Ajuda pra desmontar Cassete

cris88

New Member
Boas pessoal,

Hoje tentava desmontar a minha actual cassete e no fim de muita força... O encaixe do aperto ficou moído...
Há solução sem ser trocar de cepo?

Agradeço ajuda pois não sei o que fazer... E um cepo ainda custa a volta dos 35€... :S

Cumprimentos,
Cristiano Freitas
 

Jepas

Super Moderador
Boas,

já tive um problema parecido e fiz o seguinte: coloquei a roda no rolo de treino pressionando o conjunto (cubo + chave) nos apoios do rolo. Depois usei um alicate de grifos para que a chave não rodasse para fora do sítio. Usei as ferramentas normais e resultou, a ferramenta estava sempre a saltar, assim entalada no rolo ficou pressionada contra a cassete e resultou.

Jepas
 

Rider88

New Member
Bem que luta que tivemos cris88!! :evil:

Jepas said:
(...) Depois usei um alicate de grifos para que a chave não rodasse para fora do sítio. Usei as ferramentas normais e resultou, a ferramenta estava sempre a saltar, assim entalada no rolo ficou pressionada contra a cassete e resultou.

Pois mas o problema é que a rosca teima em nao desenroscar, deve ter colado.
Mesmo com as chaves em condições e fazendo muita força nao mexe. Experimentamos a enroscar e nada nem para um lado nem para o outro. Fizemos tanta força que os encaixes cederam... :|

Nao para para danificar a peça, partir mesmo? Supostamente a cassete sairá mas o pior é que a rosca continuara no cepo... Depois nao dará para tirar?

Obrigado!
Alex
 

CP

New Member
E :roll: usaram as ferramentas adequadas :?:
Experimenta WD40... e as ferramentas adequadas...

:mrgreen:
CP
 
epa se a cassete tiver anilhas de plastico partam uma anilha assim cria algum espaço o que deve fazer com que o anel nao fique a fazer tanta força
e ai metam wd-40 pode ser que saia
 

Jepas

Super Moderador
Não é que haja muito espaço, mas se a porca já não tem "dentes" talvez consigam serrá-la com uma serra para metal ou usando um "Dremel" se bem que aí se vão gastar imensos discos.

Jepas
 

Rider88

New Member
CP said:
(...)usaram as ferramentas adequadas (...)
Experimenta WD40... e as ferramentas adequadas...

Sim claro que usamos mesmo com o material em boas condições, sem as ferramentas certas era dificil tirar a cassete. Depois de varias tentativas coloquei oleo, vou voltar a tentar amanha para ver se entrou alguma coisa, embora nao possa fazer muita força.


André Agostinho said:
epa se a cassete tiver anilhas de plastico partam uma anilha assim cria algum espaço o que deve fazer com que o anel nao fique a fazer tanta força

Nao tem por acaso ja me tinha lembrado isso mas é tudo metal :(



Jepas said:
Não é que haja muito espaço, mas se a porca já não tem "dentes" talvez consigam serrá-la com uma serra para metal ou usando um "Dremel" se bem que aí se vão gastar imensos discos.

Ela ainda tem alguns a ferramenta ainda fica fixa na porca. Nos nao temos nenhum Dremel... :|

Mais ninguem tenha nenhuma solução mais rebuscada? Nem que implique estragar a cassete (pelo menos penso eu) o importante era mesmo tirar a cassete e nao danificar o cepo.

Alex
 

MRocha

New Member
Nunca pensei que fosse possível partir os dentes ao lockring :shock: Todos os que tenho visto são de aço temperado, tão ou mais duro que a chave... Nem dão para cortar com uma serra, só mesmo à rebarbadora. Já cortei um lockring para fazer isto:
airlock3s.jpg
airlock2s.jpg

e a lima não o riscava.
Será que esse lockring seja de alumínio?

De certeza que a chave é adequada?
19302_164901.jpg

Foi usada uma chave destas?
Chain_whip_tool.jpg

Umas "carícias" :twisted: com um martelo pequeno devem ajudar a descalcinar a rosca, se o wd40 não for suficiente.
O cepo é de aço? Se for de alumínio convem ter mais paciência...

Eu costumo:
-Fixar a chave do lockring num torno, virada para cima.
-Encaixar o lockring na chave, colocando a roda na horizontal, por cima do torno. A roda segura-se sozinha, mas como nessa cassete a chave tem escapado, convem pedir a alguem que pressione a roda para baixo contra a chave, para que não escape.
-Encaixar o chicote de corrente num carreto que esteja mais à mão e desenroscar(no sentido contrário ao movimento habitual da corrente, é claro)
 
Olá Rider88,

Também já tive algumas dificuldades para desmontar uma cassete (shimano)..

Se tiveres um berbequim (Bom) com controlo de binário e sentido de rotação és capaz de conseguir..


Em último recurso, tens isto:

Air_Screwdriver_BGL8_250x250.jpg
 

Jepas

Super Moderador
Quando falei em serrar contava que fosse um lockring destes:

sram%20fwlr11.jpg


Não necessariamente da Sram, mas com este formato/material.

Jepas
 

Canossa

New Member
Olá, não sei se a minha dica te ajudará, mas sempre que tenho algo com rosca que está encravado, uso muito óleo W40 e depois dou umas pequeninas pancadas secas na porca-parafuso-etc, desta forma faço com que a rosca se solte. Resulta em 99% dos casos!
Depois, podes usar as ferramentas correctas para remover o bloqueador.

Abraços
 

cris88

New Member
Jepas sim o lockring é desse genero...

O rider88 meteu wd40 e amanha de manha experimentamos...
Se não der... Se calhar tento "serrar" de modo a abrir um veio para depois lhe dar umas pancadas com uma chave de fendas...

Obrigado a todos...
 

Linhares

Member
Já agora, falando em cassetes, (desculpem a ignorância) deve-se mudar quando os dentes tiverem gastos?
E quando a cassete não pega logo isto é, não puxa sempre a roda, é cubo f*dido?
 
Last edited:

guerras

New Member
Boas!
Deves mudar a cassete, quando mudares a transmiçao. Se pedalares e a roda nao andar é o cubo estragado, ou o cepo como lhe queiram chamar.
 
Top