Alterar Shifter XT para funcionar como o XTR

AJMS

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Para quem não sabe os Shifters XT têm um promenor no funcionamento que os deferência dos XTR, os XTR permite largar 2 velocidades de uma só virada do manipulo enquanto os XT só permite 1, ou seja nos XT para mudar da 1ª velocidade para a 9º obriga a 9 viradas no manipulo, mas isto é possivel alterar.

Numa operação de manutenção e limpeza do Shifter reparei que sem a tampa inferior o manipulo dava 2 estalos numa só virada e já com a tampa só conseguia 1 estalo, começei a observar a tampa e reparei que a mesma possuia um batente que impede o 2 estalo.

Resolvi remover esse batente e actualmente tenho o Shifter a trabalhar como os XTR, numa virada posso descer 1 velocidade e se forçar mais um pouco o manipulo liberta mais 1 velocidade, portanto numa virada posso descer 1 ou duas velocidades.

Shifter em questão
2070110.jpg


remover a tampa inferior do Shifter
dsc00716.jpg


interior da tampa original com o batente
dsc00715.jpg


Tampa já sem o batente
dsc00717.jpg
 

Kamoes

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Tirar várias mudanças mais depressa?
Caso de ir a descer e apanhar uma parede a subir... tac tac tac tac a tirar mudanças?
Assim com dois tac tac fica resolvidO!

Mas bom bom é gripshift... trrrrrrrrrrac! E tira tudo duma vez! :mrgreen:
 

AJMS

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Não façam confusão, esta alteração vai alterar o manipulo pequeno e não o grande, quando apanham uma parede de repente o XT já permite meter 4 velocidades de uma só virada (manipulo grande) agora o que eu me referi em cima é o contrário é libertar da mais leve para as mais pessadas (manipulo pequeno), quando comaçamos a descer, e aí com esta elteração permite descer 2 velocidades de uma só vez como o XTR, com 4 toques no manipulo passo da mais leve 1ª para a 9ª a mais pesada.

GraveSleepy said:
Mas e se depois uma pessoa quiser meter só 1? Ou tirar.

o manipulo mantem a possiblidade de só tirar 1 velocidade,


P.S. - O meu desviador é o XT shadow e não é invertido.
 
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Kamoes

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Eu percebi que era para tirar as mudanças, para pôr as mais leves mais depressa!

Bem que me parecia que não fazia sentido... porque já os meus manípulos antigos todos rascos tiravam 3 mudanças com um único curso.

apesar de no meu caso pouco influenciar... eu gosto de sentir a cassete a passar todas as mudanças... não a saltá-las á bruta... só quando é a subir é que o desviador se abruta todo e manda a corrente para cima cuma força do pior! :mrgreen:

Boa MOD btw.


Um abraço,
Marco Camoes.
 
Eu também percebi que era a tirar... dai ter dito, se é concensual que é util meter 3 ou 4 mudanças de uma vez, será lógico também que conseguir tirar mais que uma seja da mesma forma útil! Quando às vezes se apanha aquelas descidas em que logo a seguir vem uma bruta subida deve ser util... em vez estarmos a tirar uma a uma podemos fazer o mesmo com praticamente o dobro da velocidade e metade do "trabalho". E parece-me obvio que continua a dar para se tirar apenas uma de cada vez!
 

AJMS

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GraveSleepy tens uma boa solução, tiras primeiro a tampa e depois dás uma volta com a bike e experimentas as mudanças, pois sem a tampa permite funcionar perfeitamente, se gostares removes o batente, se não gostares voltas a colocar a tampa e fica como estava :wink:
 

AJMS

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Quando dizia uma voltinha era mesmo uma voltinha de uns metros só mesmo para experimentar as velocidades, não me vás com isso para o mato sem tampa, isso eu não aconselho.
 
Boas, alguem me podia ajudar a desmontar o shifter!? Ja tirei todos os parafusos mas a tampa não sai por causa da alavanca cinzenta (que "mete" as mudanças). Tem alguma forma de a retirar ou é uma questão de jeito!?
 
boas m
amigo boa ideia ainda bem que partilhastes com o pessoal
pessoalmente , se tivesse que usar shimano , usaria os manipolos xt porque detesto essa funcionalidade do xtr , porque aquilo com a trepidaçao mete as duas de uma vez e detesto
mas isso sou eu
a maior parte do pessoal gosta dessa funçao
 

AJMS

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Pedro, depois de desapertares os 4 parafusos, tens de puxar a tampa, é um pouco dificil mas o plástico da tampa é maleável daí ao tirá-lo ele vai ter de ser dobrado, vais puxando para cima a tampa e redopiando a mesma sobre a alavanca cinzenta, a tampa dobra um pouco mas não parte.
Depois de dobrada a tampa volta à posição original.
 
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