ajuda para tirar pedaleiro

Marco Monteiro

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boa tarde, amigos do pedal!
será que alguem me pode dizer como tiro este pedaleiro, Shimano Deore M521 22/32/44 175mm da minha bike?
para poder colocar um XT recentemente comprado no fizzbikes!
estive a ver no site da bike magazine, mas mesmo assim ainda nao o consegui retirar.
se possivel com ilustração fotografica, ou onde posso encontrar tal informação
saudações betetistas
 

G_g

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Para tirar esse pedaleiro vais precisar de ferramenta específica de bikes.

Começa por retirar uns parafusos sextavados interiores e tiras os cranks fora. Atenção que no lado esquerdo (lado dos discos) os parafusos são todos ao contrário.

Depois de retirares os braços da pedaleira fora, vais ficar com o eixo à mostra. Vais precisar de uma ferramenta destas:
spr_BBT-32_001_200768_17289.jpg


http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=25&item=BBT-32#

Inseres no interior do eixo pedaleiro, de forma a ficar nos espaços próprios. Depois de aquilo estar bem assente desapertas. Repetes do outro lado e já podes montar a pedaleira nova.

Para montar, vais precisar desta, e provavelmente de mais uma ferramenta específica para os Shimano Hollowtech 2, que se usa para apertar o crank esquerdo.

http://www.parktool.com/products/detail.asp?cat=25&item=BBT-9
 

MRocha

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Marco Monteiro

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obrigado pela vossa resposta.
eu tenho um saca cranks, mas não consigo sacar os mesmos. o mais provável é eu não saber como funciona e já comecei a moer o local onde a chave de bocas encaixa.
saudações betetistas
 

MRocha

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spr_CWP-7_001_2009121_16807.jpg


Tens que desenroscar completamente o parafuso interior do saca cranks.
Só depois é que enroscas a rosca grande no crank, até que que a rosca entre uns mm dentro do buraco do crank e faça alguma força, mas não é preciso apertar à bruta.
Quando essa rosca grande estiver em posição é que apertas o parafuso interior que vai sacar o crank à medida que o parafuso interior faz força contra o eixo.

IMPORTANTE:
Se o parafuso interior do saca cranks não tiver uma ponta com diâmetro suficientemente grande a ponta do parafuso interior vai entrar pelo buraco do eixo e não vai sacar o crank fora. O saca cranks da imagem acima tem uma ponta grossa, pelo que dá para para usar em cranks octalink
17473.jpg
1205.jpg

Isto acontece porque os eixos octalink(à direita) e ISIS têm uma um furo no meio do eixo muito maior que os de eixo quadrado(à esq).
Podes resolver isso colocando uma moeda de 1 ou 2 cêntimos a tapar o buraco do eixo, caso a ponta do parafuso interior do teu saca cranks seja fina.


Se o crank já tiver a rosca moída a coisa complica-se...
 

kaikedas

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e tas a usar um saca compativel?
és de onde? se fores de perto eu tenho sacas pode ser que te consiga ajudar..
 

Marco Monteiro

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a dica da moeda de 1 centimo, podia ter corrido mal. a moeda ficou toda arredondada. vou tirar foto para colocar aki.
obrigado na mesma pela dica.
parece que vou ter de comprar um saca novo, pois o que tenho não serve.
sou da zona de vila franca de xira, se por acaso houver alguem que me possa emprestar o saca, agradecia.
saudações betetistas
 

100do

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Marco Monteiro said:
a dica da moeda de 1 centimo, podia ter corrido mal. a moeda ficou toda arredondada. vou tirar foto para colocar aki.
obrigado na mesma pela dica.
parece que vou ter de comprar um saca novo, pois o que tenho não serve.
sou da zona de vila franca de xira, se por acaso houver alguem que me possa emprestar o saca, agradecia.
saudações betetistas
A moeda não tem resistência suficiente. Terias que gastar uns 0,10€ :lol:

Experimenta com uma chave de caixa. Não sei ao certo o tamanho, mas deve ser a 8 ou a 10. Sei que há uma que entra no eixo e serve perfeitamente para retirar o eixo com o saca que tens (eu já o tirei assim).
 

MRocha

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Então isso está mesmo bem apertado :shock:

Experimenta com um parafuso M8(cabeça de 13) com a rosca para dentro do eixo e/ou uma anilha forte. Eu usei uma peça que veio com o eixo FSA ISIS que usava anteriormente e que é um pedaço de latão. Parece um cilindro de 10mm de diâmetro por 10mm de comprimento com uma anilha de 15mm de diâmetro e 4mm de espessura colada no topo, mas é uma peça única.

Se quiseres que o saca cranks dê para usar tanto com eixo quadrado como com ISIS(ou Octalink) tens que usar uma peça desse género.
 

Btt_crasy

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Olá pessoal tenho uma pedaleira shimano dual sis, como faço para a retirar? já tirei todos os parafusos existentes e agora?
 

Marco Monteiro

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obrigado a todos pelas vossas respostas...

já consegui retirar o pedaleiro

foram ajudas preciosas vindas da vossa parte e sem elas talvez tivesse ter de ligar a rebarbadora :lol:
 

NF17

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Boa tarde,

eu andava nas limpezas de verão na minha bike, focando os meus trabalhos nomeadamente na transmissão, portadora de uma imundice de fazer inveja aos maiores badalhocos. Exactamente quando pretendia remover a pedaleira, para proceder à sua limpeza mais a fundo...sou impedido devido à sua relutância em se fazer sair, recusando-se a sair do seu posto já tão habitual. Eu sendo ainda um jovem nas lides do BTT, pretendia que vossas excelências do pedal me pudessem claridivenciar alguma informação como tratar as pedaleiras mais insatisfeitas e rabujentas.

Ah, já me esquecia, a pedaleira em questão é um SR Suntour Duro e a chave necessária para o parafuso dela é uma sextava de 8 mm.

binary.php


Gostaria que me pudessem elucidar com o melhor protocolo a seguir.

PS: Aqui podem ver alguma informação técnica. http://www.srsuntour-cycling.com/SID=si05ff89e38ac90f0e8982fa0bb4cd7b/index.php?screen=sh.detail&tnid=1666
 
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