Afinar rockshox recon silver tk coil poploc 100mm

AC55

New Member
Boas,

Comprei à pouco tempo uma Rockrider 8.1 que trazia uma rockshox recon silver tk coil poploc 100mm, e queria afina-la da melhor forma, mas como não percebo nada disto, nada melhor que perguntar aos experts na matéria.
Alguém me dá uma ajudinha?

cumps,
AC55
 

dmedeiros

New Member
Boas,

Estou exactamente na mesma situação, também comprei uma RR8.1 ... e quando fui numa volta com os amigos, houve um que me "afinou" a suspensão, mas fiquei sem perceber muito bem quais são as características a ter em conta...Eu sei que na parte de cima tem uma rodinha para ajustar, e na parte de baixo tem uma patilha (tartaruga->lebre) mas nao percebi quais sao os efeitos sobre a suspensão.

cumps
 

jotarada

New Member
por baixo (lebre e tartaruga) é o rebound, ou seja a velocidade como a suspa recupera depois de "afundar" em cima afinas o pré-load da mola ou seja a dureza da suspa ... vai esperimentando até chegares a um ponto que se adeque ao teu estilo de condução/peso
 

AC55

New Member
quanto maior for o preload significa o que, mais dura ou mais mole?
a suspencao funciona completamente a mola?, ou tem mola numa perna e ar noutra?
 

Oscarfilipegmbh

New Member
Boas

É assim, e eu falo por mim na parte da rodinha vermelha a tal da tartaruga e da lebre devemos ter na parte da lebre pois assim a suspensão recupera mais rapidamente e isso é bom para trilhos técnicos e rápidos em que a suspensão trabalha muito e depressa. Na roda azul de cima regula-se a dureza da mola ou a sensibilidade de resposta aos pequenas lacadas temos de ter atenção que a rockshot tem disponível três tipos de mola sendo que aquela que a suspensão traz de serie é a standarte que é para pessoas entre os 70 e os 80 kilos de peso, quanto mais essa roda for rodada para o mais a bicicleta fica mas rígida se for rodada para o menos faz com que a suspensão trabalhe em pequenos ressaltos como estradas de paralelo, pequenas lacadas.
Se pesarem mais de 80 kilos aconselho seriamente a comprarem a mola para raideres com mais de 80 kg que é a de com preta, não me lembro da cor para ou outros pesos. E também aconselho uma revisão por ano independentemente dos quilómetros feitos.
Espero ter ajudado um abraço
 
Não deves ter na lebre no rebound... pq a vais levar com o "kick back" (coice) da suspensão.
Deve estar rápida o suficiente para recuperar, mas não ao ponto de levar com o coice nos braços.

O rebound, eu rodo para a lebre e depois dou 4 clicks para o o sentido contrario.
 

joaocs

New Member
Quando falam em clicks nesse afinador da lebre e da tartaruga referem-se a quê? o meu gira "livremente" de um para o outro não tem "pontos" de ajuste. Estará avariado ou fui eu que percebi mal? Também é nova, fez 2 voltas de domingo.
 

joaocs

New Member
Hoje quando fui ver isso do rebound vi que o lockout não funciona :S Será normal isto aconteceu numa suspensão com 2 semanas que nem viu terra ainda? :S
 
Top