29er Aluminio Vs Carbono Vs Peso do ciclista

Boas,

Quero trocar a minha 26 por uma 29, até aqui está decidido o assunto.
O meu problema é que tipo de quadro escolher, se em aluminio ou em carbono? A minha duvida prende-se devido ao excesso de peso que tenho, peso 125 kg para 1,87 m de altura e tenho receio se o carbono é ou não fiavel para estes pesos!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Boas pedaladas!
 

tilui

Member
Boas..Tenho a mesma altura que tu (mais centimetro,menos centimetro) mas peso 100kgs e também troquei de 26 pra 29..a minha 29 é de alumínio e com pedais pesa 12,4kg..
Ela aguenta bem comigo e não se queixa ehehe..Preocupei-me foi em colocar umas boas rodas mavic porque na 26 era raro o passeio que chegava ao fim sem um raio partido..
 

fffaria

Member
eu comecei no BTT tinha a volta de 120KG, hoje em dia ando nos 100 e tou numa 29 de carbono, com andamento que tem levado e em pura serra, tem aguentado muito bem, as minhas 2 bikes anteriores eram de aluminio e tambem nunca se negaram, só por uma vez parti um raio
 

meloy

New Member
Boas,

Quero trocar a minha 26 por uma 29, até aqui está decidido o assunto.
O meu problema é que tipo de quadro escolher, se em aluminio ou em carbono? A minha duvida prende-se devido ao excesso de peso que tenho, peso 125 kg para 1,87 m de altura e tenho receio se o carbono é ou não fiavel para estes pesos!

Agradeço desde já a vossa ajuda!

Boas pedaladas!

vê isto e ficas a perceber a resistência do carbono:

[video=youtube;SDVpRSNtcPQ]http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=SDVpRSNtcPQ[/video]
 

Baba

Member
Eu posso estar a dizer alguma alarvidade, mas tenho receio de utilizar um quadro de carbono em btt, e que numa queda qualquer danificar o quadro em situações em que o de aluminio apenas iria ficar com uns riscos. É que esse exemplo do torno é mto giro, mas o que não falta por aí são pessoas que partiram o quadro, ou porque caiu para o lado e bateu numa pedra, ou caiu e os manipulos bateram no quadro e toma lá um buraco. Por mais tentador que o peso seja, acho que ainda não confio no carbono o suficiente.
 
Boas malta... Considerem a área!!! Neste caso do torno, pode-se ver que a pressão é numa área superior á de um manipulo... um manipulo a bater no quadro atinge uma área mais ou menos como uma moeda de um cêntimo que tem uma área pequenisssima.... Outra coisa é um torno que tem uma área de contacto elevada... O Carbono é deveras mais resistente do que o alumínio, mas o carbono perde em relação a alumínio pois pressões elevadas em poucos mm2 ou cm2 é mais prejudicial no carbono do que no alumínio!! O que quero dizer com isto é que podem fazer o que está no video e depois fazer o mesmo mas com uma caneta ou uma pedra bicuda e vão ver que mesmo com menos força aplicada no quadro com a pedra em relação ao torno o quadro cede. No de alumínio pode ficar uma moça mas nada que possa ser demasiado prejudicial, embora por vezes seja prejudicial... Espero ter-me feito entender ;)

Cumps
 
Esqueci-me de mencionar isto no post de cima.
Acho que deviam ficar mais admirados com este teste do que propriamente com o da cannondale! Neste teste ele batem com o quadro numa quina, isso sim é que me admira , vejam a partir dos 5:00 minutos. Este sim admira pois estão a exercer uma elevada força numa area reduzida!!
[video=youtube;6APhKvaW6ig]https://www.youtube.com/watch?v=6APhKvaW6ig[/video]
 

fabio viana

Well-Known Member
Mas no video do quadro cannondale, mal o quadro começa a ser "esmagado" as fibras começaram a estalar, ou seja, na realidade o quadro já estava a por em causa a segurança do rider
 
Obrigado pessoal pelas respostas/videos!

As marcas têm no manual das bicicleta peso maximo do ciclista? Digo isto, porque em caso de azar com o quadro e o mesmo ir para garantia, não haverá chatices depois por causo do peso a mais?
 

demorider

Active Member
Esses testes são muito bonitos mas é no "laboratório" com quadros "imaculados", experimentem "magoar" as fibras do carbono e depois façam novamente o teste..

O carbono é mais resistente que o AL mas basta um "lanho" de uma pedra em que afecte as fibras e o carbono fica automaticamente comprometido..
 
Eu desde 2009 que tenho um Cannondale em Carbono e posso-te confirmar que pelo menos o carbono da cannondale é muito resistente.

Os locais onde ando são principalmente pedra solta e já levou bastantes pedradas e continua sem qualquer problema de resistência.

Agora é verdade que existem formas e formas de trabalhar o carbono e principalmente as resinas usadas são de extrema importância.

Agora dou-te outro exemplo da resistencia da aluminio que por acaso já parti um quadro da scott, tb é verdade que levou bastante porrada mas demonstra que tb se partem.
 

ernez

Active Member
ora vamos lá ver uma coisa, vou falar em termos competitivos, o carbono é verdade que é mais resistente, é um facto mais que comprovado, dobra, é flexivel e volta á posição inicial, é necessário o local da pancada ser muito ofendido para partir, o aluminio bate uma unica vez e empena, é flexivel mas não retoma a posição inicial, estou certo ou errado?
 

Joseelias

Well-Known Member
Um factor muito importante a ter em conta relativamente à resistência é também a leveza do quadro.

Este é outro factor a considerar e de bastante relevância pois estar a comparar apenas materiais de forma abstracta de pouco serve. Um quadro de carbono de 1000g não é igual a outro de carbono de 1200g. E estamos a falar do mesmo material.

Neste sentido é preciso arranjar um termo de comparação em que se determine qual o peso mínimo que um quadro de carbono pode ter para que a resistência seja equivalente a um quadro de alumínio de, por exemplo 1600g (valor aleatório).

Sei que existem esses estudos relativamente entre o aço e o alumínio em termos do ciclismo, e penso que com o alumínio conseguiam-se quadros 30% mais leves para a mesma resitência, se não em engano, apesar de até ter havido quadros de aço de +-1500g tamanho 18". Por acaso nunca me cruzei com nenhum teste entre o carbono e o alumínio. Mas é uma questão interessante e talvez a mais relevante para o que está em discussão. O vídeo do teste da Santa Cruz é um bom passo neste sentido.
 

Medroso#78

Active Member
Boas,

Curiosamente, todos os quadros que vi partidos, foram as escoras que cederam! Ainda no domingo passado, num evento em que participei, vi uma FOCUS 29er com escora inferior do lado direito partida (medo, MUITO medo)! No mesmo dia, um primo meu na "Rota da Mamoa", partiu também a escora de uma "MSC" 26 FS (esta ainda não a vi ao vivo e a cores)! De qualquer forma, mais uma vez foram as escoras que quebraram.... no teste não mostram teste às escoras!!! Mas certamente há por aí outros vídeos com teste ás mesmas.

Creio que poderá usar uma bike em carbono sem ter qualquer receio.... agora é questão de ver as diversas tabelas fornecida por cada marca/modelo. ;)
 
Last edited:

ernez

Active Member
Agora, a maioria dos quadro que por ai se vê já são em carbono, mas quando o aluminio ainda era "Rei", era velos a dobrar e a chegarem cheio de moças, muitos amigos meus era logo no primeiro dia que saiam com elas, quadros cheios de moças e empenados, ainda andam muitos em segunda mão á venda por ai assim, :D, medo, muito meeeeeeeedo...
 
Sim mas temos de ver a relação durabilidade/orçamento pois além de ser caro podemos partir mais rapido um quadro de carbono do que um de aluminio e nem toda a gente compra um quadro de carbono quando quer...
meloy sim está, este sim é um teste a sério!!! Tal como o fabio disse, o da cannondale já estava a "partir" as fibras partiam-se logo a resistência do quadro estava a ser comprometida!
 

ernez

Active Member
Mas corrijam-me se estiver errado, o que estalava, era o verniz e as tintas, as fibras de carbono são suficientemente elásticas para não quebrarem apenas por aperto, certo, ou errado?
 

Joseelias

Well-Known Member
Mas corrijam-me se estiver errado, o que estalava, era o verniz e as tintas, as fibras de carbono são suficientemente elásticas para não quebrarem apenas por aperto, certo, ou errado?

Não. O carbono em conjunto com a resina é rígido e pouco flexível. Consoante a forma de construção pode apresentar alguma flexibilidade mas por norma é rígido.

Por exemplo, na canoagem os caiaques e canoas de competição de pista são 100% carbono por ser o material mais rígido para a leveza que tem e não há o risco de embater em obstáculos. Já muitas das embarcações de maratona levam uma manta mista de carbono com kevlar, pois o risco de bater num obstáculo é maior e o kevlar vai impedir que o casco rasgue. Numa pancada o carbono abre logo uma fenda, mas se houver kevlar à mistura este não vai rasgar apesar de o carbono ficar comprometido. Ao fim ao cabo é o que é usado no coletes à prova de bala.
 
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