Ajuda - ardor nos musculos superiores das pernas (coxas)

jackyl

New Member
Boas.
precisava de uma opinião/ajuda.
desde que ando de bicicleta, nas zonas de esforço, após poucas pedaladas começa-me a arder a zona das coxas( musculo por cima do joelho).
O musculo começa a comprimir e ui, muitas vezes, nem consigo acabar as subidas, mesmo na pedaleira mais pequena, um castigo.
é tipo começa o esforço, o musculo começa a arder, e depois é um moer, moer, quando acaba o esforço, alivia.

poderá por andar com o selim demasiado baixo e não esticar a perna totalmente originando que o musculo nunca descomprime na totalidade?
Poderá por eu não fazer a respiração correta originando um esforço extra nos musculos?
(nunca tive um caimbra).

já falei com amigos meus que também fazem btt, e eles não se queixam de dores nas pernas, só não fazem as subidas devida ao esforço/pulmão/caixa de ar. no meu caso é as pernas que me ardem, e ficam tão doridas e consequentemente rigidas que não consigo subir.

Não ando com pedais spds.

Obrigado
 

Ahab

New Member
para mim é perfeitamente normal que isso aconteça e não tens que te preocupar com esse ardor... tens é que conhecer os teus limites e aos poucos tentar supera-los. O ideal é fazeres kms atrás kms e deixares que o teu corpo se habitue da melhor maneira ao andar de bicicleta...ao posicionamento em cima da bike, ao tentar antever o que vai estar após a ultima curva... se é uma descida, subida, areia, cascalho... etc etc etc

nunca esquecer que após um treino é completamente imprescindível que se faça uma sessão de alongamentos...a regra diz que deve ser 10% do tempo total do treino...
 

jfreitas

New Member
jackyl - Pain is temporary, glory is eternal. Quando dói evoluis! :p

Agora a sério, sem dúvida que se tens o selim demasiado baixo a força vai ser exercida nos músculos de que te queixas. Deves ter o selim de forma a que a perna fique quase esticada quando o pedal está em baixo.
Se não estás habituado a esta posição podes deixar a perna flectir um pouco mais, mas pouco.


Não deves é ter o selim em baixo e fazer esforços grandes porque crias vícios que depois são difíceis de corrigir.
É melhor que te habitues a andar na posição correcta mesmo que te pareça desconfortável de início.
Depois é fazer Kmts, e Kmts, e Kmts para deixar de doer.

Poderás ter pouco reforço muscular nas pernas e daí ser a primeira parte do corpo a dar raia... Outros é o pulmão.
Bons e muitos passeios!
 

PowerMAx

New Member
jackyl o ardor que sentes pode ter duas origens.
A primeira já aqui foi mencionada e poderá ter a ver com altura e longuitude do selim ao guiador, no forum e na net existe muita informação acerca deste tema. Se tiver dificuldades diga que posso indicar alguns sites para conseguir colocar o selim na posição correcta.
Depois de verificada a posição correcta do selim e se o ardor continuar o problema terá a ver com acumulação de acido lacteo, neste caso poderá ser falta de treino especifico, e não tem a ver só com o fazer km, terá que trabalhar a determinado nível para habituar o organismo a ter uma capacidade maior de aceitação ao acido lacteo. E ir fazendo suplementação para ajudar, beber agua e hidratante.
 

tekzz

New Member
É normal doer os músculos, então quando começas novamente após um tempo parado... ahaha
Tou a falar disso porque já não ando de bicicleta á 1 mes e meio porque tive um tempo parado por demasiado esforço, depois começou a escola e o mau tempo e ainda não tive um tempo para andar, mas hoje fui dar um esticão ás pernas com 7 km a pé com uma pasta de 5kg ás costas a máxima velocidade. E como estou á tanto tempo parado e apenas com isso doi-me as pernas para o caraças e claro ao andar sentia ardor e dor nos musculos xD Ah, por falar nisto, já ouvi dizer que andar a pé descontrai os musculos das pernas... Isso é verdade? xD

Como já disseram aqui quando te doi é sinal de evolução ou, como no caso acima, os musculos a voltar ao rendimento a qual estavam abituados até se parar... Um exemplo mais especifico é no ginágio. A primeira vez vez que vais pegar nas máquinas e após um treino de 1:30h no dia seguinte nem te levantas da cama! Doi-te o corpo todo! Isso é sinal de evolução dos musculos.
 

Calvin

Member
Amigo biclas, viva
Um pormenor fundamental neste nosso hobby: pré-aquecimento sempre. Alongamentos no fim, obrigatoriamente
 

carlluchi

New Member
Já passei por algo parecido, após alguma pesquisa descobri que era o selim baixo, revi a posição e subi apenas cerca de 2cm, ficou resolvido. Verifica as medições há ai muitos topicos e mesmo no youtube. Poderá ser disso.
 

tessifol

New Member
Não de preocupes que isso é normal. MAs em todo o caso verifica a altura do selim.
Eu tb comecei há uns tempos (quase 1 ano) no BTT e no inicio era sempre a arder, mas ia fazendo com calma. È claro que nas subidas nem sempre tinha pulmão ou pernas para ir montado, desmontava pois claro... não é nenhuma vergonha desmontar e subir a pé.
Agora passado quase este ano em que ando 3 ou 1 vez por semana(cada vez +-50km) noto que nas subidas que antes custavam e mesmo não conseguia fazer agora já as faço com calma é certo, mas com pulsação de 160 bpm e sem o tipico ardor na perna. È claro que se começar a puxar a máquina começa a arfar e pernas a arder, mas é tudo uma questão de dosear o esforço.
 
Top