Alimentação Provas de Grande Distancia

JoaoDuarte

New Member
Bom dia,

Faço BTT com regularidade, incluindo maratonas. Este ano estou a pensar em participar no Douro Bike Race, mas tenho uma dúvida relativamente à alimentação neste tipo de provas. Sei que é uma gestao que tem de ser feita pelo atleta contudo, é sempre uma indecisão na hora de escolher o que realmente importa levar. Assim, agradecia que da V/ experiencia, me aconselhassem sobre o essencial. Nas maratonas costumos levar barras energeticas, gel e dois bidons, um com água e ou outro com bebida hisotónica... para esta prova nao sei bem as quantidades necessárias.

Aguardo a V/ ajuda.

Cumprimentos.

João Duarte
 

Aussie

New Member
Boas João,

A alimentação para uma prova tipo DBR em nada difere da que costumas fazer nas maratonas. Apenas 1 dia é que tem distância igual/parecida a uma maratona e os outros dias têm distâncias inferiores.

1abc
Rui Luz
 

hortega

New Member
Normalmente o tipo de alimentação deve ser +/- este:

Na 1ª 1h e na 2h deves consumir 4 geis+ 2 barra de 60g, ou seija 2 géis+barra por cada 1h, a partir da 3 deves utilizar géis com cafeína/citrus+ barra
A nivel de bebida normalmente a cada 1:30 deves consumir 1 bidão de 700ml de bebida isotónica no entanto apartir da 3h podes utilizar hidratos de carbono.

Espero ter ajudado.

Cumprimentos,
 

JOAO R.

New Member
Boas, ultimamente tenho participado em provas de distancias maiores (ex:Estremoz 80 Km) e tenho notado que estou a andar no meu ritmo normal até ter uma quebra +- KM 50 onde fico com o andamento bastante reduzido será má gestão na alimentação??? Gostaria de saber opiniões sobre o timing e quantidades e tipo de alimento durante uma prova, o que será aconselhado pelos entendidos no assunto.
 

Pmiguel

New Member
boas, quando sao mesmo muitos kms pra cima de 100 eu não passo sem uma valente sandes e o que me sabe melhor é ver o resto da malta a comer chocolates e a olhar pra minha sandes :) :)
 

Pmiguel

New Member
bolas tou aqui desde 2006 e só tenho 78 posts, acho que não sou muito bom na bicicleta virtual :)
 
Last edited:

Sarrafo

Member
João R,apesar de não ser a pessoa indicada, posso-te dizer que isso se deve a vários factores:
-Falta de treino para essas distâncias;
-Exagero no ritmo inicial,sendo o ideal um ritmo constante
-Má alimentação e hidratação

Digo isto com base em mim,pois acontecia-me o mesmo (e as vezes ainda acontece).
O que acontece é que estamos habituados a fazer as meias maratonas e mesmo os nossos treinos/voltas de fim de semana são dentro desses km´s.
Acabamos assim por ficar habituados a alimentar-nos/hidratar-nos para esses km´s, para não falar do facto que em maratonas com a "vontade do mijo" inicial, acabamos por exagerar em vez de gerir a prova consoante o nosso treino/capacidade.
 

JFNeves

Member
Se quiseres ir ao DBR como eu fui no ano passado ( versão epic ) deves fazer como eu!

Uma francesinha ao jantar durante os 3 dias em que lá estive! :)

Agora fora de brincadeiras. :)

Levei geis e barras e bananas com fartura! O importante é ir comendo sem ter fome e beber sem ter sede! Por isso, ia sempre petiscando as barras e geis que levava. Aconselho as da GN! :)

Boas pedaladas e até ao DBR, pois quem foi ficou viciado! :)
 

JOAO R.

New Member
Boas, e qual a melhor maneira de aumentar as reservas de glicogénio muscular? Algum tipo de alimento especifico?
 

s24

New Member
A regra máxima é:
Comer antes de ter fome...beber antes de ter sede

Bebida Energética deve ser hipotónica e quanto mais calor, menos açucares deve ter. Pelo que em pleno calor até deve ser só água.

Lembra-te de começar a comer antes de sentires q precisas de comer...pq ainda precisas de dar tempo á digestão...pelo que deves começar logo nos primeiros 20minutos de competição...

Se quiseres ver temos algumas sugestões no nosso website www.suplementos24.com
 
Top