AFOGAMENTO NA PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR-Homenagem aos intervenientes no salvamento

cmmg04

New Member
10448479666062064075197.jpg

38447947962234540178013.jpg

55623147962035540197916.jpg

39846947962057540195711.jpg


AFOGAMENTO NA PRAIA DA ZAMBUJEIRA DO MAR 03-10-2012 .

Jovem de 15 anos e o seu irmão mais novo são levados pela forte corrente(Agueiro) do meio da praia. A jovem foi em socorro do seu irmão.

Eram,

11:23H o meu telemóvel toca e vejo que a chamada é do Srº Capitão do Porto de Sines. Informa-me que estão duas vítimas na praia da Zambujeira a precisar de ajuda.

De imediato ligo para os nadadores salvadores da zona sul que são voluntários para irem para o local. Em 5 minutos estavam dois NS, no local.

11:32H Parto para a praia da Zambujeira do Mar, para prestar ajuda no que fosse necessário, sabia que as equipas de pré hospitalar teriam que estar a fazer reanimação por algum tempo no local.


12:05H Chego ao local vejo uma jovem de 15 anos a ser reanimada.
A situação era grave, vítima de afogamento de grau 6. Pensei para mim, "por favor, não morras ainda és muito nova, não morras".

A sua mãe estava ajoelhada, segurando na sua cabeça com todo o cuidado, falando ao seu ouvido palavras que eu não entendia.

Aquela imagem mexeu com as minhas emoções.

Passado alguns minutos tomamos a decisão de preparar o transporte para ambulância.
Dentro da ambulância os cuidados continuarem a ser prestados continuamente pela equipa da SIV de Odemira.

Confesso que por momentos pensei que a jovem não ía mais resistir, quando o enfermeiro Tiago me chamou para dentro da ambulância e disse-me que a jovem estava com pulso.

A partir daqui a esperança ficou mais forte, como uma âncora de um barco.
Mais meios diferenciados foram solicitados para ajudar.
A VMER do HLA e o Heli do INEM.

Acompanhei toda a evolução desta jovem até ser evacuada para o Heli do INEM, houve momentos de grande emoção, conforme os sinais vitais eram mais evidentes, viu se a própria jovem a mexer os olhos, sentia-se o seu pulso carotideo.

Sentia me emocionado, ela está viva.
Virei-me para o enfermeiro Tiago e disse, grande trabalho desta equipa. Olhava para os bombeiros e para a equipa da SIV, só me apetecia abraça-los.

Mas esta felicidade que não se via por expressões faciais, mas era real, era graças a 3 HERÓIS.

Esta jovem é salva graças a 3 jovens que estavam por ali na Zambujeira do Mar. Dois estavam a tomar o seu pequeno almoço quando ouviram gritar por socorro.

Não pensaram e agiram de imediato. O Xico pegou na sua prancha enquanto o amigo acompanhou. Ao chegar à praia juntou-se um jovem da terra, Body Boarder, o Emanuel mais conhecido pelo "Popy", penso que seja este o seu nikname.

Entraram naquela corrente e só pararam quando alcançaram as vítimas.
O Xico agarra a jovem e esforça-se para a manter fora da água, mas a corrente e as ondas não estavam ajudar.
O irmão da jovem é socorrido com a ajuda de uma das pranchas e trazido para terra.
A luta entre a vida e morte decorre dentro água. E com algum esforço o Xico já com pé e com a jovem no seu colo, veio uma onda e derruba-o e volta a perder a jovem por mais algum tempo. Mais uma vez ele esforça-se para recuperar a jovem e quando o consegue tenta a manter o mais à superfície possível.

Ele sente-se impotente (foram as suas palavras), mas não desiste e com ajuda dos colegas retiram a jovem para terra e logo começam a ventilar e a fazer Suporte Básico de Vida.

Tirando o Emanuel que tinha recibo no inicio do Verão uma formação em SBV, solicitada à Resgate através da Associação de Body Board da Zambujeira do mar, os restantes intervenientes não tinham formação, mas isso não foi impedimento para ajudarem.

Esta iniciativa entre estas duas Associações deram o seu fruto. O objectivo era este mesmo, se acontece-se um afogamento que os Body Boarders iniciassem o SBV, no local até à chegada das equipas diferenciadas.

O reconhecimento da situação e o inicio do SBV, pode ser VITAL.

Acredito que as manobras de base foram o suporte para o sucesso das manobras avançadas aplicadas no local, durante o transporte e no voo até ao Hospital Central em Lisboa (Santa Maria).

Como elemento integrante desta enorme equipa, sinto-me feliz porque os esforços reunidos salvaram a vida desta jovem de 15 anos que por desconhecimento da praia, ela e o seu irmão foram arrastados pelo agueiro, quase que morreram.

Felizmente ambos foram salvos por "3 HERÓIS DO MAR", apesar de neste momento a jovem encontrar-se nos cuidados intensivos em Lisboa.

Desejo que recupere na totalidade a mesma qualidade de vida que tinha antes deste acontecimento terrível.

Para terminar;

quero prestar a minha homenagem, respeito e admiração a estes 3 Heróis, que nada sabendo de técnicas de resgate, abnegam-se da sua vida em prol de outra para salvar.

ADMIRO-OS MUITO.

Se não fossem eles, penso que os Nadadores Salvadores Flávio e Ruben, que chegaram minutos depois, iriam com certeza ter um trabalho muito mais duro, porque esses minutos fizeram toda a diferença no sucesso do resgate.

Todos tivemos um papel importante e fizemos a diferença entre a vida e a morte. Agimos em prol da vítima.

Ela está NA UCI, mas está VIVA.

Cito a seguinte frase:

" NÃO INTERESSA QUEM SALVA, INTERESSA É SALVAR"

Cmdt Felix

Nota final:

Xico, Emanuel e Pedro não são nomes fictícios.
O Xico é o Francisco Mendes, ele é apresentador da RTP1.
O Emanuel é dos melhores Body Boarders da Zambujeira do Mar, mais conhecido por "Popy".
O Pedro Rebelo, é o amigo do Xico que foi ajuda-lo.
 

megaskunk

New Member
Muito bem! uma enorme ovação para todos os intervenientes...

Ainda podemos dizer que ainda existe povo do bem neste mundo.
 

viriatodasilva

New Member
As lágrimas molharam-me os olhos à medida que la este depoimento. Um bem haja a todos quantos contribuiram para este desfecho, e as rápidas melhoras para os que sofreram o afogamento!
 
Um grande abraço para estes heróis, em especial para os três que iniciaram o salvamento. Quase que se pode considerar os Anjos da Guarda dos meninos que se estavam a afogar.

As rápidas melhoras para a menina.
 

HR

New Member
Fiquei com um "nó na garganta" enquanto lia... ainda bem que acabou bem e um Bem Haja a todos os intervenientes.
 

Mach 4

New Member
Eu acredito no destino e nos tais "Anjos da Guarda".
Digo isto pois já tive para morrer afogado quando tinha os meus 14 anos, na "Foz do Arelho", numa situação idêntica a esta - correntes fortes.
Mal sabia nadar e aventurei-me com 2 amigos...vi-me aflito e acreditem que se não tivesse controlado o pânico não teria sobrevivido.

Também acredito que por vezes estamos no local errado, á hora errada (como o caso daquele ciclista que foi morto a tiro por estar a passar perto do local onde assassinaram aquela familia dentro do carro. Morreu a praticar desporto.)
http://br.noticias.yahoo.com/video/crime-nos-alpes-190000910.html

O facto de estarem lá estes 3 heróis confirma que a sorte estava lá, no local certo, á hora certa.

Mereciam um louvor público, todos eles.

As melhoras para a jovem e força para toda a sua familia.
 
Last edited:

cmmg04

New Member
Update:
[h=5]ZORA LUTZ é o nome da menina de 15 anos salva da forte corrente (agueiro), da praia da Zambujeira do Mar. Ela luta pela sua vida.[/h]
 

cmmg04

New Member
Update: a miúda teve cerca de 20 minutos e paragem cardio respiratória. A ciência indica que ficará com sequelas...resta saber quais...
 

Medroso#78

Active Member
Boas caros camaradas do pedal :)

Imagino o que se sente ao ver uma pessoa, neste caso ainda tão jovem a lutar pela vida. Pois nós aqui a lêr sabe deus, agora estar ali, a fazer de tudo para que alguém sobreviva, ui ui.... Um bem haja aos "hiróis" de todo mundo. Mais uma vez se prova que TODOS deveriamos ter o SBV....
 

cmmg04

New Member
[h=5]a menina de 15 anos que se afogou no dia 3 de outubro na praia da zambujeira do mar,
dÁ sinais de recuperaÇÃo. HÁ momentos chegou-me esta informaÇÃo.[/h]
 
Top