Alba Srª da Serra

PeX18

New Member
Ora viva,
Esta é a nossa 1ª participação nesta secção do fórum e esperamos não vos desapontar…(lol)
Todos os anos, 2 semanas após o S. Pedro , ocorre no alto da serra do Marão (1415mts), uma festa/romaria em honra da Sr.ª da Serra/Marão (existem as 2 designações). É tradição as populações das freguesias limítrofes caminharem noite dentro pela serra até ao topo com o intuito de presenciar um espectáculo natural simplesmente único e magnifico que é a alvorada.

Assim sendo e uma vez que não somos de nenhuma freguesia vizinha mas sim de um conselho próximo, decidimos efectuar essa “peregrinação” de bike, pelo que nos juntamos em Amarante as 22h do dia 10 de Julho e e após a respectiva preparação, colocação de dorsais (um extra para malta guardar de recordação), e aprovisionamento de mantimentos, lá arrancamos as 23h com o objectivo bem definido - pedalar por trilhos e estradas durante 30 kms aproximadamente para vencer 1300mts de altitude e chegar ao topo a tempo de presenciar o nascimento do astro Rei.
A subida foi sendo efectuada a um ritmo cauteloso, com um inicio em estrada, mas cerca de 8 kms depois começavam as verdadeiras paredes em estradão e como na penumbra da noite, pouco se vê no horizonte, não as podíamos sofrer por antecipação e se calhar por isso custou menos.
Cerca das 2:30h alcançamos os 1000mts de altitude já com 21 kms feitos, e tendo em conta que estavam entre o grupo elementos que apenas andam de BTT a cerca de 2 meses, a media era muito boa.

Pouco a pouco e com apenas 2 paragens para reabastecer, fomos percorrendo trilhos e aldeias, que já de dia se encontram desertos, mas de noite apenas as fracas luzes publicas testemunharam a nossa passagem, e as 5:40 alcançamos o topo, mesmo a tempo de presenciar a alvorada que aconteceria por volta das 6:05h (segundo IM).

Quanto ao espectáculo em si, não há palavras, ainda para mais depois de tamanha “odisseia”, quanto a festa, era uma festa normal, com muita gente, apenas com a nuance de tudo que acontece nas outras as 21h, ali estavam a acontecer as 6h, e não faltavam os respectivos comes e bebes.
A paisagem depois do sol nascer é fabulosa, fazendo-nos sentir efectivamente no topo do mundo.
Uma vez que o objectivo estava cumprido, as 7h iniciamos a viagem de regresso, por outro caminho que não o da subida e as imagens que íamos presenciando íamos guardando quer na memória da máquina, quer na nossa e durante 38kms descemos até Amarante com 4 furos que nos atrasaram, uma vez que o piso era mais “violento”, o que não nos impediu de chegar cerca das 10h ao ponto de partida.

Para registar, ficam os 68 kms efectuados com um acumulado de cerca de 1900mts, muita diversão, uma noite em claro, imagens fantásticas, e para terminar um relaxamento nas piscinas municipais, junto com os veraneantes da região.
Um abraço, e até a próxima aventura…….

[video=youtube;V1zH0AFMUPM]http://www.youtube.com/watch?v=V1zH0AFMUPM[/video]
 
J

joaombt

Guest
Boas!
Estou a responder porque sou de uma aldeia dos arredores da serra ( Teixeiró) e sou dos que costuma fazer a caminhada durante a madrugada para ver o nascer do sol e para participar na referida festa. É fantástico. Também já fiz a subida de bike, mas durante o dia :), e por outros trilhos. Fizeram uma boa escolha ao decidirem subir até à Senhora da Serra. A paisagem vista do topo é magnífica.
Gostei do post.
Boas pedaladas.
 

pcunhapt

New Member
Fui um dos felizes contemplados....
Foi uma noite de bons momentos.
Simplesmente quem experimenta tem noção da gratificação de conseguir o objectivo depois do acumulado e km noturnos que para mim acho ter um desgaste superior ao normal.
Mas concluindo: Venham mais ....
 

visiense

Member
Mas que bela aventura deve ter sido! E pelo meio participar nesse ritual da alvorada, muito bom mesmo!

Continuação de boas pedaladas e novas aventuras!
 
Top