ajuda com desviador

Boas
Vamos ver se consigo explicar o meu problema
Ontem fui dar uma volta e quando cheguei a uma picada começo a dar pedal e a roda pedaleira prende
Tento novamente e quando faço força prende novamente
Verífico se tenho algo a prender e nada
Peço ao meu colega para montar na burra e subir
Então reparo que o braço do desviador traseiro quando exercida força prende e dobra para a frente da bicicleta chegando mesmo a bater na escora
O que acham que pode ser
O desviador marado,a corrente ou apenas afinação
Abraço
 
Fotos do dito cujo
SAM_2315_zps0bb6e2ba.jpg

SAM_2316_zps423ecb38.jpg

SAM_2317_zps96e4cb96.jpg

SAM_2318_zpsb05a394f.jpg
 

Jepas

Super Moderador
O problema está na pedaleira e só se resolve com um desviador (traseiro) novo? Também não percebi o que denotam as fotos para se poder sugerir a alguém que deite um desviador fora.

Quando li o 1º post fiquei com a ideia de que se trata de um problema de chainsuck, ou seja, quando a corrente não "larga" a pedaleira e tende a subir. Isto faz com que a corrente enrole e força o desviador traseiro a ficar com a caixa esticada. Não sei se é isso, mas é a minha hipótese. Existe um tópico bastante extenso sobre o fenómeno, se for o caso.
 

Kazer

Member
Nao me parece que seja s problema da pedaleira ou do desviador, a corrente parece estar em muito mau estado (ferrugem), eu estive há pouco tempo a recuperar uma bicicleta que tinha a corrente com ferrugem e como ela nao dobrava nao passava no desviador.
 
Jepas
Obrigado pela ajuda
Se não for pedir muito podes facultar o link do tópico que falas-te
Laser,achas que lubrificando a corrente se resolve ou é melhor uma nova?
 

Peixinhus

Active Member
Ó Pinheiro já perdes-te 2 minutos a ver o motivo desse problema? Pelos sintomas que descreves deves ter alguma roldana do desviador presa ou torces-te a corrente. Se não conseguires ver isso de maneira fácil tira a roda fora e verifica se as roldanas estão soltas e se a corrente tem alguma torção.
A transmissão é para andar sempre lubrificada...sempre...

Abraços
 
Peixinhus obrigado pela ajuda
Já estive a olhar para aquilo mas leigo como sou para mim esta tudo bem
Mas penso que as roldanas presas não deve de ser,porque só prende quando aplico força para subir
Se for em recta roda sem problemas
Abraço
 

OPEN

Member
Verifica os links da corrente, algum pode estar danificado, prender nas roldanas do desviador e fazer com ele suba.

Outra coisa, verifica se tens a roda de trás bem apertada, porque ao exerceres mais força na pedalada, pode torcer e levar ao mau funcionamento da transmissão.
 

Peixinhus

Active Member
Se é só em carga aponto para o "chupão" como bem refere o Jepas. Pinheiro como não tens noção das coisas nem estás ainda apto para resolver tu próprio o problema leva isso a um mecanico para que te orçamente as substituições que tens a fazer.

Abraços
 

Joseelias

Well-Known Member
A minha primeira suspeita, foi como outros disseram, um chainsuck. A primeira imagem abaixo ilustra bem apesar de ser o "rei" dos chainsucks!

Normalmente acontece quando se tenta passar a corrente nos pratos da frente se os dentes estiverem demasiado gastos (segunda imagem). Mas penso que passando apenas atrás com o cruzar excessivo da corrente isto pode acontecer. A corrente totalmente seca não ajuda nada.

Se são chaincuks vê se resolves isso rápido pois podes não só partir o desviador traseiro como danificar irremediavelmente o quadro se isso acontecer no prato mais pequeno da pedaleira. Os danos por chainsuck são das principais causas de quadros irem para a sucata.



 
Boas
Joseelias,a bike tem 4 meses e no maximo 300 km's
Estive a ver e não vejo nada nos dentes da pedaleira
Tirei a corrente e desmonte as roldanas e coloquei tudo em petróleo
Amanha levam uma esfrega e óleo pra cima e logo se vê o que da
Abraço
 

Joseelias

Well-Known Member
Com essa quilometragem está tudo novo.

Pode ser mesmo da falta de lubrificação e da corrente muito cruzada e cria um chainsuck, porque na pedaleira a corrente em vez de encaixar nos dentes de forma contínua a dada altura um elo fica do lado de dentro ou de fora dos dentes e a corrente fica trancada na pedaleira e acontece aquilo que está na primeira foto.
 
Top