A suspensão em causa é uma Rock Shock Tora 302 de 100mm de curso neste exemplo fiz a modificação para 130mm, podendo no entanto ser modificado também para 110 ou 120mm.
Primeiro retira-se todo o ar através da válvula no topo da perna esquerda, depois com uma boca 24mm desapertar o tampão superior, por onde ira sair o sistema pneumático:
Depois desaperta-se o parafuso umbraco que esta no fundo da perna esquerda até meio e com um martelo de borracha dá-se uma pancada para fazer soltar o conjunto pneumático:
De seguida retirar a tampa superior da jarra e despejar o óleo:
Fazer o mesmo na parte inferior:
Depois retirar cuidadosamente o veio interior onde se encontra o vedante que comprime o ar:
Na imagem da para ver respectivamente, a borracha que amortece o fim de curso para quando a suspensão estica completamente, o enchumaço de 30mm, e o vedante principal.
No meu caso como quis mudar de 100mm para 130mm retirei completamente o enchumaço mas pode-se também cortar 10 ou 20mm a peça, conforme se queira por a suspensão a 110mm ou 120mm. No caso de se cortar esta peça, possivelmente ficará invalida a garantia mesmo que se volte a montar tudo direitinho.
No topo do enchumaço de 30mm está uma anilha de plástico que faz o encosto ao vedante superior, convêm retirar e colocar no amortecedor de borracha, tanto ao retirar como ao colocar a anilha faz um “click”.
Retirar a anilha:
Colocar no amortecedor:
Depois monta-se novamente:
A modificação do curso é feita ao se retirar aquela peça de plástico duro de 30mm.
Para colocar o óleo eu usei o que estava pois a suspensão é nova, mas sendo usada convêm mudar o óleo.
Coloquei 1/3 do óleo na parte inferior da jarra e fechei o vedante inferior.
Depois insere-se o sistema na suspensão:
Deita-se o restante óleo na parte superior:
E coloca-se a tampa com a válvula:
Em seguida é só apertar o parafuso umbraco no fundo da perna esquerda e depois o parafuso superior com a boca 24mm.
Coloca-se a pressão habitual e está pronta.
Primeiro retira-se todo o ar através da válvula no topo da perna esquerda, depois com uma boca 24mm desapertar o tampão superior, por onde ira sair o sistema pneumático:
Depois desaperta-se o parafuso umbraco que esta no fundo da perna esquerda até meio e com um martelo de borracha dá-se uma pancada para fazer soltar o conjunto pneumático:
De seguida retirar a tampa superior da jarra e despejar o óleo:
Fazer o mesmo na parte inferior:
Depois retirar cuidadosamente o veio interior onde se encontra o vedante que comprime o ar:
Na imagem da para ver respectivamente, a borracha que amortece o fim de curso para quando a suspensão estica completamente, o enchumaço de 30mm, e o vedante principal.
No meu caso como quis mudar de 100mm para 130mm retirei completamente o enchumaço mas pode-se também cortar 10 ou 20mm a peça, conforme se queira por a suspensão a 110mm ou 120mm. No caso de se cortar esta peça, possivelmente ficará invalida a garantia mesmo que se volte a montar tudo direitinho.
No topo do enchumaço de 30mm está uma anilha de plástico que faz o encosto ao vedante superior, convêm retirar e colocar no amortecedor de borracha, tanto ao retirar como ao colocar a anilha faz um “click”.
Retirar a anilha:
Colocar no amortecedor:
Depois monta-se novamente:
A modificação do curso é feita ao se retirar aquela peça de plástico duro de 30mm.
Para colocar o óleo eu usei o que estava pois a suspensão é nova, mas sendo usada convêm mudar o óleo.
Coloquei 1/3 do óleo na parte inferior da jarra e fechei o vedante inferior.
Depois insere-se o sistema na suspensão:
Deita-se o restante óleo na parte superior:
E coloca-se a tampa com a válvula:
Em seguida é só apertar o parafuso umbraco no fundo da perna esquerda e depois o parafuso superior com a boca 24mm.
Coloca-se a pressão habitual e está pronta.