Ajuda por favor, mola dos linguetes do cepo

ct1ehm

Member
Tenho umas rodas suplentes, sem nenhum valor comercial, mas que me desenrascam quando preciso de fazer alguma manutenção às RM5. Acontece que da última vez que andei com elas, escutei um ruído na roda traseira. Como a roda tem poucos kms, fiz um estudo no Youtube e pus mãos à obra e resolvi abrir o cubo (Quando). Fiz uma ferramenta para tirar a porca do cepo, lavei tudo com petróleo, coloquei massa e quando montei o cepo, verifiquei que este rodava mal, desmontei e vi que a mola que fixa os linguetes do cepo tinha desaparecido (aqui o youtube falhou, não me avisou que podia acontecer). A minha pergunta é se há à venda e onde posso adquirir esta mola.
Antecipadamente grato.
 

FMCurto

Active Member
Tb tive um problema similar,é dificil arranjar só a mola em desespero acabei por encomendar mola+linguetes da SuperStar sem saber se serviria, os linguetes eram mais pequenos mas a mola serviu na perfeição.
 

Hardskin

Well-Known Member
Não sei como são as molas desse cepo mas posso te dizer que conheço alguns em que uma mola de esferográfica serve.;)

...e dependendo do cepo, a massa é não é aconselhável. Os linguetes podem colar e fica-se a pedalar em falso.
 
Last edited:

ct1ehm

Member
Muito obrigado pelas respostas. Hardskin não sabia que não se devia colocar massa nos linguetes, tem lógica, este cepo tem uma única mola (acho eu!), que vai abraçar a parte interna onde estão os dois linguetes, obrigando-os a abrir. Obrigado.
 

ct1ehm

Member
Creio que tenho o problema resolvido ( a ver vamos ), com uma mola sem utilidade alarguei-a e cortei-a, de forma a ficar à medida e coloquei-a, está funcionar, penso que terá um pouco de tensão a mais, mas espero que a perca com o tempo. Só espero não ficar um dia "pendurado" no meio do nada. Obrigado a todos, mas estou receptivo a outras soluções.
 
Boas

Já não vi isto a tempo, e pelo que entendi as rodas são as Fulcrum Red Metal 5. Se ainda quiseres adquirir a peça, podes procurar pelo part number: rm0-005

Vais encontrar á venda em vários locais, num deles a descrição é "Fulcrum Sperrklinkenfedern 5-RM0-005 für MTB Freilaufkörper ab Modell 2008"

EDIT: Nos linguetes usa-se óleo fino ou massa de baixa viscosidade, eu uso a 2a opção devido a proteger da corrosão, mas só deixo uma película, não coloco massa que se veja.

Cumps
 
Last edited:

ct1ehm

Member
Obrigado badboyboogie, a mola não é para as RM5, felizmente essas estão boas, é para uma roda suplente com pouquíssimo uso com o cubo Quando, mas é sempre bom saber a referência de material que posssuímos, vou anotar.
Cumprimentos.
 
Top