Boas pessoal,
vou tentar analisar aqui o comportamento desta RockMachine Torrent de 2006:
Os componentes:
- Quadro RockMachine Torrent Alpine Custom 7005 TB Superlight
- Caixa de direcção Ritchey semi-integrada
- Suspensão Fox F100 RLC 2007
- Avanço FSA 31,8
- Guiador Truvativ 31,8 elevado
- Espigão Thomson Elite 25,1 410mm
- Selim SMP TRK Men
- Rodas Mavic Crossride
- Corrente Shimano LX
- Cassete Shimano LX
- Pedaleira Shimano Deore
- Desviador dianteiro Shimano LX
- Desviador traseiro Shimano XT
- Manípulos mudanças Shimano XT
- Travões Avid Juicy 3
- Discos Avid 160mm
- Pneu dianteiro Schwalbe Nobby Nuc 2.25
- Pneu Traseiro Specialized Fast Trak 2.00
- Punhos espuma comprados na Decathlon
É relativo estar a dizer que se está a analisar uma bike específica, até porque a mesma pode estar com componentes diferentes. Está-se sim a analisar um conjunto de componentes, até porque esta, de origem, é só mesmo o quadro.
Já ando com ela desde Setembro de 2007, e nunca me deixou ficar mal.
Comecei por ter como suspensão uma Suntour, comprada na Decathlon. Fazia o seu trabalho, mas deixava muito a desejar em termos de sensibilidade e estabilidade na frente da bike.
Mudei depois para uma Marzocchi Mx Pro Lo 100mm, mas fiquei um pouco desapontado, pois era bastante dura. A princípio nem lhe colocava ar nenhum, era só a mola, e mesmo assim dura que nem cornos.
Assim que surgiu uma oportunidade, troquei-a logo por uma Fox F100 RLC de 2007. Agora sim. Frente estável, segurança nas descidas mais acidentadas, sensibilidade ao mais pequeno ressalto. Muito bom mesmo.
A transmissão Shimano LX/XT é mais que suficiente. É raro desafinar, já nem me lembro da última vez que o fiz. Passagens suaves, sem qualquer dificuldades, pelos menos no meu caso. Embora, exista aquele 'ponto morto', antes de meter mesmo a mudança, mas é uma coisa rápida. Aqui está a diferença para o SRAM. A corrente nunca me saiu, nunca se partiu (por enquanto).
A pedaleira Deore não é pesada, aliás pesa tanto como uma XT, e é octalink. Nunca tive qualquer problema com ela, mas como um gajo gosta de se mimar, e como até é mais bonita, já tenho uma XT 2008 para montar.
Tinha um espigão Ritchey, mas este começou a fazer barulhos por todo o lado. Era naquela junção do alumínio preto e da parte prateada no topo, onde se encaixa o selim. Com o tempo isso ganha folgas, e não há nada a fazer. Por isso mudei para um espigão 'inteiriço', ou seja, não há junção de peças. É um todo, só tem, como é óbvio, a peça à parte para apertar o selim. É um Thomson Elite.
O selim SMP TRK é muito confortável e adaptado a nós, evitando os tais problemas na próstata, mas estéticamente fica muito mal na bike. Talvez o troque por outro 'mais bonito'.
Quanto aos travões, comecei por ter uns Hayes Sole. Como se costuma dizer por aqui, 'não travavam, iam travando'. Agora a sério, para quem não gosta de travagens muito bruscas, não são uns maus travões. Travam quanto baste, e têm uma coisa boa: afinação nas pinças. Com isto evita-se o roçar nos discos. São é muito pesados.
Mudei para uns Avid Juicy 3, e são uma decepção. Não porque não travem. Quanto a isso até travam demais. São muito brutos. Tive que me habituar, pois só com um dedo era o suficiente para saltar por cima da burra. Aquilo quando trava, trava mesmo. Até mete medo. O problema destes travões é a afinação. Não têm afinação nas pinças, e por isso, o roçar nos discos é constante. Os bombitos ficam demasiado perto dos discos. No da frente então é demais. Ainda cheguei a trocar o da frente, que era a versão de 2007, para a versão de 2008, mas o problema manteve-se. Podem até ficar afinados, mas depois quando começamos a andar, acabou. Desisto, e já encomendei uns Shimano XT.
As rodas Mavic são as tais com uma relação preço/qualidade boa, e até hoje ainda não enpenaram, e nem deram chatices. Não são as mais leves, mas também não são das mais pesadas.
Os pneus. Comecei por ter dois Larsen TT, mas depressa cheguei à conclusão, que para a frente não dá. Quando se passa em estradas com gravilha, etc, é só ver pedrinhas a areias a voar por tudo o que é sítio, a baterem no quadro, etc. Lama então, fica agarrada e já não sai. Mudei então para uns Nobby Nic à frente e um Specialized Fast Trak atrás. Tenho tracção atrás e segurança na frente. É uma boa combinação.
Não posso dizer nada em relação ao desempenho à chuva, pois não gosto de andar à chuva.Andei umas vezes e era só escorregadelas. Não tenho horta nas costas. Temos de andar com cuidado redobrado, etc., e isso não é para mim. Gosto de andar à vontade sem me preocupar muito com o andamento. Lama também não. Andar por aí todo enlameado até às orelhas, sinceramente não sei qual é o gozo, e olhem que já experimentei. Depois, como não tenho garagem, tenho de guardar a bike em casa e não posso cagar o prédio deste o R/c até ao 3º andar, para além da própria casa, claro. Mas isto é a minha opinião muito pessoal.
Ainda nunca tive um furo com estes pneus, aliás nunca furei desde que tenho a bike. São pneus de câmara de ar.
O quadro é de 19". Meço 1,82m e tenho as pernas compridas, pelo que me sinto bem neste quadro. Já experimentei um 17,5", e é pequeno. Se calhar um 18" ou um 18,5" também não devia ficar mau.
Comecei por ter um guiador recto, mas sentia algumas dores nas costas, pois ia demasiado dobrado, e como não faço competição, não fazia sentido. Logo, mudei para um Truvativ elevado, e dei-me bem. É de 31,8. Gosto mais. A frente da bike, vista do nosso ângulo, não fica tão 'magricelas', para além de que parece que tenho mais controlo sobre ela.
O quadro é um puro XC. As escoras são grossas, não 'dobram', e a traseira é bastante estável, e não é 'saltitante', como já experimentei noutras bikes.
Haa, já me esquecia.... os pedais. São de plataforma. São uns Rockrider com aqueles parafusos para o pé não deslizar. Mas são um pouco grandes e pesados, para além de que, cada vez que roço lá com as pernas, fica lá meio kilo de carne agarrado. Vou tentar comprar uns mais pequenos. Nunca experimentei uns de encaixe, mas tenho a sensação de que passava mais tempo no chão do que montado na bike. A ver vamos...
E pronto, é assim. Os próximos upgrades serão a pedaleira, cassete e corrente XT.
vou tentar analisar aqui o comportamento desta RockMachine Torrent de 2006:
Os componentes:
- Quadro RockMachine Torrent Alpine Custom 7005 TB Superlight
- Caixa de direcção Ritchey semi-integrada
- Suspensão Fox F100 RLC 2007
- Avanço FSA 31,8
- Guiador Truvativ 31,8 elevado
- Espigão Thomson Elite 25,1 410mm
- Selim SMP TRK Men
- Rodas Mavic Crossride
- Corrente Shimano LX
- Cassete Shimano LX
- Pedaleira Shimano Deore
- Desviador dianteiro Shimano LX
- Desviador traseiro Shimano XT
- Manípulos mudanças Shimano XT
- Travões Avid Juicy 3
- Discos Avid 160mm
- Pneu dianteiro Schwalbe Nobby Nuc 2.25
- Pneu Traseiro Specialized Fast Trak 2.00
- Punhos espuma comprados na Decathlon
É relativo estar a dizer que se está a analisar uma bike específica, até porque a mesma pode estar com componentes diferentes. Está-se sim a analisar um conjunto de componentes, até porque esta, de origem, é só mesmo o quadro.
Já ando com ela desde Setembro de 2007, e nunca me deixou ficar mal.
Comecei por ter como suspensão uma Suntour, comprada na Decathlon. Fazia o seu trabalho, mas deixava muito a desejar em termos de sensibilidade e estabilidade na frente da bike.
Mudei depois para uma Marzocchi Mx Pro Lo 100mm, mas fiquei um pouco desapontado, pois era bastante dura. A princípio nem lhe colocava ar nenhum, era só a mola, e mesmo assim dura que nem cornos.
Assim que surgiu uma oportunidade, troquei-a logo por uma Fox F100 RLC de 2007. Agora sim. Frente estável, segurança nas descidas mais acidentadas, sensibilidade ao mais pequeno ressalto. Muito bom mesmo.
A transmissão Shimano LX/XT é mais que suficiente. É raro desafinar, já nem me lembro da última vez que o fiz. Passagens suaves, sem qualquer dificuldades, pelos menos no meu caso. Embora, exista aquele 'ponto morto', antes de meter mesmo a mudança, mas é uma coisa rápida. Aqui está a diferença para o SRAM. A corrente nunca me saiu, nunca se partiu (por enquanto).
A pedaleira Deore não é pesada, aliás pesa tanto como uma XT, e é octalink. Nunca tive qualquer problema com ela, mas como um gajo gosta de se mimar, e como até é mais bonita, já tenho uma XT 2008 para montar.
Tinha um espigão Ritchey, mas este começou a fazer barulhos por todo o lado. Era naquela junção do alumínio preto e da parte prateada no topo, onde se encaixa o selim. Com o tempo isso ganha folgas, e não há nada a fazer. Por isso mudei para um espigão 'inteiriço', ou seja, não há junção de peças. É um todo, só tem, como é óbvio, a peça à parte para apertar o selim. É um Thomson Elite.
O selim SMP TRK é muito confortável e adaptado a nós, evitando os tais problemas na próstata, mas estéticamente fica muito mal na bike. Talvez o troque por outro 'mais bonito'.
Quanto aos travões, comecei por ter uns Hayes Sole. Como se costuma dizer por aqui, 'não travavam, iam travando'. Agora a sério, para quem não gosta de travagens muito bruscas, não são uns maus travões. Travam quanto baste, e têm uma coisa boa: afinação nas pinças. Com isto evita-se o roçar nos discos. São é muito pesados.
Mudei para uns Avid Juicy 3, e são uma decepção. Não porque não travem. Quanto a isso até travam demais. São muito brutos. Tive que me habituar, pois só com um dedo era o suficiente para saltar por cima da burra. Aquilo quando trava, trava mesmo. Até mete medo. O problema destes travões é a afinação. Não têm afinação nas pinças, e por isso, o roçar nos discos é constante. Os bombitos ficam demasiado perto dos discos. No da frente então é demais. Ainda cheguei a trocar o da frente, que era a versão de 2007, para a versão de 2008, mas o problema manteve-se. Podem até ficar afinados, mas depois quando começamos a andar, acabou. Desisto, e já encomendei uns Shimano XT.
As rodas Mavic são as tais com uma relação preço/qualidade boa, e até hoje ainda não enpenaram, e nem deram chatices. Não são as mais leves, mas também não são das mais pesadas.
Os pneus. Comecei por ter dois Larsen TT, mas depressa cheguei à conclusão, que para a frente não dá. Quando se passa em estradas com gravilha, etc, é só ver pedrinhas a areias a voar por tudo o que é sítio, a baterem no quadro, etc. Lama então, fica agarrada e já não sai. Mudei então para uns Nobby Nic à frente e um Specialized Fast Trak atrás. Tenho tracção atrás e segurança na frente. É uma boa combinação.
Não posso dizer nada em relação ao desempenho à chuva, pois não gosto de andar à chuva.Andei umas vezes e era só escorregadelas. Não tenho horta nas costas. Temos de andar com cuidado redobrado, etc., e isso não é para mim. Gosto de andar à vontade sem me preocupar muito com o andamento. Lama também não. Andar por aí todo enlameado até às orelhas, sinceramente não sei qual é o gozo, e olhem que já experimentei. Depois, como não tenho garagem, tenho de guardar a bike em casa e não posso cagar o prédio deste o R/c até ao 3º andar, para além da própria casa, claro. Mas isto é a minha opinião muito pessoal.
Ainda nunca tive um furo com estes pneus, aliás nunca furei desde que tenho a bike. São pneus de câmara de ar.
O quadro é de 19". Meço 1,82m e tenho as pernas compridas, pelo que me sinto bem neste quadro. Já experimentei um 17,5", e é pequeno. Se calhar um 18" ou um 18,5" também não devia ficar mau.
Comecei por ter um guiador recto, mas sentia algumas dores nas costas, pois ia demasiado dobrado, e como não faço competição, não fazia sentido. Logo, mudei para um Truvativ elevado, e dei-me bem. É de 31,8. Gosto mais. A frente da bike, vista do nosso ângulo, não fica tão 'magricelas', para além de que parece que tenho mais controlo sobre ela.
O quadro é um puro XC. As escoras são grossas, não 'dobram', e a traseira é bastante estável, e não é 'saltitante', como já experimentei noutras bikes.
Haa, já me esquecia.... os pedais. São de plataforma. São uns Rockrider com aqueles parafusos para o pé não deslizar. Mas são um pouco grandes e pesados, para além de que, cada vez que roço lá com as pernas, fica lá meio kilo de carne agarrado. Vou tentar comprar uns mais pequenos. Nunca experimentei uns de encaixe, mas tenho a sensação de que passava mais tempo no chão do que montado na bike. A ver vamos...
E pronto, é assim. Os próximos upgrades serão a pedaleira, cassete e corrente XT.