Características principais:
- 1xLED como fonte de luz
- 55 lux máximo (100%)
- Dois níveis de potência (30% e 100%)
- Alimentação por 4 pilhas AA ou baterias
- Possibilidade de alimentação externa
- Resistente à água
Opções:
- Bateria externa
- Suporte para capacete
Depois de algum uso decidi fazer um pequeno estudo desta lanterna.
Assim, foram medidas as correntes em função da tensão de alimentação e verificado o comportamento da mesma.
No gráfico acima, foi variada a tensão de alimentação da lanterna e medidas as correntes de consumo. As instruções da lanterna descrevem dois modos de funcionamentos, sendo um designado por 30% (1) e outro por 100% (2). Esta descrição terá a ver com o consumo, pois em termos práticos, a diferença luminosa não é tão notada.
As barras no fundo do gráfico ilustram o comportamento do led indicador do estado das pilhas ou baterias. A indicação, varia bastante em função do modo de funcionamento (30% ou 100%) e quando muda para vermelho, é melhor ter pilhas ou baterias por perto…
No caso do uso de baterias NiMH, existem duas diferenças muito significativas. A primeira tem a ver com a tensão nominal, que nas pilhas é cerca de 1,5v e nas baterias NiMH é de 1,2v, reflectindo-se na alimentação da lanterna a 6v ou 4,8v. A outra tem a ver com a “curva de descarga” que nas baterias NiMH é muito abrupta. Por esta razão, ao usar-se baterias NiMH, a indicação a vermelho do led avisador ainda faz menos sentido. Outra coisa curiosa, e pode ser verificada no gráfico, é que mesmo com as baterias NiMH devidamente carregadas, ao ligar a lanterna na potência máxima, o led avisador acende imediatamente a verde. Isto acontece porque a alimentação é neste caso de 4,8v.
O gráfico abaixo mostra as potências consumidas nos dois modos de funcionamento.
De acordo com as voltinhas que tenho dado à noite, a minha experiência é a seguinte:
- Baterias marca GP de 1800mAh
- Uso a lanterna sempre no máximo (embora dentro de localidades não seja necessário)
- Como as voltas que tenho dado são de aproximadamente 1 hora, tenho carregado as baterias volta sim volta não, isto é, ao fim de 2 horas de uso e desta forma nunca fiquei “pendurado”. Para o valor de tensão apresentada pelas baterias NiMH (4,8v) é de esperar que aguente pouco mais que o dobro do tempo se em funcionamento no modo 1 (30%). Teoricamente, para uma carga a 90% da que é indicada pelo fabricante, os tempos de uso seriam 7h48m para o modo 1 (30%) e 3h00m a o modo 2 (100%).
Uma ideia que poderia ser colocada é de que ao usar uma bateria externa, o melhor seria usar 5 elementos em vez de 4, conseguindo assim a mesma tensão de alimentação que é administrada com pilhas (5x1,2v=4x1,5v=6v). Como não notei diferença significativa na emissão de luz quase até o led avisador passar de verde a vermelho (4,3v a 100%), usar 5 elementos torna a lanterna menos eficiente, pois com mais tensão temos mais consumo e o tempo previsto para o modo 1 (funcionamento a 100%) baixa cerca de 30% (baterias GP 1800mAh passam de 3h para 2h).
Existe um artigo sobre um pequeno “upgrade” que é possível efectuar nesta lanterna. A operação consiste na substituição do led de origem por um outro:
http://www.candlepowerforums.com/vb/showthread.php?t=174230
O novo led custa cerca de €5 e promete uma intensidade de luz no modo 1 (30%) quase do nível do modo 2 (100%) original.
Atenção! :sabichao:
Ao comprar baterias NiMH, é necessário ter bastante cuidado com a sua escolha. O corpo da lanterna é material electricamente condutor e relativamente justo para acomodar 4 baterias do tipo AA. Existem baterias que são um pouco mais grossas e a fina capa plástica pode ser rasgada ao colocar as mesmas dentro da lanterna. Como por baixo pode existir um corpo metálico, poderão algumas das baterias ficar em curto-circuito e isso pode causar facilmente incêndio ou explosão da mesma. Exemplo disso são as baterias de marca GP modelo 2700mAh.
Pontos positivos:
Forma de projecção da luz
Potência luminosa (comparada com lanterna de halogéneo com 5 baterias de 1,2v)
Pontos negativos:
Necessário chave de fenda para montar/desmontar
Suporte para guiador de difícil regulação
Acomodação das pilhas/baterias um pouco justa
:roll: Bom natal para todos.