Alterar curso Rock Shock 302 rs

Foliveira

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A suspensão em causa é uma Rock Shock Tora 302 de 100mm de curso neste exemplo fiz a modificação para 130mm, podendo no entanto ser modificado também para 110 ou 120mm.

Primeiro retira-se todo o ar através da válvula no topo da perna esquerda, depois com uma boca 24mm desapertar o tampão superior, por onde ira sair o sistema pneumático:

07082008001vk2.jpg


Depois desaperta-se o parafuso umbraco que esta no fundo da perna esquerda até meio e com um martelo de borracha dá-se uma pancada para fazer soltar o conjunto pneumático:

07082008002dp5.jpg


07082008003ij8.jpg


De seguida retirar a tampa superior da jarra e despejar o óleo:

07082008004ju6.jpg


Fazer o mesmo na parte inferior:

07082008005cp8.jpg


Depois retirar cuidadosamente o veio interior onde se encontra o vedante que comprime o ar:

07082008006ow6.jpg


Na imagem da para ver respectivamente, a borracha que amortece o fim de curso para quando a suspensão estica completamente, o enchumaço de 30mm, e o vedante principal.

No meu caso como quis mudar de 100mm para 130mm retirei completamente o enchumaço mas pode-se também cortar 10 ou 20mm a peça, conforme se queira por a suspensão a 110mm ou 120mm. No caso de se cortar esta peça, possivelmente ficará invalida a garantia mesmo que se volte a montar tudo direitinho.

No topo do enchumaço de 30mm está uma anilha de plástico que faz o encosto ao vedante superior, convêm retirar e colocar no amortecedor de borracha, tanto ao retirar como ao colocar a anilha faz um “click”.

Retirar a anilha:
07082008007dt9.jpg


Colocar no amortecedor:
07082008008rd7.jpg


07082008009dx2.jpg


Depois monta-se novamente:

06082008002iz3.jpg


A modificação do curso é feita ao se retirar aquela peça de plástico duro de 30mm.

Para colocar o óleo eu usei o que estava pois a suspensão é nova, mas sendo usada convêm mudar o óleo.
Coloquei 1/3 do óleo na parte inferior da jarra e fechei o vedante inferior.

Depois insere-se o sistema na suspensão:

07082008010zd1.jpg


Deita-se o restante óleo na parte superior:

07082008011sq4.jpg


E coloca-se a tampa com a válvula:

07082008012hs7.jpg


Em seguida é só apertar o parafuso umbraco no fundo da perna esquerda e depois o parafuso superior com a boca 24mm.

Coloca-se a pressão habitual e está pronta.
 

Foliveira

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Existem vários modelos dentro da tora 302, antes de desmontar a minha pesquisei bastante mas não encontrei nada que me esclarece-se, nem sabia ao certo como era por dentro.. então decidi investigar. :wink:
Essa 302 sl é a ar? Se for experimenta desmontar e vê se tem aquela peça que permite alterar o curso.
 

edgariu

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Pois esse é o problema, muitos modelos parecidos e não se encontra nada esclarecedor.
Não é a ar, é oleo/mola.
 

Daniel Duarte

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Pessoal, so para dizer que graças ao "Foliveira" alterei o curso da minha suspensao :D está tudo a funcionar correctamente :wink: no meu caso a minha suspensao é a 318 solo air e tinha 80 mm, logo o bocado de borracha ("enchumaço") que se tem de tirar era maior (5cm), um pormenor em que me assustei, quando desapertei o parafuso na parte de baixo da perna esquerda o oleo saio logo todo por ali, todo para o chao, eu nao sabia, n tou bem dentro, como nao tinha outro oleo foi aquele mas nao tava muito sujo :roll: . Estou contente pois a tora assim ja é mais qualquer coisa, so tenho uma cena a apontar, nao tem muito espaço entre as bainhas (pneus grossos :S). O comportamento da suspensao mudou radicalmente, eu que sou amante de FR, com 130 mm ja esgoto quanto mais com 80 :twisted:

Umas fotos:

antes:
2z4j0h4.jpg


depois:
531k5y.jpg



Na hardrock:
2dtobq1.jpg



cumps
 

Myrage

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Na Tora 318 é possivel fazer 80 / 100 / 130 não se trata de uma invenção, é mesmo assim.
Em tempos passei uma Tora 318 de 100 para 130 e foi coisa no maximo por 15eur na Ciclocoimbrões.

Quanto as restantes Tora, julgo que se é possivel é pura invenção/adabtação.


MY
 

JorgeSantos

New Member
Daniel... conseguiste fazer magia :!:

A cor das bainhas mudou no " antes" e no " depois"..........qual foi o segredo :?: 8)


Antes
2z4j0h4.jpg


Depois
531k5y.jpg
 

diaz

Member
boas pessoal

vim agora da garagem de tentar fazer o processo, e so passou de uma tentativa, ou seja, a versao a molas nao dá, nao tem espaçadores nenhuns, e digo isto porque desapertei a regulação do preload depois o parafuso sextavado em baixo dei a pancadinha e ja tava preparado com uma tamparuer para o caso de sair oleo e nao saiu nada e pensei,

uffff, assim ja nao borro o disco com oleo, pressionei a suspensao e qual nao foi o meu espanto salta-me uma mola em direcção a cara xD

e eu: e que pressao de ar, xD

verifiquei e nada, nao ha espaçadores

montei tudo e exprimentei e ta a bombar.


digam-me nao ha posição certa para montar a mola pois nao ?

:s
 

red46

Member
Boas.

Como escrevi no outro topico, sera que da para aumentar o curso de uma Marzocchi All Mountain III 130mm de 2006 para 140/150/160mm??? A minha é a ar.
Era e é uma curiosidade que eu tinha/tenho. Se nao souberem, nao ha problema. Durante esta semana vou desmonta-la e ver se existe algum espaçador dentro das bainhas para se puder alterar o curso :twisted: :zezus: :-K

Boas descidas
 
R

red_devil

Guest
caganasakinha tenho um recon branca uturn se quieres trocar eu ando sempre a 130 deixa P.M
Boas pedaladas
 
Bem.... grande tópico! e só agora é que o vi!

Parabéns Foliveira! :)

Só fiquei na dúvida nos teus passos (algo trocados em relação ao correcto) em que altura voltaste a por o óleo no interior da Jarra/copa ?

Atenção que alguns aqui que seguiram estes passos não voltaram a colocar o óleo das copas... isso queima por completo os vedantes das baínhas e eventualmente as próprias baínhas.

As Tora a mola só mudam de curso com uma mola e veio diferentes.

LOL, só para acabar: RS não é um modelo... não é óbvio o que é?

Mais uma vez, parabéns pelo excelente tópico.

VT
 

rui130

New Member
Estava para colocar uma dúvida semelhante até que vi este tópico.
Tenho uma Rock Shock Revelation 140mm que veio numa Genius 50 de 2009. Estou a pensar colocar essa suspenção noutra bike, e o que gostava de saber é se dá para reduzir o curso de origem (140mm) para 100/110mm? Na CicloCoimbrões será que fazem isso?
 
Boas
li este topico e fiquei curioso pois tenho uma RS reba SL de 100mm e perguntar ao Rock Shox Portugal se tambem é possivel fazer isso na minha suspenção
Obrigado
 
Olá,

As rebas da anterior geração --> 2008 fazem de 80 a 115 de curso, alterando os casquilhos do interior
As da nova geração 2008 --> fazem entre 80 e 120, com o mesmo método.

Em relação à Revelation do rui130, preciso de saber se é a Ar ou mola. Se for ar, aplica-se o mesmo da reba mas com um curso maior, se for de mola, terás de mudar a mola e o veio da mesma.

VT
 

rui130

New Member
Olá,

As rebas da anterior geração --> 2008 fazem de 80 a 115 de curso, alterando os casquilhos do interior
As da nova geração 2008 --> fazem entre 80 e 120, com o mesmo método.

Em relação à Revelation do rui130, preciso de saber se é a Ar ou mola. Se for ar, aplica-se o mesmo da reba mas com um curso maior, se for de mola, terás de mudar a mola e o veio da mesma.

VT
Boas Rock Shox Portugal, é uma Revelation 409 Dual Air, de 140mm de curso, como a queria meter numa HT, gostava de saber se o curso pode ser reduzido para 100/110mm.
Penso que é a ar, sei que tem a camara positiva e negativa, mais não sei.
Se der para reduzir o curso, onde poderei fazer isso?
 
Boas
Obrigado pela explicação, a minha Reba é de 2008 e como vou ter de leva-la a revisão em breve vou falar com o mecanico para ver se é possivel
Cumps
 
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