cumprimentos :wink:
 

nioxys

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eu tb recomendo o selim que o "pc10" recomendou... é muito anatomico(ajusta se bem ao rabo) bonito e com um preço muito em conta
 

i_mendes

New Member
Aqui está a máquina, agora com avanço e guiador flat Ritchey WCS, assim como os pedais de encaixe Shimano SPD-540. É de facto muito diferente o pedalar. Nas subidas então, até dá gosto. Acho que me adaptei. Só caí uma vez, nas férias no Alentejo, mas felizmente caí em cima de pasto. O neurónio responsável por avisar o comando central para desencaixar os pés, estava de folga nesse dia...

Estou a gostar bastante. Vou seguir o vosso conselho e comprar esse selim. Também já vi um tópico só sobre esse selim, e todo o pessoal fala bem dele.

Neste momento a bike pesa 12,5 Kg. O quadro é um 19,5" e por isso é algo pesadote. Onde posso tirar peso agora é mesmo no quadro e nas rodas. Mas isso só lá mais para o verão...

torrent_agosto.jpg


Voltei ao volante flat, mas desta vez coloquei um parafuso maior na aranha. Deste modo consegui colocar umas anilhas extra, o que me dá uma altura boa, para que não fique demasiado dobrado e com dor de pescoço e costas.
 

i_mendes

New Member
Comprei o selim BBB AnatomicDesign, e até agora estou a adaptar-me bem. De facto, a bike fica mais bonita assim, e também não perdi conforto.

Aqui estão umas fotos.

torrent_set1.jpg


torrent_set2.jpg


torrent_set3.jpg


Tenho de dizer alguma coisa sobre a Fox F100 RLC. Espectáculo! Foi a melhor compra que fiz. Papa tudo. Até chateia :)

A bike pesa agora 12 Kg (sem o bidon e sem a bomba).
 

i_mendes

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Bem, tive de fazer um 'downgrade' na bike. Ou seja, tive de tirar a Fox e colocar uma Reba. Também foi porque decidi experimentar uma Reba durante uns tempos. O problema é que a Fox tem o tubo da direcção curto, o que implica que o guiador, que ainda por cima é flat, fique demasiado baixo. Comecei a ter dores no pescoço. Como o tubo da Reba é mais comprido posso manter o avanço e guiador Ritchey WCS, pois dá para colocar mais umas anilhas. Vai ficar assim durante algum tempo. Depois quando colocar a Fox, coloco o guiador elevado da truvativ, e se necessário com o avanço FSA. Era assim que estava dantes.

Depois coloco aqui umas fotos da bike com a Reba montada. Vou experimentar as várias afinações dadas aqui pelo pessoal num tópico sobre afinações da Reba e ver o que consigo fazer. De momento tenho 110+ e 100-, mas noto que está um pouco dura, isto em relação à Fox F100 RLC. Vou tentar colocar mais um pouco de ar na câmara negativa, a ver se ganho mais alguma sensibilidade.

Estou a tentar obter um quadro mais leve e mais recente. Estava a pensar num Scott Scale 40 ou semelhante. Isto para ver se consigo reduzir o peso. Mudei também o pneu da frente, que era um Nobby Nic 2.35 e coloquei um Racing Ralph 2.1, mas leve.
Neste momento, com a Reba, que é mais leve que a Fox, a bike deve andar por volta dos 11,6 ou 11,7. Depois peso para ter a certeza.
 
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