Alma genuina

«Simplesmente quero mostrar esta foto com os atletas do Paraciclismo C que também participam nas provas nacionais de XCM... Como sabemos que o percurso da 1ª prova da Taça de Portugal em Batalha foi duro com o piso escorregadio mas aqueles atletas FORAM!!!

Sinceramente admiro muito as suas coragens e posso chamar lhes de valentes! E também para os outros tipos de deficiência!»

73390250151394322989243.jpg


TEXTO E FOTO DA AUTORIA DE FÁBIO INACIO,CAMPEÃO DE PARACICLISMO,CATEGORIA DE SURDOS.


AGORA A MINHA OPINIÃO.

Como membro da organização dos eventos de btt dos AMIGOS DA MONTANHA,já tive a oportunidade de conviver com alguns dos atletas paraciclistas,tanto nos 5 CUMES COMO NO TRILHO DOS MOINHOS,todos se dirigiram a mim,para me fazerem simples preguntas,acerca da prova ou do padock,lembro-me até do atleta que está há direita na foto,no ano passado,estar uns bons minutos há conversa comigo na porta do estádio CIDADE DE BARCELOS,onde custuma-mos ter o padock e o centro de operações dos 5 cumes,e posso dizer que da forma que o atleta chegou há minha beira,e parou para me questionar,só depois de alguns minutos e depois de me pedir ajuda pars segurar na bicicleta é que reparei na sua deficiençia,depois lá montou de novo e segui para a box de partida da sua categoria na prova classsificativa da taça xcm.

Nesta última edição do TRILHO DOS MOINHOS,estava eu nas tendas do control 0,quando chega um jovem com a camisola de campeão nacional,com uma simpatia tremenda foi preguntando pelas condições do terreno e depois de uma semana e de uma noite de mau tempo e de muita chuva,foram alguns mitutos de conversa e lápartiu para dar iniçio há prova.
Qual não é o meu espanto,depois de ler os rescaldos dos participantes,venho a descobrir que este jovem era o campeão nacional de paraciclismo de surdos,foi tão agradável a conversa com ele que nem notei pela diferença dele.

Dois atletas que se cruzaram comigo,com uma simpatia imensa,e que agora pensando com mais calma,lembro-me daquelas partes mais complicadas dos percursos,que todos os participantes chegam há meta,e nos dizem-AQUELA CUSTOU MESMO!..Efico a pensar como estes atletas tiveram que ir mais além para passar estes mesmos obstáculos,muita gente pode estar agora a pensar que isso pode até ser maldade,eu por outro lado aumentou o meu respeito por estes ciclistas.

E fico a pensar naquela gente sem qualquer espírito bttista,que nos iniçios das maratonas fazem o control 0 ou não o fazem e depois vão para a frenta das partidas para partirem em frente do pelotão,ou que no percurso andem a cortar caminho,ou tantas outras formas de fazer batota.

E fico a pensar,que pena não encontrar mais atletas com o simples prazer de chegar ao final das provas,com um sorriso de dever comprido,sofrido,mas saberem que foram genuínos,poís infelizmente ainda se encontram por aí muitos bttistas que se acham autenticas vedetas,que se acham acima dos outros,que são capazes de ver um colega ferido no chão,será que algum dia um participante destes sentiu a verdadeira liberdade de ir de bicicleta.

E isto leva-me de novo ao motivo que me fiz chegar,aos AMIGOS DA MONTANHA,quando na edição dos 5 CUMES de 2009,depois de decidir que esta seria a minha última maratona,decisão que tomei depois de me ser retirada uma grande precentagem de visão resultado de uma doença degenerativa,naquele ano a organização esperou largos minutos por um último participante,com os ainda 5 cumes originais,com um percurso de loucos,com uma queda na descida do último cume,ser o último,estourado,ensanguentado,e sei lá que mais,quando fiz os últimos metros senti-me como se tive-se ganho o taça do mundo,e ainda me lembro daquele fantástico dorsal-FUI O ÚLTIMO,que me foi entregue pela organização.

Hoje depois de tanto kl feitos em viagens,com outro ritmo é claro,depois de estar do lado de cá,em grandes eventos de btt,aquele dia continua a ser a minha vitória,pois custou,mas joguei limpo e fui além dos meus limites,mas consegui.

QUANTO A ESTES ATLETAS,SÓ UMA ÚNICA PALAVRA-RESPECT.

Um abraço-José Figueiredo.
 

PBM

New Member
Boa Tarde...

Grande Zé...cada dia que passa o meu prazer em ler as tuas cronias aumenta.

um abraço desde VVR
Paulo
 
Top