Ajuda - Pulsação BPM demasiado alta

joao27

New Member
Boas noites
Tenho efectuado treinos em rolo e consigo manter-me entre 70% e 80% de BMP max. sem problema algum , durante 1h ate 2h.
Quando vou para a estrada as pulsações aumentam consideravelmente, é muito raro baixar de 85% BPM max, em qualquer subida o coração dispara.

Segundo a "regra", 220-36 (anos) = 184 BPM max.

Fiz o que mandam as regras e tirei a minha pulsação máxima, á 1 mes atras obtendo 188 BPM max.

Considerei o 188 BPM como o meu máximo, ou seja o 100%.

Numa volta recente em estrada cheguei as 192 BPM, o que vos parece isto??
Volta de 40Klm - Ganho elevação 488m - Velocidade média 24.9 km/h - Tempo 1:35:46h
Fiz uma média de BPM de 89% ou seja 168 BPM de média.

Canso-me com alguma facilidade pois ando sempre com as batidas demasiado altas, o que acham que poderá ser? Como posso melhorar?
 

zykon

Super Moderador
Não estás a abusar na intensidade dos treinos?

Começaste a treinar à 1 mês atrás apenas?

Quanto ao rolo, é normal que no rolo consigas controlar melhor os BPM
 

meloy

New Member
tens de ter em conta que isto são formulas aproximadas! não é uma ciência exacta
cada corpo é diferente e reage de forma diferente!
por norma o corpo é que dita os limites! por mais que se queira o corpo quando chega ao limite não dá mais!
pela ciência uma pessoa não consegue aguentar a zona 5 (90% a 100% FC máx) durante mais de 5min. Mas eu já estive na Zona 5 sem sair dela durante mais de 20 min.
A FC máx não é algo que se treine, é algo genético, e a ciência tem observado que a pessoa vai perdendo gradualmente a capacidade de atingir FC mais elevadas ao longo do tempo.

Mas é claro que não se deve exagerar! nem dar mais quando o corpo já dá sinais de ter chegado ao limite, são raros os casos que uma pessoa consegue levar o corpo para além das suas capacidades levando à sua morte.

Além do mais os leitores de batimentos cardíacos nem sempre dão leituras correctas!

Em termos particulares e desde que tenho leituras cardíacas tenho visto que o meu batimento cardíaco máximo tem diminuído ao longo do tempo.
Também já vi que na corrida atinjo um valor superior de batimentos cardíacos máximos em relação ao btt.

Temos de ter em conta também que o ciclismo ao contrário do BTT leva com que o coração bata durante mais tempo e um ritmo elevado (tal e qual como a corrida).

no meu ver não é problemático atingir elevados níveis de FC, mas antes manter durante mt tempo essa FC no máximo! e principalmente é necessário ver como o corpo reage a sair dessa FC máxima!
nunca pares de um momento para o outro quando atinges a FC máxima, tenta reduzir o esforço 1º de modo a que a FC vá baixando gradualmente.

em conclusão, não abuses caso sintas o teu corpo a dizer que deves abrandar! caso te sintas bem com a FC a 192 quer dizer que tens um coração de um rapaz de 28 anos ;)
 

Joseelias

Well-Known Member
pois eu não concordo :)

o que vai o homem fazer ao cardiologista se aparentemente está mais do que normal ? :)

És médico para afirmar isso com tanta certeza?!!

E se és médico, podes indicar-me se na ética e deontologia é considerada boa prática dar conselhos médicos anónimos, a pessoas sobre as quais não se conhece o historial médico, não se tem acesso a exames credíveis (provas de esforço, electrocardiogramas, análises, etc.), e onde nem se consegue observar o paciente para executar os mais básicos despistes ou colocar questões de uma forma eficaz?

Sabes se o colega tem excesso de peso, sofre de arterioesclerose ou tem colesterol mesmo sendo magro? Se sofre de fibrilação auricular e é um candidato a um AVC?

Nem sequer sabes qual a real frequência cardíaca pois as fórmulas são genéricas e não adaptadas a cada pessoa. A FCM dele até pode ser 180 como 190!

Se com base nos teus conselhos "médicos" algo suceder ao colega, chegas-te à frente para assumires as tuas responsabilidades por teres dado conselhos que o levaram a ter um problema de saúde sério ou até mesmo a morte? Pois... bem me parecia que não...

O colega, não só com base nos dados do MFC mas nas suas sensações físicas acha que algo não estará normal. E isso é mais que suficiente para se dirigir a um médico que é a pessoa competente para o aconselhar. Nem que seja para acabar por lhe dizer: "Está tudo normal".

Dar conselhos médicos num fórum, especialmente no que toca ao coração é das maiores irresponsabilidades que se podem fazer.

Volto a dizer. Se querem ajudar parem de dar conselhos médicos nos fóruns e aconselhem os colegas a ir a um médico. Uma consulta no centro de saúde custa 5€, os exames pouco mais e uma de especialidade no hospital 7.5€. Nem uns punhos para a bike são tão baratos. Vale a pena arriscar?!
 

meloy

New Member
Joseelias não sejas conflituoso

isto é um forum e não um consultório médico, por isso aqui estão apenas expressas opiniões! não são conselhos médicos!

não sou médico, apenas uma pessoa informada que leu muito sobre o assunto e que tem atenção a estas coisas do coração!

tens razão quando dizes para fazer um check up! acho que isso é necessário para qualquer actividade física que envolva algum esforço cardiaco! claro que o BTT e o ciclismo é algo que envolve esforço cardíaco! por isso uma prova de esforço é em tudo aconselhável!

Sobre a temática de FC máx nem todos os médicos dão os melhores conselhos porque são médicos "do dia-a-dia" e não desportivos! Por isso acerca de FC para desporto nada como um médico cardiologista ou desportivo.

Quando digo que o corpo é quem dita os limites é verdade! tenta tu ultrapassa-los e diz-me se consegues! se consegues ir para além do que o teu corpo te deixa!
 

KLUCA

New Member
pois eu antes da resposta do meloy ia mesmo dizer que , pronto, já tinha começado a guerra :) :)

e ainda adiciono que nem todos os cardiologistas são capazes de nos indicar o que fazer quanto a pulsações no ciclismo.

Quanto ao check up tb concordo , pois para atingir certas pulsações deve-se saber como se está em termos de coração .

Agora Joseelias baixa lá as armas :) isto não é o parlamento :)
 

Joseelias

Well-Known Member
@ meloy

Eu estou a ser conflituoso?! Achas que aquilo que escrevi é um acto de conflito, ou de responsabilidade?

Posso dizer-te por experiência própria que certos dados dos MFC, nomeadamente pulsações acima da nossa frequência cardíaca máxima podem ser sinais de fibrilação auricular durante o esforço e que é meio caminho para um AVC. Sabias disso?

Não estou a dizer que seja este o caso, até porque ninguém sabe qual é a FCM real do colega e ele até pode ter uma FCM acima da média para a idade. Mas, mais uma vez, ninguém sabe.

E achas que alguém dizer como anteriormente "o que vai o homem fazer ao cardiologista se aparentemente está mais do que normal ?" é algo de responsável de se dizer, mesmo que seja apenas uma opinião, quando se está a falar do coração? Sem dados alguns para apoiar essa "opinião" que não um bitaite?

O colega não se queixou de uma dor de dentes, mas de questões que o preocupam ao nível do coração. Aliás, o que o colega sente é suficientemente estranho para ele para vir comentar o caso para um fórum, o que indica que não se sente seguro e tem preocupações sobre o assunto. Senão não tinha começado o tópico. Certo? Se ele está preocupado então o único caminho é o do consultório médico.

E apesar da tua intervenção ter sido equilibrada e de dizeres que és uma pessoa atenta, isso não faz de ti médico, nem a mim que para além de atento, ex-atleta e treinador de competição sou ainda paciente cardiológico. E mesmo que fosses médico não te podias pronunciar sobre um assunto sobre os quais não tens dados fiáveis e que são baseados num MFC cuja qualidade e fiabilidade dos dados varia muito.

Se os médicos do dia-a-dia não são os melhores então que vá a uma consulta de medicina desportiva. Com toda a certeza que haverá um clube desportivo nas proximidades que tem algum médico entendido no assunto se assim for necessário.
 

Joseelias

Well-Known Member
Não se enervem. Cuidado com o coração...

Zykon, com todo o respeito acho que há tópicos que deviam de ser fechados com o conselho para se dirigir a um médico, especialmente se envolvem o coração ou a coluna.

Se alguém pede conselhos sobre a prática do Btt porque tem um determinado problema de saúde diagnosticado e seguido por um médico, como li ainda à dias, e necessita de conselhos sobre a melhor forma de poder praticar a modalidade como por exemplo em termos de componentes ou estilos de vida, acho que não há problemas.

Agora, colocarem dúvidas que, como alguém depois de opinar sobre o assunto diz que nem médicos do "dia-a-dia" estão aptos para responder, como se podem dar bons conselhos ou opiniões aqui sobre este assunto?

Se não se permite criticar uma loja mencionando o nome, como se pode permitir tópicos que podem ter consequências graves para a saúde de alguém?

Para bem de todos, volto a repetir que tópicos em busca de conselhos médicos sobre assuntos complemente não diagnosticados não deviam de ser permitidos.
 

KLUCA

New Member
aqui não há bitaites nenhuns

tu é que deverias perceber desde logo que se há fibrilação , isso não escolhe o tecto . Ora havia de ser engraçado se o homem nos rolos não tinha fibrilação e na rua já tinha . e mais há fibrilação auricular e ventricular.

o autor deste tópico ter atingido 192 em alguma subida em que deu tudo é perfeitamente normal . Já tinha feito um teste em esforço e bateu 188 . Onde está a anormalidade dos 192 em algum esforço extra em alguma subida ?

Se tivesse fibrilação e um pulsometro capaz de medir isso não era 192 no cumulo do esforço não...batia nos 200, e provavelmente logo a seguir ao esforço terminar

ora ora , ir um gajo logo ao cardiologista desde logo porque se mete em cima da bike a dar tudo e cansa-se

fez bem , veio ao fórum colher opiniões e se fizer comparações na rua com algum colega ainda fará melhor.

Mas para já reafirmo , nada de anormal se apercebe para já . Mas sim pq não um checkup passado pelo médico de familia ? Agora ir correndo já ao cardiologista pelo que relata ... na vejo porquê.
 

Joseelias

Well-Known Member
@ KLUCA

Posso dizer-te que nas provas de esforço que faço, parte das vezes atinjo a frequência cardíaca máxima sem registo de qualquer problema e só na fase de recuperação começam os problemas.

E noutros acusou logo durante o exercício mas apenas a partir de determinado nível de esforço que varia de prova para prova. Já fiz também muitos teste Holter de 24 horas que não acusaram nada em que fiz esforços, e outros acusaram problemas sem ter feito nada de mais.

Isto é, embora a fibrilação auricular em algumas pessoas seja continua até mesmo estando sentados num sofá (normalmente são operados ou levam um pacemaker), em muitos outros casos surge esporadicamente e nem sempre com base num padrão.

A fibrilação ventricular não tem nada a ver. Quem a tem normalmente tem que ser reanimado como já se viu em milhões de filmes com um desfribilhador.

Ora, eu não estou a dizer que o colega tem fibrilações. O que eu estou a dizer é que se ele tem preocupações ao ponto de se dar ao trabalho de criar um tópico num forum, então deve de ir a um médico que é a única pessoa capaz de o aconselhar convenientemente.

E sim, pode ser o médico de família que com base numa prova de esforço e um ECG lhe dirá o que pensa e dar-lhe a tranquilidade e a informação verdadeira que ele parece precisar ou encaminha-lo para um especialista se necessário.
 
Last edited:

meloy

New Member
Joseelias continuas a ter problemas e andas aqui a por as tuas frustrações!

Isto é um forum e não um sitio onde deixa frustrações!
Deixa a tua opinião e não contestes as opiniões dos outros.
Se fores a ver bem em muitas das tuas opiniões coincidem com as minhas e de outros aqui do forum

Pois já disse e reafirmo que todos os praticantes que ponham algum suor em cima da bike (ou noutro desporto qualquer) devem fazer uma prova de esforço, para ver como o coração se comporta com carga de esforço.
reafirmo também que todos os praticantes que sintam alguma coisa fora do normal devem procurar ajuda médica.

à parte das frustrações deixo mais um pouco da minha opinião:

A questão do treino não é uma questão médica!
Salvo se a pessoa tenham problemas do coração, ou sinta alguma coisa fora do extraordinário atingir a FC máx não tem problema!
Atingir uma FC máx muito para além do normal para a idade é que é estranho e aí é aconselhável procurar opinião médica.
mais problemático que atingir a FC máx é treinar constantemente com a FC máxima ou seja não se deve treinar na zona 5 constantemente; aliás até é muito difícil manter um treino em que a FC esteja sempre na zona 5

zona 5 = (FC máx - FC em reposo) *0,9 + FC reposo

aliás um bom treino é feito entre a zona 3 e a zona 4 (+-entre os 70% e 90% da FC máx) porque ai se treina o coração a fazer "coisas difíceis" com batimento cardíacos baixos.
 

meloy

New Member
Zona 0 - Repouso
FC <50%
percepção do esforço - Inexistente
- Aqui não é feito qualquer tipo de exercício cardíaco


Zona 1 - Actividade Moderada (Manuntenção / Aquecimento)
50-60%
percepção do esforço - Muito muito fácil
++Gorduras
"- Aqui você fortalecer seu coração e melhorar a massa muscular enquanto você reduzir a gordura corporal, colesterol, pressão arterial, e seu risco para a doença degenerativa.
- Esta é a zona de treino para pessoas sedentárias que estão a começar uma actividade física e aquelas que estão voltando de lesões e problemas de saúde.
- Também é a zona utilizada para fazer aquecimento ou fim de treino.
- Você ficar saudável nesta zona, mas não mais em forma"


Zona 2 - Controlo de Peso (Queima gordura / Mantém forma física)
FC 60-70%
percepção do esforço - Pouco cansativo
+++Gorduras
"-Chamada a zona de queima gorduras onde o corpo utiliza a maior percentagem de gordura como energia;
-Zona apartir da qual o corpo começa a beneficiar do treino
- Fortalecimento do coração e redução do colestrol, gordura corporal, pressão sanguínia e risco de doenças degenerativas"


Zona 3 - Aeróbico (Treino Cardiovascular / Ganho de Endurance)
FC 70-80%
percepção do esforço - Ligeiramente cansativo
"+Gorduras
+Açucar"
"- Zona por excelência para ganhar forma física;
- Treino Cardiovascular onde promove o fortalecimento do coração e sistema respiratório;"


Zona 4 -Aneróbico (Treino de Resistência)
FC 80-90%
percepção do esforço - Cansantivo
++Açucar
"-Treino para aumentar a resistência, isto é, aumento da capacidade de metabolização do acido láteo.
- Não se deve treinar mais que 1 hora nesta zona"


Zona 5 -Máximo Esforço
FC 90-100%
percepção do esforço - Muito cansantivo
+++Açucar
"- Só se deve chegar a esta zona quaso esteja em em óptima forma;
- É uma zona de risco de lesões.
- Não é possível manter-se muito tempo seguido nesta zona (normalmente não mais de 5 min seguidos)"
 

Joseelias

Well-Known Member
Joseelias continuas a ter problemas e andas aqui a por as tuas frustrações!

Isto é um forum e não um sitio onde deixa frustrações!
Deixa a tua opinião e não contestes as opiniões dos outros.

A única pessoa com problemas de frustração és tu pois necessitas de recorrer ao insulto e ataque pessoal, e não gostas que ponham em causa o que dizes. Aprende a viver em democracia e em pluralidade de opiniões.

E depois tens estas duas afirmações:

(...)não sou médico, apenas uma pessoa informada que leu muito sobre o assunto e que tem atenção a estas coisas do coração!

E de seguida:

(...)nem todos os médicos dão os melhores conselhos porque são médicos "do dia-a-dia" e não desportivos!

Isto é, tu que és apenas uma "pessoa informada" achas-te em melhor posição de dar conselhos sobre questões cardíacas que médicos formados, mesmo sendo "do dia-a-dia"!

Isto não te soa um bocadinho estranho? E depois a pessoa frustrada sou eu?! Não sou eu quem tenta passar por ser quem não sou, nem brincar com a saúde dos outros!

Eu concordo com muito do que dizes. Só não entendo esse antagonismo e ataque pessoal por ter dado o conselho mais sensato que se pode dar num caso destes.

Volto a repetir: Eu não sei se o colega tem ou não algum problema. O que sei é que está preocupado com uma questão cardíaca e as ÚNICAS pessoas habilitadas a dar-lhe respostas certas são os médicos com base em exames. São os únicos que lhe podem dizer se o comportamento do coração é ou não normal.

Se ele tiver esses exames feitos e o médico o descansar relativamente ao comportamento do seu coração, então poderá aceitar com consciência os conselhos que pedir sobre treinos.

Se este conselho, mais que sensato, faz comichão a alguém podem crer que não sou eu que sofro de frustração e outros mimos dirigidos a mim.

Seja como for, já disse o que tinha a dizer sobre o assunto. O colega que criou o tópico que aja de acordo com a consciência.
 

KLUCA

New Member
companheiro joseelias, agora já estou quase completamente de acordo contigo (mas era na tua resposta anterior... antes de voltares a levantar as armas...calma companheiro :) )

só o não estou na parte em que ele deva ir desde ja a um cardiologista expor o assunto. Se for a um que nada perceba de desporto ou ciclismo ainda pode ser pior . Coemçam com alarmismos e lá perdemos um colega do pidal ... e por ventura um com boa capacidade da máquina. Pois se o zykon o conhece para dizer que anda há um mês, então ainda tem muito que dar

Penso que fazer o tal checkup passado pelo médico de familia e algum aconselhamento e partilha de ideias por exemplo com malta aqui do fórum e/ou colegas de pedalada é o mais indicado para já.

quanto ao autos deste tópico não me leva a mal por falar nele na terceira pessoa. Boas pedaladas companheiro , e não abuses dos picos de pulsação até teres mais tempo de treino :yeah:
 

meloy

New Member
Caro Joseelias

Tens razão, reconheço que me excedi um pouco e por isso peço desculpa, e mais não me vou alongar.

no entanto Joseelias não estás a ser objectivo no que expões face à questão que aqui foi levantada.
Lá por uma pessoa atingir o FC máximo ou ultrapassar um pouco não o faz um doente cardíaco ou numa bomba cardíaca explosiva.

192 pulsações para uma pessoa de 36 anos sem outra queixa não é só por sim um problema, é um desvio inferior a 5% (até pode ser que seja erro de leitura da FC).
Foi isso que aqui eu e o KLUCA quisemos dizer. E a meu ver não é nada de preocupante a nível cardíaco só por si (Não sou médico e também não sou hipocondríaco).

Agora não me parece que seja proibitivo comentar e opinar estas coisas. Não estamos a falar em dores, em desconfortos,... e se fores a ver tanto eu como todos que aqui expressaram opiniões foram todos de acordo que se deve ir ao médico em caso de anomalia, mas penso que isso é algo básico (desde quando o Dr. Net sabe diagnosticar alguém), também é básico que quem pratica desporto deve fazer um check-up e se possível uma prova de esforço.

Penso que a questão que aqui foi colocada até seja mais de treino que médica. Se fores a ver bem a pergunta foi:
Canso-me com alguma facilidade pois ando sempre com as batidas demasiado altas, o que acham que poderá ser? Como posso melhorar?

e o que respondi objectivamente foi:
um bom treino é feito entre a zona 3 e a zona 4 (+-entre os 70% e 90% da FC máx) porque ai se treina o coração a fazer "coisas difíceis" com batimento cardíacos baixos.
 
Top