[Análise] Mondraker Factor RR 2007

Kamari

New Member
Ora aqui vai uma análise à minha nova bike que conta com 300km sensivelmente :D :D.

Quadro: Mondraker Factor RR tamanho L
Amortecedor: Fox Float RP 23
Suspensão: Fox Float RL 120mm
Caixa de direcção: Cane Creek Aheadset
Avanço: Race Face Envolve XC
Guiador: Race Face Envolve XC Low Riser
Espigão de selim: Race Face Envolve XC
Selim: Fizik Nisene HP Wing Flex - Trocado por um selim BBB
Travões e manetes de travões: Formula Oro K24 com disco de 180mm à frente e 160mm atrás
Pedaleira: Race Face Ride XC
Cassete: Sram Pg 970
Desviador Traseiro: Sram X9
Shifters: Sram X9
Desviador dianteiro: Shimano Deore LX
Aros: Sun Ringlé D52-XC (frente e trás)
Cubos: Sun Ringlé Disc Jochey (frente e trás)
Pneus: IRC Mibro 2.1
Pedais: Crank Brothers Smarty
Punhos: On Off

Ora aqui está a minha bina que demorou mais tempo a chegar que o previsto, mas também é compreensível por ser as primeiras entregas.
Passando à análise propriamente dita: :D :twisted:
Em relação ao aspecto geral foi amor à primeira vista, gostei muito da cor do quadro, dos acabamentos, da sua robustez, e da imponência que esta bike impõe.
mondrakerfactorrr21wa4.jpg

mondrakerfactorrrgs3.jpg


Suspensão: Esta suspensão possui regulação de rebound, lockout e ajuste de pressão.Para quem vem de uma Top Gun a ar rija como tudo, esta não tem nada a ver. Tem um trabalhar muito suave, filtra muito bem as irregularidades do terreno.
O único reparo que faço, e é por não estar habituado, é que no início das voltas de houve um ligeiro ruído, que explicado pelo mecânico da loja me disse que é o circular do óleo dentro da suspensão.
Quando ouvia este ruído pensava que era algo de mau, mas fico descansado por não ser nada.
mondrakerfactorrr10mb0.jpg


Amortecedor: Este amortecedor possui regulação de rebound, e duas posições,sendo estas "aberto" e "propedal", o propedal pode ser ajustado em "1", "2", e "3", indo de mais sensível até um propedal firme. Até agora estou muito contente com ele, que tal como a suspensão absorve muito bem as irregularidades do terreno, e com o propedal ajustado a "2", este não bombeia a pedalar, só mesmo quando estou em pé e a pedalar.
Com ele totalmente aberto absorve todo o tipo de irregularidades, mas só o uso aberto a descer.
mondrakerfactorrr6gy1.jpg
mondrakerfactorrr7kg5.jpg


Nota: Tanto na suspensão como no amortecedor não sei qual a pressão a que eles estão, mas pelo que o mecânico me disse está a uma pressão para +/- 70Kg por isso é para o meu peso.

Avanço/Guiador/Espigão: Nada de mau a apontar. Bastante bonitos e o guiador faz-nos ter uma posição bastante confortável. De salientar o espigão de selim que gostei muito o facto de o ajuste do ângulo estar independente do aperto ao selim, o que dá muito jeito.
mondrakerfactorrr27nc3.jpg

mondrakerfactorrr11dg6.jpg


Selim: A meu ver é o pior que está nesta bike, daí já o ter trocado. Este selim faz muita pressão nas zonas genitais, visto não ser aberto, fazendo com que ao fim de algum tempo se torna muito incómodo pedalar.
mondrakerfactorrr12iy2.jpg


Travões: Gostei bastante. acho-os muito potentes, apesar de ainda não terem acamado. O tacto das manetes é muito suave, e em longas descidas não notamos aquela fadiga da mão de estar sempre a apertar as manetes. Estou muito contentes com eles
mondrakerfactorrr3vb4.jpg

mondrakerfactorrr1ys5.jpg


Pedaleira: Até agora também não tenho nada a apontar. É bastante bonita, apesar de não ser nenhuma Deus, mas funciona bem e o eixo (também Race Face) acho-o muito suave.
mondrakerfactorrr15wn0.jpg


Cassete: Nada a apontar, não noto mudanças a saltar e as mudanças entram muito bem.

Desviador Traseiro: Além de muito bonito estou muito contente com ele. Mudanças sempre certinhas, muito suave, 5 estrelas
mondrakerfactorrr13or9.jpg

mondrakerfactorrr19sg4.jpg


Shifters: Gostei especialmente do sistema de só ser preciso usar o polegar, o que é bastante mais prático. Acho estes shifter's bastante bonitos e funcionam muito bem, muito suaves e certinhos.
mondrakerfactorrr4rr9.jpg


Desviador Dianteiro: Até agora está a funcionar muito bem, nunca tive problema de mudar e estar ali algum tempo até se decidir a mudar de prato.

Rodas: Têm um aspecto robusto, e até agora 0 empenos. De salientar os cubos, muito giros e redondinhos hehe :mrgreen:. o rolar é bastante suave.
mondrakerfactorrr17yk0.jpg


Pneus: Mudar de uns pneus 1.9 para uns 2.1 nota-se a diferença, tanto para bem como para mal. O mal é que nota-se mais a resistência a rolar, o bom é que agarra muito bem ao terreno, e não sinto aquele medo e insegurança que os 1.9 davam nas curvas.

Pedais: Foi logo a 1ª coisa que testei quando ela chegou, foi montar os cleats e experimentar e adorei. O encaixe é mais suave que os spd's, e então o desencaixe nem se fala. O único reparo é mesmo o facto de ter a plataforma, que torna o encaixar mais chato, e tenho que andar à procura do encaixe, mas depois é sempre a andar.
mondrakerfactorrr8kp5.jpg


Punhos: Bastante confortáveis em comparação aos que tinha, que eram um bocado de esponja.

Resumindo:
Gosto muito da bike, e apesar de ter andado a namorar uma Scott MC30 de 2006 e depois dela ter andado, não me arrependo em nada de ter ido para esta Mondraker. É uma bike que se torna muito divertido andar com ela, e apesar de subir não ser o forte dela, sobe muito bem, e desce ainda melhor.

Cumps e boas pedaladas :wink: :p

PS: Como podem reparar umas fotos foram tiradas dentro de casa e outras fora de casa hehe :oops:
 

Bytes

Member
Parabens pela montada nova... estive para comprar essa, mas como demorou muito fui para outra... uma Cannondale.

Parece ser um grande maquinão, bons passeios...

Kamari said:

Olha lá, aquele parafuso ali saído é mesmo assim ?
 

Bravellir

New Member
sim,

aqueles dois parafusos são os limitadores do desviador. Definem os pontos máximos a que o desviador se pode mover sem sair da cassete. São afinadores e a posição varia de caso para caso.
 

Kamari

New Member
Bravellir said:
sim,

aqueles dois parafusos são os limitadores do desviador. Definem os pontos máximos a que o desviador se pode mover sem sair da cassete. São afinadores e a posição varia de caso para caso.

:exacto: obrigado Bravellir :wink:


Abraços
 

vacalouca

Member
Acho que o fura-bytes se está a referir a um parafuso numa posição menos ortodoxa; é preto e está do lado esquerdo da cassete, logo abaixo do drop-out.
 

Bytes

Member
vacalouca said:
Acho que o fura-bytes se está a referir a um parafuso numa posição menos ortodoxa; é preto e está do lado esquerdo da cassete, logo abaixo do drop-out.

Por acaso não, era o outro. :lol: :lol:

É que no meu X-9 os dois parafusos estão mais ou menos ao mesmo nível e aqui não. :wink:
 

Melo

New Member
Parabéns pela máquina.
Ando a sonhar com uma há já algum tempo. Só me falta uma informação:
Qual o peso total da Factor RR. Alguém me sabe dizer? :?:
 

Kamari

New Member
Melo said:
Parabéns pela máquina.
Ando a sonhar com uma há já algum tempo. Só me falta uma informação:
Qual o peso total da Factor RR. Alguém me sabe dizer? :?:

Viva! obrigado :D
Eu à relativamente pouco tempo pesei a bike numa balança de casa de banho, já que não tenho outro meio, e fazendo a diferença entre o meu peso e o meu peso mais a bike fica-me à volta dos 14 kg.
Sinceramente não confio muito neste valor, inicialmente apontava para uns 13kg, mas também este quadro é um L, daí o peso maior...

Cumps :wink:
 

Kamari

New Member
Boas!
Pois é... upgrades...
img2684nd9.jpg

img2686ud5.jpg


Como podem ver troquei de pedais. Os Smarty eram muito chatos para encaixar e um deles funcionava mal, por isso, fora com eles e encomendei estes Egg Beater SL, chegaram ontem e já os montei.
Ainda não os pude testar por causa do tempo :cry:, mas pelo que experimentei são bem melhores que os Smarty. Estou convicto que não me vou arrepender da compra.

Em relação à bike, está cada vez melhor. Cada vez mais gosto de andar com ela, muito divertida, só a pedaleira ou o eixo pedaleiro é que estão a fazer uns barulhos esquisitos, vou fazer mais uns quilómetros a tentar apurar o que possa ser. De resto tudo funciona perfeitamente.
img2695zj9.jpg


Cumps :wink:
 

Kamari

New Member
Boas!
Comprei cá, se calhar por isso é que demoraram mais a vir, mas prefiro comprar em pt.
Os pedais ficaram-me por 115€.

Cumps :wink:
 

satch

New Member
Boas,

Já agora, antes de comprares os egg beater não puseste a hipótese dos candy? Porque não uns candy?

Cumprimentos
 

Kamari

New Member
Boas

Na verdade, quando pensei nos Egg Beater nem pensei noutros pedais da Crank. O meu objectivo principal era "tirar" a plataforma do pedal. Não gosto de ver pequenas plataformas à volta do encaixe, mas se montasse uma máquina e DH metia lá os Mallet. A outra razão é que eu não abuso muito, basicamente faço XC com esta bike, logo não preciso de uns pedais muito rígidos.

E por falar neles fui hoje testá-los, e adorei. Em relação aos Smarty são muito mais fáceis de encaixar e muito suave, quase nem se nota. Ao desencaixar não notei muita diferença, ou seja, bastante suaves.
Resumindo: estou muito contente com a compra, e tenho pedais para a minha vida inteira :mrgreen: :D

Em relação à bike continua a portar-se bem, mas um dos discos de vez em quando roça nas pastilhas, provavelmente um dos cubos está a sofrer uma torção qualquer, e penso ser o de trás. Em relação à pedaleira, hoje não fez muito barulho.... a ver vamos, como diz o ceguinho...
img2705ar3.jpg


Abraço :wink:
 

coladinho

New Member
Boas...
Antes de mais parabéns pela grande máquina e pela grande analise que tens feito a bike...
Desculpa estar adicionar este post na tua análise a bike, mas como estive a ver a tua análise pensei que me podias ajudar. Também vou comprar um factor, alias já esta encomendada e nunca mais chega, já estou em pulgas para a testar, e estava a pensar fazer algumas alterações tais como:

-FOX TALLAS RLC 140 (penso que 120 não seja o suficiente para quando quiser fazer umas descidas mais duras, e como tem regulação de 100/120/140 para subir talvez se torne mais fácil baixando depois para 100)

-Rodas CROSSMAX ENDURO DISC 2007 (queria trocar as rodas por umas MAVIC para tubless, e entre os valores que queria gastar achei estas as mais indicadas, só ainda não sei que pneus por)

-Pedais Crank Brothers Smarty (estou a pensar trocar simplesmente por não ter regulação da mola, mas ainda nao se quais por, gostei bastante dos teus mas parecem não ter regulação também e já para não falar do preço que também não me agrada)

Depois também gostava de trocar o selim e o avanço por um mais curto, o selim porque vi a tua critica e não aconselhas e depois o avanço por um mais curto, porque me aconselharam, pois dizem me que oferece mais segurança a descer e uma posição mais confortável.
Fico a espera da tua opinião e de outras hipóteses casos aches mais indicadas...

Abraços e obrigado...
 

andrextr

Active Member
Re: [Análise] Mondraker Factor RR 2007

Wow! Esta bike é muito bonita!! Qual é o curso traseiro?
Ora aqui vai uma análise à minha nova bike que conta com 300km sensivelmente :D :D.

kamari said:
Nota: Tanto na suspensão como no amortecedor não sei qual a pressão a que eles estão, mas pelo que o mecânico me disse está a uma pressão para +/- 70Kg por isso é para o meu peso.

Para saberes se a pressão do amortecedor está correcta, quando te sentas em cima da bike, o amortecedor deve esgotar cerca de 10 a 20% do curso (SAG). Para isso usas o o-ring de borracha para veres o SAG. O meu amortecedor tem SAG de 20% p.ex.
Em relação à suspensão, é mais complicado, mas anda um pouco numa estrada plana, e tenta medir de algum modo o SAG.. A minha suspensão é de 130mm e quando estou montado na bike ela fica a 100mm +/- , o que dá um SAG de aprox. 25%.
 

coladinho

New Member
Podes crer que é :mrgreen: :mrgreen:
E se a vires ao vivo entao passaste como eu, os olhos ate brilharam...
O Fox rp23 tras 120 mm de curso...
 
Top