After the Ghost 7700 ---» Ghost 2977

Reanimate

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Obrigado red46. De facto desconhecia as Superstar e o peso era bastante bom mas acabei por optar por umas Prototype. O feedback que tive foi positivo e a qualidade é inegável.

Enquanto não há raios fica uma foto das válvulas escolhidas na balança:

 
Belas válvulas ! ! !

As minhas são iguais, apenas a côr é diferente e a marca também ;)

Pelo que vejo já são três as marcas que usam o mesmo material :lol:
 

essence_s

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Bom aspecto essas valvulas, pena a porca n ser da mesma cor.
Agora isso com cubos vermelhos, ás tantas tinha optado por umas valvulas tambem vermelhas.
 

Reanimate

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Boas,

Sim isso as válvulas em alumínio não há muito onde mudar. Usando a mesma liga de alumínio só na porca se pode tirar uma grama ou duas e mudar a cor porque de resto é quase tudo igual.

Em relação a cor o preto era mesmo o que queria. Não gosto de ver um "corpo estranho" na roda em vermelho a girar. Quando imagino as rodas de lado imagino os cubos em vermelho no centro e no máximo os nipples também em vermelho. A válvula como não tem simetria... Acho que tem de ser discreta.

A porca vou tentar encontrar depois em alumínio e em preto. Em tempos tive umas válvulas com umas porcas assim, tenho de procurar.
 

Reanimate

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Tal e qual... ;) Mas pode ser que arranje duas em alumínio... Se algum tiver umas que diga. Até em vermelho podia ficar bem, depende agora dos nipples.
 

Reanimate

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Boas,

Ainda não Essence_S. Na verdade não tenho tido muito tempo ultimamente para me preocupar com isso mas tenho finalmente novidades sobre as rodas. Estas nos últimos dias tem sido um misto de satisfação e desilusão mas passo a explicar:

Eu não sei se alguma vez o disse aqui mas a nova Ghost 29 tem como objectivo principal ser a minha "base" para o Regional de Santarém da próxima época e das ultimas provas deste ano. Como tal, tudo o que foi alterado, (bem ou mal), foi pensado de forma a ser leve mas também resistente sendo necessário por vezes encontrar um compromisso entre os ambos que nem sempre é do meu agrado.

Foi o que aconteceu estes dias tanto na escolha das rodas como dos próprios pneus tendo no entanto a consciência que talvez tenho feito a escolha certa para os meus objectivos.

No inicio ponderei varias montagens e como tal vários pesos sendo uma das minhas preferidas os aros ZTR + Tune king/kong + Cx Ray. Não me recordo já dos valores para este conjunto mas tenho ideia de rondar mais ou menos as 1400gr o que era bom a nível de peso mas duvidoso a nível de resistência lateral devido aos raios espalmados com aros de alumínio em 29.

Depois de muito ponderar e de falar com o ATX, com o Hernâni Silva, entre outros, (obrigado a todos mesmo os que não referi), acabei por deixar com muita pena minha os Cx Ray de lado e decidi-me pelos Sapim Laser. Mais baratos, menos leves mas com a capacidade de suportar um pouco mais de "abuso" e de oferecer uma maior rigidez.

Nos aros, apesar de ter andado com ZTR algum tempo e de não ter nada para apontar, confesso que o facto de chegar ao regional/qualquer outro tipo de maratona e ver 90% das bicicletas com aros ZTR, me incomodava. Decidi então procurar uma alternativa fiável, dentro da mesma gama de resistência e peso mas mais exclusiva. Fui então depois de algumas pesquisas bastante influenciado pelo post da Trek do Hernâni. Os aros Prototype tinham tudo o que procurava, dentro da gama que procurava e portanto foi uma escolha fácil. (Vamos ver como se portam...)

Decidi-me então pelos Sapim Laser, (1.5 2.0 na frente, 1.8 2.0 na roda de trás), cubos Tune e os aros Prototype. Contudo apesar de muito esperar os Sapim laser teimavam em não aparecer...

Foi então que surgiu a oportunidade de usar raios Pillar PSR e assim foi. Infelizmente estes são mais pesados que os Sapim e apenas haviam 1.8 2.0 e o peso não foi o melhor. O conjunto acabou por ser Prototype + Tune King/Kong + Pillar PSR e o peso ronda as 1550gr o que não é fantástico.

Em breve coloco fotos da montagem e apesar do peso ficar um pouco acima do esperado a rigidez deve ser brutal e a fiabilidade enorme.

Os pneus foi outra "dor de cabeça". Queria algo leve mas ao mesmo tempo furar é quase proibido para mim e portanto as escolhas seria uma de dois extremos mas muito simples. Ou schwalbe RR evo tlr + Racing Ralhp evo tlr ou Continental RaceKing Protection + Raceking Protection. No peso a diferença são de quase 120gr por pneu e portanto 240gr no conjunto sendo os continental os mais pesados, mas por outro lado o raceking é um pneu muito usado e muito resistente com uma capacidade para rolar fantástica e para já esse facto inclinou a balança e vamos ver o peso no final.

Com todas estas mudanças nos planos o peso final vai ficar umas 300gr fora daquilo que inicialmente estava programado e assim o objectivo, (ainda não pesei a maquina), é o sub-10 mesmo que por pouco.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Por acaso os Sapim Laser pesam o mesmo que os cx-ray, e estes últimos até anunciam suportar maiores tensões. Não é por acaso que os cx-ray e os seus equivalentes Aerolite da dt swiss são as escolhas de quase todas as rodas de marcas que não fabricam raios, nomeadamente Enve e Roval que são duas grandes referências.
Os raios redondos um pouco mais leves e resistentes, na gama da Sapim, são os di-light.

Os aros, compreendo o que dizes acerca da banalidade dos ZTR, mas não sei quem é que faz actualmente os aros para a Prototype, provavelmente é mesmo a ZTR e foste parar ao mesmo sítio... Mas pelo menos os logotipos esses serão diferentes de certeza.
O peso dos raios é que trama um bocado o peso final das rodas, mas tem duas coisas positivas, podem levar mais aperto e fazer as rodas mais rígidas e tens menos probabilidades de partir raios.

Quanto à preocupação da robustez das rodas para a sua utilização, se o regional de Santarém que falas é o de XCO convém porque as pistas, como no resto do mundo, estão cada vez mais técnicas e com mais obstáculos, saltos e tal. Se é para o regional de Santarém de maratonas, nesse caso vende a bicicleta e compra uma de ciclocross que ficas melhor servido...

Acerca dos pneus, tanto o Racing Ralph como o Race King são muito bons pneus atrás, à frente o Rocket Ron é muito bom, o X King é ainda melhor!
Se estás preocupado com os furos, na Schwalbe considera só as versões Double Defense.
 

Reanimate

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Ficaçador... Sempre atento! ;)

Em relação aos raios eu tenho ideia de ter lido que os Laser eram ligeiramente mais pesados, (muito ligeiramente o que acaba por ser quase insignificante), porque se não estou em erros os Cx Ray são uns Laser forjados a frio o que lhes confere a forma e alguma rigidez extra adquirida no processo.

A questão dos Cx Ray depois não tem tanto a ver com a tensão dos mesmo mas sim com as forças suportadas lateralmente no aro. Em aros de carbono a questão não se coloca porque não empenam, mas em aros de alumínio nota-se por vezes alguma torção numa travagem na frente mais forte por exemplo. Eu tive uns Aerolite com aros ZTR Alpine e por vezes notava qualquer coisa. Em 29 deve ser ligeiramente pior.

Em relação aos aros eu também acho que quem fabrica os Prototype é a NoTubes mas isso ate é do meu agrado. Como disse eu não tenho nada a apontar aos ZTR no que toca a qualidade mas "chateia" por vezes ver tanta roda igual...

Pneus... Eu achei a versão Double Defense interessante mas só ate dar uma olhadela tanto no peso como no preço. Uma outra opção seria os SnakeSkin que rondam o peso dos Protection mas como conseguia os Continental a melhor preço...

Já agora estas a fazer os dois regionais de Santarém certo? XCO e XCM? Tenho de dar uma vista de olhos ao XCO...
 

essence_s

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Bem, mas que grande indecisão em rodas e pneus!
Isso das rodas iguais é facil:autocolantes fora e já ficas com umas rodas bem exclusivas, que nem toda a gente anda de cubos Tune!
Os raios Pillar são bons!
 

Insignia

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Nos pneus apostava no set da Schwalbe Rocket Ron e Racing Ralph, os dois em 2.25 ou nos Maxxis Ikon e Crossmark, Ikon 2.2 e Crossmark 2.1. O set Continental tambem é muito falado e no bom sentido, por isso tambem devem ser muito bons.
 

FiCaçador

Elos Rápidos
Estou a fazer só o regional de Santarém de XCO. Eu até prefiro maratonas, mas o regional de XCM não estou a fazer, para mim 2 voltas a um circuito e menos de 2000 m de acumulado não é uma maratona de BTT, além de que há coisas que não compreendo no preço da inscrição dos atletas federados. Na Taça de Portugal de XCM, aí sim tenho ido quando posso.

Nos pneus Schwalbe nem sei qual é a diferença entre os Snake Skin e os Double Defence, mas eu para já estou rendido ao X King 2.2 RaceSport que tenho na frente, já me salvou de ir ao chão algumas vezes. Atrás tenho o Race King 2.2 Protection, para ter a tal protecção extra e ficar descansado quanto a furos e rasgões, embora nunca tenha tido problemas desses com pneus mais frágeis.
 

Reanimate

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Obrigado a todos pelos comentários desde já.

Essence_s a questão das rodas foi um filme mas pouca culpa tive. Mas pronto agora tenho umas rodas de "guerra", um conjunto exclusivo e com um peso aceitável o que me deixa satisfeito. Como dizes os Pillar são muito bons, os Tune... Sem palavras, e os aros Prototype no mínimo são tão bons como os ZTR portanto... vamos ver como se porta o conjunto.

Insignia os pneus maxxis foram um opção para a minha Ghost 7700 mas na 29, para já, são uma terceira opção. Não são muito leves e acho que a Continental oferece uma alternativa brutal a todas as gamas da Maxxis nomeadamente ao Ikon. Alem disso não vou usar um pneu direccional na frente, (pode ser uma asneira), mas não tenho sentido necessidade no dia a dia e na bicicleta de treino.

FiCaçador concordo contigo na falta de acumulado, sou um ciclista leve, que gosta de subir e normalmente sou "prejudicado" também por essa falta de acumulado. As vezes basta partir na frente ou apanhar a roda certa para se fazer um bom lugar e sou da opinião que as provas mais a serio deveria ser um pouco mais duras. Em relação aos Double Defence são basicamente uns SnakeSkin mas com uma malha cerâmica interior que confere uma muito maior resistência aos furos.
 

Reanimate

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A primeira foto da maquina acabadinha de chegar a casa!! Desculpem a baixa qualidade mas nem bateria tinha para o flash. Eu depois amanha coloco mais umas quantas fotos com melhor qualidade e maior detalhe. Para já serve para mostrar o resultado final.

 

Reanimate

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Lista actualizada:

Quadro: HTX 29 HM Carbon AFT SCL
Suspensão: Fox Forx 32F 29 Air CTD Remote 100 mm 15QR
Avanço: GHOST light AS 29 31.8 mm - Parafusos em Ti
Guiador: GHOST Flat 9° 700 mm 31.8 mm
Punhos: ESI GRIP
Espigão: GHOST SL SP 717 27.2 mm
Aperto de espigão: Prototype com parafuso em Ti
Selim: Selle Italia SLR KIT Carbonio
Desviador traseiro: Shimano XTR M981 – 10V
Desviador dianteiro: Shimano XT – 2V
Shifters: Shimano XT M780 I-Spec - Parafusos em Ti
Travões: Shimano XTR M985 - Parafusos em Ti
Pedaleiro: Shimano XT M785 2V
Pedais: Shimano XTR M980
Discos: Ashima Ai2 - Parafusos em Ti
Pneus: Continental RaceKing 2.2 Protection
Aros: Prototype
Cubos: Tune King/Kong
Raios: Pillar PSR
Chavetas rodas: Fox 15mm / New Race Ti
Cassete: Shimano XT
Grade de bidão: Bontrager RXL Carbon
Parafusos Travões: 4 x Ti


PESO: 9.970kg
;)

Com os dois Schwable RR EVO TRL o peso seria de 9.730kg​ mas seja como for... Sub-10 conseguido!!!!
 

GS67

Member
Cada vez melhor,se fosse minha o próximo passo já sabes qual era---espigão/avanço/guiador e umas boas gramas á vida he he ;).
 

Reanimate

New Member
Boas,

Pois é GS67, o espigão pelo menos tem de ser o próximo passo. No entanto o guiador e o avanço ficam mais uns tempos. Tenho de "estudar" bem o que quero porque quando for para trocar tem de ser tudo igual e não me posso meter em aventuras se não estou feito. Não ganho para o material... lol

MCFK era o sonho mas acho que já me decidi... É uma questão agora de oportunidade. Para mim uma Ghost tem de ter pelo menos uma peça da TUNE e a minha já tem os cubos. Mas só os cubos??? Hum... hehee...

O avanço como o MaverickPT diz é muito leve e para tirar meia dúzia de gramas ou nem isso tinha de gastar uma pequena fortuna e não é uma prioridade.


 
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