Alteração de guiador

Jorge Gomes

New Member
Não há tal coisa como "medida de 29er".

Eu uso 710mm na minha 26er, e há pessoal a ir até aos 750 em bikes de enduro/freeride.

Devias estar preocupado é se 640 não será curto de mais, não o contrário.
 

Noody

New Member
nunca alterei o meu guiador... o tamanho altera alguma coisa na conduçao? e ser recto ou ter um ângulo altera?
 

Jorge Gomes

New Member
O tamanho altera bastante a condução. A direcção fica mais estável a alta velocidade e a bike fica mais fácil de controlar em descidas e terrenos técnicos.

O ângulo e a elevação é algo mais relacionado com a ergonomia/bike fit. Não tem muita influência na condução mas tem em eventuais dores de costas/braços.
 

klaser

Well-Known Member
Eu ficaria mais preocupado com essas falsificações da FSA que andam no OLX...nem sei se é o caso pois não fui ver a fundo o link..mas cuidado...
 

dand25

Active Member
Olha eu troquei de um LOw Rise para um recto para ficar com melhor estetica e posso-te dizer que as dores começaram ai mesmo.
 

Jocas22

Active Member
A elevação e o angulo influenciam a capacidade de subir, quanto mais alto pior pra subir. Ao mesmo tempo afectam a postura, aqui só arranjas algo ideal tendo em conta vários factores, tamanho da bike, elevação do selim, tamanho do avanço...

O tamanho influencia a estabilidade, quanto maior mais estável se torna a condução. Menor, fica mais ágil. Mas também afecta a postura, se for muito largo e a largura de ombros for curta pode causar desconforto.
 

abelha2

Active Member
A elevação afecta a capacidade de subir, mas melhora a de descer, pois consegues fazer menos peso na frente nas descidas muito inclinadas, e tens uma melhor postura.

Eu passei de um recto para um com elevação (embora seja em bikes diferentes) e a unica coisa que noto de diferente a subir, é quando pedalo em pé, sentado é igual. Nunca levanta a roda da frente. Em pé é que não fico com os braços completamente esticados, e não se consegue fazer tanta força com os braços para ajudar na pedalada.

No meu caso deixei de ter dores nas costas, mas como troquei a bike toda, não seis e foi directamente do guiador, ou também do quadro
 

dand25

Active Member
Eu para breve irei voltar a um low rise e tiro o que tenho neste momento recto, ate porque vai na volta ando com dores nas costas e maos/pulsos.
 

Jocas22

Active Member
@abelha, isso é verdade. Mas faz mais diferença no subir que no descer. A subir se a roda da frente levanta é um massacre. A descer podes ultrapassar isso com técnica, através da posição do corpo.

Não percebi a parte de quereres subir com os braços esticados??!!:confused: A posição de subida é aquela que está no meu avatar. Isso de subir com os braços todos esticados não me parece nada boa ideia.;)
 

klaser

Well-Known Member
No OLX andam muitos componentes ditos "FSA" com preço de amigo,são falsos....Um guiador original em carbono FSA, novo,não pode custar 50 €..se for um caso,uma peça,agora ao "molho",são falsos...
Faz uma pesquisa no google e encontra informações..
 

abelha2

Active Member
Jocas22, o que digo dos braços esticados não é completamente esticados, mas se tiveres demasiado dobrados não consegues fazer aquele esforço suplementar no guiador... Não sei bem explicar mas não me dá tanto jeito.

A subir pode-se notar alguma diferença, eu não a senti,mas como disse a bike era diferente. Mas eu como não ando para ganhar nada, nem treino, nunca tive de fazer nenhuma subida à mão por a roda da frente me levantar, quando muito é por não ter pernas. E como o que me diverte é as descidas....

Nas descidas não vai lá só com tecnica, senão no AM não se usavam suspensões de 160mm. Eu sinto mesmo muito mais segurança a descer, por não ir tão curvado, para alem de mais facilidade de levantar a roda da frente, para passar regos
 

Jocas22

Active Member
eu não disse que descidas é só com técnica. Disse foi que achava que é mais fácil descer com um recto baixo se tiveres técnica que subir com a roda da frente a levantar, ai não á técnica que te valha, desmontas e acabou-se. Não disse que nenhuma das situações era o ideal.
 

TLouro

Member
Boas,

Se se mantiver o avanço e a posição do selim, não acredito que haja diferenças significativas no levantar da roda quando se altera a largura do guiador ou se passa de um reto para um elevado. No fim de contas, o que interessa é o posição dos punhos: se passarmos de um reto para um low rise ou se mativermos o reto e pusermos uma ou duas anilhas por baixo do avanço, ficamos ergonomicamente na mesma!

Por outro lado, o tamanho do quadro influência muito essa tendência. Eu passei de um de 18" para um de 20" e notei uma diferença abismal, mesmo tendo encurtado o avanço em 2cm.

Cumps
 
Top