Ajuda com um FOX F-100 RL

ricabike

Member
Boas amigos

Tenho uma Epic que veio com um Fox F-100RL a bike tem aproximadamente neste momento 1 ano e meio e mais de 3000 kms, o problema é que este fim de semana apos uma volta mais dura reparei que tenho um dos braços da suspensao "babado" de oleo, a minha questao é, este componente tem garantia para este tipo de problema certo? caso tenham alguma informaçao, gostava que me ajudassem, obrigado

Boas pedaladas
 

dfilp

Active Member
Boas,

Creio que não podes acionar a garantia por causa disso.
Isso é um sinal claro de que está a pedir uma revisão da suspensão. Já mandas-te fazer alguma revisão á suspensão e ao amortecedor desde que compraste a bike? É que 3000km já é alguma coisa.
 

ricabike

Member
Pois, nao fiz qualquer revisao à suspensao, afinal tenho a bike ha 1 ano e 2 meses e teve na oficina ha muito pouco tempo, e falamos nisso , e a resposta foi que ainda nao era necessario fazer essa dita revisao ... obrigado pela tua opiniao, mas dfilp achas que nao é motivo de garantia? a minha bike anterior fez ai uns 7000 kms na minha mao e nunca tive um unico problema com o amortecedor. Aqui no forum alguem teve um problema semelhante?
 

tinric

Super Moderador
boas isso dos km´s é relativo

quanto ao babar... a minha começou a babar um bocadinho por volta do 7mil, mandei à revisão não por babar mas por estar a ficar mais dura que o normal...

veio nova... mas baba mais agora que antes...

ha quem diga que é normal... normal não ha-de ser mas pronto... desde que não seja nada exagerado...

Ele recomendam revisões de x em x horas dependente da suspensão mas isso para mim também é relativo.. um gajo pode fazer 1000 horas que se for em estrada não acredito que sejam sequer equivalentes a 100 de bom btt.... tudo é relativo.
 

ricabike

Member
Desde ja obrigado pelas vossas opinioes, tinric o meu medo é esse, eles vao abrir a suspensao ( e vou fazer tudo para nao pagar ... é muito pouco tempo para ter um problema destes) e ficar ainda pior, quanto ao normal essence_s nao sou da mesma opiniao, se tem borrachas para vedar nao pode babar certo, a suspensao tem que ser estanque certo?


Boas Pedaladas
 

pepelento

New Member
3000km sem fazer revisão? Já não tens garantia neste momento.

De qualquer forma, está na hora da revisão. Mudando os retentores e o óleo, deve ficar como nova. Espero é que esses 3000km sem revisão não lhe tenham deixado as pernas da suspensão coçadas...
 

tinric

Super Moderador
sim, mas nota que as borrachas e esponjas que vedam... tanto podem ir à vida em 1000 km como em 10000....

eles mandam para tras para vermos como estão.... ao ver as minhas... acho que ainda dava para mais uns km... agora o tempo que têm de uso, o efeito de elasticidade e absorção e as propriedades do óleo... não há milagres...

Agora pagar quase 90 euros.. custa sempre...

Mas no meu caso foram 3 anos e meio para 7000 km... agora em um ano vai fazer seguramente mais de 5000 é como tudo... acho que vale a revisão agora que é caro... é

O material até nem é muito caro, mas a mão de obra especializada e o conhecimento paga-se...

Edit: e sim,.. como diz o pepelento... a minha por causa disso tem uns 6 ou 7 mm por 10 , logo à saida dos retentores coçados ... e isso sim... um braço de uma fox... não será certamente o preço de uma revisão
 

essence_s

New Member
Qualquer suspensão baba um bocadinho, agora há algumas em que se nota mais do que noutras.Tambem há quem defenda que se deve lubrificar os retentores(pelo exterior) depois das lavagens, e isso vai fazer tambem com que a suspensão pareça babar mais.
 

ricabike

Member
Estou a perceber ... espero que haja bom senso, ja liguei para a loja e disseram para la levar a bike para verem ... continuo achar que é muito pouco tempo e kms para que possa acontecer este tipo de problema ... pois mesmo andando muito nos montes, o material que vem nas bikes nao podem ter uma manutençao tao apertada, se for assim fica mais caro ter uma bike que uma moto.
Vamos lá ver se nao vou ficar aborrecido com a Fox e risca-la, numa proxima aquisiçao ... pois a responsabilidade é toda da Fox.
 

tinric

Super Moderador
Eu a ti não dizia isso... 3000 km a media de 20 km/h = 150 horas... (se vires nos manuais o nº de horas entre revisões das suspensões fox... e cada uma tem o seu nº de horas...)

Nalgumas até te apagavas então.... 30 ou 50 horas... :)

É como tudo, se quiseres usar até ao fim e depois mandar para o lixo, não a mandes á revisão... se a queres ter por muito tempo e sempre boa...

Nas motas é igual, lá por ter umas borrachas e assim a tapar... mais cedo ou mais tarde sem revisão... vão à vida do mesmo modo
 

ricabike

Member
Por acaso nao fui ao manual ver ... mas vamos ver ... se tiver que pagar vou saber o preço primeiro ... mas se me pedirem muito dinheiro ... vai andar ate nao trabalhar e mando vir outra ... bastafazer contas se for 90€ como o tinric fala e eu ter que fazer isto todos os anos, mais vale guardar este dinheiro e daqui a mais um ou dois anos vou buscar uma suspensao semelhante a esta e é nova :)
 

tinric

Super Moderador
É um ponto de vista...

Mas assumindo que nova (a minha na altura custava cerca de 800-900 €) acho que vale 10% de revisão pelo menos duas vezes... até porque o trabalhar vai piorando ao longo do tempo sem revisões até começar a gastar os braços da mesma e começar a mandar oleo fora em quantidades consideráveis...

Acredito que a partir de 30 euros ou pouco mais, dependendo se leva retentores novos ou nao, se arranje quem faça... agora por alguma diferença fazer na marca por pessoal especializado ou "em casa" é discutivel mas cada um sabe de si.


Abraço e boas pedaladas com ou sem revisão. (nota que eu digo isto mas andei 1000 km a esticar a minha,... o resultado ficou foi gravado num dos braços...)
 

huppy

Member
Mais um tipico topico tuga!
Então não sabes que antes de comprar seja o que for deves ver os cuidados(€€€€) que vão ser necessários?

Se fores ler o manual, que já vais tarde, vais ver que a hora da revisão disso já passou a muito, quanto mais dizer que a culpa e da FOX! E a loja onde vais também te aconselhou bem, entranto tens e as bainhas riscadas!

Enfim....


E já agora o amortecedor traseiro de certeza que tambem já precisa, no minimo este tipo de material deve ser revisto uma vez por ano!
 

dfilp

Active Member
Amigo ricabike, fui buscar o meu manual da Fox e passo a citar o que tem escrito na tabela de manutenção:

- Limpeza da Suspensão com água e sabão (nunca utilizar maquinas de lavagem a pressão) - Após cada utilização

- Limpeza e inspecção dos retentores - A cada 15h de utilização

- Inspecção do "drop-out"(onde aperta a roda) e das "pernas" da suspensão - A cada 30h de utilização
- Revisão do liquido de Suspensão - A cada 30h de utilização
- Mudar o liquido Float da camara air-spring ( apenas nos modelos Float e F-series) - A cada 30h

Básicamente estes ultimos pontos é tudo o que os mecânicos fazem numa revisão.
Por tanto a Fox recomenda que mandemos as nossas suspensões a cada 30h de utilização. Para os amortecedores o tempo aconselhado são 100 horas de utilização.
Portanto, só poderás acionar a garantia se detectares algum problma antes desse tempo ter decorrido. (não sei como se prova isso, mas ok.. )
Como vez o intervalo de manutenção de uma fox é muito curto.. A minha ainda não chegou lá, mas tenciono mandar revisionar pelo menos uma vez por ano. Nesse aspecto não facilito pois nova custa mais de 1000€..

Quanto ao preço de uma revisão, varia. E varia essencialmente se fazem na loja onde vais ou se ainda têm de mandar para outra oficina, pois isso inflaciona o preço. No outro dia um amigo meu pagou 80€ pela revisão. Mas ha mais barato, ou mais caro..
 

dfilp

Active Member
A meu ver isto é como um gajo comprar um Férrari.. Custa dezenas de milhares de € e a manutenção é muito mais cara e apertada que um carro de 20 ou 30 mil euros ;) Se queremos uma máquina com material de topo, temos de aceitar que a manutenção é mais ap€rtada ;)


EDIT:

Já agora, isto é uma revisão feita como deve de ser:
[video=vimeo;10616610]http://vimeo.com/10616610[/video]
Apesar de estar muito acelarado dá para perceber muita coisa, no entanto é apenas demonstrativo. Mas é um serviço bastante completo, com toda aquela limpeza, autoculantes novos e até uns retóques na pintura, a suspensão vem mesmo nova. Mas nem todas as oficinas fazem este trabalho tão completo, por isso atenção à relação custo/serviço.
 
Last edited:

puto_ns

New Member
Boas

Se fosse a fazer como manda a fox estava sem ela de 15 em 15 dias,por isso a minha vai 2 vezes por ano,que a meu ver é suficiente mas tambem se acontecer algo sei que nao posso reclamar....

Bruno Pinho
Full Team
 

dfilp

Active Member
Pois é mesmo isso, para quem usa a bicicleta regularmente, especialmente para quem treina assiduamente torna-se complicado cumprir os prazos, tanto em termos de € como do inconveniente de ficar sem a suspensão. Eu como ando em média uma ou 2 vezes por semana, julgo que uma vez por ano será suficiente. Mas lá está depois em termos de garantias surgem complicações, mas espero nunca precisar.
 

ricabike

Member
Obrigado dfilp por esses teus esclarecimentos ... no entanto vou dar o feed back desta situaçao, para a semana a bike vai para a loja ... vamos la ver. Huppy é livre de pensar dessa forma mas a questao que se coloca é que como dfilp demonstra é que temos uma manutençao muito curta e as marcas de suspensao estao a encher-se ... mas tudo bem só compra quem quer e pode ... eu sei que tinha que fazer manutençao aos amortecedores mas com espaço tao curto de horas é que nao calculava. Só me acontece uma vez ... quem sabe se no mercado nao ha amortecedores que necessitem de menos manutençao mesmo sendo mais caros...

Boas pedaladas
 

tinric

Super Moderador
:) em norma quanto mais caro, como já foi referido... mais manutenção...

As novas fox com revestimento de kashima são supostamente melhores, mais caras e com manutenção mais apertada...

Mas como já referi... acho que não nos devemos guiar apenas e directamente pelo nº de horas mas sim considerando o tipo de utilização que fazemos.... ou seja, 3 ou 4 horas de estrada com a suspensão bloqueada... que desgaste dá comparativamente a 1 hora de btt a sério...
 
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