ajuste de avanço/guiador(iniciante)

cabg

New Member
Boas pessoal, como o tópico indica sou um iniciante neste mundo e adquiri uma Bike há uns dias e tenho umas dúvidas, e precisava aqui de umas dicas, é o seguinte depois de ajustar a altura do selim, manetes travões e mudanças e tal, fico numa posição muito deitada o que me faz doer os pulsos e as costas, agora a minha dúvida é como é aconselhável elevar a minha posição, se através de um avanço mais curto e com mais inclinaçao(o da Bike tem 100mm), se através de um guiador mais curvo ou se devo mudar os dois componentes.
A Bike é usada.
 
Last edited:

Pedro Barradas

Super Moderador
E o tamanho do quadro da bicicleta é o adequado à sua estatura?
Quanto mede? Qual o tamanho do quadro?
Que bicicleta comprou.

Ajustou a altura do selim conforme ditam as regras ou foi a olhómetro...
Mesmo comprado o tamanho correcto, muitas vezes além da habituaçao do corpo, pode ser necessário efectuar algumas alterações nalguns componentes.
 

cabg

New Member
Boas,a Bike em questão é uma rafal 740, tamanho L que segundo o site da Decatlhon vai de 175/180cm, eu tenho 173cm logo em teoria o quadro é um pouco grande para mim, mas já sabia disso antes de comprar, foi uma questão de oportunidade, quanto ao selim fiz umas medições segundo um site e deu-me o valor de 65cm de altura do centro pedaleiro ao selim, foi a única medição que fiz, o resto foi a oleómetro.
 

ohytps

New Member
Boas o dependendo da geometria um tamanho M n te ficava mal.quanto aos centimetros serem 65 isso nao e muito correto. Por exemplo a mim da.me 70 cm. Experimeta o seguite.
Descalco encostas.te a uma parede e colocas entre pernas um livro e puxa o livro bem pra cima depois medes com uma fita desde o solo ate superficie do livro. Da uma medida agora multiplica por 0.88.
Com esse valor medes na bike desde centro pedaleira ate topo selim seguindo a geometria do espigao e nao a direito.
Agora tens a medida proxima. Sentas.te e com o pedal em baixo e com o calcanhar apoiado a tua perna tem que ficar esticada desse modo ao pedalar ela fica semi flexionada.
Tambem convem ver se o selim nao esta muito para frente nem para tras. Com os pedeais horizontais ao chao ve se o teu joelho coincide mais ou menos com peito do pe. Depois e ires ajustando ao pedalares caso sintas algum desconforto.
 

cabg

New Member
Boas, eu sei que o M devia ficar melhor mas como disse atrás foi uma oportunidade de negócio, estive a medir melhor e o valor que me dá é 67,76cm.
Vou seguir os concelhos e ver se melhora, não sabia essa do calcanhar.
 

Pedro Barradas

Super Moderador
Deverias ter esquecido a "oportunidade" e comprado uma bike com o quadro adequado (M).
Qual a tua altura de cavalo?
Estáa utilizar pedais de encaixe?

Tens aqui uns links para a regulação da bike.

http://www.villamalea.eu/aponline/medidas.php ( simulador, muito bom)
http://www.bikemagazine.com.br/2011/04/regulagem-ideal/
http://www.bikemagazine.com.br/2011/03/taquinho-como-instalar/
http://www.jimlangley.net/crank/cleats.html

Se calhar vais ter de adquirir um avanço mais curto para compensar esse quadro comprido.... Este será uma das adaptações possíveis.
 

cabg

New Member
A altura de cavalo é 77cm e não estou a usar pedais de encaixe.
Em relação ao avanço foi o que pensei um avanço mais curto e se calhar com mais elevação.
Obrigado
 
Top